Queda de pêlo na cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Hyza
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Localização: Kit (furão)
Contacto:

domingo jul 24, 2005 2:47 am

Ando a notar que o Kit está com uma certa falta de pêlo na ponta da cauda. Notei-a à coisa de uma semana, e tem estado a piorar..isto começa-me a preocupar, apesar de ter lido que nem sempre é razão para alarme, e acho que ele ainda é demasiado novo para ter alguma doença complicada...e não tem sinais abslutamente nenhuns de estar doente...enfim...

Assisti à primeira grande muda de pelo este ano, caiu-lhe imenso pêlo entre Junho e Julho, mas agora já tem o casaco de verão, e do de inverno já restam poucos vestigios.
Agora, será esta falta de pelo resultado da mudança?
Será que isto pode ser por ele andar sempre a arrastar a cauda pelo chão?
Já notaram isto nos vossos alguma vez?

De qualquer forma, o Kit tem consulta daqui a dois dias, e isto vai ser a primeira coisa que vou perguntar ao vet...
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo jul 24, 2005 12:08 pm

A falta de pelo na cauda pode ter vários motivos, um é o atrito, outro a pele seca, outro pontos negros, ácaros, ou um problema das glândulas adrenais.

Se for das glândulas a perda de pelo alastra para as ancas, sobe ao lombo ficando só pelo na cabeça, como a Marli mostrou na foto do Nino. Vulgarmente esse problema das supra-renais só acontece depois dos 3 anos.

Se for um problema de pele seca, deve hidratar a cauda: depois de a limpar, passe uma gaze com azeite duas vezes ao dia.

Se forem pontos negros, deve fazer-lhe uma limpeza como as mulheres fazem à cara…
Coloque uma panela com água a ferver, retire, e nesse vapor coloque a cauda (cubra com uma toalha para não se perder o vapor mas verifique se ele não se está a queimar), depois tira-os com uma escova especial para limpar a cara (compra numa farmácia). E depois passa um tónico sem álcool. Vários dias até saír tudo.

Outra maneira, talvez mais fácil é lavar a cauda com sabão neutro, limpá-la com a tal escovinha e depois limpá-la com umas toalhitas especiais para tirar pontos negros e que também se compram na farmácia (por exemplo da Nívea). Isto durante vários dias até sair tudo.

Mas verifique bem qual das situações se trata, porque se forem pontos negros e lhe coloca azeite, é pior a emenda que o soneto e vice-versa.
Isto porque se forem pontos negros é sinal de pele oleosa e se lhe coloca azeite, vai agravar o problema.
Hyza
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Localização: Kit (furão)
Contacto:

domingo jul 24, 2005 5:57 pm

Ele realmente tem pontos pretos na cauda, e quando lhe dou banho, não os consigo tirar na totalidade :( mas por outro lado tambem me parece que tem o pelo e a pele da cauda um pouco seco...

Obrigada pela ajuda ;)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda jul 25, 2005 12:30 am

Então retire primeiro os pontos pretos e dê um tempo até o pelo nascer. Eu quando dou banho ao Opale, no final coloco um creme proprio para eles, tipo amaciador. Agora, quase não se coça e amaciou-lhe o pelo e a pele.
Hyza
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Localização: Kit (furão)
Contacto:

terça jul 26, 2005 10:41 am

À partida é mesmo probelma de pele. O vet indicou-me um champoo especial para problemas de pele. Durante duas semanas vou lavar-lhe a cauda com aquilo, dia sim, dia não..

De resto, está de perfeita saude, fora o facto de não poder engordar mais do que já está. Ele disse que apesar de ser um furão muito grande, não convém aumentar mais (1,450 kg).
HaddaWay
Membro Veterano
Mensagens: 344
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm
Localização: Muitos Muitos

terça jul 26, 2005 11:03 am

Olá Hyza, será que me poderia dizer qual o nome desse champoo para eu também compar, pois o meu pancho já anda sem cauda á algum tempo! :? :!:


Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Hyza
Membro Veterano
Mensagens: 447
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Localização: Kit (furão)
Contacto:

terça jul 26, 2005 11:52 am

Dermocanis Seborrea
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

quarta ago 24, 2005 7:06 pm

A minha Maia também anda com pouco pêlo na parte debaixo da cauda. Lá tem pontos negros, mas também parece que a pele esteja seca...
MHZ Escreveu: Eu quando dou banho ao Opale, no final coloco um creme proprio para eles, tipo amaciador. Agora, quase não se coça e amaciou-lhe o pelo e a pele.
MHZ, podia dizer-me qual o nome desse creme e onde o compra?

