From: Gonçalo Graça Moura
Date: terça-feira, 26 de Novembro de 2002 16:33:34
To: [email protected]
Subject: Cães "perigosos"
Ex.mos Senhores,
Tem o vosso jornal encetado uma campanha contra certas raças de cães, nomeadamente na edição de hoje, na secção Grande Lisboa... curiosamente acusam as raças e imputam a certas raças serem criadas para combates e cito "Trata-se de raças (como os rotweiller, os pitbull, os bulldog, os doberman e
outras) produzidas para o combate", das quais a única que infelizmente é criada por pessoas menos escropulosas para combate é, de facto o Pit Bull... gistava de ver alguém a tentar criar bulldogs para combate, a ideia do mesmo é de tal forma ridícula que só mesmo quem não tem a minima ideia do que é esta raça é que pode pensar nisso, pois hoje em dia não só é uma raça de companhia, mas como todos os problemas de saúde que têm, leva a que a sua reprodução seja extremamente onerosa e difícil, pelo que não sei onde é que o vosso jornalista foi buscar esse tipo de informação. Quanto ao rottweiler e ao dobermann são cães de guarda, não cães de combate, e, nomeadamente quanto ao rottweiler, em que o numero estimado de exemplares ultrapassa os 10.000, só em Portugal, é de estranhar, acreditando nas v. notícias, que não hajam ataques de meia em meia hora... a média anual de ataques destas raças é, em termos percentuais, inferior a 0.03% da população estimada (em média anual), e isto para não fazer o cálculo aos 2.600.000 exemplares da população canina portuguesa (fonte Pro Teste n.º 228 de Setembro de 2002)
O problema de certos tipos de raças não é da raça em si mas do tipo de dono que têm, que ou pretende o animal para fins menos lícitos, ou não se preocupa em o sociabilizar e educar ou passeia o seu cão sem trela – o que é uma questão pertinente para todas as raças, para além de ser uma protecção para o nosso cão, é uma questão de educação, além de ser obrigatório por lei - realce-se aqui que Portugal foi o primeiro país do mundo a legislar a obrigatoriedade da trela ou açaimo, já em 1925 com a primeira lei da raiva, o que se mantém ainda hoje...
A não fiscalização pelas autoridades competentes é uma das principais causas dos acidentes, bem como a falta de civismo... quanto a uma perigosidade intrinseca de um cão andar à solta, esta é igual quer o mesmo seja uma das raças que o v. artigo menciona ou um caniche... Relembro que o acidente que vitimou o saudoso Joaquim Agostinho foi causado por um cão de pequeno porte.
Concordamos em que há cães perigosos, mas esse perigo advém não da raça em si mas de factores como a não sociabilização do animal (com pessoas e outros animais), o retirar o animal de junto da mãe em plena fase da chamada sociabilização em matilha, que é a idade em que ele aprende a ser cão com a mãe e os irmãos d aninhada, fase que normalmente decorre entre as quatro e as oito a dez semanas de vida - lembro que a maioria dos animais que se encontram nas lojas o são às 6 semanas de vida, o que é manifestamente cedo; a educação do dono, nomeadamente ao não passear o seu cão de trela ou devidamente açaimado, a actuação das autoridades, ou melhor, a falta de actuação das autoridades, que não fiscalizam, e o clima de insegurança em que se vive nas grandes cidades, que faz com que muita gente, por medo, compre cães para os quais não estão preparados, nem procuram informação sobre as raças que possuem.
Por outro lado, alguma imprensa descobriu que associar algumas raças de cães a violência trazia mais leitores e, sem tentar sequer verificar fontes publicam paragonas do género “raça considerada muito perigosa” (DN 4-4-2002) – sem dizer quem a considera, em base de que factos nem a suportam com estatísticas, “cães assassinos” em que fazem a associação a uma raça e mostram imagens de outras raças que muitas vezes não tem nada a ver, “cães de combate”, designação que ainda ninguém me conseguiu explicar o que quer dizer, para além de números sem qualquer validade científica como “uma pressão de mais de 500 kg por cm2 de pressão de maxilares” como foi o caso de uma revista dita de grande informação (revista focus) que me ligou a pedir para confirmar estes valores e depois de eu ter perdido meia-hora a explicar à “jornalista” que não havia formula nenhuma de avaliar a potência de mordida (e eu bem a tenho procurado quer junto de cientistas, quer de veterinários), que um valor de grandeza da ordem que eles reclamam para certo tipo de cães ia tornar impossível certo tipo de trabalho desportivo que envolvem a manga de trabalho, por simples esmagamento do braço do figurante (e estas raças competem regularmente quer em Portugal quer no resto do mundo), optou por publicar a asneira na mesma. Ou mais recentemente, num artigo do Jornal de Notícias, a jornalista punha como primeira característica do Pit Bull ter os dentes afiados... nada poderia estar mais errado... como todos os cães de agarre (presa) a dentição do pit bull foi desenvolvida para agarrar e não para cortar, logo os dentes até são menos afiados que os a maioria das raças...
