Comentario - SandraMCláudioMNogueira, gostei da sua intervenção, mas só tenho uma pequena coisa a comentar... Você diz que exige bastante dos seus cães de forma a evitar a aconteçer acidentes como este e ainda outros aspectos, mas se um cão nunca poderá ser 100% certo, porque o exige tanto, não estará a tentar humanizar o seu cão? Gosta que estejam sempre a rempreende-lo? Não me pareçe...
Humanizar o cão? Pessoalmente, penso que não. Vou tentar explicar o meu ponto de vista.
Se fosse a passear, com um possível filho seu na rua e ao cruzar-se com outra criança indiferente, o seu filho lhe chamasse nomes ou atirasse um objecto, o que faria?
Dizia: Tu és tão traquina para tua idade...seu maladreco.
Ou Dizia: Isso não se faz. Não voltes a repetir. Aquela criança não te fez mal nenhum. Gostavas que te fizessem o mesmo.
Se optar ao longo do tempo pela primeira resposta, irá “perder” o seu filho.
Se optar pela segunda, educará o seu filho, exigindo com o devido bom senso e moderação que ele seja o melhor possível. Mais tarde, será uma criança / Adulto integrado na sociedade e no mundo em que vive e a Sandra uma mãe feliz certa que dentro daquilo que pode fazer, fez o melhor que sabia.
Quando repreendo o meu cão, o objectivo é exactamente o mesmo. O meu cão no seu dia-a-dia, não precisa de se impor a outros cães. Estamos a falar de animais domésticos que já não tem as mesmas necessidades dos seus antepassados. Não precisam de lutar por comida ou por território. Já não estão e não vivem no seu estado selvagem. Não precisam num passeio pelo jardim estar defender o seu líder (dono) de outros cães ou pessoas. Há pessoas que infelizmente, fazem luxo na miséria, permitindo que situações dessas aconteçam.
Os cães nunca serão a 100% e nós também não, dai as “asneiras”.
Não devo permitir que ladre a pessoas em função dos seus critérios. As pessoas que são boas ou inofensivas para mim têm que o ser para ele também. Desta forma, em adulto vou ter um cão calmo e confiante. Ele saberá quando reagir ou não fosse um Rottweiler.
Não humanizo os cães porque entre eles (os meus) são eles que ditam as leis. São eles que definem hierarquias. São eles que escolhem as suas brincadeiras e com quem querem brincar ou mesmo o melhor lugar ao sol ou à sombra.
Que fique claro: O exemplo que acima dei não foi de forma alguma para lhe ensinar regras de educação em relação a pessoas, mas sim e só para tentar explicar melhor o meu ponto de vista.
Humanizar o cão, é aplicado a pessoas que dormem com eles, partilham da sua comida, vêem-nos como filhos e tratam-nos como tal. São pessoas que dizem: Deixa o cão estar ao pé do miúdo, então ele ia lá morder numa criança.
---
Comentario - Claudio NogueiraNo que diz respeito ao Jornal de Noticias e em relação ao texto de rodapé, intitulado: “Uma longa história de ataques inesperados, apostas e assaltos”, gostaria de fazer o seguinte reparo:
É lamentável que acusem sem qualquer conhecimento, a raça Rottweiler e os cães Pit-Bull. Salvo situações de disfunções genéticas, agravadas com a criação sem escrúpulos, os problemas tem origem na má formação dos donos e na falta de experiência na educação e sociabilização dos cães. Assim sendo, é lamentável que se leia:
“Alertas não têm faltado. A ferocidade de algumas raças – entre as quais se destacam os Rottweiller e Pitt-Bull – e o perigo que representam para a sociedade em geral, quando deixados soltos foram já motivo de variadas reportagens nas páginas do JN, com grandes destaques em manchete....”
Obs – Já agora, aprendam a escrever Rottweiler
Comentario - SandraMMas agora senhores, que como o CNogueira, ficaram aborrecidos com o facto de Rotweiller estar mal escrito já é outra coisa... Lá por estarmos num forum de sites de cães nao precisamos de saber o nome correctamente dos cães, pois se eu (por exemplo), for criador de Serra da Estrela, para que me interessa saber escrever Rotweiller bem?!
Por culpa minha, não fui claro. A observação: Já agora aprendam a escrever Rottweiler era dirigida ao JN e não a ninguém do fórum. Eu também escrevo mal muita coisa, até porque não sou a Edite Estrela (por escrever tão bem chegou onde chegou). Agora, parece-me inadmissível para um jornal ter na primeira página uma calinada daquelas, bem como estar acusar raças sem no mínimo saber escrever o seu nome. A TVI foi atras, na noticia de rodapé.
Não estaria no meu juízo perfeito se no meio de tudo isto, o mais importante para mim fosse escrever Rottweiler.
Não sou, nem serei fundamentalista de cães ou de raças de cães em particular. bom senso precisa-se.