bigodes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 20, 2005 10:20 pm

O problema dos ditos lóbis é que as pessoas pensam que se as coisas não correm como elas querem...é do lóbi.

Eu não vou nessa. Como disse a Uaimori, se parece existirem lóbis é do facto de surgirem ideias comuns. Qual a lógica de eu defender alguém que não conheço só porque ele faz o mesmo que eu ?

È como os veterinários, se um não diz mal de outro, é porque estão feitos. Os tosquiadores a mesma coisa.
Eu penso que existe um lóbi muito maior do que todos esses juntos. Que é o lóbi dos clientes que fazem exigências absurdas e são desrespeitosos.

Aqui na arca uma vez uma senhora enervada por eu estar a falar de criação em termos que ela não gostou, em letras maiúsculas disse-me que nunca me compraria um cão. A minha resposta chocou-a. Respondi eu---mas quem lhe diz que eu lho venderia ? O senhor é obrigado a vender. Ah sou ? :)

Vão a um banco e vejam as pessoas a tratar mal os caixas. Ou nos supermercados, as caixas. Ou numa pastelaria em que me disseram uma vez que se lembravam sempre de mim por eu ser a única pessoa que diz a" Bom dia, uma bica , por favor" em vez de uma ordem gritada com ar furioso ou mesmo sem olhar para a pessoas que os atende.

Isso é como o complexo do dr. Vi no Sábado na FNAC um estudo sobre a subserviência às duas letras.È verdade. E as pessoas que maltratam quem faz atendimento ao público são as piores, são as que se dobram mais quando estão perante um licenciado, mas que quando estão face a um empregado de balcão se transformam em tiranetes. Inclusivé fala de em formações o facto de ter um Dê Erre levar a que as pessoas se deitem no chão a rebolar e a ladrar. Estão doidos ? Como um colega meu, que deu-me um dia que lhe pedia morada de casa para irmos estudar, um cartão onde se lia em letras douradas fulano de tal-estudante universitário

Vamos ser lógicos, os lojistas têm obrigação de prestar um serviço cortês, mas os clientes tem obrigação de cumprir as regras do estabelecimento comercial e de tratar os funcionários como seres humanos...não como sub-humanos.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado ago 20, 2005 10:46 pm

aisd Escreveu: Como dizia a minha mãe - que não deixou que me tirassem as amígdalas - se estão lá para alguma coisa servem.
Mas AISD, como todas as moedas têm duas faces... a minha mãe disse exactamente o mesmo, e o engraçado é que um bendito médico concordou inteiramente com ela.

Ainda hoje eu agradeço profundamente àquelas duas alminhas tão iluminadas... porque ainda hoje sofro as consequências duma atitude para a qual não fui tida nem achada (a operação ao 20 e tal anos já não ia resolver nenhum dos problemas provocados!)

Você teve sorte... eu não! :roll:

Quanto a tosquias. O meu serra d'aires precisava ser tosquiado no verão por causa da sua extrema alergia a pulgas.

O 1º tosquiador a que fui, eu estava na sala de espera, vi sair um cliente e... raspei-me porta fora.

Depois fui a uma tosquiadora no Estoril. E nunca mais deixei de lá ir. Quando eu chegava, ela normalmente perguntava "então como vai ser hoje?" e eu ou dizia "quero assim" ou "quero assado" ou dizia... "hoje fica por conta da sua inspiração".

Como o Toy gostava de ser tosquiado, manicurado, pedicurado :D etc., normalmente eu saia de lá sempre com um cão diferente. A mim dava-me gozo, e o Toy vinha sempre inchado de vaidade.

Nunca tive a mínima razão de queixa. O pelo rapidamente crescia de novo, sempre bonito e de acordo com o seu aspecto e ondulação naturais.

E mais importante... eu gostava de lá ir, o cão gostava de lá ir, e a tosquidadora gostava de nos atender. Conversávamos bastante, em suma, era um bocado bem passado. Tal como num cabeleireiro.

Não compreendo é que se possa ser cliente de alguém cujo trabalho se critica. Como se diz na minha terra, "quem não está bem, muda-se". Infelizmente, os profissionais já não têm a mesma possibilidade de correr com certos clientes porta fora... embora devessem ter, porque há clientes intragáveis. Em todos os ramos de negócio.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo ago 21, 2005 12:31 am

Boas!!

