Lavar os dentes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta nov 29, 2002 1:00 pm

Desde sempre, que tenho algum cuidado com a dentição do "Bono", dando-lhe com alguma regularidade ossos de couro com flúor, rasks, para exercitar os dentes e gengivas e para evitar problemas de maior.
A cor destes é branca e não me parece que hajam indícios de tártaro,etc.
Apesar disto, ele desde pequeno que tem um hálito um bocado intenso e que nem sempre é muito agradável, não sei se será alguma herança genética da mãe (Caniche), que é uma das raças bastantes atreitas a este tipo de problemas. Por isto mesmo já pensei em recorrer às lavagens de dentes e gostaria de saber se alguns de vós, costumam lavar os dentes dos vossos cães com escova e pasta própria, quais as marcas que utilizam e com que frequência o fazem.
Muito Obrigado e Cumprimentos a todos.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta nov 29, 2002 1:15 pm

ola há uma pasta de dentespropriapara os nossos meninos,é castanha e parece chocolate,já comprei no vet,mas eles não gostaram,da-se um pouco para eles mastigarem,os meus deitavam fora,mas tb pode esfregar com a escova
:lol: :lol: :lol: :lol:
bjs
e boas lavagens
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta nov 29, 2002 1:18 pm

Olá jcachorro, a Yara por acaso de vez em quando tb tem um hálido que valha-nos N. Sra mas eu julgo que seja devido à ração e a biscoitos que são próprios p/eles. O que faço é dar-lhe tb esses ossos de roer e os dentarask (acho que se escreve assim) que são aqueles ossinhos brancos que se desfazem quando eles roem, mas tb já lhe comprei uns biscoitos em forma de osso que são de ortelã e salsa parece-me, e deixa a boca deles c/1 cheiro agradavél, eles podem é não achar muita piada ao sabor.
Estes ossitos há venda nos hipermercados e são 1 pacote amarelo c/"um cão a saltar" e têm o desenho das ervas. Experimente pode ser que ele goste.

Boa sorte

Carla
Última edição por besourinha em sexta nov 29, 2002 1:42 pm, editado 2 vezes no total.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 29, 2002 1:36 pm

Olá

Esta é uma questão que me agrada, porque já fui tentado a colocá-la aqui no fórum.
Os meus, pelo menos por enquanto, não precisam de lavar os dentes. É certo que lhes dou com alguma frequência (mais ou menos de quinze em quinze dias) daqueles ossitos Dentarask (também não sei se é assim que se escreve). Bom, também não sei se isto tem alguma influência. O kiko, o mais novo, ainda se entretem com aqueles ossos prensados. Mas quando os dou aos mais velhos, eles reclamam: "isto não é para nós, isto é para os putos". Assim, para estes, a melhor forma é mesmo dar ossos naturais, que é o que eu faço. Ainda por cima ficam todos satisfeitos.
Em relação ao mau hálito, creio que não é devido propriamente aos dentes, mas a problemas digestivos (???).

Quando fui a última vez ao veterinário, esteve a observar os dentes e disse que por enquanto não valia a pena, mas se o tártaro aumentar seria aconselhável removê-lo através de ultra sons, exactamente como se faz nas pessoas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta nov 29, 2002 2:07 pm

Essa pasta a que se referem chama-se Orozyme, e é que também uso no Igor. Ele simplesmente adora-a... tanto mas tanto, que num dia de descuido comeu a bisnaga inteira. Foi-me recomendado pela vet, pois com 6 meses ele já tinha os dentes de trás bastante amarelos. Não se evnde apenas em vets., eu pelo menos já a vi à venda em pet shops.
Também tenho uma caniche, a Lu, que como adora pasta de dentes humana, nós colocamos um pouco numa escova de dentes e uma vez por semana lavamos-lhe os dentes, pois tal como tão bem disseram acerca dos caniches também a minha tem uma "boca de esgoto" :o :o :o :o :o
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta nov 29, 2002 2:45 pm

O Oscaar, mais ou menos, de quinze em quinze dias dou-lhe um osso prensado (dos grandes :roll: :roll: ) que ele adora.
Em relação a lavar os dentes, pois......., só se for com uma esfregona :roll: :roll: :roll: :lol: :lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 29, 2002 2:47 pm

Não há nada como uma belo osso ou snack para roer.
A pasta é boa para os casos mais sérios em que os ossos não são suficientes. E de vez em quando, uma limpeza no vet sabe bem.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta nov 29, 2002 2:53 pm

Mais uma vez, aqui fica o meu Muito Obrigado a todos os que me responderam.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta nov 29, 2002 2:53 pm

É preciso ter atenção, pois mau hálito frequente, como disse o nel, pode ser originado por problemas de estômago e não pela falta de limpeza dos dentes. A Duda nunca lavou os dentes e nunca teve mau hálito... mas como gosta muito de roer, acho que vai sendo suficiente para mantêr os dentes limpinhos, mesmo comendo comida de lata misturada com a ração. A única coisa que se nota é num dente de trás, que está um pouco amarelo, mas nada de especial... :)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 29, 2002 6:19 pm

