Preciso ajuda: cágado!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

elsa79
Registado: domingo mar 24, 2002 11:05 pm

segunda dez 02, 2002 12:40 am

Olá a todos :lol: !

Este fim-semana apareceu um pequenino (do tamanho de uma moeda de 1euro) cágado no quintal da minha avó, provavelmente filho de outros dois que ela lá tem, e eu fiquei com ele porque é demasiado pequeno para andar perdido pelo quintal... Quando crescer provavelmente voltará para lá.

Gostaria que alguém me soubesse dizer:
- Quantos cágados mais poderão ter nascido ali para além deste :?:
- O que lhe posso dar de comer visto que não tenho quintal :?:
- Como posso saber se é macho ou fémea :?:
- Ajudem-me a saber mais sobre a diferença entre ele e a minha tartaruga de faces rosadas ;)

Obrigado desde já!!!!!! :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda dez 02, 2002 12:03 pm

Oi!

As tartarugas que fala são terrestres? Se não forem, com um lago no quintal a cria irá manter-se por perto.
Dependendo da espécie, uma tartaruga poderá ter 1 ovo apenas como 4 ou mais. Procure por cascas de ovo no quintal e se encontrar poderá ver se há mais ou não.
As diferenças entre as tartarugas que referiu dependem do cágado, se é terrestre ou não. Em relação ao alimento, também depende do tipo de taratruga, mas se for terrestre, será essencialmente herbívora, algumas sendo carnivoras também.
Em relação ao sexo... só quando crescer.

elsa79 Escreveu: Olá a todos :lol: !

Este fim-semana apareceu um pequenino (do tamanho de uma moeda de 1euro) cágado no quintal da minha avó, provavelmente filho de outros dois que ela lá tem, e eu fiquei com ele porque é demasiado pequeno para andar perdido pelo quintal... Quando crescer provavelmente voltará para lá.

Gostaria que alguém me soubesse dizer:
- Quantos cágados mais poderão ter nascido ali para além deste :?:
- O que lhe posso dar de comer visto que não tenho quintal :?:
- Como posso saber se é macho ou fémea :?:
- Ajudem-me a saber mais sobre a diferença entre ele e a minha tartaruga de faces rosadas ;)

Obrigado desde já!!!!!! :D
elsa79

segunda dez 02, 2002 12:37 pm

Não sei se é terrestre, porque foi apanhada em charcas no meio do campo e os presumiveis pais andam pelo quintal, indo só para a água no verão... Ou seja, viviam na água e agora vivem em terra, por isso não sei. :o

Agora ela está no antigo aquário da minha tartaruga de faces rosadas, com alguma água e uma pedra muito grande, que posso fazer mais? Dou-lhe a mesma comida da outra ou desfio bocados de carne crua para ela? Que faço? :?
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

segunda dez 02, 2002 5:12 pm

Ola!

Os cágados nao sao predominantemente aquaticos, embora se encontrem perto de ribeiros, barragens ou lagos.
Os meus cágados estao na varanda (enorme) e vao para dentro de agua quando lhes apetece.
Pequenos e grandes, comem bocadinhos de carne e de peixe desfiados, adoram ameijoas e berbigao - estes só comem dentro de agua! Tambem gostam daqueles camaroes pequenos, proprios para tartarugas. Tudo dado à boca, claro! Detestam verduras.
Agora e provavel q o seu cágado nao coma muito, pois estao a entrar em hibernaçao.
Se quiser posso tentar encontrar informaçao complementar, ja que habito numa zona onde esses animais sao "protegidos".
É um animal simpatico, que nao requer grandes cuidados. Devemos ter em atençao o facto de precisarem também de um local seco e de sol (e nao estou a referir-me a lampadas de aquario ou terrario). Pode colocá-lo perto de uma janela no Inverno, se a agua aquecer um bocadinho nao faz nenhum mal (eles adoram a agua "choca" e verde dos charcos).

BlowFish 8)
elsa79

segunda dez 02, 2002 6:23 pm

Primeiro queria perdir-vos que não me tratem por você :|

BlowFish, esses cágados parecem mesmo os da minha avó, a andarem livremente pelo quintal! O meu pekenino hoje esteve sempre a cair da pedra, ainda não sabe ir para cima dela... Coitadinho.
Obrigado pelas sugestões de alimentação, mas a carne e peixe desfiada é crua, não é? :o Ena, comida dada à boca? E como é que eu lhe dou comida à boca se mal a vejo de tão pequena que é... vou tentando, está bem. 8)
Sim, ao sol já está, não directo claro, mas hoje levou o dia a mexer-se porque esteve muito sol, de qualquer forma acho que está a começar a hibernar e isso é muito chato quando elas são bebés. Eu tenho o trauma de uma tartaruga que morreu porque após a hibernação porque não conseguiu abrir os olhos. Não tenho deixado a minha tartaruga hibernar muito e tenho sempre posto gotas nos olhinhos durante o inverno para não lhe acontecer o mesmo que à outra. :(
Quanto ao "eles adoram a agua "choca" e verde dos charcos", lá isso é verdade, quanto mais suja está a água mais elas gostam... e a minha tartaruga maior adora andar no meio da água suja, se a lavo trata logo de remexer as pedras todas com o intuito de sujar a água, e adora "espernear-se" toda em cima das pedras quando lhe dá o sol :lol:

