Como ensinar da melhor maneira....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VeraLu
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda out 07, 2002 11:48 am
Localização: 1 cadela Fila S.Miguel( Benny)

quinta nov 28, 2002 4:14 pm

Olá a todos

Venho pedir uma ajudinha a vocês mais experinetes no assunto :!: :!: :!:
A minha Benny vai fazer agora 3 meses, levou a 2ª vacina agora e ainda não vai poder ir á rua, acontece que a madame parece que não acha muita piada ao jornal /revista e decide fazer as necessidades onde bem quer e lhe apetece, ontem teve o desplante de o fazer bem á minha frente...eu já tentei fazer como a vet diz: repreender e colocá-la no sítio certo , este onde a devo elogiar..mas não resulta.....:(
Eu sei que dentro em breve ela já vai á rua , mas até lá.... :| :|
margarido01
Membro
Mensagens: 118
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quinta nov 28, 2002 4:25 pm

Olá. Antes de mais, muitos parabéns.
Quando os meus eram cachorros, antes de eles fazerem alguma coisa pegava neles e levava-os para o sítio onde era supusto fazerem o que tinham a fazer.
Isto acontecia quando acordavam e quando acabavam de comer, ou então, se param e olham fixamente para algum lado e têm as patas traseiras +/- afastadas, é logo pegar-lhe e coloca-la no jornal.
Ao invés de repreender depois, procure antecipar-se, parece-me que percebem mais facilmante assim.
Um abraço e felicidades.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta nov 28, 2002 4:42 pm

Olá

Há um sintoma que é notório neles imediatamente antes de fazerem o cócó, que é andarem de cabeça baixa e aos círculos ou aos zig-zags, como que a procurar o sítio mais apropriado. Parecem umas baratas tontas.

Os jornais são uma boa solução, porque têm um cheiro que os atrai para esse efeito. Este odor pode ser reforçado com vestígios de urina da vez anterior. Isto é, quando se mudarem os jornais, deve misturar-se uma das folhas ligeiramente húmida.

A repreensão creio que não é aconselhável. Eles entendem o castigo por terem feito e não por terem feito fora do sítio. Como disse a Margarido, a antecipação é o ideal, porque eles ficam assim com a referência do jornal.

Felicidades
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quinta nov 28, 2002 4:57 pm

Olá Nel,

Essa dos zig-zag e voltinhas não se aplica à minha Sasha, ou seja, ela andava normalmente, e, de repente - pimba - lá vai disto... :lol:
Agora já dá essas voltinhas (não muitas), mas em cachorrinha era terrível, quando menos se esperava, já estava... :o :o

Saudações,

Filipa 8)
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta nov 28, 2002 5:05 pm

Olá

Pela experiencia do meu Bock, a antecipação não vai lá, porque não dá para antecipar, faz quando lhe apetece, mas o ideal é de facto depois dele ter feito, levá-lo ao sitio e encostar-lhe o focinho ao xixi ao cócó, dizer não e logo de seguida levá-lo para o jornal e dizer aqui. Se após várias tentativas o cachorro continuar sem ir ao jornal, repreende-lo com um pequenina palmada no rabinho sem aleijar mas colocá-lo de castigo num sitio, que pode ser a cama dele. Vai ver que assim, mais cedo ou mais tarde ele vai acabar por ir ao jornal. Pelo menos o meu Bockinho acabou por ir. Não esquecer de fazer festinhas e recompensar-lhe quando ele fizer no sitio correcto. Convem tb fazer-lhe as festinhas e dar-lhe a recompensa, junto do sitio onde ele fez as necessidades.

Boa sorte

Ria
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta nov 28, 2002 5:12 pm

filipa02 Escreveu:
Essa dos zig-zag e voltinhas não se aplica à minha Sasha, ou seja, ela andava normalmente, e, de repente - pimba - lá vai disto... lol
Só estou a citar esta frase da Filipa, porque me escangalhei a rir com a expressão.
É provável que assim seja. Os meus procediam assim (os três sem excepção). Talvez tenham uma costela de barata tonta... sabe-se lá... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta nov 28, 2002 5:18 pm

Respondi à Filipa e esqueci-me de fazer um comentário à mensagem do Riscardoso.
Aqui há tempos houve um tópico sobre mitos e crendices. Um dos mitos (referido pela SeaLords) foi o de se ter o hábito de levar o focinho ao cócó para o cachorro perceber que não é ali que se faz. Segundo ela, isto não passa de um mito, não funciona e (as palavras agora são minhas) só serve para chatear o bicho.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta nov 28, 2002 5:25 pm

Olha Nel,

Obviamente que falo por mim. O que resulta para um, pode não resultar com outros. Com o Bock resultou. Qualquer mito ou crendice existe porque por sorte ou por ter um fundo de verdade qualquer coisa aconteceu por se ter feito algo. Logo... tentei... e para ser franca eu acho uma certa lógica. Principalmente porque nem sempre vemos os nossos bichinhos a fazerem o disparate. Logo uma forma deles perceberem o porquê de ralharmos com eles é levarmos o cachorrinho ao sitio do disparate e mostrarmos o disparate que fizeram. Senão de outra forma estariamos a castigar por uma coisa que eles não perceberam o que é.

É a minha opinião e a minha experiência.

