bigodes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

quinta ago 18, 2005 8:10 pm

aisd Escreveu:
Bom...nunca ninguém me disse pa rapar os bigodes...
eu referia-me à tosquiadora...se alguém disse á tosquiadora para rapar os bigodes.

Fico zangada quando fazem coisas que eu não pedi.
Da última vez que levei a Zorra a tomar banho a menina pôs-lhe um perfume.
Logo eu que odeio perfumes...e não desgosto do cheiro a cão.
Ah...ok
Não, ninguém disse pa toskiar os bigodes...
Fikei sempre presente durante o processo. Aliás, parti do principio k era assim e...nem nunca reparei k por causa disso ele tivesse problemas "sensoriais"....
Estou baralhada, axo k devo falar com a Vet...mas a toskiadora trabalha lá...hum...k trapalhada...
Membro Júnior
Registado: quarta fev 26, 2003 9:33 pm

quinta ago 18, 2005 8:13 pm

Mas de facto não é um caso isolado pq já levei o meu caniche a vários locais para fazer aquela tosquia de inicio do calor onde efectivamente rapam tudinho! Também tinha ideia que os bigodes tinham uma função importante para o cão mas nunca fiz ideia que fosse assim tanto uma vez que as senhoras cortam tudo com tal convicção... É como se diz "Quem n sabe é como quem n vê!"
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta ago 18, 2005 9:38 pm

Vcs são mesmo o máximo.
Vamos lá a ver, quantos de vcs ja levaram o cão á tosquia, e em especial quem tem caniches, e eles sairam de lá com o focinho limpo, bigodes incluidos? Suponho que muitos. Quantos destes cães ficaram entalados seja onde for, por falta de bigodes? Quantos deixaram de andar de noite por não terem o tal "radar"?
Aisd, compreendo que não goste que façam o que não pede, mas assim ainda se arrisca a marcar uma banhoca para a sua cadela e quando a for buscar, vem molhadinha que é um gosto 8)

Isabel
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta ago 18, 2005 10:18 pm

É o caso do cão do meu namorado, foi pela primeira vez à tosquia, saiu de lá mal cortado, e sem bigodes (é o que faz não quererem seguir os meus conselhos :p ). Mas não aconteceu nada ao cão.

Já agora, os bigodes também são uma componente importante para o seu olfacto, ou não?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta ago 18, 2005 10:35 pm

"A função desses pêlos táteis, que alguns expositores costumam aparar para exibir seu exemplar bem barbeado e "limpo", por influência da cinofilia americana, na realidade, são verdadeiros órgãos, suas ferramentas de trabalho. Por exemplo: os do queixo, permitem que o cão possa seguir uma trilha de quase um quilômetro sem ralar seu queixo no chão. Os das faces, em conjunto com os dos supercílios, bigodes e os do queixo, permitem ao cão saber se, ao enfiar sua cabeça num buraco, poderá retirá-la depois. Aparar os bigodes é amputá-los, é privar seu cão dessas ferramentas naturais de trabalho."

in http://www.saudeanimal.com.br/bigodes.htm[/i]
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta ago 18, 2005 11:20 pm

http://www.brunotausz.com.br/index1.htm

Que engraçado, pois está aqui um link do mesmo autor, onde se vê claramente um caniche a ser tosquiado, o focinho mais rapadinho, que duvido muito que as vibrissas escapem. Mas se calhar esta foto é de algum tosquiador americano ;)

Isabel
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

sexta ago 19, 2005 12:02 am

Boa Noite, ou será já Bom dia madrugada? :)

Eu nunca vi nenhum cão que saisse da tosquia com bigodes, mas é uma realidade de que os bigodes fazem falta, porque senão os cães e gatos não os tinham, aliás todos os animais tem pelos sensoriais no focinho e nas sobrancelhas.

Mas vamos imaginar um caniche tosquiado até á pele e ficarem os bigodes, :? que feio, que ficava, eu já não gosto de os ver tão rapados e depois com uns pelos espetados no focinho era tipo ratazana com bigodes :lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 19, 2005 2:21 am

Mas por acaso andam todos a treinar busca e salvamento para estarem assim tão ralados com os bigodes?
Conheço uns quantos cães de trabalho sem bigodes e ainda não os vi a bater com o queixo no chão e nem a ficarem entalados.

