Queda de pêlo na cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda ago 29, 2005 8:44 pm

Caso não se esterilize a fêmea ou não se cruze, é preferível sempre optar pelas hormonas. O inconveniente das hormonas é que por vezes não lhes baixa o cio e poderá ser necessário repetir a dose. Por outro lado, o abuso delas (ou seja, não é para ser usado continuadamente como na mulher) pode provocar tumores nos ovários. A que mencionei, HCG, é a que menos problemas dá.

O furão é normalmente um animal irrequieto, qualquer análise ou rx, é difícil de fazer sem anestesia (ao Opale, é impossível fazer qualquer coisa sem o sedar). No entanto, para ser operada, terá sempre de ser anestesiada. Mas para tirar pequenas quantidades de sangue, como por exemplo para um hemograma (é uma análise que permite ver se tem anemia) são suficientes umas pequenas gotas, por isso não seria preciso anestesiar.

Para tal, não se utiliza o êmbolo da seringa, só a agulha. Pica-se a almofada de uma patinha e vai-se apanhando o sangue para um tubo. Pode-se entreter o furanito com uma bisnaga de Ferretevite, azeite de fígado de bacalhau (costumam adorar e além disso tem vitamina A) ou malte. Ele assim vai lambendo e vai deixando fazer as coisas, porque como não se utiliza a seringa, não lhes dói esta maneira de extrair o sangue. (É o êmbolo da seringa que, ao retirar o sangue, faz pressão e costuma doer-lhes).

Essas pintas parecem sangue pisado, será? Poderão indiciar um problema de plaquetas, mas também podem ser outra coisa sem importância. Mas se fosse minha, levava-la já amanhã ao vete, não esperava para a semana. Eles têm um metabolismo muito rápido e qualquer doença, também se desenvolve rapidinho. Facilitar pode implicar pôr em risco a vida dela.

Por curiosidade, sabia que as picadelas de pulgas podem causar anemia em pequenos animais? Evidentemente que 2 pulguinhas não chegam...

Espero que não seja nada de importância mas vá-nos contando.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça ago 30, 2005 3:29 am

Olhando melhor a foto, parece-me que apresenta falta de pelo na barriga e como sabe, é ou pode ser também um dos sintomas de anemia.

O melhor a fazer agora é dar-lhe uma injecção de hormonas mas a HCG, reforçar-lhe a alimentação com um bom complexo vitamínico. Cuidado que se houver já baixa de plaquetas, não se deve dar a vitamina K.
E não esquecer controlar a possibilidade de posteriormente poder vir a ter uma infecção no útero.

Deixe-a recuperar do cio durante uns meses e só depois a opera. Cruzá-la agora, se estiver com anemia também não o deve fazer.

Que comida lhe está a dar? É muito importante que seja de boa qualidade. Tem reparado na cor e consistência das fezes? Este é também um importante controlo. Não o quero assustar mas sempre é melhor prevenir que remediar...

Vá já à vete e volto a desejar que esteja tudo em ordem.
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

quarta ago 31, 2005 3:38 am

Calma! ;)

Quando coloquei a foto esqueci-me de referir que a Maia não tem pêlo nenhum na barriga porque fez uma ecografia e o pêlo nunca mais cresceu!... :|

Eles tusquiaram a menina com a promessa que em 2 meses o pêlo já tinha crescido todo, mas já lá vão uns 6 meses e nada... :evil:

Como disse eu estou no Algarve e só vou para cima no próximo domingo. Acho que a situação da Maia não é alarmante, mas se eu notar alguma diferença no comportamento dela recorro a algum vet cá de baixo.
MHZ Escreveu:Que comida lhe está a dar? É muito importante que seja de boa qualidade. Tem reparado na cor e consistência das fezes?
A comida é uma mistura de 3! É uma própria de furões (da Vitakraft se não me engano), kitten 34 e wiskas top (esta é só até acabar o pacote!).

