medo de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lisa
Registado: sexta jul 26, 2002 10:08 am

quinta nov 28, 2002 4:09 pm

Olá a todos.

Apesar de gostar bastante de cães, tenho imensas dificuldades em me relacionar com cães desde miuda :oops: (pronto, já disse) e estou fartinha de coisas tipo mudar de passeio quando um cão olha para mim fixamente, saltar de cada vez que um Lulu faz "béu" (mesmo com caniches), e de aturar "aqueles" sorrisos de familiares e amigos.

Não encontro nenhum motivo na minha vida que explique este medo pateta (não tenho má experiências com cães - aliás nunca tive 1 cão - e também nunca fui mordida) e, por isso, gostaria de resolver isto de uma vez por todas.

Haverá alguém que me conceda 1 oportunidade para trabalhar com cães como voluntária? Não sei se ajuda, mas resido e trabalho na zona de Lisboa.

É importante referir que não pretendo emprego. Apenas considero que se contactar 1 pouco, se aprender algumas regras base de "comunicação" , com cães irei suprimir estes medos.

Obrigada pela vossa atenção.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta nov 28, 2002 4:32 pm

Olá Lisa

Experimente contactar a União Zoofila (Sete Rios, www.uniaozoofila.org/) ou o Projecto Java (Lourinhã, www.projectojava.no.sapo.pt) eles estão sempre a pedir voluntários.

Boa sorte;)

Carla
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
lisa

quinta nov 28, 2002 4:37 pm

Olá Carla!

Obrigada pelas dicas; vou experimentar. :)

Lisa
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta nov 29, 2002 10:00 pm

Porque não começas também a relacionar-te mais com algum cão que conheças? Tenho uma vizinha minha (tem 4 ou 5 anos, mas pronto) também tinha medo de cães. Sempre que via a minha cadela (caniche) ou o cao que encontrei (raçado de pitbul) quase se atirava das escadas, e até cheguei a apanhar sustos com a miúda! Um dia, agarrei na minha cadela, que não é tão "eléctrica" e é meiguinha, e disse á miuda para mexer nela. Conclusão: Já nem a Niki nem a Bárbara saiam das escadas, tais eram as caricias... o que interessa é que a miuda até já mex no grande cão da rua (o Johny). Uma boa recuperação(e rápida). Tenta assim! Pede a um familiar ou amigo que te deixe levar o cãozito á rua, ou dá-lhe festinhas... o principal: nunca mostrar medo. Boa sorte para a recuperação!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 29, 2002 10:30 pm

Quem tem medo compra um cão... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado nov 30, 2002 11:36 am

Boa nel até q enfim q começa a haver um pouco de sentido dehumor :lol: :lol: :lol: :lol: :D :D :D :D :D ;) ;) ;) ;) ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 30, 2002 12:38 pm

Olá

Pois é Tiabela, mas a minha mensagem, para além do bom humor que nunca se deve perder, tem outro alcance que não sei se a Lisa entendeu. O ninjamotard já apontou o caminho.
Penso mesmo que a melhor forma de ultrapassar o problema é arranjar um cão. Mas atenção, a aquisição do cão não deve ser encarada como se tratando de um objecto terapêntico apenas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano

sábado nov 30, 2002 1:05 pm

ola nel concordo plenamente ;) mas imagine q ela não consegue ultrapassar o medo,que será do cão? :( eu tenho uma prima q atravessa a rua para não passar ao pé dum cão e tem 33 anos :( nem nunca conseguiu fazer uma festa aos meus,nem quando eram pequeninos e são york,ela não consegue mesmo entra em pânico e nunca nenhum cão lhe fez mal.é um pouco como eu com as BARATAS :oops: :oops: :oops: :oops: entro em histeria completa :o :o :o
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 30, 2002 1:21 pm

Olá tiabela

Pois, eu sei que estas situações são complicadas. São mesmo fobias que parecem ridículas, mas são-no apenas na nossa cabeça e não se imagina o pavor que as pessoas têm por causa disso.
O que normalmente se faz é brincar com essas situações.

No prédio onde moro costuma vir cá uma senhora que é médica e vem visitar os pais que, logicamente, são meus vizinhos. Ela tem exactamente esse pavor na presença de cães. Mas nunca foi mordida sequer. E não sabe explicar o motivo. Quando pressinto que ela entrou ou vai a sair do prédio, evito sempre sair com os meus cães. É mesmo um caso perdido.
Há uma amiga minha que também tem fobia às baratas. A minha mulher é aos ratos. Sobe logo para cima de uma mesa. Isto aconteceu uma vez já não sei onde e quando, mas foi um espectáculo. :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano

sábado nov 30, 2002 2:04 pm

ola nel penso q a minha prima tem medo dos caes,pq ela foi criada com a minha avó q lhe dizia,olha vem lá o cão, qd ela se portava mal ou não queria comer :? :( .pode ser por isso ou não,mas não deve ser caso de ela ir fazer psicanálise :oops: :oops: :oops: ,ela vive bem sem eles,antes assim pois não lhes faz bem nem mal, mas gostava qela gostasse pois o q eu mais gosto é de oferecer animais a quem gosta :D :D ejá tenho oferecido alguns...
paciencia
:cry: :cry:
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 30, 2002 2:18 pm