Olá,

O meu cão dágua sempre teve problemas com tártaro, desde muito novo. Já fez duas limpezas aos dentes no veterinário e mesmo assim o tártaro aparece sempre mais tarde ou mais cedo. Ele come granulado e de vez enquando lá roi a medo um bocadito de um biscoito com fluor. O problema dele é que os outros cães nunca o deixaram roer ossos, pois rosnavam-lhe e ele tinha que o largar... acabou por ganhar o hábito de não roer nada, nem brinquedos, nem ossos e ás vezes nem sequer aceita biscoitos. Isso é um má combinação para os dentes. Optei por uns tempos dar-lhe orozyme, mas achei que era pouco eficaz, pois ele lambia aquilo e acabava por não ficar nos dentes o tempo suficiente. Apareceu o tártaro todo novamente. Então optei por escovar mesmo os dentes dele. Já usei várias marcas e de momento não me lembro dos nomes mas a que gostei mais até agora foi uma que traz uma espécie de uma dedeira em vez de uma escova, pois é muito mais prática e temos mais sensibilidade ao escovar-lhe os dentes. Escovo-lhe todos os dias depois da refeição diária. De qualquer forma, não é necessário ser todos os dias, a não ser que o cão seja de facto muito predisposto para ter tártado. Basta uma vez por semana aquando da escovagem e limpeza semanal por exemplo.

Existem cães que pelo hábito que tem em roer bastante, quase que se torna desnecessário escovar-lhes os dentes. Talvez quando forem mais velhotes.
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta nov 29, 2002 9:36 pm

Pois,a minha menina ás vezes também tém mau hálito, eu perguntei á Vet se poderia ser de estômago, mas ela disse que não, porque ela não apresentava mais sintomas. Desde pequena que a Niki está habituada ás minhas "torturas", uma delas, a lavagem dos dentes. Ainda hoje os estive a lavar, só que nunca vi pasta de dentes para eles, nem dedeira, se bem que sempre que entro numa pet shop lá pergunto. O que eu faço é meter água com sal. Dantes esfregava com uma escova para bebés, mas mesmo assim, parecia-me muito agressivo, e agora faço com algodão. Ela tem na parte mais próxma da gengiva um pouco amarelo (tártaro), e estou a pensar fazer uma destartarização. De resto, "descobri" numa loja de animais perto de mim uns biscoitos que parecem de chocolate, que ela adora, e deixam um "halitozinho exelente!!". Eu deixei de lhe dar os Rask porque além de não ser da preferência da menina os bocadinhos que saiam enrolavam-se no pelo dela, e era um trabalhão para tirar...
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sábado nov 30, 2002 12:38 am

Olá. Eu compro para a minha cadela ossos com fluor, há tb uns no Corte Inglês (só vi ainda nesse sítio, cada um está embalado individualmente, são vários num pacote) que cheiram mesmo a pasta dentífrica. Comprei tb na veterinária o«Specicare», com uma escova de dentes incluída, mas ainda não experimentei. Penso que ela talvez goste, até dos comprimidos gosta, os Labradores devoram tudo! A veterinária disse-me que é preciso ter muita atenção ao tártaro pois a morte por insuficiência cardíaca dos cães muitas vezes deve-se ao tártaro, que se vai alojando no coração.
Penso que este é um tema muito importante.
Beijos a todos e bom fim-de-semana,

Carla
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 30, 2002 9:44 am

papoila Escreveu: A veterinária disse-me que é preciso ter muita atenção ao tártaro pois a morte por insuficiência cardíaca dos cães muitas vezes deve-se ao tártaro, que se vai alojando no coração.
Penso que este é um tema muito importante.
Carla, podes desenvolver isto mais um pouco? Nunca tinha ouvido falar nisso. Estou interessado em saber mais, porque constou-me que os meus cães (whippets) são vulneráveis a problemas do coração.
Se alguém tiver informações sobre isto agradecia.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado nov 30, 2002 12:40 pm

Olá

Os meus cães têm dentes brancos e hálito normal.
Dou-lhes de uns biscoitos da Pedigree Pal contra o tártaro que parecem funcionar, pelo menos nunca mostraram dentes amarelos ou hálito fora do normal.
De vez em quando também dou aos mais velhos, ossos verdadeiros, depois de devidamente inspeccionados e limpos. Por vezes, nos ossos ocos costumo por queijo ou bocadinhos de fiambre. Eles gostam e sempre se mantém ocupados.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 30, 2002 12:57 pm

Olá

Pois é. Esta receita da Nuria parece-me a mais sensata.
Exactamente por sempre a ter usado, e com receio de os prejudicar, é que há uns tempos lancei um tópico sobre se se deve ou não dar ossos naturais aos cães (lembram-se?).

De facto os ossos naturais, como a designação indica, por princípio deverão ser mais inofensivos do que os produtos artificiais cuja constituição e ingredientes são sempre uma incógnita. E ainda por cima os naturais são mais baratos e eles até os preferem.

Desse tópico que referi ainda me ficou uma dúvida. Normalmente dou ossos de porco pelo simples facto de os encontrar mais facilmente à venda no local onde normalmente vou fazer compras. Nunca encontrei lá ossos de bovino que, segundo entendi, são mais recomendáveis. Há algum inconveniente por eles serem de porco? Se alguém quiser responder...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”