As fezes têm sido normais, com raras excepções (o que também é normal).
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quarta ago 31, 2005 10:09 am

Alex, o normal seria ter-lhe já crescido o pelo. Poderá ser devido à alimentação. O Opale fez em Julho um ecocardiograma ao coração e já lhe está a crescer o pelo. Se tiver, ou quiser mandar vir pela Internet, Ferretone ou Furotone, são vitaminas para o pelo, dão as gorduras para ficarem com ele bonito e ajudam a que cresça. E além de lhe dar oralmente, esfregar o local com um pouco do produto, li que também ajuda. Penso que cá existe um producto que substitui e que se chama DERMOCANIS ALERDROPS, é um complemento nutricional dermatológico, no entanto não deve NUNCA ser dado a fêmeas grávidas e o seu uso também não deve ser prolongado porque poderá ter um efeito tóxico para o fígado. Aconselhe-se com a vete.

A Vitakraft e a Whiskas, pelo que tenho lido, não são boas. É preferível dar-lhe só a Kitten 34. Há uma boa de gatinhos e vende-se cá, é a Hills Science Kitten. E outra também boa é a Advance Kitten, também de gatitos mas que eu saiba só se vende em Espanha, costumo traze-la do Corte Inglês. Na alimentação não se deve olhar só a que o nº de proteínas seja elevado, devemos olhar também à qualidade, pelo menos, dos 3 primeiros ingredientes. A proteína dever ser de produtos de carne de ave, frango e não de subprodutos (farinhas) e não deve conter milho. Se quiser mandar vir pela Internet, a Totally ferret e a Happy ferret, entre outras, também são boas. E agora não seria mau dar-lhe uma com mais calorias, cerca de 40 a 45%, junto com o complexo vitamínico, para ajudar a reforçar o sistema imunitário, pois esses meses com o stress do cio, devem tê-lo abalado.

Não o quero assustar, só prevenir mas muitas vezes, por falta de experiência e desconhecimento, fazemos coisas que podem colocar a em risco a vida dos nossos animais e tenho verificado que o Alex gosta muito da Maia, por isso estou a avisá-lo. Não devemos de maneira nenhuma deixar uma fêmea em cio tanto tempo, pois além da anemia (e esta anemia não é provocada por uma perda de sangue mas sim por uma alteração da medula devida ao elevado nº de estrogénios e esta deixa de fabricar as plaquetas e os glóbulos brancos e vermelhos) o stress do cio também não é bom para a saúde.

Convém ser observada muito bem, quer a nível de controle da anemia, quer posteriormente (depois de o útero fechar é que costumam aparecer as infecções) e deve dar-lhe o reforço vitamínico.

Não esquecer que os nossos vetes ainda têm poucos conhecimentos sobre eles e por isso a melhor solução é sempre prevenir problemas e dar-lhes uma boa alimentação é fundamental.
Marli26
Membro
Mensagens: 197
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quinta set 01, 2005 2:39 am

Mando aqui o meu relato, espero que ele possa auxilia-los

Há 4 meses atrás, recebi um e-mail de uma pessoa me pedindo orientação porque sua Ferret, estava sem pelos na região da barriga e pescoço e com a vulva inchada, mas ao contrário de muitos, não tinha nenhuma falta de pelos na região da cauda.

Assim levamos a Furanita a minha veterinária, que como de praxe, pediu os exames comuns para o caso, EXAME DE SANGUE E ULTRASSONOGRAFIA.

(lembrando: os Ferrets no Brasil veem todos castrados aos 60 dias de vida)

A Nina nome da Ferret, tem 4 anos, sempre comeu ração Marshall, e até 6 meses atrás recebia luz natural no máximo de 6 horas ao dia.

Imagem

Imagem

Até então todos os casos que eu acompanhei com Ferrets com falta de pelos, inchaços na vulva ou na barriga, eram todos decorrentes de problemas nas glandulas adrenais os quais tinham um tumor.

O Ultrassom da Nina, não mostrou nenhum tumor, e o exame de sangue, acusou que independente do tumor ela estava com problemas hormonais em altos níveis.

Assim o tratamento dado a ela foi a base de hormonois, mais precisamente meia-ampola do Hormonio feminino que mulheres usam para engravidar, não vou citar o nome pq não quero ninguém fazendo besteira, sem os devidos exames e com a prescrição do veterinário.

