Tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça ago 23, 2005 5:45 pm

Permitam-me apenas fazer um reparo.

Resistência é o que aquece a água. Termóstato é o que controla a temperatura. Os aparelhos que já há muito são usados, são resistências com termóstato. Deste modo o nome mais correcto para o aparelho em questão seria resistência e não termóstato. Mas é só a minha opinião 8)
JedyKnight
Membro
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am

terça ago 23, 2005 6:16 pm

Correcto .. mais um pequeno aparte .. convem nao deixar as tartarugas andarem a passear por cima da "resistencia" elas gostam de passear por la e podem queimar-se eventualmente .. pelo menos foi o que li algures. Eu por acaso forrei o meu termoestato a parte da resistencia com aquele filtro de esponja, fiz-lhe um furo e enfiei la aquilo depois foi so fazer trabalho de recorte.
ivaladares
Membro
Registado: segunda ago 08, 2005 11:06 pm

quarta ago 24, 2005 1:46 am

meus caros.
e não é que comprei um aquecedor de água.
no fundo e passo a correcção, um termoestato é um dispositivo que permite controlar algo, neste caso a temperatura. um aquecedor é algo que aquece, neste caso água.
Sabedoria saloia podem alguns pensar mas eu não quero saber. chamar as coisas pelos nomes.
um termoestato sem resistência não serve de nada. uma resistência sem termoestato é diferente. contudo tal como diz a sr doutora, cada caso é um caso.
adiante

então comprei um termoestato, e um termómetro. se é eficaz ou não não sei.
o termoestato está regulado para 24 cº, é bom?
pois dá-me impressão que a água está mais quente, mesmo sem o termoestato. portanto pensando que no verão a temperatura ambiente ronda os 30 ºC, a temperatura da água anda uns 2ºc mais abaixo. se o0 aquário está dentro de casa, as casas de verão são muito mais quentes do que no exterior, então.
na verdade regulei a inicio para 20 graus e nada aconteceu. esperei o tempo indicado (15 minutos) e mudei para 24 graus. a luz muito de vez em quando acende. quer dizer que existem vairiações na corrente da água.
considerando que o termómetro tem erro, e dou-lhe um desconto de 2 graus, a minha água com ou sem termoestato deve andar por volta dos 24/ 26. que é a temperatura que faz à noite em lisboa ultimamente.
no inverno como se explica a utilização de um aquecedor de água quando muito provavelmente, faz parte das tartarugas hibernarem?

a temperatura indicado no termometro às 3 am é de 27ºc
ivaladares
Membro

quarta ago 24, 2005 1:53 am

desculpem, não tinha lido a parte 2 do post. mas resistência está no interior do aquecedor. é um elemento chave de todo o processo
ivaladares
Membro

quarta ago 24, 2005 1:55 am

bombas de ar para oxigenar a água

será que ajudam a manter a água mais limpa?
Loonatico
Membro Júnior
Registado: segunda ago 22, 2005 11:38 am

quarta ago 24, 2005 10:46 am

Bem... muito obrigado por todas as resposta. Tenho estado a ler com atenção e já comprei um aquário com 40 cm para as tartarugas :P

Comprei também um aquecedor... mas... para os peixes :( Vou agora ao Modelo ver se me podem trocar para os que são para as tartarugas.
Só tenho uma dúvida... há perigo de as tartarugas se encostarem ao aquecedor enquanto este está ligado à corrente?
Supostamente o aquecedor tem que estar sempre ligado para manter a temperatura da água constante, a 24 ºC, certo?

Uma outra dúvida... é preciso ou convem comprar pedrinhas para colocar no fundo do aquário?
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 24, 2005 11:49 am

A resistência para peixes... é uma resistência para aquários e como tal serve para qualquer coisa que esteja lá dentro.