Eu também não concordo que se cortem os bigodes, eu não o faço, mas não vale a pena fazerem disto uma drama.

Penso que me perguntaram a razão do corte propositado... em alguns cães os bigodes destacam-se demasiado e ficam mais bonitos com eles cortados. Em exposições é o vale tudo ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 19, 2005 5:36 am

Penso que me perguntaram a razão do corte propositado... em alguns cães os bigodes destacam-se demasiado e ficam mais bonitos com eles cortados. Em exposições é o vale tudo
Pois aí é que está.
Depois chocam-se por a PETA não gostar de criadores...

Em relação a este assunto eu aceitaria se me disessem que não é possível cortar o pêlo na cara sem irem os bigodes ou/e que os bigodes voltam a nascer.

Mas o mais provável é que seja a tal vaidade de expo e o poupar trabalho.
Eles não se queixam, não é ?
Podemos fazer tudo...

E sim, Pedra, a Zorra vem humida do banho.
Dei instruções para só a limparem com as toalhas desde que, uma vez, ela foi queimada com o secador.
Não que tenha havido problema - a mim, de vez em quando, os cabeleireiros também me queimam com o secador - mas não vejo necessidade de sair inteiramente seca.

Agora adicionei a condição de não a perfumarem.
A moça quis ser simpática, tudo bem.
Mas eu não gosto de peluches, gosto de cães.
Malcheirosos e tudo.

Procuro dar à Zorra uma vida tão próxima quanto possível da vida natural de um cão.

Felizmente o labrador é um cão natural, não tem essas coisas de tosquias e cortes e penteados (a mais das vezes ridículos - o York, pe, é muito mais bonito ao natural do que nas expo com o pêlo liso e comprido) dos cães de exposição.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 19, 2005 7:48 am

Ora bem....
Os bigodes dos cães têm uma função sensorial, e disso ninguém tem dúvidas. Se precisam deles para viver é que eu já acho que não. Com isto quero dizer que é verdade que os cães usam os bigodes para uma serie de funções como as que aqui foram relatadas, mas não é nenhum drama se forem cortadas. A cauda, por exemplo, também é usada para dar equilibrio ao cão e ajudá-lo nas mudanças de direcção e travagem quando em corrida, mas existem milhares de cães sem cauda perfeitamente capazes de correr, mudar de direcção e travar que não têm cauda!
Um cão que está habituado a ter bigodes, é natural que sinta alguma 'confusão' momentânea nos momentos logo que se seguem ao corte, mas em breve se adapta. Um cão que tenha os bigodes permanentemente cortados, não vai sentir a minima falta.
Em suma, não me parece cforrecto cortar os bigodes e eu nunca o faria ou mandaria fazer, mas não fico chocado com quem o faz ;)
Depois chocam-se por a PETA não gostar de criadores...
Ó AISD, explique-me lá o que é que a PETA vem ao caso?!!
Será que se um dia destes alguém relatar aqui um ataque de PITBULL, a AISD escreve "E depois admiram-se da PETA não gostar de PitBull" ?
A razão da PETA não gostar de Criadores, e não concordar com todas as raças de cães de uma forma geral, não tem nada a ver com cortes de bigode, ou até mesmo com outras coisas que até eu se calhar não concordo! Eles não gostam de criadores simplesmente porque eles criam cães, ou seja, 'violam' a 'ordem natural' da sobrevivência dos mais aptos e introduzem 'artificialmente' animais no mundo. Para a PETA não deveriam existir animais de estimação ou quaisquer outros criados pelo homem. Só aqueles que a natureza produz e conseguem sobreviver nela sem ajuda, ou se preferirem, sem "interferência", do homem.
Isso dos cortes de bigodes não tem NADA a ver com os ideais da PETA, e se for um argumento usado serve apenas para recrutar o apoio de 'defensores dos animais' que na maioria das vezes nem percebe que apoiando a PETA até nem salva os bigodes e as orelhas e a cauda dos cães.......simplesmente porque muitos deles deixavam era de existir.

