Assim que entramos na época do verão o meu coelho deixou de comer a pedra para os dentes, em alternativa dei-lhe madeira não tratada. Ao principio ainda roeu um bocado mas depois nunca mais lhe tocou, já tentei obriga-lo a roer tanto a pedra como a madeira mas ele só quer coçar o pescoço.
Alguém tem alguma ideia de como fazer ele roer a pedra ou a madeira? É que se não os dentes começam a crescer e depois têm que ser cortados, coisa que eu não gostava, nem ele.
Desde já obrigado
O meu coelho não come a pedra para os dentes
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jun 20, 2005 12:58 pm
- Localização: 1 coelha - Pantufa, 3 periquitos e peixes de água doce
- Contacto:
Oi! Ja experimentou trocar de pedra? Ou entao compre daquelas barritas compridas, sabe quais sao? Assim tb desgasta um pouco os dentes, a minha coelha tem uma barrita e vai-se entretendo pq aquilo tb é um pouco rijo. A minha pedra é em formato de banana, a primeira pedra q comprei era um morango mas ela não gostou lá mto demorou um mês para roer aquilo dp la começou a roer e no espaço de dois dias roeu o morango todo, dp optei por comprar uma pedra em formato de banana, ja a comprei à uns dias e ela ao principio nao a roia, agora ja pouco tem. Mas o melhor é experimentar comprar outra pedra e uma barrita.
Não deve ser caso para se preocupar por enquanto.
Espero ter ajudado de alguma maneira...
Não deve ser caso para se preocupar por enquanto.
Espero ter ajudado de alguma maneira...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm
Nos coelhos não sei, mas nos porquinhos-da-índia o feno é usado também para isso. Os meu porquinhos não ligam muito às pedras nem à madeira, mas o feno compensa! Boa sorte 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Não o feno só por si não basta, a pedra, quando o coelho (macho principalmente) atinge os 2 anos é quase que essencial. O meu como tem mau temperamento, é só chegar lhe a pedra à frente do focinho, que ele fica furioso e rói a pedra só para a destruir...
Não sei se isso resulta com o seu, mas insista nele

Não sei se isso resulta com o seu, mas insista nele

Obrigado susy21, willelmina e leoa_nova_ pelas respostas, mas já resolvi o meu problema.
Como a gaiola do meu coelho é muito grande, tem 1 metro, pus um banco pequeno lá dentro e prendi a madeira no cimo da gaiola ele assim só tem que subir para o banco e roer, parece que ele assim já gosta mais.
PS: Já agora sabem se existe á venda gaiolas de 1,30m para coelhos, ou tem de ser por encomenda?
Como a gaiola do meu coelho é muito grande, tem 1 metro, pus um banco pequeno lá dentro e prendi a madeira no cimo da gaiola ele assim só tem que subir para o banco e roer, parece que ele assim já gosta mais.
PS: Já agora sabem se existe á venda gaiolas de 1,30m para coelhos, ou tem de ser por encomenda?
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jun 20, 2005 12:58 pm
- Localização: 1 coelha - Pantufa, 3 periquitos e peixes de água doce
- Contacto:
Pois, ainda bem q já resolveu o problema, às vezes é preciso mudar-lhes o esquema para eles se interessarem. Gostam de investigar.... 
Quanto às gaiolas desse tamanho, ainda não vi com 1,30... Possivelmente deve ser só por encomenda. O máximo q vi foi de 1m não mais q isso!! Mas é questão de perguntar numa loja de animais q lá eles saberão lhe dizer!!

Quanto às gaiolas desse tamanho, ainda não vi com 1,30... Possivelmente deve ser só por encomenda. O máximo q vi foi de 1m não mais q isso!! Mas é questão de perguntar numa loja de animais q lá eles saberão lhe dizer!!
-
- Membro
- Registado: terça jun 18, 2002 8:52 am
Olá.
O meu coelho tem esse problema. Como não rói absolutamente nada (nem quando está solto pela casa, nem pedras, nem nada!), e como ainda por cima tem os dentes um pouco tortos (o que dificulta mais a erosão que deveria existir ao baterem uns nos outros), ao princípio íamos à veterinária para ela cortar o dente.
Depois, ela ensinou-nos, comprámos o alicate próprio e cortamos cá em casa mesmo.
Ela também me disse que se pode fazer uma operação e retirar os dentes da frente, já que eles comem/mastigam com os de trás e os da frente acabam por não fazer muita falta.
Adriana
O meu coelho tem esse problema. Como não rói absolutamente nada (nem quando está solto pela casa, nem pedras, nem nada!), e como ainda por cima tem os dentes um pouco tortos (o que dificulta mais a erosão que deveria existir ao baterem uns nos outros), ao princípio íamos à veterinária para ela cortar o dente.
Depois, ela ensinou-nos, comprámos o alicate próprio e cortamos cá em casa mesmo.
Ela também me disse que se pode fazer uma operação e retirar os dentes da frente, já que eles comem/mastigam com os de trás e os da frente acabam por não fazer muita falta.
Adriana