Husky Siberiano/Malamute do Alasca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sabss
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

terça abr 02, 2002 11:25 am

Olá a todos! :)

Gostaria de saber mais sobre estas duas raças e ser capaz de as distinguir. Já fiz algumas investigações, mas infelizmente não consegui tirar as minhas dúvidas. Por ex. é verdade que os malamutes são maiores que o huskys e normalmente têm olhos castanhos enquanto os segundos têm olhos azuis? Quais são as principais diferenças entre estas duas raças? :?:

Obrigada a todos pela atenção dispensada.
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

terça abr 02, 2002 11:46 am

Olá,

Em primeiro lugar, tanto os huskies como os malamutes são cães nórdicos. Os malamutes são muito mais corpulentos e as suas características comportamentais são diferentes...
Os huskies não têm apenas olhos azuis, podem ter também olhos castanhos, como os malamutes ( estes é que nunca podem ter olhos azuis).

Na minha opinião o Malamute tem uma beleza exterior muito superior ao huskie, com um comprimento de pelo ligeiramente superior.

Um abraço

Magui ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça abr 02, 2002 6:45 pm

Não sei se tem algo a ver, mas quando vejo um malamute, que me recorde vejo-os sempre com a cauda enrolada para cima, enquanto que a dos Huskys vejo-a sempre esticada. Mas pode ser só coincidência...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 02, 2002 7:11 pm

sim o malamute têm normalmente a cauda caída por cima do dorso enquanto que o husky têm a cauda para baixo quando está em repouso e em anzol ou sabre sobre o dorso quando está alerta ou a andar.
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça abr 02, 2002 8:11 pm

Ola a todos!
Os factores que destinguem um husky de um malamute são:
PELAGEM:Comprimento medio conferindo uma aparencia bem felpuda;pelagem exterior lisa e macia junto ao corpo;Subpelo macio e denso.Em relaçao ao malamute eletem uma pelagem de guarda espessa e áspera; subpelo denso, oleoso e lanoso.
A COR nos Huskys sao:Todas as cores e marcas permitidas;masrcas na cabeça comuns,incluindo algumas notaveis que nao se encontram noutras raças.Em relaçao ao malamute a cor vai desde o cinzento claro ate ao preto, passando por tonalidades intermedias ou desde dourado a fígado, passando por tonalidades de vermelho;Sempre com branco na parte inferior do corpo,partes dos membros,pés e partes das marcas da mascara;tambem outras marcas especificas.
o Husky tem a cabeça de tamanho medio em proporçao com o corpo;olhos amendoados; orelhas de tamanho medio; pescoço arqueado; corpo forte com dorso recto; cauda bem felpuda mantida graciosamente enrolada sobre o dorso excepto quando em repouso.
O Malamute tem uma cabeça larga e poderosa; olhos castanhos amendoados; orelhas triangulares e pequenas em proporção com a cabeça; corpo forte e poderosoª; cauda de inserçao moderadamente alta.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça abr 02, 2002 8:42 pm

Pessoalmente prefiro os malamutes. Mas isso são gostos pessoais ;)

Abraços
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça abr 02, 2002 10:16 pm

Pessoalmente acho que não são cães para viverem em Portugal. Custa-me um pouco estar a ver um cão desses cheio de calor no Verão. Já o meu pinscher que quase não tem pelo anda sempre de patas para o ar, todo aberto...
Elsa
Membro Veterano

terça abr 02, 2002 10:39 pm

oi kroz..

Isso é um exagero... o meu husky perde toda a lã no Verão e fica com o pêlo muito mais fino e arejado. Claro que tem calor, mas também têm calor os collies, os serras da estrela, os cães dágua... sei lá... todos os cães têm calor.. e sofrem muito mais os boxers, bulldogs e todos os braquicéfalos do que um husky. Desde que tenham sombra, água fresca e não andem feitos doidos á torreira do sol a correr... não vejo porque não possam estar em Portugal. Afinal de contas o calor intenso é só alguns meses por ano e não constantemente. ;)
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça abr 02, 2002 10:39 pm

Kroz, não é a primeira pessoa que "ouço" dizer isso.