Em relação à hibernação, é uma opção que se deve tomar.
Quando nunca se aquece a água, no inverno, as tartarugas ou hibernam ou entram em estado de semi-hibernação. Se hibernam, ficamos de férias por uns tempos :lol: . Mas para isto há que preparar a tartaruga de modo a que aguente a hibernação. Isto significa que a tartaruga tem que estar bem alimentada e bem de saúde. Depois pode-se tirar a água quase toda do aquário e deixá-la a dormir.

Só que o problema em muitos pontos do nosso país é que as temperaturas do ambiente onde está o aquário serem irregulares. Primeiro nunca faz o frio ideal para elas hibernarem. Em segundo, em nossas casas usamos aquecedores, televisores (que aquecem o ambiente), monitores... etc. Com tudo isto, a temperatura do ambiente nunca baixa para os graus correctos e deste modo, a tartaruga entra em estado de semi-hibernação. E é aqui que poderá estar o perigo. É que a tartaruga não come e pouco se mexe, mas está com todas as funções perto de 100% e isso desgasta bastante um animal que não come, e pode ser fatal. Por muito mal que esteja, ela não vai despertar para comer.

Por isso a outra opção é aquecer sempre a água e apenas temos que ter o cuidado de não deixar o ar do local onde está o aquário ficar muito mais frio que a água. E acima de tudo... cuidado ao abrir as janelas.
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 24, 2005 11:53 am

A entrada de oxigénio no aquário não vai limpar a água. Apenas oxigena um pouco mas as tartarugas não precisam. Se não tiver nenhum filtro, então ajuda a fazer a água circular.

Ainda em relação à resistência, tem que estar sempre ligada. O termostato trata do resto. Em relação ao contacto com as tartarugas, nunca vi problemas. Se tiver regulado para 24, 25 não vai queimar. Metam a mão e comprovem :lol: As minhas nunca se queixaram. 8)

Não se esqueçam é de meter a resistência num local onde haja circulação de água. Perto da saída de água do filtro, é um bom local.

Ainda sobre as pedras... É necessário criar rampas de acesso à parte seca e esconderijos para todas. Podem ser pedras, raizes... tudo o que não for abrasivo. Depois é usar silicone para aquário e "criar". É sempre melhor colar tudo porque se isso cair pode impedir uma tartaruga de respirar.
ivaladares
Membro

quarta ago 24, 2005 12:00 pm

sim tenho um filtro.
so acho que água oxigenada é mais limpa, pelo menos no cheiro. as tartarugas tresandam como tudo.

mas claro as tartarugas respiram fora de água, portanto...
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 24, 2005 12:03 pm

ivaladares Escreveu: so acho que água oxigenada é mais limpa, pelo menos no cheiro. as tartarugas tresandam como tudo.
Está relacionado com a circulação da água. Água estagnada é sempre pior.

Mas eu não estou bem a par dos beneficio da entrada de ar na água. Creio que não haja no caso das tartarugas, mas fica sempre bonito ver as bolhas a subir ;)
ivaladares
Membro

quarta ago 24, 2005 5:32 pm

não estás é bem a ver. faz uma barulheira parece sei lá o quÊ. mas a água parece mais limpa e sem cheiro.

o barulho talvez seja do tubo ser curto e da dispersão das bolhas de ar.ou talvez da quantidade de água que não é suficiente para abafar o ruído. enfim uma série de duvidas que...
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 24, 2005 5:43 pm

Há o barulho da bomba, mais o barulho do ar e o barulho das bolhas :lol:

Se tiver um filtro externo pode esquecer a bomba. Já o filtro faz barulho...
ivaladares
Membro

quarta ago 24, 2005 5:53 pm

a bomba não faz barulho. esse comparado com o barulho das bolhas, é puro silêncio.
meu filtro é interno e a bomba foi uma pechincha.
Loonatico
Membro Júnior
Registado: segunda ago 22, 2005 11:38 am

quarta ago 24, 2005 8:19 pm

Bem pessoal já tenho o novo aquário (tartarugueira) para as minhas 2 "amigas" :P

Aqui estão algumas fotos para dizerem de vossa justiça, o que vocês acham :P

http://img124.imageshack.us/img124/2471/19ck.jpg
http://img124.imageshack.us/img124/4629/25zr.jpg
http://img124.imageshack.us/img124/9235/39cp.jpg