Outra dos erros publicados normalmente é a confusão das raças, nomeadamente quando tentam dar mais nomes ao Pit Bull (DN 4/4/2002) chegando a chamar-lhe Staffordshire Bull Terrier – raça inglesa que têm a alcunha de “nanny dog” (cão ama-seca) pelo seu excelente carácter e pela docilidade que tem com crianças .
Também todo o político que quer ganhar visibilidade, começa por propor “legislação” que controle certas raças que “considera” perigosas, como é o caso do Dr. Rui Rio, que iniciou a sua pré campanha eleitoral com uma proposta legislativa (proposta de lei 256/VIII) não só de fraca qualidade técnica, mas que também continha erros crassos e, a ser lei, várias inconstitucionalidades.
O que é triste é que do muito que se fala sobre estas raças e outras, nunca se ouça ou leia sobre a educação dos proprietários de cães, se assista a um aumento de animais abandonados, que as propostas e iniciativas legislativas que saiam estejam desfasadas da realidade e sejam impraticáveis (nomeadamente os DL 91/2001 de 23 de Março e o DL 276/2001 de 17 de Outubro – em que é notória a postura da Direcção Geral de Veterinária, em vez de entidade reguladora, de lobby de veterinários, passando por cima não só das instituições democráticas portuguesas como foi o caso do Parlamento (em que havia três propostas legislativas a aguardar agendamento), como dos tribunais – dando competência ao seu Director-Geral para julgar casos e ditar sentenças)… curiosamente esta situação pouca ou nenhuma atenção teve na comunicação social… Porquê? Parece ser um pouco dúbio, não?
Gonçalo Graça Moura
Canicultor
Representante em Portugal da DogsAtRisk
Rottweilers e outros - carta ao JN
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Escrevi ao JN sobre os diversos artigos publicados... escusado será dizer que sem resposta...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
Bom dia,
De facto concordo a 100% consigo. Só acho que é chover no molhado, pois vende mais um artigo a dizer morte, do que um artigo a dizer esclarecimento....
Mesmo assim muitos parabéns pela "teimosia" e coragem.
Sandra
De facto concordo a 100% consigo. Só acho que é chover no molhado, pois vende mais um artigo a dizer morte, do que um artigo a dizer esclarecimento....
Mesmo assim muitos parabéns pela "teimosia" e coragem.
Sandra
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
O que eu acho é que é exactamente com acções destas que se chega a algum lado. Desculpe, Sandra, mesmo que isso seja chover no molhado. Pois então que se chova mesmo no molhado e se provoque uma inundação. Mas não se deve parar, se não o assunto "seca"...
O que eu acho é que é exactamente com acções destas que se chega a algum lado. Desculpe, Sandra, mesmo que isso seja chover no molhado. Pois então que se chova mesmo no molhado e se provoque uma inundação. Mas não se deve parar, se não o assunto "seca"...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Gostaria antes de mais dar os parabens a esta louvavel iniciativa, lamentando apenas que infelizmente de nada adiante.
Já agora aproveito para fazer uma observação aos numeros de Rottweilers indicados na carta.
Foram Registados em Portugal nos ultimos dois anos e meio : +/- 9.000 Rottweilers
Estima-se que neste momento existam em Portugal +/- 30.000 Rottweilers activos ( adultos com menos de 11 anos )
Fora os que nem registados foram !!!
Já agora aproveito para fazer uma observação aos numeros de Rottweilers indicados na carta.
Foram Registados em Portugal nos ultimos dois anos e meio : +/- 9.000 Rottweilers
Estima-se que neste momento existam em Portugal +/- 30.000 Rottweilers activos ( adultos com menos de 11 anos )
Fora os que nem registados foram !!!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
não adianta porque aparentemente sou o único a escrever para os jornais... escrevam também... pode ser que adiante alguma coisa.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm
casadiscaes, mandei uma carta tambem para o JN, depois de estar a par que algumas coisas que tinham escrito na noticia dos Rotweillers, estava errada e não me disseram nada...
Pareçe que não vale a pena...
Pareçe que não vale a pena...