Agradeço se houver informação complementar!! :D
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

segunda dez 02, 2002 7:31 pm

Elsa,

Carne e peixe crus, claro. ;)
Se ele é mesmo pequenino, podes tentar deixar comida dentro e fora de agua para experimentar. Não comem todos os dias, não fiques preocupada.
Esse cágado deve ser mesmo giro. :D
Os meus já são grandes (um é mesmo enooorme!) e muito "antigos".
Coitadinha da tua tartaruguinha :(
Nunca tive problemas com a hibernação porque aqui não faz muito frio e eles não entram em hibernação "completa", apenas não se alimentam e andam muito moles. Quando chove, parecem malucos, correm toda a varanda debaixo de chuva - dão cá uma velocidade! :D

Vou arranjar-te a tal info.

Hgs e cumprimentos para as tartaruguinhas e Cágado Junior

BlowFish 8)
elsa79

segunda dez 02, 2002 9:37 pm

Estou muito ansiosa por receber mais info. sobre cágados! :D

Se calhar é melhor encher o aquário com pedras mais pequenas porque ela passa o dia a boiar na água. O aquário tem pouca água mas se calhar este é um espaço demasiado grande para ela, e não posso pôr muito pouca água senão ela não consegue subir à pedra grande. No próximo fim-semana vou apanhar mais pedrinhas para ela, antes que se chateie de estar sempre dentro de água. Agora já lá fui ajudá-la a subir para a "caminha"... :lol:

Se a carapaça começar a ficar mole posso pôr daqueles "cubos brancos" de vitaminas em forma de tartaruga? Não lhe faz mal por ser tão pequena? :?

Peço desculpa de fazer tantas perguntas, mas nunca tive cágados, e se tivesse um quintal era bem mais fácil. Um dia ela voltará para o quintal da minha avó mas por enquanto não pode ser, não vá o cão (Terrier) come-la! :evil:

Não sabia que elas corriam quando chove?! :p Que giro!!!
crochandler
Membro Júnior
Registado: terça out 29, 2002 12:49 am

terça dez 03, 2002 12:17 am

ola
ainda bem que apanhaste essa tartaruga.
em Portugal tem dois tipos de tartarugas semi-aquaticas os que nos chamamos de (cagados de lagos) temos a Emys Orbicularis ( que esta mais ameacada) que tem uma coloracao de de preto com pintas ou marcas amrelas no pescoso e na carapaca e a outra que e a Mauremys caspica que e mais vista de delas tem ja uma cor acastanhada e sem marcas amarela no pescoso. elas podem por entre 5 a 20 ovos e elas enterram os ovos no solo que podera ecludir em 3 month.
Podesse ver elas a caminhar muito fora de agua de longas distancias para procurar melhor refugio como as (Trachemys scriptas) ou para encontrar lugar para ibernar. se e bebe ainda nao da para ver bem o sexo podese enganar facilmente. quando elas sao mais pequenas em estado selvagem elas normalmente comem larvas de alguns insectos que estao na agua e alguma carcassa de animal morto no lago ou rios, quando estao mais adultas viram mais para o lado de omnivoro. espero ter ajudado em alguma coisa .
Abraco
crochandler
Membro Júnior

terça dez 03, 2002 12:26 am

esquci-me de dizer que tartarugas terrestres so conheco a Testudo graeca que habitam o sul de Portugal, Espanha e norte de Africae sao estremamente herbivoras.
Porfavor se sabem mais de alguma especie (em Portugal) de tartaruga terrestre sem ser esta digam-me, para estudo obrigado
Lobinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gta (Bianca) , 2 Tartarugas de faces rosadas (speedy e pantufa) e uns 40/50 peixes, ,maioria Guppy

segunda dez 16, 2002 3:13 pm

Olá... O problema dos Olhos que n abrem porque as palpebras estão inchadas...é facil de resolver se detectado a tempo, e mesmo q demore desde q ela n começe a ficar com muita fome n há problema...
Quando acontecer ela ficar com os olhinhos inchados, vá a uma farmacia e compre uma pomada para os olhos que tem o nome de - TERRICIL - não faz mal nenhum a elas, só faz bem... De 6 em 6 h tem de se por a pomadinha nos olhos, n é nd complicado, pois tive uma tartaruga q infelizmente morreu, porque caiu do 5º andar (tinha 4 cm ou menos :( , muto pequenina msm), mas antes, qd tava com o problema nos olhos, eu procurei tudo e mais alguma coisa, então informei-me e comprei a pomada... mas tem de ser dada mesmo de 6 em 6h, pois eu acordava durante a noite e n me fez mal nenhum... Só a queria ver bem...e passados uns dias, ela começou abrir os olhinhos e a comer... pena q pouco tempo depois morreu!! Arrependo-me imenso...pois a culpa foi minha!!!! Mas fui capaz de a uir buscar lá a baixo e leva-la para cima para ver se tava viva (é claro q n, mas na altura pensa-se em mta coisa), tava cheia de sangue!!! :cry: era taum lindinha!!!

