O peso da idade....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quinta ago 25, 2005 8:04 am

De há uns tempos para cá, noto o envelhecimento do meu Lord de dia para dia....

São as cataratas, depois a próstata, os intestinos, o pelo... as idas constantes ao vet, os exames... custa-me tanto vê-lo assim :(

Já não sei o que faça, nem o que pense... está constantemente a pedir mimos e atenção, ele que sempre foi um "independentezinho". Amua por tudo e por nada e fica "passado" se me vê a fazer festas às cadelas, chega mesmo a ser agressivo para elas.

Tem andado tão em baixo, sem querer brincar, passa horas a fio na casota...

Aiaiai, sei que tenho de me "ir preparando", mas custa tanto... :cry:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 25, 2005 8:29 am

Pense assim, essa é a lei natural da vida e está a ter o previlégio de conviver com o seu amigo nas diversas fases da vida dele. Peço todos os dias para ter a hipótese de envelhecer junto com os meus animais, é bom para mim e bom para eles. Custa ver a velhice e as incapacidades que traz, mas é optimo dizer: Estamos a envelhecer juntos! ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quinta ago 25, 2005 8:41 am

Ao vê-lo a envelhecer, pergunto-me se estarei a fazer o suficiente para que tenha a melhor qualidade de vida possível.
É algo que fazemos desde cachorrinhos (não no caso do Lord, que adoptei já adulto), mas quando os vemos assim, dá vontade de fazer sempre mais...até estragá-lo com mimos ;)
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 25, 2005 8:56 am

patbarbosa Escreveu: Ao vê-lo a envelhecer, pergunto-me se estarei a fazer o suficiente para que tenha a melhor qualidade de vida possível.
É algo que fazemos desde cachorrinhos (não no caso do Lord, que adoptei já adulto), mas quando os vemos assim, dá vontade de fazer sempre mais...até estragá-lo com mimos ;)
Quando estão velhos é o que merecem mesmo, ser estragados com mimos. Estrague-o com mimos, que não faz mal nenhum! Mas sempre que ele pedir, noto na minha gata de 17 anos que também precisa de solidão e calma. Quando a vejo recolher-se evito "massacrá-la" ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 25, 2005 9:13 am

patbarbosa Escreveu: Ao vê-lo a envelhecer, pergunto-me se estarei a fazer o suficiente para que tenha a melhor qualidade de vida possível.
envelhecer tem o seu 'charme', tambem, e por isso muitos mimos e quando ele quizer ficar sossegadinho é deixá-lo em paz.Nesta altura fazer uma boa equipa com o vet é importante, pois dar-lhe qualidade de vida é fundamental e quando houver sofrimento saber o que se tem que fazer. O resto é desfrutar o mai possível da sua companhia com muito amor :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 25, 2005 1:56 pm

ainda me lembro da joana, um nico de gata, a miar desalmadamente dentro de uma jaula de galinhas. tb. me lembro dela dentro de uma caixa a querer morder-me. eu inválida porque andava com gesso num braço. a joana sempre paspalhona mas atrás de mim a pedir comida. ainda me lembro da joana a jogar à bola com 15 anos.
um dia, de manhã, vejo a joana toda "branca". o escuro dos siameses tinha passado a branco. há tempos que a joana já não queria comer nem beber. andava a balões. quer dizer, a vitaminas e com produtos para abrir o apetite.
tb. reparei que a joana caíu ao quer saltar para o sofá. nunca mais tentou.
a joana estava cada vez mais magrinha e abatida. ainda me lembro do homem da pt dizer - tão magrinha, deve estar muito doente.
entretanto, o joão gato teve de ser posto a dormir. a joana enfiou-se na transportadora e de lá não saíu mais. não bebeu, não comeu e estava muito friazinha. chorei quando a levei ao vet. voltou a casa porque miou todo o caminho. ainda não tinha chegado a hora dela. no dia seguinte, com muita raiva, voltei ao vet. entreguei-a e vi-me embora. continuei a ouvi-la a miar no caminho :cry: :cry: :cry:
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 25, 2005 2:06 pm

