Ora bem....
Os bigodes dos cães têm uma função sensorial, e disso ninguém tem dúvidas. Se precisam deles para viver é que eu já acho que não. Com isto quero dizer que é verdade que os cães usam os bigodes para uma serie de funções como as que aqui foram relatadas, mas não é nenhum drama se forem cortadas. A cauda, por exemplo, também é usada para dar equilibrio ao cão e ajudá-lo nas mudanças de direcção e travagem quando em corrida, mas existem milhares de cães sem cauda perfeitamente capazes de correr, mudar de direcção e travar que não têm cauda!
Um cão que está habituado a ter bigodes, é natural que sinta alguma 'confusão' momentânea nos momentos logo que se seguem ao corte, mas em breve se adapta. Um cão que tenha os bigodes permanentemente cortados, não vai sentir a minima falta.
Em suma, não me parece cforrecto cortar os bigodes e eu nunca o faria ou mandaria fazer, mas não fico chocado com quem o faz
Depois chocam-se por a PETA não gostar de criadores...
Ó AISD, explique-me lá o que é que a PETA vem ao caso?!!
Será que se um dia destes alguém relatar aqui um ataque de PITBULL, a AISD escreve "E depois admiram-se da PETA não gostar de PitBull" ?
A razão da PETA não gostar de Criadores, e não concordar com todas as raças de cães de uma forma geral, não tem nada a ver com cortes de bigode, ou até mesmo com outras coisas que até eu se calhar não concordo! Eles não gostam de criadores simplesmente porque eles criam cães, ou seja, 'violam' a 'ordem natural' da sobrevivência dos mais aptos e introduzem 'artificialmente' animais no mundo. Para a PETA não deveriam existir animais de estimação ou quaisquer outros criados pelo homem. Só aqueles que a natureza produz e conseguem sobreviver nela sem ajuda, ou se preferirem, sem "interferência", do homem.
Isso dos cortes de bigodes não tem NADA a ver com os ideais da PETA, e se for um argumento usado serve apenas para recrutar o apoio de 'defensores dos animais' que na maioria das vezes nem percebe que apoiando a PETA até nem salva os bigodes e as orelhas e a cauda dos cães.......simplesmente porque muitos deles deixavam era de existir.
Cumprimentos
Paulo C.