Humanizar os cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta nov 27, 2002 1:38 am

Viva,
CláudioMNogueira, gostei da sua intervenção, mas só tenho uma pequena coisa a comentar... Você diz que exige bastante dos seus cães de forma a evitar a aconteçer acidentes como este e ainda outros aspectos, mas se um cão nunca poderá ser 100% certo, porque o exige tanto, não estará a tentar humanizar o seu cão? Gosta que estejam sempre a rempreende-lo? Não me pareçe...
Comentario - SandraM

Humanizar o cão? Pessoalmente, penso que não. Vou tentar explicar o meu ponto de vista.

Se fosse a passear, com um possível filho seu na rua e ao cruzar-se com outra criança indiferente, o seu filho lhe chamasse nomes ou atirasse um objecto, o que faria?

Dizia: Tu és tão traquina para tua idade...seu maladreco.

Ou Dizia: Isso não se faz. Não voltes a repetir. Aquela criança não te fez mal nenhum. Gostavas que te fizessem o mesmo.

Se optar ao longo do tempo pela primeira resposta, irá “perder” o seu filho.

Se optar pela segunda, educará o seu filho, exigindo com o devido bom senso e moderação que ele seja o melhor possível. Mais tarde, será uma criança / Adulto integrado na sociedade e no mundo em que vive e a Sandra uma mãe feliz certa que dentro daquilo que pode fazer, fez o melhor que sabia.

Quando repreendo o meu cão, o objectivo é exactamente o mesmo. O meu cão no seu dia-a-dia, não precisa de se impor a outros cães. Estamos a falar de animais domésticos que já não tem as mesmas necessidades dos seus antepassados. Não precisam de lutar por comida ou por território. Já não estão e não vivem no seu estado selvagem. Não precisam num passeio pelo jardim estar defender o seu líder (dono) de outros cães ou pessoas. Há pessoas que infelizmente, fazem luxo na miséria, permitindo que situações dessas aconteçam.

Os cães nunca serão a 100% e nós também não, dai as “asneiras”.

Não devo permitir que ladre a pessoas em função dos seus critérios. As pessoas que são boas ou inofensivas para mim têm que o ser para ele também. Desta forma, em adulto vou ter um cão calmo e confiante. Ele saberá quando reagir ou não fosse um Rottweiler.

Não humanizo os cães porque entre eles (os meus) são eles que ditam as leis. São eles que definem hierarquias. São eles que escolhem as suas brincadeiras e com quem querem brincar ou mesmo o melhor lugar ao sol ou à sombra.

Que fique claro: O exemplo que acima dei não foi de forma alguma para lhe ensinar regras de educação em relação a pessoas, mas sim e só para tentar explicar melhor o meu ponto de vista.

Humanizar o cão, é aplicado a pessoas que dormem com eles, partilham da sua comida, vêem-nos como filhos e tratam-nos como tal. São pessoas que dizem: Deixa o cão estar ao pé do miúdo, então ele ia lá morder numa criança.

---
No que diz respeito ao Jornal de Noticias e em relação ao texto de rodapé, intitulado: “Uma longa história de ataques inesperados, apostas e assaltos”, gostaria de fazer o seguinte reparo:

É lamentável que acusem sem qualquer conhecimento, a raça Rottweiler e os cães Pit-Bull. Salvo situações de disfunções genéticas, agravadas com a criação sem escrúpulos, os problemas tem origem na má formação dos donos e na falta de experiência na educação e sociabilização dos cães. Assim sendo, é lamentável que se leia:

“Alertas não têm faltado. A ferocidade de algumas raças – entre as quais se destacam os Rottweiller e Pitt-Bull – e o perigo que representam para a sociedade em geral, quando deixados soltos foram já motivo de variadas reportagens nas páginas do JN, com grandes destaques em manchete....”

Obs – Já agora, aprendam a escrever Rottweiler
Comentario - Claudio Nogueira
Mas agora senhores, que como o CNogueira, ficaram aborrecidos com o facto de Rotweiller estar mal escrito já é outra coisa... Lá por estarmos num forum de sites de cães nao precisamos de saber o nome correctamente dos cães, pois se eu (por exemplo), for criador de Serra da Estrela, para que me interessa saber escrever Rotweiller bem?!
Comentario - SandraM

Por culpa minha, não fui claro. A observação: Já agora aprendam a escrever Rottweiler era dirigida ao JN e não a ninguém do fórum. Eu também escrevo mal muita coisa, até porque não sou a Edite Estrela (por escrever tão bem chegou onde chegou). Agora, parece-me inadmissível para um jornal ter na primeira página uma calinada daquelas, bem como estar acusar raças sem no mínimo saber escrever o seu nome. A TVI foi atras, na noticia de rodapé.

