Ola boas tardes a todos,
Ha cerca de um mes apareceu perto da casa da minha mãe um gato macho e já adulto, que anda la numa casa abandonada.
No inicio pensei, pronto mais um que veio parar a estas bandas, tentei aproximar-me dele mas nada.
Aos poucos o gato começou a ir com a minha mãe passear o cão, o gato dar turrinhas ao cão , mas mal a minha mãe se tentava baixar ele desaparecia.A minha mãe comprou-lhe ração e começou a deixa-la perto do sitio por onde ele andava.
Quando me apercebi que o gato ia passear com a minha mãe, fiquei derretida e quando vi a cena das turrinhas no cão fiquei de rastos.
Aos poucos comecei a chamar por ele( a minha mae baptizou-o de Francisco) e ia-lhe dando ração, ele lá vinha comer mas não me deixava apanha-lo.
Agora cada vez que chego a casa da minha mãe é ele que vem para o portão da casa miar a chamar por mim, chego dou-lhe ração ele mia rebola-se no chão e come-a todinha.
A minha mãe quer ficar com ele mas tem medo que ele nunca se habitue a ficar em casa visto ele já andar por la ha algum tempo e já ter as rotinas dele.
A unica maneira dele entrar para o jardim é quando a minha mãe o tras com o cão, da-lhe de comer e ele foge logo, se o tentamos subornar para entrar com a ração ele não entra e pronto , só vai junto com o cão.
Eu já lhe vou conseguindo por a mão ele é tão meiguinho mas está assustadissimo, também o quero levar ao vet, mas isso vai ser outro trinta e um agarra-lo e enfia-lo na transportadora, pensei que talvez fosse melhor faze-lo só quando ele tiver mais confiança, não se va ele assustar e desaparecer de vez.
Qual é a melhor maneira da minha mãe o conseguir "convencer" a ficar la por casa sem que fuja? ou será que ele simplesmente nunca se ira habituar?
Deem-me dicas, porque uma coisa era fecha-lo num apartamento outra é numa casa terrea com imenso jardim...
Já pensei leva-lo para minha casa, mas tenho medo que sendo ele adulto e habituado a andar na rua nunca se adapte a um apartamento, sei lá...
Deem-me la dicas como é que se ganha a confiança de um gato adulto, que a minha unica experiencia com gatos é com o meu e esse foi la para casa bébé.
Bigada a todos.
Como conquistar um vadio já adulto?
Moderador: mcerqueira
Olá Bita, as férias foram boas?
Em primeiro lugar, se o gato é para permanecer sem dono, acho bem que continue selvagem, é meio caminho andado para sobreviver. Se não for o caso, com persistência e comida ele há-de ganhar confiança em vocês. A chave reside no tempo e na persistência. Mas atenção, se for para continuar a ser gato de rua, deixem-no ter medo de pessoas.
Em primeiro lugar, se o gato é para permanecer sem dono, acho bem que continue selvagem, é meio caminho andado para sobreviver. Se não for o caso, com persistência e comida ele há-de ganhar confiança em vocês. A chave reside no tempo e na persistência. Mas atenção, se for para continuar a ser gato de rua, deixem-no ter medo de pessoas.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Olá bita322, boa tarde
Pois não ser nada fácil, normalmente é com comida que eles mais facilmente vêm ter connosco, esse não vai ser fácil, não o meta à força numa transportadora ou em casa, porque ele assim que puder escapar nunca mais o vê, vai ter que ser aos poucos com a comidinha, eu tinha uma gata adulta abandonada lá ao pé do meu prédio o ano passado, mas era mto meiguinha e uma vizinha minha apaixonou-se por ela e metia-a em casa aos poucos, normalmente era à noite porque era inverno e ela tinha pena da bichinha, depois quando ela tinha que ir para o trabalho, metia-a na rua e à noite pegava-a e levava-a para casa. Teve assim uns tempos porque como a bichinha era vádia, tinha necessidade que dar as voltas dela e miava mto à porta, então a minha vizinha ponha-a na rua de vez em quando, até que começou-se a habituar e já lá está há meses que nunca mais foi para a rua, mas era diferente, pq desde o i´nício que nós faziamos festas e ela consegui logo pegá-la ao colo.
Vai ter que ter muita paciência e conquistando a sua confiança aos poucos, mas não desista, é bom para todos.
Pois não ser nada fácil, normalmente é com comida que eles mais facilmente vêm ter connosco, esse não vai ser fácil, não o meta à força numa transportadora ou em casa, porque ele assim que puder escapar nunca mais o vê, vai ter que ser aos poucos com a comidinha, eu tinha uma gata adulta abandonada lá ao pé do meu prédio o ano passado, mas era mto meiguinha e uma vizinha minha apaixonou-se por ela e metia-a em casa aos poucos, normalmente era à noite porque era inverno e ela tinha pena da bichinha, depois quando ela tinha que ir para o trabalho, metia-a na rua e à noite pegava-a e levava-a para casa. Teve assim uns tempos porque como a bichinha era vádia, tinha necessidade que dar as voltas dela e miava mto à porta, então a minha vizinha ponha-a na rua de vez em quando, até que começou-se a habituar e já lá está há meses que nunca mais foi para a rua, mas era diferente, pq desde o i´nício que nós faziamos festas e ela consegui logo pegá-la ao colo.
Vai ter que ter muita paciência e conquistando a sua confiança aos poucos, mas não desista, é bom para todos.

Ola Lu,
Foram curtas mas boas obrigada.
A ideia era o gato ficar em casa da minha mãe, mas como a minha mãe entra e sai para o jardim uma centena de vezes ao dia e nunca fecha a porta o nosso receio é esse mesmo...que ele veja as portas abertas e se impirolite para o sitios por onde ja costuma andar...E tentar que a minha mãe mude esses habitos ja sei que é impossivel
Mas para falar verdade , verdadinha eu ando tão pelo beicinho por ele...so que so me ponho a pensar se ele não se der em minha casa e depois não conseguir ningém que o adopte? Não o vou por na rua outra vez né?
Aínda por cima o magano ja conhece o barulho do meu carro e mal me ve começa logo a miar
NA verdade aquilo que eu queria mesmo era que ele fosse para minha casa e se desse bem lá...
Foram curtas mas boas obrigada.
A ideia era o gato ficar em casa da minha mãe, mas como a minha mãe entra e sai para o jardim uma centena de vezes ao dia e nunca fecha a porta o nosso receio é esse mesmo...que ele veja as portas abertas e se impirolite para o sitios por onde ja costuma andar...E tentar que a minha mãe mude esses habitos ja sei que é impossivel

Mas para falar verdade , verdadinha eu ando tão pelo beicinho por ele...so que so me ponho a pensar se ele não se der em minha casa e depois não conseguir ningém que o adopte? Não o vou por na rua outra vez né?
Aínda por cima o magano ja conhece o barulho do meu carro e mal me ve começa logo a miar

NA verdade aquilo que eu queria mesmo era que ele fosse para minha casa e se desse bem lá...
Então... Força! Sente-se no chão ao pé dele, género a ler uma revista com a comidinha a uma distância segura de si. Leva tempo, mas só assim. E lembre-se, gato de rua, vai precisar sempre de rua, nem que seja de trela como faz uma vizinha minha. Boa sorte 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>