Cadelas! Devemos Castrar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta set 02, 2005 8:52 am

Eu não quero trocar beijinhos com ninguém. :D Quero é saber mais sobre a relação entre gravidez psicológica e esterilização.
Não tenho cadelas, mas uma amiga tem uma que passou por isso há pouco tempo e a opção foi castrar. Também conheço outra que, após uma cruza sem sucesso, desenvolveu as mamas, mas nada mais (é isso uma gravidez psicológica?).

Gostaria de saber mais sobre o assunto e a sua relação com a castração... :?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta set 02, 2005 8:59 am

É muito simples. A "gravidez psicológica" (que não deve ser chamada assim, uma vez que não tem nada de "psicológico", mas sim "pseudo-gestação") é um "acidente", digamos assim, que é quase fisiológico, e que é herdado dos lobos (só uma loba tem filhotes mas as outras todas contribuem para criar os lobitos). Normalmente dá sintomas ligeiros, que passam sem qualquer tratamento, e desde que o dono não ligue muito. Agora, uma cadela que faça uma pseudo-gestação fará seguramente outras nos cios seguintes, pelo que se o dono não achar piada à coisa (e porque há uma certa evidência de que as sucessivas pseudo-gestações aumentam o risco de tumor mamário) então a única solução é castrar.
SeaLords
Membro Veterano

sexta set 02, 2005 9:03 am

Ficou por dizer: a pseudo gestação vai desde os casos mais simples, em que há apenas aumento mamário, com produção de leite, mais ou menos abundante, até toda a panóplia de comportamentos que as cadelas que vão parir têm, como ansiedade, construção de ninho, adopção de bonecos ou outros animais, bem como eventualmente agressividade na defesa destes "filhos" imaginários.
marta_vasques
Membro Veterano

sexta set 02, 2005 9:04 am

Thanks! ;)

É que este é um fenómeno (se assim se pode chamar) que sempre me interessou. Acho impressionante como uma cadela pode desenvolver, por exemplo, as glandulas mamárias sem que esteja grávida...
E depois há sempre aquelas histórias - que não sei se são mitos, se são verdadeiras - de cadelas que "adoptam" peluches e brinquedos durante essa fase...

Isto não tem nada a ver, mas a minha mãe teve uma cadela Pinscher que, depois de perder a única cria, adoptou um pinto! :o
marta_vasques
Membro Veterano

sexta set 02, 2005 9:06 am

SeaLords Escreveu: Ficou por dizer: a pseudo gestação vai desde os casos mais simples, em que há apenas aumento mamário, com produção de leite, mais ou menos abundante, até toda a panóplia de comportamentos que as cadelas que vão parir têm, como ansiedade, construção de ninho, adopção de bonecos ou outros animais, bem como eventualmente agressividade na defesa destes "filhos" imaginários.
Respondi sem ler este apêndice! :D Mas pronto, era isso que eu queria saber! ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 03, 2005 8:11 am

Bem, vá lá que a Sealords corrigiu isto antes que começassem com as teorias tradas da revista Maria... È incrível como quem não sabe gosta de inventar....
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado set 03, 2005 8:47 am

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 3:57 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 03, 2005 9:21 am

Para não haver generalizações da experiencia pessoal leiam isto. Senão é como o José Maria que fumou até aos 90 anos e foi sempre saudával....

http://www.peteducation.com/article.cfm ... icleid=926 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
SeaLords
Membro Veterano

sábado set 03, 2005 3:46 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 25, 2008 3:44 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 03, 2005 7:03 pm

post errado...
Última edição por Golden_ em sábado set 03, 2005 7:04 pm, editado 1 vez no total.
<p>Anita / AzulJasmim</p>
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 03, 2005 7:03 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 4:00 pm, editado 2 vezes no total.
SeaLords
Membro Veterano

domingo set 04, 2005 9:18 am

Última edição por SeaLords em terça nov 25, 2008 3:44 pm, editado 1 vez no total.
Eclipsada
Membro Veterano
Registado: domingo set 15, 2002 9:04 pm
Localização: tofu, tusca, e benny bunny - hamster, labrador e coelho

domingo set 04, 2005 3:44 pm

Creio que o que deu origem a este tópico foi a procura de conselhos e outras opiniões sobre esterilizar ou não as cadelas. Foi descrita a opinião de um vet e os outros contribuiram com as suas experiências e respectivas opiniões dos vets que possam ter consultado.
O objectivo não era comprovar nenhuma tese mas partilhar o seu conhecimento e receber o de outros, para que cada um possa ponderar com mais alguns dados do que possuia inicialmente.
E é só.

A Tusca tem 13 meses a vet dela nunca falou em esterilizar, pelo que fiquei surpreendida com tudo o que foi dito, é certo que tenho que a consultar.
Porém a cadela do meu namorado teve de ser operada há pouco tempo devido a um tumor mamário, que se detectou por apalpação. Nessa altura também decidiram fazer a esterilização para evitar o aparecimento de mais complicações.

O uso da pilula pode reduzir a possibilidade de complicações?
Foi-me dito por uma veterinária (não a da Tusca) que a pilula aumenta o risco de cancro do utero, dado que impede a evacuação eficaz durante os cios o que facilita a criação de quistos (em palavreado leigo claro...).

Quanto tempo em média demora a recuperação da esterilização?

Cumprimentos.
Ana
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 04, 2005 6:38 pm

Eclipsada Escreveu:

O uso da pilula pode reduzir a possibilidade de complicações?
Foi-me dito por uma veterinária (não a da Tusca) que a pilula aumenta o risco de cancro do utero, dado que impede a evacuação eficaz durante os cios o que facilita a criação de quistos (em palavreado leigo claro...).
Acabou de dar a resposta à sua pergunta :)
diving_duck
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 1:10 pm
Contacto:

domingo set 04, 2005 8:21 pm

A sério, fiquem-se pelos beijinhos
Imagem
Quantos são ?? Quantos são ??
Venham eles se são homens !! Venham eles se são homens !!

LOOOOOOOL
Última edição por diving_duck em domingo mar 10, 2013 3:51 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”