garra partida

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
psygirl
Membro Júnior
Registado: quinta jul 21, 2005 12:23 pm

segunda ago 29, 2005 7:05 pm

O meu bicharoquinho partiu uma das garras de tras. deitou imenso sangue, que finalmente consgui estancar com uma daquelas pedras para os cortes da barba (sugerido algures como uma das coisas a ter no kit de 1ºs socorros dos bichinhos).

Parece bem e acho q tirando isso nao ha nada partido, mexe todos os dedos sem prolema aparente.

O ir ao veterinario seria obvio, mas por um lado nao sei se se justifica, por outro, alguem me sabe informar de um q faça urgencias??

obrigada desde ja,

tania
lisboa
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda ago 29, 2005 7:12 pm

Eu pessoalmente, acho que se não hover infecção, não há necessidade de ires ao veterinario, outro truque para parar hemorragias nos repteis é um pouco de farinha sem fermento.
Tenta manter tudo o mais limpo possivel para evitar infecções, vai lavando a feridita, podes pôr um pouco de betadine diluido em afgua, na quebra do rabo não se deve pôr betadine ou qualquer medicação, porque impede a regeneração dos tecidos e como tal a cauda não cresce de novo, mas na garra não há esse problema.

Boa sorte
psygirl
Membro Júnior

segunda ago 29, 2005 11:20 pm

Obrigada,

quanto a manter limpo nao vai ser muito facil porque temos substrato com uma camada de compactado e outra de casca de árvore por cima (eu por mim era linoleo outra coisa igualmente facil de manter limpa, mas o meu irmão é cheio de mariquices e diz que assim é que é bom, que é o que aconselham na loja. Bruxo! Jornais eles não vendem e linoleo so vendiam uma vez! Enfim...)

Eu assustei-me a serio pq deitou imenso sangue. ela ja se tinha magoado na cauda mas aí desinfectei com betadine e quase nao sangrou. Nessa altura ainda tentei proteger com gaze e adesivo. Até estava engraçado, mas ao fim de 3 min ja tava pendurado no tronco. O bicharoco deve ter achado que era outra muda de pele :p.

Eu esperei ainda uma boa hora depois de estancar o sangue para a por no terrario para evitar por a pata no chao. De qq modo amanha vou ver como está.

Mais uma vez obrigada.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça ago 30, 2005 12:11 am

Eu entendo, mas só por agora, até a ferida secar mais e sarar, podem colocar papel absorvente de cozinha a tapar o substrato, se tudo correr bem é só umas semanitas, depois começa a cicaterizar, ´só agora que a ferida está exposta e pode infectar, não sei qual a percentagem de humidade que tens no terrario, deveria ser +-60% 80%, mas por agora também poderias baixar a humidade, que assim existe menos probabilidades de infecção, depois podes levantar a humidade novamente.
Cuidado que o substrato de cascas de arvore com pedaços de tamanho que possa ser ingerido pela iguana, pode ser fatal para o animal, se não gosta de linoleo, existe uma carpete sintetica de pêlos curtos não muito áspera que perece relva, tendo duas é só ir mudando quando uma está a secar usa-se a outra.
As iguanas se sentirem curiosidade por qualquer pequeno objecto podem come-lo assim como o substrato.
nesta foto estão pequenos objectos retirados do aparelho digestivo de iguanas na autopsia e em cirurgias a fim de os remover
Imagem
psygirl
Membro Júnior

terça ago 30, 2005 9:38 am

Pois...

quanto ao substrato plenamente de acordo, agora convence la o meu irmão disso! é que oficialmente a iguana foi prenda de natal para ele, portanto tem sempre o argumento "a iguana é minha e eu é que sei", oque é um bocado infantiloide, mas nada que ja nao tenha ouvido.

A garra parece estar a recuperar bem, está mais vermelha e opaca que o normal, mas isso presumo q seja normal.

No livro da melissa kaplan para os problemas com as garras ela aconselha a limpar a ferida e a por uma pomada antibiotica. Dado que imensas vezes os veterinarios recomendam medicamentos humanos e q é para uso externo, poderia por bacitracina?

Já agora, se a iguana partir um dos dedos, um daqueles ossinhos piquininos, o veterinario faz alguma coisa?? ou é daquelas coisas q manda pra casa a dizer q é so uma questao de tempo?

Ah e nao sei se se nota muito mas estou em completo stress com isto. Bolas que tratar de putos é mais fácil!
psygirl
Membro Júnior

quinta set 01, 2005 7:44 pm

tenho posto betadine e bacitracina e tem estado a recuperar bem. Nao me parece ter sinais de infecção, mas e daí que percebo eu disso?
psygirl
Membro Júnior

quinta set 01, 2005 7:44 pm

tenho posto betadine e bacitracina e tem estado a recuperar bem. Nao me parece ter sinais de infecção, mas e daí que percebo eu disso?
skwitz
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras

sexta set 02, 2005 11:09 am

Ola,

Eu não poria qualquer antibiotico a não ser que apresentasse sinais de infecção...

Continua a limpar bem com soro fisiológico (de preferência) ou água, desinfectando posteriormente com betadine diluido em água... penso que será suficiente.

QUanto ao substrato acho que já foi tudo dito... devias mesmo mudar de substrato antes de surgir algum desgosto....

Cumprimentos,

Bruno
psygirl
Membro Júnior

sexta set 02, 2005 6:33 pm

ok

estao todos convidados para ir la a casa e explicar isso ao meu irmão
psygirl
Membro Júnior

terça set 06, 2005 6:05 pm

a quem possa interessar,

a bichinha está a recuperar bem, não ha sinal de infecção, embora tenha havido algumas alterações de humor.
Responder

Voltar para “Iguana Verde”