Unhas de gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

alvm
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm

quarta ago 24, 2005 9:38 pm

Olá.
tenho uma gata com cerca de ano e meio, ela é muito pequenina mas consegue ser muito má. Ora está toda contente no nosso colo a receber muitas festinhas, como de repente nos começa a arranhar.
Além de nos arranhar ela gosta de passar as suas belas unhas nos sofás, nos móveis, nas cortinas... bem, em tudo o que apanha pela casa.
Eu já tentei cortar-lhe as unhas mas não consegui. Ela começou a bufar, a morder e arranhou-me toda. Por isso, nessa altura acabei por desistir.
Agora, como brevemente vou mudar de casa e também tenho uma cadela, com a qual espero que ela se habitue a viver (espero bem que sim....), acho mais importante cortar-lhe as unhas, pois tenho medo que ela arranhe a cadela, pois a cadela ainda é cachorra e só gosta de brincar, podendo ter uma surpresa desagradável quando encontrar a gata.

Bem depois deste discurso todo, queria fazer uma pergunta.
- Há alguma forma de cortar as unhas à gata sem o risco de ficar toda arranhada? Há alguma forma em que a possa agarrar para lhe poder cortar as unhas? (Eu já comprei um daqueles alicates próprios para cortar as unhas dos animais).

Desculpem o testamento.

Eu, a Fofinha (gata) e a Nina (cadela) agradecemos as vossas sugestões.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta ago 24, 2005 10:35 pm

É melhor levá-la a cortar no veterinário. Assim, ao menos é outra pessoa que fica arranhada! :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 25, 2005 8:48 am

Olá,

É uma questão de hábito e acima de tudo não desistir nunca! Pense lá bem, vai deixar a criaturinha mandar em si? Quando ela estiver relaxada, a dormir ou a descansar, com muita paciência e carinho, corta-lhe uma unha. Amanhã corta outra e assim até ela se habituar. Atenção para não cortar o sabugo, a hemorragia é muito intensa e é também muito doloroso. Cortar apenas a ponta. Se vir que não se ageita, então o veterinário é o ideal. Eu tenho 5 animais em casa e isso está fora de questão, portanto, tive de dedicar muito tempo e paciência até atingir a perfeição que tenho hoje. Ficam sentados calmamente enquanto faço a pedicure ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

quinta ago 25, 2005 9:23 am

concordo plenamente com a Lumaria!
somos nos q mandamos e n eles ;) eu tmbám faço a manicure aos meus gatitos, com ela é "na boa" agora quando chega ao rapaz, ele n acha muita piada, mas já se conformou ao fim deste tempo todo q eu é a mando, mas foi preciso muita paciência mas deu resulatdo! ;)
experimente sempre q lhe conseguir cortar uma unhita em lhe dar um miminho, isso comigo resultou! :D
Compotinha
Membro
Registado: segunda mai 03, 2004 2:35 pm
Localização: Chinchilas, a Amélia e o Samurai, Gatos, o Romeu e a Julieta

quinta ago 25, 2005 9:48 am

Pois, o meu truque é mais ou menos o mesmo da Lumaria, quando estão na fase meio a dormir meio acordada, vou cortando as pontinhas, mas atenção que são só as pontinhas. Além disso, eu também tenho um daqueles "alicates" que se compra nas lojas para animais, mas cheguei à conlusão que um corta-unhas igual ao que usamos para nós é para o meu desempenho o ideal porque me dá mais controle e mais rapidez, porque quanto mais tempo demorar mais os irrita.
Quando lhes dou banho também costumo cortar as unhinhas. Faço o seguinte, quando os tiro da base de chuveiro, envolvo-os na toalha como de fossem bebés, deixando só as patinhas da frente ligeiramente descobertas (até porque não corto as unhas de trás) e como não se conseguem mexer muito bem, não oferecem muita resistência... outra coisa que faço (e isto faço sempre, não sei se ajuda ou não) é deixá-los ver o corta-unhas e deixá-los cheirar, falo com eles com meiguisse e corto com calma e precisão, porque acho que se "entrar" à "bruta" eles assustam-se e como qualquer animal, quando não conhece algo, defende-se...
Contudo é também uma questão de hábito e não ceder aos caprichos dos "meninos", nisto eles são como filhos... ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta ago 25, 2005 1:01 pm