Esse tratamento é composto de 3 a 4 aplicações, a cada 3 ou 4 meses, dependo do Ferret.

A Nina vai tomar a 2a.dose daqui a 15 dias, os pelos já cresceram, a vulva já desinchou e ela até engordou. Infelizmente não tenho fotos ainda, mas o tratamento tem que continuar, pq senão os hormonios podem se descontrolar novamente.

Abraços

Marli
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta set 01, 2005 7:47 pm

Olá Marli, obrigada por partilhar connosco, é sempre bom irmos tomando conhecimento dos possíveis problemas de saúde deles.
Mas penso que esse problema com a Nina também tem a ver com alterações nas adrenais, embora neste caso, sem tumor.
No entanto não deve ter nada a ver com o possível problema da Maia, ela é ainda demasiado pequena para começar com problemas desses. Vulgarmente só lá pelos 3 anos é que começam.

Vá contando a evolução da Nina.
Beijos
pipiu
Membro
Mensagens: 86
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm
Localização: Ichi, Amy, Schiller e Lupus

sábado set 03, 2005 11:46 pm

uffffffffffffffff
vim há arca de noé colocar precisamente este tópico, a Ichi ta com o pelo muito fininho na cauda e com pontinhos pretos. Não está a cair, mas caiu algum.

Lembrei-me logo daquelas imagens q se encontram na net dos furoes muito doentinhos, ja sem pelo nenhum... A adrenal disease.
Tava seriamente preocupada, eu q ate andava c ideias de arranjar um amiguinho à minha queridinha linda, e ela c problemas, e... eu q ja estou em coimbra e o vet dela é no algarve... enfim,
felizmente e infelizmente ja ca esta o topico,
fiquei com umas boas dicas para resolver o problema. Caso persista, la terei q ir a lisboa a um vet, e no entretanto dou noticias.


abraços a todos e beijinhos aos furões (aos q não mordem narizes ;) )
pipiu
Membro
Mensagens: 86
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm
Localização: Ichi, Amy, Schiller e Lupus

sábado set 03, 2005 11:48 pm

uffffffffffffffff
vim há arca de noé colocar precisamente este tópico, a Ichi ta com o pelo muito fininho na cauda e com pontinhos pretos. Não está a cair, mas caiu algum.

Lembrei-me logo daquelas imagens q se encontram na net dos furoes muito doentinhos, ja sem pelo nenhum... A adrenal disease.
Tava seriamente preocupada, eu q ate andava c ideias de arranjar um amiguinho à minha queridinha linda, e ela c problemas, e... eu q ja estou em coimbra e o vet dela é no algarve... enfim,
felizmente e infelizmente ja ca esta o topico,
fiquei com umas boas dicas para resolver o problema. Caso persista, la terei q ir a lisboa a um vet, e no entretanto dou noticias.


abraços a todos e beijinhos aos furões (aos q não mordem narizes ;) )
pipiu
Membro
Mensagens: 86
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm
Localização: Ichi, Amy, Schiller e Lupus

domingo set 04, 2005 12:08 am

vejam aqui:

http://www.ferretbrasil.com.br/artigos/ ... omas.shtml

a ultima das doenças apresentadas nesta lista, é o acne!!! lol, como eles dizem,

"Acne pode aparecer ocasionalmente em ferrets de qualquer idade. Não é uma moléstia grave, mas que deve ser tratada.
Sintoma:

É normal a acne se manifesta inicialmente na ponta do rabo, causando eventual perda do pelame. Note que é a extremidade oposta do início da adrenal (que provoca perda de pêlo na base do rabo). A acne pode ser vista a olho nú, como pontinhos pretos na pele rosada do rabo.
O tratamento da acne é muito simples, geralmente bastando lavar o rabo afetado com um sabonete/xampú bactericida. O produto a ser usado deverá ser indicado pelo veterinário.

problema resolvido, esperançosamente!!!!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo set 04, 2005 3:10 am

Olá Piupiu, reparou que na primeira página deste tópico a Hyza explica o que o vete dela mandou fazer e eu também explico como limpar a cauda em caso de pontos pretos?

