Gato Mijando pela casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Adrianolpires
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 9:54 am

quarta ago 17, 2005 9:41 am

Minha esposa ganhou um gato siamês a seis meses, ele aprendeu rapidamente a fazer as suas necessidades em sua caixa de areia, ele cresceu em uma casa onde convivia com outros gatos da vizinhança, a dois meses nós mudamos p/ uma outra casa e no começo ele fazia as suas necessidades normalmente na caixa, mas agora começou a fazer xixi pela casa, faz em cima da mesa, de vazos de plantas, geladeira, armario e em qualquer outro lugar menos na caixa, será que alguem já teve este problema? e como fazer p/ que ele volte a fazer na caixa? A caixa é limpa todos os dias.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta ago 17, 2005 10:36 am

O animal está castrado?? se não está informe-se no seu vet que poderá ser uma infecção urinária. Se estiver só passara,... em princípio com a castracção pois é marcaçãqo territorial,... ;)
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quarta ago 17, 2005 1:47 pm

Olá boa tarde

Eu esse tipo de problema eu não tenho, pq tenho uma gata, mas um amigo meu tem um gatito e não mudou de casa, o que é certo é que chegou a determinada altura e o spock começou a fazer o mesmo, resultado foi castrado e nunca mais fez tal coisa. Se o bichano não for castrado, pode ser uma solução.
Boa sorte
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quarta ago 17, 2005 1:56 pm

Sim efectivamente parece ser o problema de não estar castrado.
Informe-se com o vet mas o melhor é mesmo optarem pela castração.
Boa sorte
Adrianolpires
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 9:54 am

quarta ago 17, 2005 3:56 pm

Obrigado a todos, vou consultar o veterinario e solicitar a castração.
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta ago 17, 2005 5:05 pm

havana Escreveu: Eu esse tipo de problema eu não tenho, pq tenho uma gata
Olhe que não está safa deste problema. É verdade que acontece com muito mais frequência nos gatos mas também ocorre nas gatas. A minha lembrou-se que havia de fazer xixi na banheira durante umas semanas. Já lhe passou a mania mas nada garante que não volta a acontecer.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quarta ago 17, 2005 9:54 pm

Olá boa noite

Pois então Ssequeira tenho tido sorte, é isso? nunca ouvi que tal coisa pudesse atingir tb as meninas, a minha já tem 2 anos e nunca me aconteceu e os casos que ouso e que sei, tem sido tudo de gatos que não estão castrados, ou então velhotes, mas com a idade qq um dos sexos pode vir a ter ese tipo de problemas tal e qual como a gente.

Beijocas
ana_do_carlos
Membro
Registado: quinta out 07, 2004 5:28 pm

quinta ago 18, 2005 8:42 am

por acaso eu tb estou c o havana nunca ouvi tal coisa!!!
Prodanov
Membro
Registado: quinta ago 04, 2005 10:47 pm
Localização: Pink, Neni, Pituca (cadelas) . Tatau e Miu ( gatas)

quinta ago 18, 2005 10:15 pm

Pois uma de minhas duas gatas há uns anos atrás achou de marcar território pelo quarto do meu filho, já que urinava pelas paredes e moveis, e ela já era castrada. E as duas qdo saimos todos por mais de tres dias, botam pra fazer o danado do xixi pelo piso de um dos banheiros e até pelo piso da cozinha. Será que são meio maluquinhas?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 18, 2005 11:04 pm

Pois a minha siamesa já vai com 7 aninhos de idade e de vez em quando lembra-se de entrar nas casas de banho e ir fazer onde calha :roll: . Sanita, bidet, lavatório e banheira.

O último episódio foi no lavatório.

O meu marido acorda, vai ao banheiro, e quando vai para lavar os dentes, chama-me e pergunta-me que raio de detergente é que usei no lavatório que cheirava tanto a amoníaco? :o :p .

Respondi-lhe que era uma nova marca.... de nome NINA :p

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

sábado ago 20, 2005 9:17 pm

A minha Natascha durante mais ou menos um ano fazia xixi demarcando o território (contra cadeiras, armários, pés das camas, geladeiras, etc. ). Foi nesta época em que tivemos o Teddy em casa. Era um gatão que a violentava quando bem entendia. Ela podia estar grávida, podia ter dado luz há meia hora, não importava, o Teddy era o MACHÃO :oops: que a violentava. Quando o Teddy despapareceu (até hoje não sei pra onde foi) ela ainda demarcou o terreno por mais um mês e depois parou. Ela morreu com 20 anos (e só demarcou o terreno durante cerca 1 ano).
Eu deduzo que as gatas demarcam o terreno num a(c)to de protesto. A gata da minha mãe faz xixi no cesto de roupas quando não pode sair. Ela sabe que minha mãe não a deixa sair quando ela vai viajar. É um a(c)to de protesto.
A gata da minha amiga faz xixi contra os móveis quando a minha amiga briga (ralha) com ela.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado ago 20, 2005 10:17 pm

Nickie, isso que diz é verdade mas nem sempre, as gatas também marcam território quando estam com o cio. Os gatos têm realmente essa mania,...sempre,... mas a fêmea normalmente para isso acontecer está receptiva. A maioria das gatas normalmente se ele tenta sem estarem com o cio,... o macho leva e não é poucas,... mas também há gatas que não o fazem,... e pode ter sido o caso da sua. No entanto, há gatas que marcam também na altura do cio,... apesar do que refere ser muito verdade
;)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 22, 2005 8:50 am

havana Escreveu: Olá boa noite

Pois então Ssequeira tenho tido sorte, é isso? nunca ouvi que tal coisa pudesse atingir tb as meninas, a minha já tem 2 anos e nunca me aconteceu e os casos que ouso e que sei, tem sido tudo de gatos que não estão castrados, ou então velhotes, mas com a idade qq um dos sexos pode vir a ter ese tipo de problemas tal e qual como a gente.

Beijocas
A minha Clara tem 9 anos e só foi esterilizada no ano passado! Altura em que deixou de vez de marcar território, coisa que fazia ocasionalmente!

A minha Cléo tem 2 anos e marca território (no outro dia foi a minha torre de Cd's a "abençoada"), diminuiu com a esterilização, mas como ainda anda a disputar território com a Clara, de qd em vez lá vai mais uma; e para ajudar a Clara resolveu-lhe fazer frente e voltou a fazer xixi no lavatório e bidé de vez em qd !;

A Cléo das primeiras coisas que faz qd a soltamos no consultório da veterinária é mijar no cantinho atrás da porta do consultório, após esfregar-se e rebolar-se toda lá no sítio... :? (isto durante as consultas de comportamento em que ambas andavam soltas pelo consultório!)

posso lhe citar mais algums casos de pessoas que têm gatas e q tb começaram a marcar território a partir do primeiro cio ... a urina para os gatos é agradável, a nós é que nos incomoda, mas para eles é como "passear num campo cheio de flores numa manhã de primavera!"
:p

Por isso é bom que se esterilizem as gatas tb, pq uma vez o hábito enraizado, é difícil largá-lo!

Adrianolpires, realmente fez bem em ir ao vet. Se gostar de ler mais informação adicional, deixo-lhe estes links (em inglês) onde apontam diversos factores que podem originar esse comportamento:

http://www.peteducation.com/article.cfm ... icleid=174

http://www.peteducation.com/article.cfm ... icleid=158

Fiquem bem!
8)
Responder

Voltar para “Gatos”