Catarina
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda dez 16, 2002 6:45 pm

Essa resposta dos olhos não será para outro tópico?
Mas mesmo assim repare na data dos tópicos a que responde. A questão que eu penso que queria responder, teve a sua última participação no dia 7 de novembro. Mas por acaso o problema dos olhos ainda não está totalmente resolvido pois tenho acompanhado esse problema fora do fórum, se bem que o outro problema da tartaruga já se encontra resolvido.
Lobinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gta (Bianca) , 2 Tartarugas de faces rosadas (speedy e pantufa) e uns 40/50 peixes, ,maioria Guppy

terça dez 17, 2002 8:24 am

Eu venho a este forum , desde que ele n era assim...o forum era totalmente diferente, era em escadinhas (isto é para q saibam q n sou novata nisto!) Mas, eu n vi a data, peço desculpa por isso!!! mas plo menos disse um remedio eficaz, n venho pra cá só dizer asneira...

Fiquem Bem!!

Catarina

-> Desculpem lá então... Como existiu esse problema uma vez nos olhinhos da tartaruga pode acontecer 1 e outras 2 vezes....
Asterias
Registado: quinta jan 30, 2003 1:04 am

segunda fev 10, 2003 1:46 am

Bem, tb vou responder fora de prazo, mas cá vai:

Para o Crochandler, cá em Portugal os cágados autóctones são os 2 q disseste (Emys orbicularis e Mauremys leprosa ou M. caspica). A Testudo graeca pensava q era mais p/ o Sul de Espanha.

Para a Elsa79, tb conheço quem lhe tenha aparecido um cágado no quintal e lá tenha ficado a "residir" - cágado comum ou mediterrânico, Mauremys leprosa, corpo e carapaça cinza/esverdeado/acastanhado com estrias amareladas ou alaranjadas no pescoço e membros; mancha amarelada lateralmente na cabeça; plastrão amarelado c/ manchas pretas simétricas longitudinalmente - é este o q te apareceu? ñ sei em q zona vives, mas a outra espécie é + rara. O macho tem o plastrão um pouco côncavo, p/ facilitar a cópula. Eu alimento o cágado (comum) com uma pinça, embora possa parecer um bocado anti-natural, ele ñ é mto grande e assim posso controlar o q come e s/ levar dentada.

P/ + info recomendo o Guia FAPAS Anfíbios e Répteis de Portugal, editado pelo FAPAS e Cam Municipal Porto em 2001 e www.tortoisetrust.org.
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

quinta mar 06, 2003 9:14 pm

Ola a tds
Só keria responder ao crochlander no ke respeita á mauremys leprosa.
Em portugal so existem duas especies de cagados ke são a mauremys LEPROSA e não Cáspica, visto ke esta só ocorre lá mais prá turquia (apenas a uns milhares de kilometros de portugal..)
E a segunda especie é a Emys Orbicularis sendo esta mais rara ke a primeira.
Temos ainda uma especie mas ke foi introduzida (infelizmente) ke e o trachemys scripta elegans (cagado de fases rosadas).
quanto a tartarugas terrestres não temos nenhuma especie..
Para mais informações aconselho a leitura (ke ler e importante)
do:
Guia Fapas
Anfibios e Repteis de Portugal
Nuno Ferrand de Almeida, Paulo Ferrand de Almeida, Helena Gonçalves, FErnando sequeira, José Teixeira Fransico Ferrand de Almeida.
Mais informações e só pedir..
crochandler
Membro Júnior

sábado mar 15, 2003 11:51 am

Oi
Bom para comecar parece que voces gostam de de competicao e nao deixam niguem cometer um pequeno erro, e claro que eu leio bastante e trabalho bastante com animais por isso como nao gosta que mandem bocas porque isto e um forum para ajudar e claro para trocar informacoes nao sei se sabes a varias tartarugas que estao a ser introduzidas em portugal nao so a (elegans) para tu saberes vais para o campo e ve os animais que temos, que eu saiba eu repeito muito todos os animais exepto o (homo sapien sapien) falando da Mauremys ela encontam-se em asia e Mediterraneo, a 4 especies de de Mauremys as mais conhecidas sao Mauremys Caspica e leprosa. A Caspica encontra-se sodueste de Rusia, turkia, Bulgaria, Irao, Israel, e algumas partes do medio este. A leprosa encontra-se em Portugal, Espanha, Marrocos, Algeria, Tunisia e Libia ate Senegal e Niger ate noroeste de Africa. Bom espero que vejas que eu tanbem leio.
O resto do pessoal nao leve a mal porque coisas destas eu nao tolero e desculpem me se estou a ser rude.
Um Abracao
Se querem me contactar para me dar nas orelhas este e o meu email. [email protected]
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”