Os Pitbulls não são registados.......

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anokas
Membro
Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm

terça abr 02, 2002 10:12 am

Olá! Porque é que quando vamos a um site sobre cães(ex:arcadenoe) na secção das raças NUNCA aparece a raça Pitbull? :o
Já ouvi falar que era por não estarem registados no CPC.
Afinal é uma raça. Mas uma raça que ainda não está registada como sendo raça? :o
Nunca percebi isto muito bem... :?:
Alguém me podia explicar? :oops:

Saudações caninas,felinas(a quem tiver gatos) e humanas! ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 02, 2002 10:22 am

Olá,
O PITBULL não é reconhecido como raça pela FCI,e como tal também não é reconhecido pelo CPC.
anokas
Membro
Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm

terça abr 02, 2002 10:25 am

Obrigada.
Mas porquê? :o

Saudações caninas,felinas(a quem tiver gatos) e humanas! ;)
yakov
Membro Veterano

terça abr 02, 2002 10:35 am

O Pitbull não é raça em parte nenhuma do Mundo. Apenas nos Estados Unidos da América há uma "associação de criadores" que regista este tipo de canideos e organiza concursos especificos, mas não pertence ao America Kennel Club.
O Pitbull é o ancestral do American Staffordshire Terrier, tal como o Bullenbeisser foi o ancestral do Boxer, Bulldog e seus parentes! Entretanto, com a selecção que foi feita através ods tempos, o Amstaff foi-se separando do Pit e constitui uma raça diferente e aparte, reconhecida em todo o Mundo, e o seu carácter, apesar de bravo e audaz, é bastante mais calmo e menos "nervoso".
Há no entanto Pitbulls, que, pela sua educação são cães "normais". O grande problema destes cães é que possuem uma força desmesurada e aprendem muito facilmente, possuindo também grande agilidade, e são quase insensiveis à dor, o que os fez tornarem-se preferidos por alguns "seres" que se dizem humanos e que os tilizam com finalidades menos recomendáveis.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 02, 2002 10:44 am

Olá Anokas,
Veja aqui a HISTORIA DA 'RAÇA' (clique aqui).
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça abr 02, 2002 10:52 am

Ola a todos!
Alguem podia-me esclarecer o que é o FCI?eu sei o significado:Federação Cinologica Internacional mas eu nao sei o que faz esta federaçao?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 02, 2002 11:11 am

Olá Tomás,
A FCI é uma Federação que congrega vários Clubes de Raça de todo o mundo (incluindo o CPC). Sem entrar em detalhes quanto a cada uma das competências,e de uma forma simples, digamos que lhe compete um pouco fazer o mesmo que o CPC mas a nível Internacional e com todas as raças que reconhece.
Se quiseres mais detalhe ( embora esteja em espanhol) vai aqui:
http://www.fci.be/spanish/info/
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça abr 02, 2002 11:22 am

Olá!

Por acaso fiquei curioso com este tópico.
O que é que faz uma raça ser reconhecida e outra não?

Penso que o conceito de raça é o de após várias gerações perpetuarem as mesmas características quer físicas quer comportamentais.
Como tal, julgo que no caso dos pit bulls, isso seja uma constante.

Uma vez que quase todas as raças de cães que temos actualmente resultam de curzamentos, ou seja, existiu (intencionalmente) intervenção humana, qual é o critério para não reconhecerem certas raças?

Por exemplo o caso do Pastor Alemão Branco que ainda não é reconhecido pela FCI. Faz sentido?!

Por questões temperamentais??? Físicas???
Nada disso faz muito sentido tendo em conta as raças que estão reconhecidas e que são tão diferentes como um Doberman ou um Chihuahua.

Sinceramente não compreendo.

Será que isso não é uma questão de interesses?

Saudações caninas! 8)
Elsa
Membro Veterano

quarta abr 03, 2002 12:42 am

oi,

As raças antes de serem raças têm que ter alguns pré-requesitos para que entidades terceiras as possam reconhecer. Não é só um criador ou grupo deles que diz que este ou aquele cão é uma raça distinta, só porque nasceu de um cruzamento de duas ou mais raças. Até prova em contrário, aquele é um rafeiro. Eu não sei como se processa o reconhecimento das raças por parte da FCI, AKC ou o nosso CPC a nível nacional. Mas uma raça para se candidatar ao reconhecimento têm que apresentar homogeniedade morfológica e de carácter ao longo de muitas gerações e ter um estalão provisório redigido por parte das pessoas que estão a cria-la. Deve haver outros requesitos mas eu desconheço. Bem o que quero dizer é que o Pittbull ainda não têm a tal homogeniedade exigida para ser uma raça. Existem várias linhagens nos EUA que não se assemelham muito. Uns é porque têm muita massa muscular, outros são mais ligeiros, outros já têm um tamanho de um boxer, etc...

Todos os anos são apresentadas candidaturas para novas raças, principalmente as raças autócones que são salvas da extinção "in extremis" mas que depois ainda têm um grande percurso de recuperação da sua pureza racial, aumento do nº de exemplares para uma criação não consanguínea, etc..

O mesmo acontece com as variedades entre as próprias raças.

O mundo da cinofilia não é estático, está sempre a mudar e quem sabe, um dia o pittbull seja mesmo uma raça reconhecida. ;)
Responder

Voltar para “Cães”