A inteligência dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 28, 2002 11:04 am

Olá

Este tópico foi lançado há pouco tempo, mas morreu logo à nascença. Teve uma escassa meia dúzia de mensagens, que de forma alguma desvalorizo (às vezes mais valem poucas e boas).
O que me levou a propor esse tópico foi ter visto na internet dois sites. Um sobre testes de inteligência aplicados em todas as raças e outro com os respectivos resultados.
Mas entretanto perdi o rasto desses sites. Mas não deixei de lançar o tópico, na esperança de que alguém o viesse a referir, o que não aconteceu.
Eles aqui estão à vossa disposição. Alguém os conhece? Será que merecem credibilidade? Esperam-se os vossos comentários.

http://sites.uol.com.br/pereiradealmeid ... _de_QI.htm

http://sites.uol.com.br/pereiradealmeida/Ranking.htm
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

quinta nov 28, 2002 4:15 pm

Olá Nel

Já conhecia este site, aliás existem vários e o ranking da "inteligência" ´r muito difundido.
Quanto aos testes de QI canino, na minha opinião, até têm algum fundamento (alguns) que pela descrição dos critérios e variáveis com as quais se pretendem avaliar têm lógica para determinar aspectos como a personalidade e propensão do cão para certas funções.
Já quanto ao ranking tenho as minhas dúvidas uma vez que não é descrito o método de avaliação nem os critérios utilizados, perdendo-se assim o conceito de QI canino... Não explicitam aquilo que é valorizado para chegar aquela hierarquia (no caso deste site o critério parece ser só a resposta a ordens). Além disso o ranking é geral, é sabido que cada raça possui mais aptidão para determinados exercícios, se calhar seria mais correcto fazer-se um ranking agrupado em categorias...
Além disso as raças que possuo não estão nada bem classificadas, por isso... :lol: :lol: . Mas quanto a isso não discordo totalmente embora haja algumas que não me parecem no seu justo lugar.
Mas o S. Bernardo, por exemplo, está nos últimos e em termos de obediência ou práticos (quanto aquilo que esperamos que ele faça) posso dizer que não é muito solicito, mas isso não faz dele menos "inteligente" que um Dogue Alemão, se calhar até é ao contrário... é apenas mais independente, teimoso e não tem necessidade de agradar... será isso equivalente a um baixo QI?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta nov 29, 2002 10:15 pm

Concordo com a Inetec. Sem discordar totalmente com os testes de QI, acho que são um pouco "incompletos". Isto é, existem várias aptidões, algumas raças estão mais aptas para certas funções (que podem não estar tão presentes nestes testes) e desempenharem outras tarefas na perfeição. Mas este problema também está presente nos testes de QI dos humanos...
Responder

Voltar para “Cães”