Adopção de um novo gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Furona
Membro
Registado: quarta set 15, 2004 9:04 am
Localização: tenho um gatinho a 300 kms de distância e um que recolhi da rua em lisboa que é um Querido

quarta ago 17, 2005 8:20 am

Olá a todos!

Apesar de a lembrança estar presente e o sofrimento estar latente, a verdade é que não consigo estar sem a presença de um animal em casa. Sitno falta de chegar a casa e sentar-me no chão na brincadeira depois de um dia de trabalho. Como os meus amigos sabem que adoro animais e o Tino (infelizmente) faleceu, todos os dias recebo telefonemas a darem conhecimento de um gatito abandonado e se eu quero ficar com ele.

A verdade é que tenho imenso receio de recolher um gatito, levar ao veterinário, fazer os testes do Fiv e do Fev e darem positivos. Seria uma sensação de dejá vu muito grande e não se aguentaria passar novamente por um caso como o do Tino. Também não me parece que seja possivel identificar sinais da presença positiva desses problemas imunitários nem quero ser cruel ao ponto de abater ou discriminar animais só porque são imunodeficientes.

Contudo, a ideia de ter de passar pelo menos, deixa-me um pouco receosa. E leva-me a perguntar as precauções que poderei ter. Em principio, hoje ou amanhã devo receber uma gatinha preta de 2/3 meses que estava à procura de dono, e como os pretos e gatas são mais dificeis de adoptar, decidi ficar com ela. A questão que coloco é a seguinte: os utensilios do Tino (caixote da areia, transportadora, tigelas da comida), mesmo que lavadas com criolina (disseram que seria mais "desinfectante" que lixivia) será o suficiente para "apagar" os rastos da doença do Tino (ele tinha já vários problemas derivados pela imunodeficiência)ou o melhor é mesmo comprar tudo novinho em folha?

Obrigada pela vossa ajuda! : )
Vera
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 17, 2005 8:38 am

Bom dia.

O facto de um gato poder ser positivo... não quer dizer que não venha a ser um gato com qualidade de vida... tudo depende muito do trato, cuidados veterinários, etc...

Quanto à desinfecção com criolina nos utensílios do gato, NEM PENSAR é bom! Especialmente nos comedores!

Use a lexívia que é um bom desinfectante A creolina é para desinfecção dos pisos, , de canís e gatís e nunca para utensílios dos animais e mesmo usando nos pisos, há que ter imenso cuidado para que o produto não tenha contacto com as patas dos animais!
Quando colocada em utensílios de plástico, cerâmica, etc... fica um cheiro intenso que não sai porque o produto entranhou no material dos ditos...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta ago 17, 2005 9:01 am

Oi! Lamento a sua perda! :cry:

Qt ás questões que coloca:

Tenho uma gata PIF positiva com 9 anos em casa a minha Clara! Até hoje a doença não se manifestou nem está a ser excretada para o ambiente.
Por isso, não tenha receio a vida é assim meso... o que fazer? Experimente ir a uma associação e adopte um (pqn ou grd, conforme quiser) que já tenha feito testes e esteja negativo, para se sentir mais confiante!

Tb acho melhor utilizar a lixívia para deinfectar os utensílios, se já usou a criolina nos pratos onde o seu gato comia então sugiro que os deite fora e compre novos. Areje muito bem a sua casa e volte a lavar o caixote (wc) desta vez com lixívia, bem como o chão ...

:) e bem haja, por não se deixar esmorecer e por ter vontade de ajudar pelo menos mais um felino a ser feliz!

Fique bem!

8)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta ago 17, 2005 9:16 am

Boas,

A transportadora lave com lixivia, uma tampa para 5 litros de àgua, pq se tiver muito concentrada tem o efeito oposto em vez do desejado.