é o seguinte, os huskys em portugal não vêm todos da sibéria,certo? ;)
Se nasceram em Portugal já se habituaram ao clima, como nunca viveram num clima frio não têm tanto calor assim.

é claro que, como qualquer cão, têm calor, mas nada que uma escovadela para tirar os pelos mortos(que acabam por fazer calor)e agua fresca não resolva ;)

Abraços
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta abr 03, 2002 3:15 am

Olá

A propósito da questão do pêlo e do calor, aqui há tempos, peguei numa revista sobre cães (espanhola) e havia uma coluna de curiosidades, do tipo: "Por que é que...?" E uma das coisas era: "Por que é que o meu dono insiste em tosquiar-me no Verão para eu ficar mais fresco, se o pêlo, para mim, funciona como protecção?" :o Fiquei muito admirada, porque sempre pensei que os cães ficavam mais frescos se fossem tosquiados, mas aquela frase dava a ideia de que o pêlo os protege do calor. Alguém sabe explicar?

Fiquem bem

Florinda

P.S. - A propósito dos malamutes e dos huskies, os huskies têm as orelhas mais juntas que os malamutes, o que torna a identificação mais fácil numa foto, por exemplo, onde é difícil avaliar o tamanho do cão.
Elsa
Membro Veterano

quarta abr 03, 2002 5:10 pm

olá Florinda,

Eu penso que a questão é que se forem muito tosquiados ( rapados até á pele, como muita gente gosta de fazer) ficam sem a protecção contra os raios solares e QUEIMAM-SE mesmo! Isso é uma asneira muito grande que os donos de caniches e não só cometem todos os verões.
O calor a mais ou a menos não está no comprimento do pêlo, mas na sua densidade. Por isso é que os cães de pêlo denso, como os nórdicos e não só, perdem a lã no verão, para que o calor que geram em ambientes mais quentes, possa ser libertado mais fácilmente. É a mesma coisa conosco, experimentem vestir um fato de vinil em pleno agosto ou uma camisola de rede. Até os dobermann, dalmatas, boxers etc.. perdem pêlo no verão, precisamente para terem "menos" pêlo por cm2 de superficie corporal. Estão mais arejados por assim dizer.

O que se passa com os caniches, é que o pêlo deles não cai no verão e está cada vez mais denso á medida que cresce pois vai-se emaranhando criando bolsas de ar dentro do manto que é optimo no inverno, mas uma desvantagem no verão. Então cortando um pouco o pêlo, alivia o calor do cão. Tanto mais que o caniche até têm pouco pêlo por cm2 e os resultados são imediatos. É precisamente essa a razão porque não se deve exagerar, senão queimam-se.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quinta abr 04, 2002 12:21 am

Olá, Elsa

Obrigada pela explicação. Tem toda a lógica, de facto. Eu é que nunca tinha pensado muito nisso. :)

Fique bem

Florinda Lopes
Elsa
Membro Veterano

quinta abr 04, 2002 11:36 am

Aqui vai umas fotos de husky e de malamute:

MALAMUTE

Imagem

Imagem

Imagem

HUSKY

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
sabss
Membro
Contacto:

quinta abr 04, 2002 1:27 pm

Desculpem todas as mensagens mas é que me estava a dar erro e quando reparei já tinha mandado imensas vezes :oops:
Última edição por sabss em quinta abr 04, 2002 1:48 pm, editado 1 vez no total.
sabss
Membro
Contacto:

quinta abr 04, 2002 1:41 pm

Obrigada a todos pela vossa colaboração! :D

A vossa ajuda foi preciosa e graças a ela já me sinto capaz de distinguir as duas raças. As fotos foram muito importantes pois assim consegui verificar algumas das características que as diferenciam, como a posição da cauda, a inserção das orelhas, etc..

Já agora aproveito para colocar uma dúvida/curiosidade que se prende com o facto de existirem huskys com um olho de cada cor. Sempre pensei que a origem seria genética a nível da pigmentação da íris, mas será que tem algum fundamento? E porque é que existem umas raças com mais probabilidade de desenvolverem esta característica que outras?

Obrigada novamente a todos! :D

Fiquem bem e muitas festinhas aos amigos de quatro patas.
Responder

Voltar para “Cães”