Obrigado
eyedgirl
Membro
Mensagens: 97
Registado: sexta nov 14, 2003 2:42 am
Localização: Gata, Furões

sexta ago 26, 2005 3:52 pm

olá , o meu bé teve um problema de pele nas costas, parecia crostas e pele irritada, a vet aconselhou um antibacteriano mt bom chamado cyteal , bastou 3 banhitos q ficou logo bom...
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado ago 27, 2005 3:40 am

AlexR

Chama-se Ferret Cream Rinse e é da Professional Pets. Mandei-o vir pela internet, junto com outros produtos. E gosto muito dele, o Opale agora é raro coçar-se (excepto quando está com mimo ou a brincar, aí, ele adora coçar-se).

Convém sempre termos a certeza se é devido a pele seca, oleosa ou a uma dermatite, senão o tratamento pode piorar a situação. Se forem pontos pretos eles são visíveis.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

segunda ago 29, 2005 2:27 am

O que é estranho é que a Maia parece ter a pele um pouco seca, mas também tem meia dúzia de pontos negros na cauda.

Ela até anda com "caspa" há algum tempo... Eu com tenho tendencia a ficar com caspa em época de exames, acredito que ela tenha apanhado de mim.

Outra coisa estranha foi ter-lhe aparecido há dias alguns pontos/bolinhas negras debaixo da pele, na zona da barriga.

Para a semana, quando voltar para Lisboa, a Maia vai direitinha ao vet tirar tudo a limpo (ou não... :roll:)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda ago 29, 2005 2:39 am

Esses pontos/bolinhas negras, são pequenos quistos ou poros sujos? E é na zona das maminhas? Experimentou limpar com um pano?

Há um produto deles, o Ferretone, que é bom para o pelo (mandei vir pela internet) porque lhes dá a gordura e vitaminas que necessitam.

Sempre chegou a castrá-la?

Não esqueça de não exceder as 7/8horas de luz diárias. é muito importante para eles, assim como uma boa alimentação.

É melhor mesmo fazer-lhe uma revisão para ficar descansado.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

segunda ago 29, 2005 3:55 am

MHZ Escreveu:Sempre chegou a castrá-la?

Não esqueça de não exceder as 7/8horas de luz diárias. é muito importante para eles, assim como uma boa alimentação.

Pois, toca aí em algumas "feridas"... :|
A Maia ainda não foi castrada e continua com a vulva inchada... Espero que não seja tarde demais, mas estou seriamente a pensar em castrá-la num futuro próximo. Eu sei que o cio lhes faz mal, mas foi naquela da esperaça de que ele passava...

Em relação às horas de luz diárias, é uma coisa que nunca me entrou bem na cabeça. Então na natureza (se bem que não há furões na natureza... mas falemos dos toirões que é quase a mesma coisa) quantas horas de luz eles apanham?! No Verão apanham umas 16 horas. Sim, passam muito desse tempo a dormir em locais escuros. Mas a Maia também!
A Maia passou este Verão na minha casa, no Algarve, numa casa-de-banho (o unico sitio onde ela podia ficar...). Para ter ar "fresco" eu deixei a janela sempre aberta, por isso, ela apanhou durante um mês e tal as horas de luz "naturais". Como há pouco tempo reparei que ela tinha menos pêlo na cauda fiquei com receio que fosse da adrenal e decidi tapar-lhe a janela até à hora do almoço (também com a esperaça que o cio parasse de vez). Agora apanha cerca de 8 horas de luz, mas a vulva continua inchada...

