a minha porkinha ta doentinha =( ajudem-me!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
nickamoreira
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 11:14 pm
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

quinta ago 18, 2005 8:11 pm

Olá a todos ,
eu tive que ir de férias durante 16 dias para longe e deixei os meus animais todos aos cuidados da minha madrinha que mora aqui perto ! So que quando cheguei reparei que a Matilde (a porquinha da India) estava com o olho um bocado esquisito ! Tá com ele inchado e sempre a chorar , e meio fechado ! Eu limpei lhe o olho com soro fisiológico que , normalmente , uso quando os meus hamsters acordam tambem com o olho inchado/fechado/aleijado ! So que dois dias depois ela continua assim ! e eu odeio vê-la assim :( !
Alguem sabe de que se trata? ou que acham que é ? que que faço ? tou triste :(

agradeço toda a ajuda possível !
Beijos **
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta ago 19, 2005 10:52 am

Poderá ser alguma irritação causada po algum corpo estranho que se alojou no olho.
Eu recomendaria uma ida ao Vet, mas podes tentar o seguinte (tratamento receitado por uma Vet para o meu coelho, que esteve aflito da vista há umas 3 semanas, com uma lesão na córnea, e que já recuperou totalmente)

Clorocil colírio (3.97€) - 1 gota de manhã e outra à tarde
Clorocil pomada oftámica (2.93€) - aplicação intra ocular à noite.

De manhã limpas bem o olhito, como tens estado a fazer, com cuidado para não pressionar muito.

Boa sorte e as melhoras para a tua porquinha!
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sexta ago 19, 2005 11:43 pm

Acho que é dificil recomendar medicamentos aqui no forum sem sermos veterinários nem vermos o animal. Para além disso o quadro descrito parece ser mais de uma infecção. Telefone a um veterinário que conheça , no entanto o melhor é ir a um veterinário para que possa ser receitado o tratamento adequado. O passar do tempo e tratamentos inadequados por vezes só agravam a situação.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nickamoreira
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 11:14 pm
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

sábado ago 20, 2005 12:30 pm

Olá , obrigado pelas respostas de ambos , estou a tentar convencer a minha mãe a levá-lao ao Vet ...moro perto do Porto e ouvi dizer que no Porto há veterinários para porquinhos ! No entanto a minha porquinha ,Matilde , piorou :( ...o olho tá mais inxado ,cheio de remela e ela cada vez o fecha mais ... e ainda mais ... o outro olho tambem esta a ficar assim ! E noto tambem grande difrença quando ela está na gaiola , fica toda inchada com pelo todo levantado como quando acaba de tomar banho , e muito quieta ! Tenho medo que seja grave pois sei que os porquinhos tem muitos factores que os podem adoecer . Só que não posso ir ao Veterinario sozinha pois sou menor e nao tenho dinheiro próprio nem transporte portanto primeiro tenho que convencer os meus pais ...e tenho medo que esse tempo seja precioso para ela :( .
Beijos agradeco toda a ajuda possivel!
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sábado ago 20, 2005 11:01 pm

Olá,

Compreendo perfeitamente a tua posição, mas tens de compreender que o teu porquinho corre risco de vida ou de lesão grave senão tratado a tempo e toda esta espera só piora. Tens absolutamente de convencer a tua mãe, e também há possibilidade de telefonar para um veterinário em último caso, se for impossivel ir. Tudo isto já deveria ter sido feito logo no inicio.

Não há soluções milagrosas sem ver o animal, mesmo para quem lide com eles todos os dias. Existem casos simples claros onde se pode dar alguns conselhos, mas a forma como descreves o teu leva a crer que seja uma infecção no olho ou na zona do olho e sem ver é impossivel traçar um diagnóstico.

Nestas situações não se pode ficar à espera dias, pois o animal corre risco de vida.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”