Comportamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
blue-girl
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 10:38 pm

domingo ago 21, 2005 11:44 pm

Boa noite!

Resolvi colocar aqui uma questão que me tem vindo a intrigar.

A minha Lupita abana muito a sua bela cauda... até aqui nada de estranho.

A questão é que abana demais, em situações em que, aparentemente, não tem qualquer motivo para o fazer. Faço-lhe festas, abana cauda e faz ronron. Está deitada no terraço a apanhar fresquinho, supostamente relaxada, abana a cauda. Chamo-a, olha para mim, e toca de ligar a giratória! Está aqui ao meu lado quietinha, mas parece uma ventoinha... Que raio! Parece que está sempre stressada... ou então mais parece um cão, que abana de contentamento :o

Afinal o que se passa com esta miuda?

Será que anda incomodada com alguma coisa? Ou será que tenho uma gata especial de corrida, que abana por outros motivos que não irritação ou agressividade?

Há uns tempos para cá que tambem resolveu começar a armar-se em porquita, faz cocó e não tapa... pior, sai cá para fora e põe-se a tapar cá fora :? De burra ela não tem nada, mas parece que anda tonta!
Não houve nenhuma mudança que justifique isto, não sei porque o começou a fazer. Vou esperar que o vet venha das férias para falar com ele, esta questão dos cocos é chata...

Os gatos e os seus mistérios....

Andreia
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda ago 22, 2005 12:00 am

Pode ser só uma resposta ao seu chamamento,... as minhas sempre que as chamo abanam a cauda com energia. ;)

Os gatos são felinos de carácter independente e orgulhoso, muito fofos e de fisionomia confortável, tornando-se por isso tão atraentes e irresistíveis.

Os gatos são animais extremamente inteligentes e muito sociáveis; resta-nos pois fazer os possíveis para os compreender melhor, através da sua linguagem, pois de certeza que eles percebem muito bem a nossa!

Através da linguagem sonora e corporal o gato "conversa" com o seu dono. Apenas é necessário saber interpretar o vocabulário felino.
A conversa do gato não se baseia apenas em simples miaus e ronrons. Aqui ficam algumas dicas.

Com os Olhos - Pode dizer se está assustado ou zangado, pois quando as pupilas se dilatam é porque alguma coisa os assusta. Se se contraem, então está zangado! Quando está feliz e descontraidamente deitado no colo do seu dono, ele ronrona, ficando de olhos semi-fechados.
O ronron é a expressão de carinho mais conhecida, mas tem muitas mais, como quando se dirige ao dono de cauda no ar e com contínuos miaus e cabeçadinhas ternurentas, na expectativa de uma deliciosa refeição.

A Voz do Gato - Pode ser de agrado ou de protesto: de agrado, ele solta uns meigos miaus, por vezes a ronronar ao mesmo tempo; de protestos, para indicar que não está satisfeito com alguma coisa.
Nas fêmeas, durante o cio, o miado é semelhante ao grito humano, agudo e persistente, conhecido por "chamar", muito diferente da voz normal.

As Orelhas - Os gatos estão sempre de ouvidos atentos a qualquer ruído estranho, raramente as suas orelhas estão quietas.

De orelhas arrebitadas e inclinadas para a frente, de focinho entre entre as patas dianteiras e ar sorrateiro, eis um gato preparado para caçar.
Se está assustado põe as orelhas para trás, quase espalmadas contra a cabeça.
A Cauda - Se o gato está feliz e descontraidamente deitado, abana suavemente a ponta da cauda, enquanto o dono lhe faz festas, mas se este movimento acelera já é um sinal de que não está a gostar da brincadeira!
Se esconde a cauda entre as pernas é porque teme algo.