Não estaria no meu juízo perfeito se no meio de tudo isto, o mais importante para mim fosse escrever Rottweiler.

Não sou, nem serei fundamentalista de cães ou de raças de cães em particular. bom senso precisa-se.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 27, 2002 8:59 am

Olá Cláudio

Penso que este tópico que lançou é mais uma declaração de princípios e simultâneamente o esclarecimento de alguns aspectos eventualmente menos compreendidos numa sua mensagem anterior.
Penso, por isso, que esta sua mensagem não merece comentários. Só queria manifestar-lhe, mais uma vez, o meu apoio.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 27, 2002 12:36 pm

Haja gente responsável e com bom senso. Parabéns por seres como és, Claudio. Os teus cães tiveram muita sorte em ter um dono assim.

Um abraço
Paulo C.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta nov 27, 2002 1:48 pm

Paulo:

VOCÊS OS DOIS merecem parabéns pelas atitudes e idéias e pelo que nos têm ensinado.

O facto de ambos terem Rottweilers dá-me que pensar...

Abraços

JoseLuis
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 27, 2002 3:29 pm

PauloC e Cláudio

Nunca estive tão de acordo com o dicas. Ainda bem que existem pessoas como o Pauloc e como o Cláudio neste fórum. (não desfazendo, como se costuma dizer...)
O meu muito obrigado a ambos. Tenho aprendido muito convosco e creio que o mesmo acontece com todos os elementos do fórum.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 27, 2002 5:23 pm

Obrigado Nel e Dicas :)

Outro assunto:
Eu vou explicar com um exemplo (aconteceu ontem de manhã) o que quer dizer que não se pode confiar nos nossos cães a 100%.
Ontem de manhã quando fui colocar os cães no canil (eles dormem dentro de casa) mandeio-os entrar e quando vou a fechar a porta vejo que estava um gato a dormir na cama deles!!! Demasiado tarde....o gato bufou e os cães saltaram-lhe em cima instintivamente. Na confusão, mandei-os largar e o gato fugiu. Entre arranhadelas e avanços dos cães, parece-me que não ia nada bem! Fechei os cães no canil e o gato não o vi mais. Não sei se terá sobrevivido ou se enventuais ferimentos internos o tenham morto.
Serve isto para dizer, que por mais educação , sociabilização e treino que se dê, há sempre situações imprevistas que podem ocorrer e os resultados podem ser desagradáveis. Mas quererá isto dizer que se não podemos evitar 100%, então não devemos educar os cães para evitar O MAIS POSSÍVEL que acidentes aconteçam? Não me parece! Se acontecerem coisas destas que sejam verdadeiros acidentes imprevistos, e não incúria ou falta de responsabilidade. Na rua, passeando com os cães à trela isto "nunca" aconteceria, porque eles já sabem que eu não quero que reajam aos gatos..... mas vendo um gato na sua cama e a 'bufar-lhes' e sem nenhum pré-condicionamento, que se podia fazer? Nada!

Abraços
Paulo C.
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

quarta nov 27, 2002 6:53 pm

CMNogueira e PauloC, também vou dou os parabéns por defenderem tão bem os Rottweilers (porque eles merecem). Relativamente a episódios a minha cadela curou-se disso quando foi atacada por uma gata... mas concordo plenamente que não devemos ter 100% de confiança nos nossos bichinhos (e nem em pessoas, mas pronto), porque ha sempre as reacçõezinhas que nos apanham desprevenidos... cabe-nos a nós estar alerta...
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

quarta nov 27, 2002 11:27 pm

CMNogueira Escreveu: Quando repreendo o meu cão, o objectivo é exactamente o mesmo. O meu cão no seu dia-a-dia, não precisa de se impor a outros cães. Estamos a falar de animais domésticos que já não tem as mesmas necessidades dos seus antepassados. Não precisam de lutar por comida ou por território. Já não estão e não vivem no seu estado selvagem. Não precisam num passeio pelo jardim estar defender o seu líder (dono) de outros cães ou pessoas. Há pessoas que infelizmente, fazem luxo na miséria, permitindo que situações dessas aconteçam.
CMNogueira, estar a repreender por o seu cão ladrar os outros, não estará a ir contra a natureza dele? A natureza do cão é defender o que é dele, certo?
Pois é, mas no exemplo que você deu, sabe lá se o outro miúdo nao chamou nomes ao meu primeiro?
Ou seja, (na linguagem) dos cães, se um outro provocar o seu, e o seu quiser intervir, você irá cala-lo, assim o seu será rebaixado...
Portanto, neste exemplo qual seria o problema do seu cão ladrar a outras pessoas, (desde que nao passa-se dos limites e ataca-se) qual era o problema? De momento não vejo nenhum...