Rita
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta nov 28, 2002 5:42 pm

Olá Riscardoso

Não discuto porque não sei. Limitei-me a transmitir o que a SeaLords referiu (julgo ser uma das pessoas mais competentes aqui do fórum). Mas, repito, não discuto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta nov 28, 2002 5:51 pm

Pois bem Rita, então eu conto-lhe a minha experiência.

Tenho uma cadela, a Lu, com 12 anos que foi ensinada com o método da palmadinha com o jornal. Pois bem, a Lu não ficou ensinada, ficou amedontrada. Sim, é uma facto, nunca fez nada em casa.

Tenho também um cão, o Igor com 7 meses, o qual por "ignorância" minha e do meu marido, também tentámos ensinar através do mesmo método. Resultado desastroso. O Igor não ligava a mínima ao jornal... personalidade demasiado forte, além de que muitas vezes já só dávamos conta do "sucedido" demasiado tarde, o que fazia com que ele ficasse com aquele focinho de "o que é que foi? o que é que o eu fiz?". Após ler algumas sugestões e conselhos aqui de alguns forenses, comecei a "recompensá-lo" e não a "castigá-lo". Resultado: em menos de duas semanas começou a fazer as nescessidades apenas na rua, e a pedir para ir à rua quando tem vontade.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta nov 28, 2002 6:07 pm

Ok ladybird

Tive sorte do meu obedecer. Se bem que eu faço as duas coisas. O castido e... a recompensa. SEMPRE.

Beijinhos

Rita
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

sexta nov 29, 2002 8:55 am

Pois é, nem me falem em xixis e em cócós em casa :o :o :o
O Oscaar sempre soube muito bem que fazia mal quando isso acontecia, pois nos dias em que eu tinha "presentes", quando chegava e abria a porta ele saia a correr com as orelhas para trás e o rabo entre as pernas e enfiava-se no elevador.
Quando não fazia, eu já sabia pois fazia-me a festa do costume.
Ao princípio dava-lhe com o jornal e depois deixei e comecei só a ralhar-lhe.
Já não faz nada desde os 10/11 meses ( até que enfim :roll: :roll: :roll: ).Foi tudo levado com muita calma, ponderação e paciência e penso que só assim é que resulta.
Donar
Membro
Mensagens: 77
Registado: terça out 15, 2002 4:10 pm
Localização: 1 Pastor Belga a Loba 1 Rouxinol de Pequim

sexta nov 29, 2002 11:13 am

Em relação aos xixis... a minha cadela quando chegou a casa com 4 meses fazia xixi (e não só) em todo o lado! Era um desatino... eu passava o dia todo na rua com ela para ver se ela aprendia mas ela aguentava-se até chegar a casa e era lá que fazia! Este é um problema que só vi solucionado totalmente aos 6 meses. Mas houve uma técnica que ajudou bastante... quando ela fazia xixi, chegava o focinho perto (sem esfregar) chamava-a de feia e dizia NÃO durante uns 10 segundos. A seguir ela ia para o castigo. Fechava-a na despensa ... primeiro 10 minutos..., a seguir levava-a à rua (mesmo que ela não tivesse vontade, só para ela saber que era alí que tinha que fazer). Claro que não resultou logo e os tempos de castigo começaram a aumentar. Quando chegou às duas horas fechada na despensa ela aprendeu (mais ou menos duas semanas). Claro que até aos seis meses ela ia-se descuidando algumas vezes, mas a partir da primeira vez que ela fez xixi na rua o tempo de castigo diminuiu (só parou totalmente quando ela deixou de fazer em casa). Convem levar sempre uma goluseima para lhe dar nas primeiras vezes que os cães fazem xixi na rua e fazer-lhes uma grande festa.
Custava-me muito castiga-la mas foi para o bem de todos!!!
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta nov 29, 2002 1:20 pm

Olá

Eu não gosto muito de teimar, principalmente quando não tenha a certeza das coisas. Portanto, o que vou dizer é perfeitamente falível.

Em relação à experiência do Donar eu vou pôr em dúvida o processo que descreveu, que incluiu castigos, da seguinte forma: se não tivesse castigado, provavelmente teria obtido o mesmo resultado. Mas esta é uma questão que coloco a mim próprio, percebe? Não estou a criticar por criticar. Não terá sido coincidência? Como ele passou a comportar-se bem, logo deduz-se que foi do método usado.

Não há cão nenhum que não dê problemas destes nos primeiros meses de vida. E uns mais do que outros. O que é necessário é ter um pouco de paciência. Já repararam que mesmo assim eles se comportam tão bem? É que para além de serem animais irracionais (que não nasceram para viverem em apartamentos) ainda por cima também são bébés. Por isto tudo acho que o castigo, para além de o considerar ineficiente, é injusto. Eu nunca (NUNCA, mesmo) castiguei qualquer dos meus três cães por fazerem fora do sítio e o tempo se encarregou de se entrar na normalidade.
Mas isto é a minha opinião e a minha experiência.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 29, 2002 2:52 pm

a única dica que possa dar é que sempre levei o meu cão à rua desde o primeiro dia que esteve cá em casa. Não permitia o contacto com cães de rua, mas de resto era livre de fazer o que queria.
E ou era esta solução ou então ficava com um tipico pinscher miniatura, ou seja, anti social para tudo e todos.
Responder

Voltar para “Cães”