Serão filhos do vizinho?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

segunda set 05, 2005 7:51 pm

Boa noite todos!
Eu gostaria que me esclarecessem uma dúvida que eu tenho em relação à cor das minhas crias com 1 mês e 1 semana de idade.
;)
É a seguinte dúvida ou melhor curiosidade: a mãe é azul turqueza do mais vulgar, o pai igualmente vulgar, mas desta vez em verde, resultado:2 crias uma branca com penas azuis no peito (mas poucas) e sem os olhos vermelhos, outra amarela e de olhos vermelhos!
Eu gostaria que me explicassem tudo o que souberem sobre estas mutações, pois sei pouco sobre elas, não esperava que de pais "vulgares", nascecem 2 belezas :D !
Obrigada pela atenção... ;)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
O_amante_da_viuva
Membro Júnior
Registado: sexta ago 05, 2005 7:02 am

segunda set 05, 2005 7:59 pm

Olá zorbita.

Presumindo que estejamos a falar de periquitos ondulados, as diferenças de cor entre gerações são normais. Algumas aves são portadoras de cores que não apresentam. Estranho é o amarelo; de certeza que tem os olhos vermelhos? Não é normal nem me parece possível obter um lutino sem hereditariedade directa...

:roll:

Cristiana
zorbita
Membro Veterano

segunda set 05, 2005 11:20 pm

olá a todos!
Obrigada pela resposta Cristiana, confirmo trata-se de periquitos australianos, e confirmo igualmente que o albino não tem olhos vermelhos mas é todo braco, e o lutino é que tem os olhos vermelhos...
Se souber de alguns livros, artigos, sites sobre estas mutações agradecia... ;) ;)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça set 06, 2005 6:27 am

Hum nesse caso teremos que o macho do teu casal é portador de varias mutações incluindo lutino, a cria que te parece um albino é um malhado recessivo azul.

Macho Verde/azul/ino/malhado recessivo

Femea Turqueza(ou é azul???)/malhado recessivo

Vais tirar

Verdes
Lutinas
Malhados recessivos
Azuis
albinas
malhados recessivos azuis

Pedro Ramalho
zorbita
Membro Veterano

terça set 06, 2005 10:06 am

olá Pedro21!
Eu hoje estive a ver melhor, e realmente o branco (a) tem umas peninhas azuis no peito...
Em relação á mãe ela é azul "normal" :? eu disse antes turqueza, mas acho que me enganei...
Com a sua resposta quer dizer que o lutino é uma femea e o malhado ressecivo é um macho ?
Obrigada pela atenção. ;)
<p>Sara</p>
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça set 06, 2005 11:20 am

Boa tarde

Não é possível concluir o sexo dos normais ou dos malhados recesivos, mas é possível em relação aos inos, assimpodes tirar o seguinte (para facilitar eu não vou incluir os portadores):

Macho Verde/azul/ino/malhado recessivo X Azul/malhado recessivo

Machos:

Verdes
Malhados recessivos verdes
Azuis
Malhados recessivos azuis

Fêmeas:

Verdes
Lutinas
Malhados recessivos verdes
Azuis
Albinas
Malhados recessivos azuis

Portanto todos os Inos serão fêmeas, a maioria das outras aves(75%) serão malhadas recessivas ou portadoras, mas não podes saber à partida o sexo delas.

Pedro Ramalho
zorbita
Membro Veterano

terça set 06, 2005 12:46 pm

Obrigada pelos esclareceimentos, brevemente vou ter desponivel no meu álbum da arca as primeira fotos das 2 crias e depois se puder dê uma olhadela, para ver o que acha que são, mas penso que ainda são muito novas para saber...
Agora tenho é a outra dúvida, é que a femea já tem mais 3 ovos no ninho, e há uma cria que teima em passar a maior parte do tempo no ninho. será já é altura de os retirar de junto dos pais? não estaram a atrapalhar a nova postura?já têm 40 dias +/-
Obrigada pela atenção ;)
<p>Sara</p>
Responder

Voltar para “Aves”