Cumprimentos
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta ago 19, 2005 8:03 am

Eu acho que se devia cobrar um suplemento para deixar osa bigodes.Afinal é dificil, tem que se andar à volta dos mesmos.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sexta ago 19, 2005 11:54 am

aisd Escreveu: E sim, Pedra, a Zorra vem humida do banho.
Dei instruções para só a limparem com as toalhas desde que, uma vez, ela foi queimada com o secador.
Não que tenha havido problema - a mim, de vez em quando, os cabeleireiros também me queimam com o secador - mas não vejo necessidade de sair inteiramente seca.
Desculpe aisd mas acho um bocado exagerado a sua cadela ter sido queimada com o secador. Tem a certeza? Viu? :o Eu nunca mas nunca queimei um cão com um secador, os nossos secadores têm uma temperatura que não permite que os cães se queimem.
Há secadores de má qualidade que aquecem mais, mas até queimar o animal primeiro tem de queimar as mãos da cabeleireira.

A sí tudo lhe acontece, desculpe que lhe diga. :o

Eu sempre cortei os bigodes aos cães, é muito dificil se não impossivel rapar o focinho de um caniche sem lhe cortar nenhum bigode. Por exemplo.
Acho que estão a falar do que n sabem e a falar mal de uma profissional que o unico azar que teve na vida foi ter clientes que têm a mania de se meter no trabalho dos outros.

Os unicos bigodes que eu saiba n se devem cortar, são os dos gatos. Não conheço nenhuma cabeleireira que não corte os bigodes aos cães, pelo menos os cães de pelo que vão com o focinho rapado.

E digo-vos uma coisa, deus me livre de ter clientes como vocês, felizmente os meus clientes são inteligentes e confiam no meu trabalho sabem que eu eu uma profissional. E vocês se n confiam façam vocês em casa.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 19, 2005 12:00 pm

IsabelNobre_ Escreveu: [ Os unicos bigodes que eu saiba n se devem cortar, são os dos gatos. Não conheço nenhuma cabeleireira que não corte os bigodes aos cães, pelo menos os cães de pelo que vão com o focinho rapado.
A função dos bigodes nos gatos é idêntica à função dos bigodes no cão. Ou seja, táctil.

Como já alguém disse cada um faz o que quer com o seu animal. Se acham correcto cortar-lhe uma "ferramenta" que veio com o resto do pacote todo por motivos estéticos, cortem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 19, 2005 12:44 pm

"queimar" é forma de dizer...nunca foi queimada pelos secadores no cabeleireiro ?
A cadela ganiu e deu uma lambidela na menina (é o método de protesto da Zorra quando a magoamos).
Foi a própria menina que me contou.

Não sei que raio de clientes é que você (devem ser bons, devem...pela maneira como você está sempre à defesa) tem, mas eu tenho uma óptima relação com esta moça.

A razão porque pedi para deixar de usar o secador (possívelmente não tem o tal controlo de temperatura) é que não vejo necessidade.
A Zorra é um cão rústico, habituada a passar horas no quintal à chuva e ao vento de inverno enquanto não chegamos a casa, altura em que vem para dentro, connosco.
É assim que eu quero que ela seja.

Agora se eu tivesse um caniche - que nunca teria pois é uma das raças que eu menos gosto - jamais teria aqueles cortes de expo - horríveis, devem ser herança dos anos 50 do século passado em que o artificial era a moda.
Até as mulheres dessa época lembram bonecas de plástico insufladas.
Safa !

Na praia estive com uma caniche pequenina (anã, será este o nome ?) que estava tosquiada de uma forma que eu gostei.
O corpo todo menos a cabecinha e a pontinha da cauda.
Estava muito bonita e ninguém lhe tirou os bigodes ou as caracoletas da cabeça.
Ficou bonita e fresca.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

sexta ago 19, 2005 12:56 pm

IsabelNobre_ Escreveu: [
E digo-vos uma coisa, deus me livre de ter clientes como vocês, felizmente os meus clientes são inteligentes e confiam no meu trabalho sabem que eu eu uma profissional. E vocês se n confiam façam vocês em casa.
Então mas os bons clientes são aqueles que não opinam?????

Quando os meus cães iam à tosquia, era eu que dizia como queria que fosse feito, e dai???? se estou a pagar tenho esse direito ou não????

Se o cliente não quer o cão seco, se não quer os bigodes cortados, se quer ou não quer perfumes, isso não significa que esses "clientes" não sejam inteligentes ou não tenham confiança no trabalho da pessoa, simplesmente se pagam e querem que seja feito daquela maneira....é assim que a profissional tem de agir ou seja respeitar o cliente.
Responder

Voltar para “Cães”