-
- Membro
- Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
- Contacto:
Gonçalo, exelente carta, magnifica, é de um SENHOR esta carta... pena eles estarem a marimbar-se, por várias vezes escrevi para jornais em particular DN/JN/CM e nada nunca uma resposta...
mais uma vez parabéns por esta exelente carta...
mais uma vez parabéns por esta exelente carta...
Somos sempre os mesmos a responder e a actuar, infelizmente "não adianta" tentar clarificar estas situações, os meios de comunicação social SÒ QUEREM MESMO È MÀS NOTICIAS,.
O R. C. P também enviou comunicados para todas as televisões e jornais para, mais uma vez informar e esclarecer certas situações mas deu quase em nada só o 24 horas contactou e pediu alguma informação.Tentamos falar com o Proprietário dos Animais mas nunca obtivemos resposta, a unica forma foi contactar o tribunal e o ministério público para pelo menos evitar que abatessem os animais, pelo menos até se saber algo mais sobre a história , o facto continua o mesmo, faleceu uma pessoa e ninguém consegue fazer nada, nem saber nada. mesmo das pessoas que querem ajudar e têm essas possibilidades.
Cada vez compreendo menos esta sociedade e cada vez mais gosto dos animais .

O R. C. P também enviou comunicados para todas as televisões e jornais para, mais uma vez informar e esclarecer certas situações mas deu quase em nada só o 24 horas contactou e pediu alguma informação.Tentamos falar com o Proprietário dos Animais mas nunca obtivemos resposta, a unica forma foi contactar o tribunal e o ministério público para pelo menos evitar que abatessem os animais, pelo menos até se saber algo mais sobre a história , o facto continua o mesmo, faleceu uma pessoa e ninguém consegue fazer nada, nem saber nada. mesmo das pessoas que querem ajudar e têm essas possibilidades.
Cada vez compreendo menos esta sociedade e cada vez mais gosto dos animais .

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Sr. Gonçalo, os meus parabens pela excelente carta mas ambos sabemos que vamos ter de continuar as bocas de que somos proprietários de cães assassinos.
Nuno
4700 Braga
Nuno
4700 Braga
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá Gonçalo
Foi boa ideia publicar a carta , não me lembrei que poderia ser mobilizadora . Ao que parece, foi.
Aos cépticos ;
Está na altura de deixarmos de ser complexados e abandonarmos a postura do "encolher os ombros" , do "não vale a pena" , eles é que mandam" , ou pior, " eles é que sabem", eles é que podem " sei que é um conceito tipicamente Português derivado de mais de 300 anos de opressão ... mas chega, ninguém vai preso ou torturado , vamos lá protestar . Não podemos comer e calar.
LUTAR E PROTESTAR VALE A PENA
SEMPRE
Quem cala consente.
Foi boa ideia publicar a carta , não me lembrei que poderia ser mobilizadora . Ao que parece, foi.
Aos cépticos ;
Está na altura de deixarmos de ser complexados e abandonarmos a postura do "encolher os ombros" , do "não vale a pena" , eles é que mandam" , ou pior, " eles é que sabem", eles é que podem " sei que é um conceito tipicamente Português derivado de mais de 300 anos de opressão ... mas chega, ninguém vai preso ou torturado , vamos lá protestar . Não podemos comer e calar.

