Viúvas...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

domingo ago 21, 2005 4:43 pm

Boa tarde ao fórum.

Desde hoje, tenho um casal de uma espécie cujo nome não sei. Apenas sei que se chama Viúva de (...), sendo que a palavra em falta (de acordo com o que me indicaram) começa por C. É uma ave africana, pequena (do tamanho de, p.e., um Bico-de-Lacre), o macho é completamente negro e a fêmea é acastanhada/acinzentada.

Alguém tem uma idéia do que seja?

Obrigado e cumprimentos.
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

domingo ago 21, 2005 8:50 pm

Será viúva de combasson?
Alcorucen
Membro

domingo ago 21, 2005 11:43 pm

loriquito Escreveu: Será viúva de combasson?
Olá.

É possível, sinceramente não sei. Só tenho os dados que indiquei e a ave é como eu tentei descrever.

Talvez seja isso...

Obrigado e um abraço.
jgmlsr
Registado: quinta jun 09, 2005 7:46 pm

segunda ago 22, 2005 12:34 pm

por acaso o macho nao tem uma cauda comprida enquanto a fema nao a tem??? se for isso e uma viuva-do-paraiso.
espero ter ajudado
João
Alcorucen
Membro

segunda ago 22, 2005 2:04 pm

jgmlsr Escreveu: por acaso o macho nao tem uma cauda comprida enquanto a fema nao a tem??? se for isso e uma viuva-do-paraiso.
Olá João.

Não; não são Viúvas do Paraíso; essas eu conheço. Em relação a estas aves, macho e fêmea são do mesmo tamanho, cauda curta. A diferença é que o macho é completamente preto (bico castanho) e a fêmea é cinzenta acastanhada.

De qualquer modo, obrigado e um abraço.
serinus
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 4:31 pm

quarta ago 24, 2005 11:28 am

Pela descrição parece-me ser a Viuva de Combassou ou também chamada de Combassou do Senegal (Vidua chalybeata).
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quarta ago 24, 2005 5:23 pm

Não será possivel colocar aqui uma foto das aves? Assim seria mais fácil.
Alcorucen
Membro

quarta ago 24, 2005 8:14 pm

Mozungo Escreveu: Não será possivel colocar aqui uma foto das aves?
Boa tarde ao fórum.

Ora aqui está a foto da ave. Se alguém reconhecer a espécie, agradeço informação.

Este é o macho.

Obrigado desde já.

Cumprimentos.

Imagem
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

quinta ago 25, 2005 7:50 am

È realmente uma viúva combassou Vidua chalybeata, são aves muito agradáveis de manter, infelizmente ela é como todas as viúvas parasita de ninhos, portanto para as criares terás que ter no mesmo viveiro amarantes Lagonosticta senegala, que são a espécie hospedeira preferencial e dares condições para que estes criem, só assim é que terás hipóteses de conseguir que as Combassou te criem.

Pedro Ramalho
Alcorucen
Membro

quinta ago 25, 2005 2:23 pm

Pedro21 Escreveu: (...) terás que ter no mesmo viveiro amarantes Lagonosticta senegala (...) e dares condições para que estes criem (...)
Olá Pedro.

Explica lá isso de início, SFF, como se eu tivesse 4 anos. :lol:

Para mim é uma espécie totalmente nova e não conheço absolutamente nada sobre a ave. Para começar, está a conviver com Bengalins e Mandarins. Explica lá tudo sobre as tais condições ou, se for pedir demasiado, indica-me onde posso procurar, SFF.

Obrigado e cumprimentos.
Pedro21
Membro Veterano

quinta ago 25, 2005 3:50 pm

Alcorucen Escreveu: Olá Pedro.

Explica lá isso de início, SFF, como se eu tivesse 4 anos. :lol:

Explica lá tudo sobre as tais condições ou, se for pedir demasiado, indica-me onde posso procurar, SFF.

Obrigado e cumprimentos.
Bom, não é assim tão complicado, eu é que a escrever sou um bocado complicado…

Então é assim, a Viúva combassou é um parasita de ninhos, ou seja elas não constroem ninhos nem chocam os seu ovos em vez disso, colocam os seus ovos nos ninhos dos Amarantes, estes criam as crias das viúvas como se fossem suas, ao contrario do que acontece com os cucos nas viúvas as crias da espécie parasitada podem sobreviver.
Portanto a 1ª coisa que tens que fazer para criar qualquer espécie de viúva é arranjares a espécie hospedeira, os amarantes são relativamente façeis de encontrar no mercado e criam facilmente em aviários com algum espaço, precisam é de alimento vivo de pequena dimensão quando estão com crias, depois tens que esperar para ver se as viúvas colocam os seus ovos nos amarantes.

Pedro Ramalho
Alcorucen
Membro

quinta ago 25, 2005 8:10 pm

Pedro21 Escreveu: (..) a Viúva combassou é um parasita de ninhos, (...)
Olá Pedro.

De facto, não é complicado e Amarantes consigo obter com alguma facilidade. Esclarece-me só mais uma questão, SFF; como disse na msg anterior, as Viúvas estão com Mandarins (já com crias) e Bengalins (no choco), não existe a possibilidade de parasitarem os ninhos destes?

Obrigado outra vez e cumprimentos.
Pedro21
Membro Veterano

sexta ago 26, 2005 9:22 am

As Viuvas de um modo geral são parasitas específicos, ou seja para sitam apenas uma espécie hospedeira, ou nalguns casos um grupo de espécies hospedeiras que sejam muito próximas, é possível que em desespero de causa a Combassou ponha em ninhos que não os dos amarantes, mas como ela não remove os ovos das espécies parasitadas e a cria se nascer não é mais competitiva que as crias dos mandarins e dos bengalins é muito duvidavel que a cria sobreviva, isto também é devido á dieta, os mandarins e bengalins dão ás suas crias principalmente sementes, enquanto os amarantes nos primeiros dias de vida dão insectos.

Já que abordamos o tema devo dizer que os mandarins não são grande coisa como amas para outras espécies, se o fossem não seriam usados os bengalins já que os mandarins tem varias vantagens sobre os mesmos, mas mesmo os Bengalins que são amas eficazes para um leque alargado de pequenos pássariformes granívoros, não são úteis para os pequenos exóticos africanos devido ao pequeno tamanho das crias destes, e ao seu diferente modo de pedir comida, estas diferenças bem como a sua dieta inicia insectívora impedem um uso efectivo do bengalim como ama para muitas espécies.

Pedro Ramalho
Alcorucen
Membro

sexta ago 26, 2005 8:37 pm

OK Pedro.

Obrigado. Vou optar, naturalmente, por transferi-los para outro viveiro e juntar-lhes amarantes.

Um abraço.
Responder

Voltar para “Aves”