Acho que vai ter que ir à faca... :(
MHZ Escreveu:Esses pontos/bolinhas negras, são pequenos quistos ou poros sujos? E é na zona das maminhas? Experimentou limpar com um pano?
Não penso que sejam poros porque não têm abertura para o exterior, estão debaixo da pele. É mesmo no centro da barriga (transversalmente), mais ou menos entre as duas maminhas mais posteriores. Talvez amanha tire uma foto e ponha aqui.

Editado: alterei "anteriores" por "posteriores". Troco sempre estes dois... :p
Última edição por alexR em segunda ago 29, 2005 6:48 pm, editado 1 vez no total.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda ago 29, 2005 4:51 am

Antes de ir à faca, deve fazer análises para ver se tem anemia e um bom nível de plaquetas. Se a vete tiver jeito, não precisa de a anestesiar. Tira umas gotas de sangue das almofadinhas das patas. Se quiser, eu depois de dormir, explico.
Uma fêmea operada com anemia e baixa de plaquetas, é morte quase certa por hemorragia. Nessa eventualidade, deve primeiro fazer-se uma transfusão de sangue.
O cio normalmente só passa depois do Verão, se não for cruzada. É um perigo para elas andarem assim, além da famosa anemia a que a maior parte delas está sujeita (ainda mais se não lhes regular as horas de luz) a vulva fica muito aberta (e o colo do útero) e em consequência, como está em contacto com o chão, facilmente entram bactérias que lhes podem provocar infecções urinárias e/ou vaginais, sendo a pior delas, a piómetra. E quando se lhes vai o cio, o colo do útero volta a fechar e é quando têm as infecções devidas às bactérias que ficaram dentro. Uma medida preventiva, que eu já coloquei aqui no fórum, é ter o chão sempre muito bem limpo com lixívia e água quente e limpar-lhe a vulva com um leve desinfectante.
Convém reforçar-lhe a alimentação para uma mais calórica e dar-lhe vitaminas extras. Assim aumenta-lhe as defesas para a operação. Foram muitos meses em stress com o cio.
Podia ao menos ter-lhe dado hormonas para lhe tentar parar o cio, a vete não o aconselhou a fazer isso? Se não a cruzam nem a esterilizam, ao menos deve dar-se-lhes essas hormonas. Chama-se HCG e dá-se intramuscular.

Nota alguma diferença mais nela? Mais cansada ou com falta de pelo?
Um sintoma dessa anemia, entre outros, é hemorragias debaixo da pele e notam-se as almofadinhas esbranquiçadas, quando vulgarmente são rosadinhas, assim como as gengivas.

Na natureza, eles são animais noctívagos, ou seja dormem de dia e saem à noite para caçar (quase como nós que a estas horas ainda estamos acordados…). E são animais foto periódicos, ou seja, a luz ao incidir na retina, indica-lhes como o corpo deve reagir, quando devem mudar o pelo, entrar em cio, etc.
E como dormem muito nas tocas escuras, poucas horas de luz apanham. Nas nossas casas, além da luz do sol, ainda soma a luz eléctrica. Por isso é conveniente que durmam sempre em sítios onde se abriguem da luz e que o quarto onde está a jaula esteja mais ou menos sombrio.
Se ainda me não fiz entender, diga, que amanhã eu tento explicar melhor.

E conte depois o que lhe disse a vete.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

segunda ago 29, 2005 7:01 pm

Não me lembro bem mas acho q a vet disse que as hormonas não eram o melhor. Melhor mesmo seria esterizar, mas naquela altura nós não queria mos operá-la...

Para a semana vamos fazer-lhe um "check-up" e vou pedir-lhe uma análise ao sangue. Diz que não é necessário dar anestesia quando? Na operação ou para tirar sangue?

Noto uma pequena perda de pêlo, para além da cauda, atrás das orelhas. Mas também pode ser devido ao Advantage que eu lhe pus há 15 dias. Sim, para além disto tudo ela ainda apanhou duas pulginhas... Mas agora acho que já nao tem.
Mas com a comição das pulgas ela fartou-se de coçar, ficou com a pele um pouco vermelha e perdeu uns quantos pêlos

Cá fica a foto com os sinais "estranhos". É só clicar para ampliar.

Imagem

Obrigado
Responder

Voltar para “Furão”