Já agora lei a minha resposta no topico"Roteweillers..."

--------- // -------
Neste forum, é engraçado que quando um rei passa (seja de que tipo for) os subidos abaixam-se...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta nov 28, 2002 12:22 am

Humanizar é sem duvida a pior coisa que se pode fazer a um cão!!

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 28, 2002 9:00 am

CMNogueira, estar a repreender por o seu cão ladrar os outros, não estará a ir contra a natureza dele? A natureza do cão é defender o que é dele, certo?
Cara SandraM
A partir do momento em que decidimos integrar um cão na nossa sociedade iniciamos uma serie de condicionalismos que vão contra a natureza deles! É da natureza de um cão, marcar o seu território, mas você concerteza vai ficar chateada se um dos seus cães começar a fazer xixi nos cortinados e nos sofás lá de casa! Vai concerteza tentar contrariar este comportamento e mudá-lo, certo?
Da mesma forma, se um dos cães do Claudio, ou dos meus, for na rua e demonstrar agressividade gratuita contra um cão que passa, vamos repreender esse comportamento! É que, embora isto pareça limitador para o cão, em última instância é ele que beneficia! Se houver algum problema, se se conseguir demonstrar que o cão está sob controlo e é educado será muito mais fácil ganhar o apoio das pessoas, da policia, dos juizes (olhe que isto é dificil com um Rottweiler, porque logo à partida está condenado só por ser desta raça).
Ir contra a natureza dos cães é algo que nós fazemos constantemente, porque eles vivem na NOSSA sociedade e não no estado selvagem! Se não fossemos contra a natureza deles, deixavamos que andassem soltos na rua, que lutassem uns com os outros para estabelecer hierarquias, que caçassem outros animais (Galinhas, coelhos, gatos, etc..), etc.etc. etc.........
Pois é, mas no exemplo que você deu, sabe lá se o outro miúdo nao chamou nomes ao meu primeiro?
Ou seja, (na linguagem) dos cães, se um outro provocar o seu, e o seu quiser intervir, você irá cala-lo, assim o seu será rebaixado...
Eu não me preocupo que numa disputa o 'orgulho' do meu cão saia ofendido por rebaixá-lo!!! É obvio que me chateiam essas sutuações, mas iria chatear-me muito mais se o meu cão matasse o outro ou se ambos se ferissem gravemente!! Se quer que lhe diga, nestas situações é o orgulho dos donos que muitas vezs entra em jogo! Muitos donos deixam os cães 'entenderem-se' porque não querem dar parte de 'fracos' e vêm os cães como uma extensão de si próprios! É o orgulho deles que fica 'ferido' quando o cão foge, ou perde a "batalha"!
Portanto, neste exemplo qual seria o problema do seu cão ladrar a outras pessoas, (desde que nao passa-se dos limites e ataca-se) qual era o problema? De momento não vejo nenhum...
O "problema", cara Sandra, é que para pessoas responsáveis como o Claudio, o cão ladrar às pessoas (sem razão) já é passar dos limites! Em primeiro lugar porque é uma manifestação de agressividade, que deve ser sempre controlada pelo dono e não pelo cão. Em segundo lugar, basta ver a reacção que as pessoas têm para perceber que não ficam com uma boa imagem do cão , e dessa forma iremos contribuir para a má imagem que a raça tem na sociedade........
Neste forum, é engraçado que quando um rei passa (seja de que tipo for) os subidos abaixam-se...
Cortesia da Drª Edite Estrela : Subditos; baixam-se.