Pêlo - Os pelos tufam-se, assim como o dorso se eleva, quando participa numa briga. ;)
blue-girl
Membro

segunda ago 22, 2005 12:11 am

Eu costumo dizer, na brincadeira, que entendo tudo o que a Lupita diz ;)
Geralmente entendemos-nos ás mil maravilhas, sei quando está de bom humor, chateada ou até enjoada. É uma gata muito comunicativa, que nos chama de maneiras diferentes, consoante a pessoa. É uma gata muito faladora e por ser assim vê as vontades todas satisfeitas. Gata mimada, é o que ela é! :)

De qualquer modo, aquela cauda a abanar continua a intrigar-me.

Andreia
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 22, 2005 8:23 am

A minha Clara tb anda sempre a abanar a dela! Nunca está satisfeita com nada! :p (é o que eu penso!)

Tb em 9 anos, nunca tapou a porcaria que faz e tb raspa as patas no chão fora do WC; faz o mesmo gesto qd não quer mais comer ou qd este não lhe agrada :x
Está comigo desde que nasceu, nunca teve a mãe ou outros gatos com quem aprender a tapar as necessidades, nem nunca lhe ensinamos, quer eu quer a minha mãe e acabou por se habituar a ver o "serviço" retirado praticamente logo depois de o fazer :p (pelo menos é assim qd estamos em cas, mal a ouço raspar, vou logo de pá e saquinho em riste!)...
Mas agora adoptamos a nova gata, e a Cléo tapa os dela e os da Clara :lol: e lá ando eu á procura do "tesouro soterrado", sinto-me uma autêntica geóloga! :lol: :lol: :lol: :lol:

8)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 22, 2005 8:58 am

Olá bom dia,

A sua gatinha sempre teve essa tendência para ventoinha, ou nota que agora está mais insistente. É que às vezes o abanar de cauda pode estar relacionado com desconforto ou dor. A minha siamesa começou certo dia a andar com a sua cauda numa verdadeira agitação, até a dormir a abanava, resultado, era uma inflamação nas gengivas que lhe causava muito desconforto e dor. Se sempre foi assim, provavelmente, será apenas feitio, mas se nota que a agita mais deverá fazer-lhe uma vistoria e eventualmente consultar o veterinário. Quanto às fezes, gatinha dominante, gatos que não tapam as fezes por norma estão a dizer: Olá estou aqui e sou eu que mando. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
blue-girl
Membro

segunda ago 22, 2005 10:46 am

Eu bem digo que cá em casa manda ela :lol: ninguém acredita!
Eu sou um autentico pau mandado desta menina... mas quem é que lhe resiste? É só charme! :oops:
No outro dia foi uma risota cá em casa, depois de ter feito o seu cocó destapado, a minha mãe agarrou nela, meteu-a no WC e agarrou na patita dela e começou a tapar aquilo! Deviam ver o ar da gata :lol: encolhia-se toda para não tocar na areia! Mas não deu resultado, a rapariga não aprendeu a lição!
Caprichos felinos, e nós aturamos tudo ;)

Andreia
Nicas
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 1:12 pm

segunda ago 22, 2005 12:29 pm

Ola Andreia

O meu Polly tambem está sempre a abanar a cauda. É quando está contente, é quando esta a relaxar, naquela "ronronice" e quando o prendemos ele começa a bater com muita força no chão. É engraçado que nunca me questionei o porquê de abanar tanto. É algo natural, institivo, pelo abanar da cauda eles transmitem emoçoes.
Já reparou que os seus familiares Leoes tambem abanam a cauda quando estao deitados na savana?

;)
Nicas
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

segunda ago 22, 2005 1:20 pm

Olá o abanar da cauda tanto pode ser normal como não, consulte o vet, quanto ao tapar do cócó pode ser normal porque os gatos ás vezes adoptam atitudes que podem não ser momentaneas.
A minha Rita antes de iniciar 1 refeição tapa-a toda e só depois come, tem explicação dantes como tinha mais gatos ela pensava que ao tapar mais nenhum iria lá.
Responder

Voltar para “Gatos”