anjjazul Escreveu: ainda me lembro da joana, um nico de gata, a miar desalmadamente dentro de uma jaula de galinhas. tb. me lembro dela dentro de uma caixa a querer morder-me. eu inválida porque andava com gesso num braço. a joana sempre paspalhona mas atrás de mim a pedir comida. ainda me lembro da joana a jogar à bola com 15 anos.
um dia, de manhã, vejo a joana toda "branca". o escuro dos siameses tinha passado a branco. há tempos que a joana já não queria comer nem beber. andava a balões. quer dizer, a vitaminas e com produtos para abrir o apetite.
tb. reparei que a joana caíu ao quer saltar para o sofá. nunca mais tentou.
a joana estava cada vez mais magrinha e abatida. ainda me lembro do homem da pt dizer - tão magrinha, deve estar muito doente.
entretanto, o joão gato teve de ser posto a dormir. a joana enfiou-se na transportadora e de lá não saíu mais. não bebeu, não comeu e estava muito friazinha. chorei quando a levei ao vet. voltou a casa porque miou todo o caminho. ainda não tinha chegado a hora dela. no dia seguinte, com muita raiva, voltei ao vet. entreguei-a e vi-me embora. continuei a ouvi-la a miar no caminho :cry: :cry: :cry:
Imagem
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 25, 2005 2:12 pm

:cry: :cry: :cry:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
patbarbosa
Membro Veterano

quinta ago 25, 2005 2:16 pm

Há alturas em que as decisões, por muito que custem, não podem ser adiadas...

Neste momento, felizmente, ainda não é o caso do meu Lordiscas... nem sei se é mais fácil assim, com tempo para a "preparação", para me mentalizar, se seria melhor ter que decidir de repente...

Já tive a experiência de não querer "decidir" e adiar não resolveu nada, pelo contrário, acho que só piorou... podia ter evitado algum sofrimento, mas fui egoísta...preferi esperar o "percurso natural"...

Gostava mesmo muito de neste momento poder dizer que quando chegar o dia, vou ser capaz, mas ainda não tenho a certeza.... :?
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 25, 2005 2:19 pm

patbarbosa Escreveu: Há alturas em que as decisões, por muito que custem, não podem ser adiadas...

Neste momento, felizmente, ainda não é o caso do meu Lordiscas... nem sei se é mais fácil assim, com tempo para a "preparação", para me mentalizar, se seria melhor ter que decidir de repente...

Já tive a experiência de não querer "decidir" e adiar não resolveu nada, pelo contrário, acho que só piorou... podia ter evitado algum sofrimento, mas fui egoísta...preferi esperar o "percurso natural"...

Gostava mesmo muito de neste momento poder dizer que quando chegar o dia, vou ser capaz, mas ainda não tenho a certeza.... :?
Tive um cão chamado pulguinhas que morreu com 17 anos. Estava cego e surdo e praticamente dormia o dia todo. Quando queria ir à rua punha-se numa converseta terrivel, a minha mãe agarrava nele e lá ía, sempre para o mesmo pedaço de relva, para ele não ter medo de andar. Não estava doente, não tinha dores, simplesmente estava velho. Portanto, certo dia, adormeceu depois de comer e nunca mais acordou. Também se morre de velhice, sem haver necessidade de fazer escolhas. O tempo o dirá. ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 25, 2005 2:33 pm