Cumprimentos
Paulo C.
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

quinta nov 28, 2002 11:07 am

Caros Cláudio e Paulo,

Parabéns pela educação que ambos têm dado aos vossos cães. De facto os cães têm que ser sociabilizados. Vejo pelo meu... e não compreendo como pode haver pessoas indiferentes a isso. Eu pessoalmente fico bastante irritada e até mesmo envergonhada quando o meu cão rosna ladra e tenta saltar para cima das pessoas e de outros cães. São situações muito desagradáveis, inclusivé para os donos. Eu pelo menos tenho vergonha... e estou constantemente a repreende-lo. Quando dizem que é uma questão de hierarquias.... não concordo, pois tal como referem, na nossa sociedade, os cães não têm de andar constantemente a impor-se perante os outros. Adorava que o meu cão pudesse chegar a um estado que não me envergonhasse. Estou a fazer por isso mas está dificil.

Saudações

Rita
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

quinta nov 28, 2002 4:38 pm

Cara Sandra,

Cada um educa os cães e os filhos como bem entender. No entanto não se esqueça que ao não educar devidamente, ou seja não repreender possiveis atitudes de agressão, como rosnar e ladrar sem motivo aparente, pode estar a educar um possivel agressor de futuro. Tal como uma criança, quando rouba um chocolate de uma loja, ou bate no irmão ou nos pais, se não é repreendido devidamente, pode tomar esse comportamento como normal, quando não o é. Com os cães é precisamente a mesma coisa. É uma questão de educação. Espero que esteja enganada, mas o normal dos cães quando não são repreendidos quando devem, é mais cedo ou mais tarde acharem-se os donos e senhores do mundo, quem sabe inclusivé poderem virar-se contra si, sem estar à espera. Se um cão rosna ou ladra sem motivo aparente deve ser repreendido e instruido a não o fazer pois é muito desagradável para as outras pessoas, inclusivé pode vir a ser para si. Pense numa criança se não for educada a não roubar, não bater, etc. No que é que se pode vir a tornar???

Não condene quem tenta educar os cães a comportarem-se devidamente na nossa sociedade, assim como acho que devia pensar um bocado na educação que está a dar ao seu cachorro. Não estou com isto a dizer que seja má, porque não a conheço nem a si nem ao cachorro. Mas os nossos animais, vivem e convivem diariamente connosco e com outros cães, logo têm que se adaptar, senão um dia podemos vir a ter uma surpresa, nós e os cães.

Cumprimentos.

Rita
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta nov 28, 2002 4:42 pm

Lamento se por acaso interpretei mal as suas palavras.
Foi, talvez, mais um desabafo que um desafio.

É que estou realmente farta das pessoas que justificam a actuação agressiva dos seus cães dizendo : "então ? cães são cães !".
Ora vão-se lixar ! Cães são cães, mas não vivem na selva!

Em certos casos desconfio mesmo que os donos tem orgulho no mau comportamento dos cães !

Também estou um pouco farta das pessoas que cada vez que veêm a minha cadela (porque é um Labrador, tem algum tamanho) vêm com a história "que raça é ? morde? veja lá não faça porcaria à minha porta".

Isto é todos os dias sem excepção !

Coitados dos donos de rott, pit e outros com má fama - devem passar as passas do Algarve com este tipo de atitudes !

Temos um povo pouco educado e ignorante.
A maioria das pessoas acha que tem todos os direitos (e os seus cães por extensão) e nenhuns deveres.
Satura !
Satura mesmo !
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

quinta nov 28, 2002 4:53 pm

Rita,
acho que acabei por dizer uma coisa e o que aconteçeu é que todos entenderam mal... Eu não critico, zangar com o cão quando este faz algo que seja mal (ex do Paulo fazer xixi nos cortinados), mas existem reprensões desnecessárias, por ex. o facto de queremos o cão sentado ao nosso lado com a distância de cerca de 5 cm, mas o cão por estar a 10 é logo reprendido... É ou não desnecessário? Não é exigir demasiado?
Estamos agora esclarecidos? Eu não gosto de deixar os cães "selvagens", mas eu não preciso muito de reprender os meus cães, ou porque nao o precisam ou porque nao são teimosos, mas talvez tenha falado pelos meus!
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 28, 2002 4:55 pm

aisd Escreveu:
Eu não aceito que o cão do meu vizinho passe a noite a ladrar.
Não aceito que ataque, sem mais nem ontem, a minha Zorra.
Não aceito que me ladre ou rosne quando ando na rua a passear.
Não aceito e não vou esperar que os outros aceitem.
O meu cão é minha responsabilidade - para o pior ou para o melhor.
O seu comportamento reflete a minha educação.
Sabe o que apetece, aisd? É juntar estes seus princípios que aqui enunciou e juntá-los aos do Cláudio.

Princípios precisam-se.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”