O wc, se não puder comprar outro, faça o mesmo. Mas se puder deite fora e compre novo. O mesmo com os comedouros. Estes compram-se baratissimos nos hipermercados... eu não arriscava.

cumpts
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quarta ago 17, 2005 2:03 pm

olá antes de mais quero dizer que lamento a sua perda mas fico feliz por ter decidido adoptar outro gato.
Quanto á desinfecção a lixivia basta se efectivamente não quiser ou não puder comprar coisas novas.
Relativamente ás dúvidas das doenças é verdade que há casos de FIV e FELV positivos que não se manifestam ou então há casos em que os sintomas não são tão crúeis e os nossos amigos podem ter uma qualidade de vida normal.
Boa sorte e muitas felicidades
ratchet
Membro Júnior
Registado: domingo jun 12, 2005 5:39 pm

quarta ago 17, 2005 2:50 pm

olá, como você eu também, quando era ainda uma miúda, já vi falecer o meu gatinho tão querido: tinha a doença da imunodeficiência felina. Durante esse tempo todo até à coisa de um ano e meio nunca mais tive animal nenhum. Como me casei e agora tenho um espaço meu (e do meu marido,obviamente! ) resolvi adquirir uma gatinha muito linda, a minha Sheila. Já a tenho à um ano e dois meses e desde o mês passado tenho outra gatinha cá em casa, a Nikita. Ainda não me arrependi uma única vez de as trazer para casa, embora me dêem muito trabalho também me dão muitas alegrias, só o facto de as ver dormir e a brincar juntas e de andarem o tempo todo atrás de mim faz valer tudo a pena. É bom chegar a casa depois de um dia daqueles no trabalho e vê-las, fico uma pessoa completamente diferente. Por isso o meu conselho é de que só lhe vai fazer bem ter um novo gatinho em casa. Tenho a certeza que carinho não lhe vai faltar e o resto virá por acréscimo. Não tenha medo a vida segue em frente. Muito boa sorte!
ratchet
Membro Júnior

quarta ago 17, 2005 2:51 pm

olá, como você eu também, quando era ainda uma miúda, já vi falecer o meu gatinho tão querido: tinha a doença da imunodeficiência felina. Durante esse tempo todo até à coisa de um ano e meio nunca mais tive animal nenhum. Como me casei e agora tenho um espaço meu (e do meu marido,obviamente! ) resolvi adquirir uma gatinha muito linda, a minha Sheila. Já a tenho à um ano e dois meses e desde o mês passado tenho outra gatinha cá em casa, a Nikita. Ainda não me arrependi uma única vez de as trazer para casa, embora me dêem muito trabalho também me dão muitas alegrias, só o facto de as ver dormir e a brincar juntas e de andarem o tempo todo atrás de mim faz valer tudo a pena. É bom chegar a casa depois de um dia daqueles no trabalho e vê-las, fico uma pessoa completamente diferente. Por isso o meu conselho é de que só lhe vai fazer bem ter um novo gatinho em casa. Tenho a certeza que carinho não lhe vai faltar e o resto virá por acréscimo. Não tenha medo a vida segue em frente. Muito boa sorte!
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta ago 17, 2005 3:58 pm

olá ratched,... então está tudo bem com a sua gatinha,... vejo pelo que escreve, que já aprendeu muito de gatos,... :D ;)
ratchet
Membro Júnior

quinta ago 18, 2005 6:23 pm

olá uaimori tenho boas noticias: a minha Sheila está muito bem.A análise das fezes deu negativo: não tem nada! Desde que fui com ela ao hospital veterinário nunca mais vomitou,já corre pela casa mais a Nikita. Agora em vez de uma a dormir na minha cama, tenho duas a dormir junto de mim: mas é uma ternura ver que as duas estão a dar-se bem. Nos primeiros dias em que a Nikita veio cá para casa foi complicado: não se podiam ver uma à outra, agora andam sempre atrás uma da outra: até a Nikita já pensa que a Sheila é mãe dela: você acredita que ela vai mamar nas maminhas da Sheila e que a Sheila tem mesmo leite? Olhe,só visto mesmo! Quanto a eu perceber muito de gatos eu prefiro dizer que estou ainda em fase de aprendizagem. Aprender,aprende-se sempre mas as minhas gatinhas ainda têm muito para me ensinar! Elas são umas malandrecas,mas muito queridas! Muito obrigada pelo conselho que me deu: apesar de ser muito caro valeu a pena ter ido ao hospital veterinário porque a minha Sheila está bem. Fique bem!
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta ago 18, 2005 7:05 pm