Também se morre de velhice, sem haver necessidade de fazer escolhas. O tempo o dirá.
pois...eu perguntei ao vet o que teria a joana. ele respondeu - velhice. eu não sabia que esta era uma doença, mas mesmo assim não a quis continuar a deixar a morrer devagar.
eu que sempre sonhei que aqueles dois iam morrer em casa e serem enterrados num sítio bonito ;) afinal :cry: :evil:
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 25, 2005 2:37 pm

anjjazul Escreveu:
Também se morre de velhice, sem haver necessidade de fazer escolhas. O tempo o dirá.
pois...eu perguntei ao vet o que teria a joana. ele respondeu - velhice. eu não sabia que esta era uma doença, mas mesmo assim não a quis continuar a deixar a morrer devagar.
eu que sempre sonhei que aqueles dois iam morrer em casa e serem enterrados num sítio bonito ;) afinal :cry: :evil:
É diferente Anja, a sua gata não comia, estava a emagrecer, vivia escondida. O meu cão não. Comia, procurava carinho, pedia para ir à rua. São situações diferentes. O meu cão não estava em sofrimento, a sua gatinha estava. Fez o que tinha de fazer quando o tempo e a situação assim o pediram ;)
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta ago 25, 2005 2:56 pm

Já passámos por experiências semelhantes - é sobretudo difícil quando os nossos cães envelhecem todos ao mesmo tempo - e custa-nos sempre muito. Mas afinal, ficamos sempre com as muitas ( e boas) lembranças dos nossos lindos.
A minha Mandy tb foi para o outro lado do arco-íris há pouco tempo, quase com 18 anos (a irmã dela morreu naturalmente o ano passado com 17). Estava practicamente cega e surda, custava-lhe a andar e tinha problemas cardio-respiratórios. E haviam de ver como era rezingona com a Yorkie, uma "pulga-gaiata" de 3 anos... Por não querermos prolongar artificialmente a vida dela com administração diária de medicamentos e oxigénio, optámos por a pôr a dormir. :roll:
jaula30
Membro Júnior
Registado: quinta jul 21, 2005 11:53 pm

quinta ago 25, 2005 11:29 pm

Eu em Junho deste ano, perdi o meu amiguinho, tinha seis anitos. Meses antes começou a fazer 'fita' para não comer, com paciência lá lhe dava o comer à boca, bolinha por bolinha.

A veterinária, sugeriu que ele poderia estar farto da comida, disse-me para lhe dar frango cozido durante uns dias, e depois ir gradualmente introduzindo a comida dele. Comecei a verificar que ele quando comia o frango, vomitava de seguida e bebia muita água.

Voltei à veterinária e depois de alguma insistência minha, fez-lhe análises ao sangue, tinha a ureia altíssima. Colocou-o a soro, fez um ecografia, etc, etc. Os rins não estavam a funcionar, tratamento de choque, mas os rins não responderam.

Um dia de manhã, quando o fui buscar, verifiquei que tinha cegado, custou-me imenso vê-lo perdido, a ir de encontro às coisas, aos tropeções, deixou de comer.

Teve de ser abatido, estava a sofrer demasiado.

Passados quase três meses, ele continua a ser o meu companheiro, o meu amigo, junto ao computador tenho as fotos dele. No coração tenho a saudade dele. A vontade de brincar com ele, de o acariciar.

Entretanto adquiri, dois cachorros, quando os vejo brincar lembro-me que felizes seriam os três.........
maralisa
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 2:21 am

sexta ago 26, 2005 12:10 am

eu perdi o meu cão em maio deste ano, foi horrivel foi uma perda muito grande pois durante 12 anos foi o meu grande amigo, lembro-me de ele acompanhar a minha adolescênçia eu chegar a casa e ele estar na cama a minha espera,enfim foi muita coisa junta. ele sempre foi comilão e deixou de comer de repente, foi então quando chegaram as analises tinha a ureia alta, o vet disse-me logo que ele não tinha hipóteses,mas nós fomos até ao fim até que chegou a sua hora,despedi-me dele , e já não o vi mais, mas estará sempre no meu coração. uma coisa eu sei fiz tudo o que foi possivel , e sei que ele foi feliz. agora tenho a lady e tb vou fazer tudo igual!
Responder

Voltar para “Cães”