Isto está bonito....é facil generalizar...é facil mandar abaixo e até caluniar as pessoas e mais tarde apagarem... mas parece que existem algumas almas aqui que se esquecem facilmente das acusações que fizeram e que depois tiveram que as retirar...realmente o peixe morre pela boca.

Quanto aos bigodes...bem...já vi discusões parvas aqui...mas este está no seu máximo....ora pelos vistos aqui...temos só exemplares de busca e salvamento de pistagem...deveriam-se era importar e às vezes ter vergonha na cara de entregarem um cão a um cabeleireiro..em condições miseráveis....

Arcanjo
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo ago 21, 2005 12:59 am

Uaiamori,
Em relação aos gatos, são tosquiados, tal como disse. Não se corta os bigodes, nem a cabeça, apenas se apara, de forma a fazer o blending com o corpo. Mas isso já o sabe por certo. No entanto, já vi vários criadores que arrancam as vibrissas da pontas da orelhas. Penso que tb já o constactou. De todas as maneiras, a maioria dos persas não me parece que ande por aí a caçar ratitos, nem ande de noite nas caçadas, para lhe fazer assim tanta falta os bigodes. Já ouvi dizer que os gatos perdem o equilibrio, se lhos cortarem, mas o certo é que já vi 2, que foram todos rapados de uma ponta á outra, noutro local, bigodes incluidos, e não consta que perdessem o equilibrio. Mas, gostava da sua opinião sobre este assunto.
Como disse há bons e maus em todo o lado, e não é nossa intenção vir aqui dizer que somos melhores ou piores. O que me custou foi ver a pobre da tosquiadora, ser praticamente crucificada por todos, apenas porque rapou o focinho a um caniche (coisa que é habitual fazer-se), e, lógicamente os bigodes tb. Se alguém me explicar como se rapa um focinho a um cão e se consegue deixar os bigodes intactos, e conseguir um bom trabalho... Evidente que não é impossivel, mas seria um trabalho de muita paciencia, moroso e muitos cães, mal deixam tosquiar o focinho, quanto mais andar a fazer berloques.
Outra coisa que me aborrece bastante é o "eu pago, eu exigo e faz o que eu quero". Quanto, na maioria das vezes, aquilo que "este" tipo de cliente exige, é impossivel de fazer.
O nosso trabalho é, logicamente tratar dos animais da forma mais correcta, da forma que for melhor para eles e para o seu bem estar em primeiro lugar, e agradar ao cliente. Se conseguirmos isto tudo, optimo, e seria o ideal. O que não podem, de forma alguma é exigir, só porque pagam, o que muitas vezes não é possivel de fazer, e depois vir apelidar a pessoa de má profissional, só porque não fez o que eles "mandaram". E neste caso, eu sou muito rigida, e digo logo. Posso fazer, sim senhor, não posso. Não quer, muito prazer...
Sobre os bigodes, não vejo problema em cortar os bigodes, e não tenho problema em cortar. Se o cliente, me pede á partida para não cortar bigodes, aí o focinho não pode ser rapado (que nunca é com a pele á vista, mas sem dúvida, com o pêlo muito curto).

Em relação à AISD, dizer que detesta que façam aquilo que ela não manda. Ora bem, um banho de um cão, ou de um gato, inclui a respectiva secagem. Em geral coloca-se perfume, sem alcool, embora haja donos que não gostem ou não queiram. Se a pessoa nada nos diz, antes, o procedimeto é: escovagem, banho e respectiva escovagem com secador e um pouco de perfume no final. Se o dono não gosta de perfume (são raros, mas acontece), aí então, fica anotado na ficha do cliente. Mas não há necessidade de fazer drama, nem de vir com cenas de "detesto que" etc, etc....
Já agora, AISD, um banho a um labrador, um banho a sério, é muito diferente de uma chuva ou de uma banhoca na praia. Um banho a sério, tem que se ir á pele, uma chuva ou na praia, raramente a agua chega á pele, devido ao tipo de pêlo impermeavel. Com um banho a sério, chega á pele, o que significa que, por não querer deixar secar, pelo menos minimamente a sua cadela com o secador, está na minha opinião, a fazer-lhe mais mal que bem. A pele vai ficar húmida por muito tempo, muito mais que uma chuvada. Como é uma pessoa que gosta de pensar, tire as suas conclusões.
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 21, 2005 1:23 am

aisd Escreveu:
A questão dos bigodes do cão é uma questão ética.
Eu não vejo - e ainda ninguém apresentou - razões razoáveis para cortar os bigodes de um cão.
Bem então aqui vai uma:

"Parece que para os antigos romanos ele era conhecido por "cão leão", em virtude do corte do pêlo em juba, que já nessa época se fazia".(1) "É velha usança que a gente do mar tradicionalmente conserva e a necessidade justifica: tosquiar o cão d’água quando o crescimento do pêlo assim o requer, a fim de que ele não seja prejudicado no nadar; visto o pêlo comprido encher-se de água e não permitir o necessário desembaraço nos movimentos do animal, para a rápida apanha do peixe que se vai desprendendo dos anzóis (…). Alem do corte em juba, também lhe libertam os olhos e a boca, cortando raso o pêlo nessas regiões, para a visão ser perfeita, as ventas respirem livremente e a boca poder actuar sem nada de permeio. Se assim não fosse , o serviço do animal seria muito prejudicado" (1). Era assim então a tosquia tradicional do pescador: libertar os movimentos do animal para lhe facilitar o trabalho dentro e água, deixando contudo na parte anterior do corpo o revestimento necessário para proteger a caixa torácica dos choques térmicos, aquando dos mergulhos.

…"Corte que nessa época se fazia, e que entre nós ainda hoje pela força da tradição e, talvez um pouco, pela vaidade do marítimo que o acha mais bonito com o pelo cortado assim". (1)

… Vaidade do canicultor, que á tosquia tradicional e de trabalho acrescentou a fronte coberta por uma trunfa, muito embora a tosquia de exposição seja ainda uma tosquia de trabalho.

BIBLIOGRAFIA

Manuel Fernandes Marques - "O Cão d’Água". Revista de Medicina Veterinária, Lisboa, 1938.
Raul Brandão - "Os Pescadores", Lisboa, 1932.
Clifford L.B. Hubbard - "The Book of the Dog", Los Angeles, 1948.
Margarida Ribeiro - "O Cão d’Água - Costumes de pescadores e técnicas de pesca", Lisboa, 1974.
Frederico Pinto Soares; Manuel Fernandes Marques - "Estalão do Cão de Água Português". Secção de Canicultura do Clube de Caçadores Portugueses, 2ª edição, 1951.

MARIA ANA MARQUES

Médica Veterinária

Professora da E.S.M.V.
-------------------------------------------------------------------------------------

Os maus aqui são os pescadores.
Note-se que hoje em dia, os maus dos criadores, que tudo fazem para ganhar, até cortar os bigodes aos cães, apenas se ficam pelos bigodes mesmo, porque antigamente, o pêlo era tosquiado rente, cerca de 2 dedos acima dos olhos, o que significa que até os que estão por cima dos olhos eram cortados também. Nunca me constou, nem a ninguém que o cão não trabalhasse por falta destes, nem que caisse de queixos, ou lhe desse uma macacoa.
Mas os pescadores também fazem parte do grupinho de elite que se protege uns aos outros. (acho eu...) Isto, realmente, é preciso ter cuidado com estes grupos.

Isabel
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo ago 21, 2005 2:10 am

Gostei muito do seu esclarescimento Pedra e a forma clara como se explicou.

No que respeita aos gatos, realmente penso que a maioria dos tosquiadores não está muito bem informado, normalmente vejo sempre informação de cursos por aí de cães,... mas nunca de gatos. Talvez isso se deva ao facto de até à pouco tempo não ser habito levá-los à tosquia,... também não havia muitos persas por aí. E os criadores estarem habituados e estão a tratar deles e, por isso não havia tanta necessidade deste serviço ao contrário dos cães.