Fiquei contente de saber. Ratched não se esqueça agora. depois dessa aflição dar-lhe duas vezes por semana pasta de malte. para as bolas de pelo e tirar-lhe o pelo morto, Devia fazer com que a gatinha deixa-se de mamar na outra,... pois esta pode criar mastites. depois se deixar ela pode habituar-se. ;)
Furona
Membro
Localização: tenho um gatinho a 300 kms de distância e um que recolhi da rua em lisboa que é um Querido

sexta ago 19, 2005 10:33 am

Olá a todos!

Nem imaginam como sinto saudades de chegar a casa e ter o meu bichinho a receber-me a trocarmos mimos!

Já fiz alguns telefonemas, mas ainda sem sucesso. Como passo bastantes horas fora de casa e por isso o gatito/a ficaria dentro de casa e sozinha, estava a pensar em adoptar um pequenino para que desde de pequeno se habitue aos meus hábitos e horários. Tenho receio de que caso seja um animal já com alguns meses ou anos, tenha dificuldades em adaptar-se ao novo meio. Até pensei em adoptar dois em vez de um para fazerem companhia um ao outro e para que caso, (espero bem que nao) aconteça alguma coisa a um deles, eu não sinta tanto a falta....

Ainda não tive sucesso nos meus telefonemas para adopção... Ou arranjam donos com muita facilidade (tendo em conta os pedidos e anuncios de adopção) ou então não devem gostar da minha voz! :P

A esperança é a última a morrer!

Obrigada a todos
Vera
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 19, 2005 10:57 am

Antes de mais lamento muito a sua perda.
Quanto à adopção tente a UZ, têm tantos gatinhos a precisar de um lar. A ideia de levar dois é excelente. Acredite, tenho 3 e o trabalho que me exigem não é assim tanto. Boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta ago 19, 2005 11:08 am

Olá, imagino o que sentiu com a perda do seu gatinho. Também sou de opinião de adoptar dois em vez de um só. É claro que nenhum ocupa o lugar do outro, mas tem muitas vantagens ter dois, pelo menos fazem companhia um ao outro quando não estiver. Eu também cuido de três, mas o trabalho que eles dão é distribuido por mim e pelos meus filhos.
Ha por aí tanta oferta de gatinhos, não percebo como não conseguiu ainda. Boa sorte!
Furona
Membro

sexta ago 19, 2005 11:18 am

Para ser sincera, nem eu percebo como ainda não consegui nenhum. Certo é que ainda não fui à UZ nem ao Gatil, mas com os post aqui e os classificados aqui, nem sei o que pensar! Ou não são de longe e não tenho forma de os chegar a mim, ou já foram todos dados, ou ficam de me telefonar e não telefonam... enfim. E até prefiro ficar com aqueles que regra geral são mais dificeis de alguém adoptar: como os pretos e as gatas.

Quem espera sempre alcança! E eu vou ter um ou dois gatos a quem darei um lar e muitos mimos! Ninguém ocupa o lugar de todos os animais que tive até hoje e que já falecerem, nem o lugar do Tino que foi a morte mais dramática que tive até hoje. Mas apesar de baixinha, tenho um coração enoooooooorme!
Furona
Membro

sexta ago 19, 2005 11:31 am

estou feliz!!!!!!!!!!!!! :))

acabei de adoptar um casal de gatos!!!!! :)))))))))) Finalmente consegui! Tenho de esperar que desmamem mas a espera vale a pena!

:))))))))) :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Acho que este fim de semana vou às compras para começar a preparar a vinda dos meus meninos!
Responder

Voltar para “Gatos”