Mas diga-me a sua ainda está em cio, ou já a castrou? É que, como já expliquei, não devem nunca correr o risco de as deixarem em cio este tempo todo. Com a anemia declarada, a morte é quase certa. E como cá em Portugal pouco se percebe de furões, ainda piora mais a situação.

E mesmo que tenham a sorte de ela não apresentar anemia, as defesas ficam muito debilitadas o que pode originar problemas futuros. E outro que também pode surgir depois da vulva fechar, são as infecções urinárias ou no útero, sendo destas, a piometra, a mais perigosa. A piometra pode apresentar-se de duas maneiras, piometra aberta (infecção cujo pus é apresentado como um corrimento saindo pela vulva), ou piometra fechada (o pus fica dentro do útero e quando se percebe que ela está doente, a infecção já pode estar muito adiantada e nem sempre uma operação de urgência vai a tempo de a salvar).

Por isso, aconselho a quem tenha furanitas e não as queira cruzar, a não correr riscos e a operá-las na devida altura (que é cerca dos 8 meses ou nos primeiros 10 dias do aparecimento do cio).
pipiu
Membro
Mensagens: 86
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm
Localização: Ichi, Amy, Schiller e Lupus

domingo set 04, 2005 11:41 am

Li tudinho :)
A Ichi teve o cio em abril e ao 10º dia (fui a correr p o algarve) levei-a ao vet para levar a injecção de hormonas, passados uns três dias ficou sem o cio, e nunca mais voltou apareceu.
não tenho intenção d voltar a dar a injecção, porque, como tb ja se disse aqui, não é nada saudavel. portanto, para o proximo cio quero que ela tenha a experiencia d ser mãe, tenho muitos donos, meus amigos, a quem vou entregar os bebés q vierem. E depois, esterilizo a minha linda.
;)

Sim, em portugal há muita muita ignorancia. Mas felizmente ~existe muita informação há distancia d um clique, para os interessados.
A Ichi anda sempre comigo, viajamos muito e passeamos muito. Ninguém sequer sabe o q é um furão, mas de facto adoram, acredito que aja quem adquira os nossos bichinhos a saber zero.
A responsabilidade recai nos vendedores portanto, d ensinar e sensibilizar para a aprendizagem antes da venda.

adeus :)
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

domingo set 04, 2005 1:57 pm

;)
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

terça set 06, 2005 4:31 pm

A Maia foi ontem à vet.

Ela disse que a Maia não parecia ter anemia, por isso, não era necessário fazer uma análise ao sangue.

Assim sendo vamos esterilizá-la daqui a pouco tempo.

Ela também disse que a falta de pêlo (na cauda, atrás das orelhas, por cima dos olhos e ligeiramente nas patinhas) podia ser da adrenal e que quando a estivessem a esterilzar, se vissem que a(s) adrenal está anormal, retiram-na.

Esperemos que não tenha nada...
alexR
Membro
Mensagens: 92
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm
Localização: 5 gatos (vadios!), 1 irmã mais nova!

segunda set 12, 2005 5:11 pm

Amanhã vai ser operada.

Tenho receio que me liguem a dizer que as adrenais estao mt aumentadas pois ela tem perdido muito pêlo nos ultimos dias... :(
Quando ela está no nosso colo a levar festinhas, ficamos todos cheios de pêlos.

Mas o que é estranho é que esta queda de pêlo é recente. Não começou há mais de uma semana (excepto a queda do pêlo da cauda e orelhas que ja tinha referido).
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

segunda set 12, 2005 7:33 pm

Desejo que tudo corra bem e amanhã nos diga que a Maia, embora murchinha, como será normal, já está pronta para outra. :D

O Opale, durante o mês de Agosto perdeu imennnnnnso pelo; agora é mais ou menos normal essa muda. Mas este mês, já lhe está a crescer de novo, preparando-se para o Inverno. Por isso, em princípio não é preocupante.
Depois dê-lhe vitaminas. Furotone, ou similar, é bom para o pelo. Pode dar-se alternada com o Ferretevite.
Responder

Voltar para “Furão”