Não só é complicado para as pessoas que teem medo dos cães, como, quando os cães detectam esse medo e mudam de atitude.
Uma vez aconteceu algo idêntico com um dos meus cães. Umas raparigas bateram á minha porta, abri, e saíram 2 míudas (graúdas) do elevador, o Rafa estava á porta sentado e esperando umas festinhas.
A 1ª míuda saíu do elevador sem problema fazendo logo umas festas ao Rafa, a outra, bem , a outra virou estátua, simplesmente ficou colada ao chão, no meio da porta do elevador.
Além de não se mexer, o elevador não podia funcionar porque ela não deixava fechar a porta.
Puxei o Rafa mais para trás e mandei-o ficar sentado, que ficou.
A míuda aí avançou um pouco, só que o Rafa começou a cheirar o ar na direcção dela e começou a ladrar baixinho, um ladrar estranho.
Detectou o pavor dela...pavor mesmo, porque ela estava uma pilha de nervos.
Mandei calar o Rafa e disse á míuda para se descontrair e não mostrar medo, porque ele estava sentindo.
Resumindo: ela tentou passado um bocado fazer-lhe uma festa, mas, o Rafa continuava com o nariz a cheirar e ladrando baixinho.
Desisti. Acabei por ír fechar o Rafa, porque senão ainda dava um treco á rapariga. Ele só teve este tipo de atitude 3 vezes, 2 das vezes foi mesmo com pessoas que teem medo de cães e a outra foi recente.
Á noite estava passeando com eles, e andava um funcionário da câmara limpando as sarjetas, andava com uma pá grande nas mãos.
Aí o Rafa não me deu tempo de nada, sai disparado em direcção ao homem e ladrava, ladrava, entretanto cheguei e percebi o que se passava.
Claro que o homem estava a pensar se lhe dava com a pá :lol:
Eu disse para ele pôr a pá no chão, que o Rafa calava-se.
Bem dito, bem feito. Assim que o Rafa viu a pá no chão cheirou-a olhou para o homem, que entretanto, tentava fazer-lhe uma festa, e, que ele deixou abanando-se todo. O perigo, segundo a óptica, do Rafa já tinha passado...
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado nov 30, 2002 2:25 pm

Quando tens medo, a tua transpiração, mesmo indetectável, reflecte isso e tratando-se de um animal de olfacto tão sensível como um cão, isso é logo detectado e o animal reage de acordo.

O problema é que dizer a uma pessoa para não ter medo não serve de nada como é lógico, se ela continuar a senti-lo.

Nessa altura, se a pessoa conseguir ultrapassar a fase de pânico, um bocadinho de queijo na mão pode fazer milagres, e o cão mudar de atitude e quebrar o círculo

Cumprimentos

JoseLuis
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 30, 2002 4:51 pm

Eu sei que eles detectam o nosso medo, pelo odor que exalamos.
É esta situação e as pessoas a fazerem festas aos cães.
Normalmente, dirigem a mão para cima da cabeça dos cães, aí, eu deduzo que interpretam como uma ameaça.
Tenho uma vizinha que cada vez via os meus cães por perto, pedia desculpa, e pedia-me para afastá-los.
Com o passar do tempo já consegui que lhes faça festas.
Disse-lhe para não avançar com a mão na direcção deles, mas, simplesmente deixar a mão perto do nariz deles. Resultado? Eles ficam calmos e ela com a mão por perto deles, já com menos medo.
É óptimo não? ;)
tiabela
Membro Veterano

sábado nov 30, 2002 5:01 pm

para o nel
quanto ao medo da suamulher dos ratos,eu tenho uma amiga q é igual mesmo um dia encontrou um mini rato ao pé do quintal dela e dormiu no carro, e passado 1 semana mudou de casa,então um dia eu e os nossos amigos decidimos fazer uma grande malandrice,compramos um rato daqueles com q os gatos brincam de pluche ,trasformamo-lo de modo a parecer verdadeiro e pusemo-lo na caixa do correio dessa amiga.nessa noite combinamos ir com ela para casa.qd chegou e foi ver o correio deu um grito q se deve ter ouvido a km de distancia,sabiamos q podia ser perigoso pois podia ter-lhe dado alguma coisa,mas fartamo-nos de rir e ficou para a nossahistoria
bjs
nota:isto não é 1 sugestão p fazer á sua mulher
lisa

terça dez 03, 2002 11:28 am

Já pensei em comprar um cão, aliás, até já tinha definido qual a raça e o sexo q iria escolher: uma cadela Lavrador. Motivos: é + sossegada q o macho e não morde nunca, certo?
Só q rapidamente encontrei 2 obstáculos: tenho 1 casa c/ apenas 3 ass + 1 marquise fechada e, para piorar, passo muito tempo fora de casa porque trabalho e estudo.
Maaas, vamos imaginar q até comprava a cadela porque arranjava alguém q me substituisse enquanto eu estava fora; acho que, da 1ª vez que 1 cão se aproximasse de mim, largava a correr e deixava lá a cadela.
No caso de comprar 1 cão, provavelmente faria a mm coisa se ele lutasse c/ 1 outro cão qq.
Já sei q é 1 estupidez, mas qdo entro em pânico por causa de cães só me dá p/a fugir (sorte q das poucas vezes em q isso aconteceu estava alguém ao pé de mim q me segurou senão :? ). .. ou estacar feita parva.
Resumindo e concluindo, para evitar este tipo de situações, parece-me melhor treinar primeiro e comprar o cão depois.
Será q tenho outra opção?

Lisa :cry:
Responder

Voltar para “Cães”