Comentário - DicasInfelizmente meu caro CMNogueira, os cães não trazem manual de instruções nem nenhuma etiqueta imposta pelo Estado a dizer: "Atenção este produto pode ser prejudicial para a sua saúde", ou "o uso de cães pode matar". Também fiquei impressionado por todas as precauções que tem com os seus cães, parecem as mesmas que se usam para com uma serra circular, isto é: use com extremo cuidado e desconfie sempre. Se isto se reconhece aqui neste fórum de "eleitos", e admiro a sua sinceridade e lucidez, então que probabilidades têm os fulanos que compram um cão desses sem as precauções que deviam ter? Ter o nome nos jornais?
O seu comentário é muito pertinente. Confesso, que não pude deixar de esboçar um sorriso (no bom sentido, claro) ao lê-lo. Quando cheguei hoje a casa e os meus Rottweiler´s vieram-me cumprimentar, não resisti e disse: Olha as minhas “serras circulares”
Exactamente pelo facto de os cães não terem manual de instruções, os meus também não tinham, é que escrevi: Ter um cão, seja ela qual for, não é para todas as pessoas.
Contudo, para que não hajam dúvidas, os métodos que utilizo não foram por mim descobertos. São metodologias que li em livros ou me foram ensinadas por outras pessoas, como tal decidi aplicá-las. Em função dos resultados que obtenho, continuo aplicá-las ou não.
Sublinho que estas metodologias são aplicáveis a todos os cães independentemente da sua raça. As pessoas, em função do porte do cão / característica da raça, poderão ou não (erradamente) levá-las em consideração. Claro está, no final, os outros que os aturem.
Não é por acaso que os cães de raça mais pequena são atrevidotes e muitas vezes incomodativos. A “vantagem” para os seus donos é que se os seus cães morderem alguém, não causam danos de maior. Se mostrarem um comportamento mais agressivo para qualquer pessoa, acabam por levar um chuto e irem a ganir com o rabinho entre as pernas.
Os perigos de uma má educação, sociabilização e falta de civismo dos donos, não se colocam apenas nos ataques ou mordidas, mas também em outro tipo de comportamentos. A fuga de um cão que se assusta ou corre atrás de outro, pode provocar um acidente.
Presenciei um atropelamento de um cocker, cujo o dono se insurgiu contra o condutor da carrinha, chamando-lhe tudo e mais alguma coisa. Inclusive, assassino. O cão estava solto e atravessou a rua. Era impossível o condutor ter feito mais do que fez, ou seja travar a fundo.
Quem já há muito tinha “condenado” o cão à morte foi o próprio dono.
Este exemplo, penso que de alguma forma lhe responde à questão de quem não tem os respectivos cuidados e responsabilidades, está mais sujeito a aparecer nos jornais. Estes, como sabemos só destacam o que faz vender, perdendo assim muitas vezes o papel informativo e educativo que deveriam ter.
Uma das muitas diferenças entre um Rottweiler e uma Serra Circular, é que não preciso de estar sempre a desconfiar apenas preciso estar confiante e tranquilo. Em condições normais (boas origens, boa educação e boa sociabilização) o equilíbrio e a bondade desta raça são muito, muito, muito, muito grandes.
Comentario - DicasTirem essa associação, digam que os Rotts não fazem mal a uma mosca, associem-nos a paz e amor universal, e a raça perde a procura que tem junto do grande público, e é por isso que as notícias do jornal não farão diminuir a procura creio que só a farão aumentar, porque só as pessoas conscientes se preocuparão, e essas normalmente não compram qualquer cão sem saber o que estão a fazer.
...e mais não digo. 100% de acordo.