A preparação do persa, tem o objectivo de ele ficar o mais parecido possível ao standart e, por isso lhe são retiradas os pelitos que têm na ponta das orelhitas para dar a ideia da orelha mais pequeninas e redondas,... assim como na cauda, para parecer mais curta e arredondada na ponta, isto deve fazer manualmente para dar um ar mais natural.
Ainda há pouco tempo numa expo, uma criadora levou a cauda dos gatos cortada à tesourada, e logo outro criador na galhofa disse que aquilo era a marca registada do gatil :p , pois é inadmissível que se faça isso,... eu por exemplo quem me recorta as caras é o Clemente já na expo,... eu tentei fazer como ele me dizia, treinar em casa nos gatos que não são de expo,... mas ficaram que pareciam umas amélias,... desisti :p aliás que eu saiba, ele é o único que faz esse serviço,... alguns tentam mas os gatos não ficam de jeito,...
A cara para exposição é recortada com uma tesoura especial, na parte superior dos olhos e entre as orelhas por forma a dar um ar mais redondo à cabeça, as pestanas também são cortadas para dar dar mais destaques aos olhos e eles pareceram maiores e, para dar a ideia de uma expressão mais aberta, com outra tesoura apropriada, de lado também manualmente tira-se o pêlo para fazer sobressair a cara do gato e a tornar com um aspecto mais redondo e a destacar,... um pouco como se fosse um alto relevo,... não sei se me fiz entender.
Imagino o que tem que passar com os gatos,... pois as pessoas ainda não perceberam, nem se convenceram, que têm que os habituar a este ritual de pequeninos e, estou mesmo a ver que a única vez que tomam banho é quando vão à tosquia,... uma vez por ano.

Quanto aos bigodes,... não acho que seja um crime por aí além e, o que disse dos cães tem toda a lógica,... no entanto nos gatos como não há essa questão de rapar a cabeça,... porque faze-lo?
De qualquer forma nos gatos serve realmente de radar,... por exemplo quando passam entre uma porta entreaberta, para não irem contra ela sendo por exemplo de noite bastante úteis e por vezes eles fazem as deslocações com muita rapidez e quem lhe dá a distância do corpo aos objectos são efectivamente aos bigodes. De qualquer forma, uma vez sem querer cortei-os a uma gata minha e,... não notei grande diferença,... nem no outro dia estava cheia de galos por ter andado a bater em portas, nem nas paredes :p :p
Há alguns criadores lá fora que os cortam,... para dar um ar mais de redondo ao conjunto da cara,... mas eu gosto dos bigodes, e não acho que fiquem mais bonitos sem eles.

Obrigado pelo seu esclarescimento Pedra
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 21, 2005 6:26 am

Note-se que eu nunca disse nada à tosquiadora...
Seria perfeitamente ridículo se me pusesse com atitudes, quando acho que ela apenas quis fazer o serviço da melhor maneira.
Também acho um pouco ridículo levar um labrador a tomar banho - é apenas para eu não ter esse trabalho, que inclui a casa de banho toda molhada.
Ninguém mais, que eu saiba, o faz.

Se as pessoas explicam o porquê de certos cortes nós podemos (ou não) aceitá-los.
De início eu também era contra o corte de caudas e orelhas, até que percebi o que acontece aos cães caçadores se não lhos cortam.

As coisas tem as suas razões, o problema é presumir-se que devem ser aceites apenas porque sempre foi assim.
Há montes de coisas que "foram sempre assim" e que o tempo tem vindo a modificar.
Há outras que tem os seus motivos lógicos para continuarem a ser assim.

Enquanto simples dona, eu nunca faria ao meu cão coisas que não achasse serem necessárias para o seu bem estar.
Como os cães são, para mim, animais de companhia, penso que, se tosquiasse, não quereria a cabeça tosquiada.

Pegando ainda, no exemplo do caniche - tosquiaria para o animal ficar mais fresco no verão mas, francamente, o corte oficial do mesmo é muito feio...e, desculpe a observação, o do cão de água português ainda é mais feio.
Mas, se o cão trabalha (e um criador tem obrigação de manter os seus reprodutores a fazerem as funções originais da raça) tudo muda de figura.
Passa a ser um corte funcional - utilitário - e perfeitamente aceitável.

Eu insisto imenso nesta tese - que me parece importante, se queremos mudar a mentalidade do português - pensar pela sua cabeça depois de se informar o mais possível.