Ola,
Pois cortar as unhas era coisa que me fazia imensa confusão.
Inicialmente era o vet que lhe cortava as unhas, mas assim que acabou o plano de vacinação e o gato deixou de ir la com tt frequencia aventurei-me.
Pedi ao meu marido para o segurar no colo, e eu la as ia cortando.
Agora estou uma verdadeira "craque", pego nele, sento-o no parapeito da janela encosto-o á minha barriga como se o estivesse a abraçar pego-lhe na patita e la vai de cortar, no fim recompenso-o sempre com uma goluseima.
Para o escovar (que ele detesta mais que cortar as unhas) descobri outra tecnica: ponho-o no parapeito, pego no saco das goluseimas que ele ja conhece e enquanto ele anda la distraido com o focinho a cheirar eu vou escovando ;)
Peça a alguem aí de casa para o segurar ate estar mais á vontade e com paciencia e dedicação vai ver que vai conseguir.
Cumprimentos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 25, 2005 1:23 pm

corto as unhas a todos menos ao flávio. foram habituados. agora, o grandalhão pesa 7 kgs e tal e já veio muito velho. uma patadinha dele e ficava sem um olho. ontem, só de deitar as unhinhas de fora, fiquei logo a sangrar :evil:
anjjazul
alvm
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 5:40 pm

quinta ago 25, 2005 11:32 pm

Obrigada pelos conselhos.
Vou tentar cortar-lhe as unhas mais uma vez.
O problema é que ela não é daqueles gatos que gosta de estar muito tempo no colo, não gosta muito de ser agarrada.
Por isso já sei, tenho que me preparar para mais umas arranhadelas ;)
eneto
Membro Júnior
Registado: quarta jan 29, 2003 12:44 pm

sexta ago 26, 2005 8:52 am

Com o Kiko é assim: enrolo-o num cobertor só com a pata de fora (uma de cada vez), peço a outra pessoa em casa que segure no "embrulho" e aqui vai disto!!!! Nas primeiras 2 ou 3 unhas ele esperneia, mas como está "enclausurado" não lhe adianta nada...depois já é mais fácil...

É que sem estar embrulhado, desfaz-me as mãos com aqueles dentes de "cão"!!!!! Eheheheh

Outra coisa: por acaso só corto as da frente pq acho as de trás muito grossas... e cuidado com os movimentos bruscos deles porque sem querer pode apanhar-lhe o sabugo!!!

Boa Sorte!!!

P.S. Podem dizer-me que tipo de guloseimas dão aos V/ meninos como recompensa, por exemplo??? É que com o meu fofinho já experimentei uns mini-peixinhos secos e uns sequitos recheados mas ele desata a brincar com eles até eles ficarem debaixo dos móveis, do sofá ou doutro sitio inatingível e nunca come nada disso!!!
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

sexta ago 26, 2005 9:37 am

olá!
p tipo de guloseimas que dou, n é bem proprio pr gatos, mas eu sei que eles se perdem, e então dou-lhes um bocadinho de fiambre! :oops:
eles deliram por fiambre! :lol:
mas também gostam, daqueles palitinhos da friskies, dos dentabits da wiskas, de uns quadradinhos com salmão dentro que se compra na loja dos animais (n sei a marca) agora esses dos peixinhos secos (friskies) mandam-mos comer a mim!!! :D
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta ago 26, 2005 10:31 am

Existe uma alternativa e ainda é mais eficaz contra as arranhadelas - são chamados "soft claws" e estão à venda na net. São umas pequenas tampinhas de vinil que se aplicam com cola nas unhas dos gatos. Vêm em vários tamanhos e cores e duram entre 4 a 6 semanas. Vejam só:

Imagem Imagem

Engraçado, não? O site oficial é este:

http://www.softclaws.com
Compotinha
Membro

sexta ago 26, 2005 10:46 am

Desculpem-me a ignorância... mas será que isso não os magoa? Não lhes fará mal? Eles habituar-se-ão sem problemas?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 26, 2005 10:48 am

ssequeira Escreveu: Existe uma alternativa e ainda é mais eficaz contra as arranhadelas - são chamados "soft claws" e estão à venda na net. São umas pequenas tampinhas de vinil que se aplicam com cola nas unhas dos gatos. Vêm em vários tamanhos e cores e duram entre 4 a 6 semanas. Vejam só:

Imagem Imagem

Engraçado, não? O site oficial é este:

http://www.softclaws.com
Imagem O que inventarão mais...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sahid
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 3:25 pm

sexta ago 26, 2005 11:42 am

já vi muita coisa para gatos mas esta é incrível! Gostava de saber como se consegue colocar isso num gato que nem sequer deixa cortar as unhas. Para colocar isso com cola deve demorar imenso tempo.
Eu uma vez cortei as unhas ao Xico, mas cheguei à conclusão que é a mesma coisa. Arranha na mesma, e pior, como sente falta das pontas, insiste mais e ataca com mais força.

Xico maluco.....posição de ataque!
Imagem

Beijinhos[/img]
Compotinha
Membro

sexta ago 26, 2005 11:58 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”