Tenho, no entanto, algumas questões a fazer:

1 - Comprei um termómetro hoje (que já rebentou... não sei o que se passou) e a temperatura da água rondava os 25 ºC. Estou certo ao dizer que não preciso de usar o aquecedor durante o Verão, certo? 8)

2 - Tenho um candeeiro, conforme podem observar nas fotos, que dá luz para a tartarugueira. Esse candeeiro é um candeeiro normal, para uma secretária. Penso que a potência da lâmpada é de 40 w. Como a tartarugueira não vai receber luz directamente do sol esta lâmpada é boa para elas receberem a luz que precisam?

3 - Na terceira foto está representado o aquecedor que tem um traço vermelho que diz MIN. Nas instruções dizem que "o nível da água nunca deve ficar mais baixo do que a marca MIN." Isso é mesmo assim? É que se coloco água até aquela marca as tartarugas podem sair do aquário pois a ilha fica muito junto à extremidade superior.

4 - O nível da água, agora que não preciso de usar o aquecedor, está bom?

5 - Devo colocar alguma coisa no fundo do aquário? Conchas? Areia? Pedras?

Obrigado, obrigado 8) :P
JedyKnight
Membro
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am

quinta ago 25, 2005 12:17 am

Loonatico Escreveu: Tenho, no entanto, algumas questões a fazer

1 - Comprei um termómetro hoje (que já rebentou... não sei o que se passou) e a temperatura da água rondava os 25 ºC. Estou certo ao dizer que não preciso de usar o aquecedor durante o Verão, certo? 8)

2 - Tenho um candeeiro, conforme podem observar nas fotos, que dá luz para a tartarugueira. Esse candeeiro é um candeeiro normal, para uma secretária. Penso que a potência da lâmpada é de 40 w. Como a tartarugueira não vai receber luz directamente do sol esta lâmpada é boa para elas receberem a luz que precisam?

3 - Na terceira foto está representado o aquecedor que tem um traço vermelho que diz MIN. Nas instruções dizem que "o nível da água nunca deve ficar mais baixo do que a marca MIN." Isso é mesmo assim? É que se coloco água até aquela marca as tartarugas podem sair do aquário pois a ilha fica muito junto à extremidade superior.

4 - O nível da água, agora que não preciso de usar o aquecedor, está bom?

5 - Devo colocar alguma coisa no fundo do aquário? Conchas? Areia? Pedras?

Obrigado, obrigado 8) P

1 - Eu prefiro manter ligado, assim mantenho a temp da agua durante todo o tempo estavel a 24, se aumentar sera da temp ambiente mas de noite acho que convem manter a temp senao pode haver uma descida mt brusca e elas ficarem doentes.

2 - A lampada precisa emitir raios uva e uvb pelas mais diversas razoes, mas especialmente para elas conseguirem absorver as vitaminas e calcio da comida, sao lampadas especiais que podes comprar em qualquer loja de animais "decente". Aconcenho as da reptil glo 5.0 ou a neoplus da eurozoo, esta ultima um pouco mais dificil de achar.

3 - Tenho um aquario da mm marca que o teu, a soluçao foi simples, meti o termoestado deitado .. é estanque n precisas de te preocupar, basta deitar :)

4 - Depende, eu prefiro meter um pouco mais ate porque o meu filtro é exterior e é de cascata e se n meter mais alta a agua faz mt barulho a cair la de cima lol

5 - Fica ao gosto de cada um, queres um aquario bonito que te de muito trabalho ou um funcional, basico e pratico ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”