É aqui que bate a diferença com os pró-PETA e anti-PETA.
As pessoas assimilam o que dizem os propagandistas sem se informarem.
E continuo na minha - a PETA tem razão em muito do que diz e , agora as soluções que aponta e os métodos que usa...

Os anti-PETA fazem o mesmo - radicalizam-se por reacçao.
Não posso aceitar que os animais sejam nossos para fazermos deles o que quisermos.
Conhecendo o ser humano era só o que faltava, deixar as bestas fazer o que quisessem com os seus animais...
Se sabemos o que fazem com os filhos, e as mulheres e outros dependentes, imagine-se...

Também não concordo que os animais não tenham direitos.
Todo o direito é artificial.
Somos nós (a sociedade) que dizemos que as pessoas tem direitos e quais os direitos que têm.
Não vejo porque não atribuir direitos aos animais e até às plantas (por exemplo, à floresta).
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 21, 2005 8:10 am

aisd Escreveu: Eu insisto imenso nesta tese - que me parece importante, se queremos mudar a mentalidade do português - pensar pela sua cabeça depois de se informar o mais possível.
Pois, mas o que eu vejo e vi neste tópico, foi essencialmente o contrário.

Em relação á sua opinião sobre o corte de raça do cão de água... bem... frankly my dear i don´t give a damn.

Isabel
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo ago 21, 2005 8:34 am

Ah, ganda Clark :)
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo ago 21, 2005 8:57 am

Uaimori, gostei bastante das suas explicações sobre gatos, tosquio gatos mas sinceramnte não é a minha área, alías não é segredo para ninguém. Quem me deu umas dicas aqui há uns anos foi a Júlia (aquarelle).
Sim, os gatos apenas são tratados uma vez por anos e não são habituados, o que torna o nosso trabalho muito complicado e nos trás pouca experiência. :?

De resto acho que já foi tudo dito pela Pedra. ;)
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo ago 21, 2005 10:12 am

aisd Escreveu: Também acho um pouco ridículo levar um labrador a tomar banho - é apenas para eu não ter esse trabalho, que inclui a casa de banho toda molhada.
Que horror, mas que grande maçada :roll:

pedra Escreveu:Em relação á sua opinião sobre o corte de raça do cão de água... bem... frankly my dear i don´t give a damn.
Gosto mais da versão CREDO :D
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 21, 2005 7:15 pm

SeaLords Escreveu:
aisd Escreveu: Também acho um pouco ridículo levar um labrador a tomar banho - é apenas para eu não ter esse trabalho, que inclui a casa de banho toda molhada.
Que horror, mas que grande maçada :roll:

pedra Escreveu:Em relação á sua opinião sobre o corte de raça do cão de água... bem... frankly my dear i don´t give a damn.
Gosto mais da versão CREDO :D
Tsss :roll: Tsss :roll:

Vocês estão muito "desactualizadas"... :roll:

É "queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeereeeeeeeeeeeeeeeeedo!!!" -e- "C' hórroooooooooooooooooooooooooooooooooooor"

;) :lol: :lol: :lol:

Quando será que aprendem a dar um "tom à tiáaaaaaaaaaaaaa"?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 21, 2005 7:34 pm

As intervenções desta pobre gente são absolutamente evidentes.
Não precisam de comentários.
UPA. cridos.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda ago 22, 2005 12:33 am

METROCANÍDEOS :p

LLLLOLLLL
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda ago 22, 2005 8:25 am

aisd Escreveu:Vocês fazem parte de um grupo.
E como tal pensam e defendem nem sabem bem o quê.
O que está escrito numa qualquer cartilha em cuja escrita voces nem sequer colaboraram (e, mais grave, que tem nas entrelinhas, o que vocês não previram - imagine que amanhã os criadores levam a sua ávante e que eu para ter um cão tenho de lamber as botas a um qualquer...).
Acha que não? já ando nesta guerra desde 93... por causa da abortoide 1 mais conhecida como Convenção Europeia Para a Protecção dos Animais de Companhia... em 98 começei a falar e a advertir contra a BSL e em 2001 tinha-mos a convençãp no tristemente célebre acervo legislativo 91/2001 e 276/2001 que foram revistos em 2003/2004 para a introdução da BSL...

Mas eu fui só o burro que deu a cara... :roll:

Olhe... passe bem e informe-se um bocadinho...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”