Quem cala consente.

Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá Gonçalo
Aos cépticos ;
SEMPRE
Quem cala consente.
Aos cépticos ;

Quem cala consente.

Um abraço
-
- Membro Veterano
- Contacto:
2.ª carta enviada ao JN, desta vez ao Provedor do Leitor
Date: sexta-feira, 29 de Novembro de 2002 12:55:14
Subject: Fw: Cães "perigosos"
Ex.mo Sr.,
Tendo o JN decidido encetar uma campanha contra certas raças de cães, com argumentos, na maior parte dos casos, desprovidos de validade, quando a maioria quer da comunidade ciêntifica quer da cinofila chegou a uma série de conclusões díspares, (aproveito e envio em anexo o parecer da Federação dos Veterinários Europeus), enviei ao JN a seguinte carta da qual faço "forward" e que não teve qualquer resposta... a bem da verdade é necessário esclarecer o público com visões que muitas vezes não são coincidentes.
Peço-lhe encarecidamente, que, pelo menos, façam uma reflexão mais aprofundada e um pouco mais de pesquisa quando abordarem este tema, e por isso, como poderá ler na no meu e-mail ao JN tive o cuidado de citar alguns exemplos específicos de erros comuns na imprensa (JN incluido), para não mencionar, que confesso que achei a despropósito, a falta de coerência da própria imprensa, quando uma das estações de "serviço público" promoveu um combate de cães para o poder apresentar numa reportagem, só o facto de haver combates de cães e que foi notícia, o incitamento não... O comportamento da imprensa nesta área é, pelo menos, algo dúbio.
Num pais em que a legislação nesta área é confusa, feita em cima do joelho e de representação de "lobies" a imprensa só se interessa por atacar quem não tem capacidade de resposta... Porquê? fica a questão...
Agradeço a atenção dispensada,
Gonçalo Graça Moura
Canicultor
Representante em Portugal da DogsAtRisk
-------Original Message-------
Date: terça-feira, 26 de Novembro de 2002 16:33:34
Subject: Cães "perigosos"
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Olá!
A carta foi excelnte , eu estive agoara a ler o artigo e mais uma vez reparo que os jornalistas não tem mesmo a noção do que falam.
Pois eu sou uma felizarda dona de Bulldogs , que são a minha vida:-)
E eles não tem agressividade alguma, são cães que necessitam do passeio , mas um passeio com moderação e sem exageros.
E os criadores em Buldlog , a maioriam criam por amor a raça, e não há casos de bulldogs criados para combate.
Mas tb este jornalista nem deve ter noção que exite a raça Bulldog, bulldog françês , e o americano Bulldog, rças destintas entre elas.
Ao contrario que o jornalista pensa , o BULLDOG, é um cão que se adapta excelente a vida na cidade em apartamento. é um cão que adora viver em casa com os seus donos (é asim que a sua expressão é mais feliz ).
Obrigada mais uma vez pelo excelente trabalho Gonçalo.
Tudo de Bom para os teus cães.
Helena Lopes
A carta foi excelnte , eu estive agoara a ler o artigo e mais uma vez reparo que os jornalistas não tem mesmo a noção do que falam.
Pois eu sou uma felizarda dona de Bulldogs , que são a minha vida:-)
E eles não tem agressividade alguma, são cães que necessitam do passeio , mas um passeio com moderação e sem exageros.
E os criadores em Buldlog , a maioriam criam por amor a raça, e não há casos de bulldogs criados para combate.
Mas tb este jornalista nem deve ter noção que exite a raça Bulldog, bulldog françês , e o americano Bulldog, rças destintas entre elas.
Ao contrario que o jornalista pensa , o BULLDOG, é um cão que se adapta excelente a vida na cidade em apartamento. é um cão que adora viver em casa com os seus donos (é asim que a sua expressão é mais feliz ).
Obrigada mais uma vez pelo excelente trabalho Gonçalo.
Tudo de Bom para os teus cães.
Helena Lopes