Witch Escreveu:
Olá a todos.
Hoje quando o meu marido levou a cadela à rua de manhã, disse-me que reparou que, nas fezes, estavam lombrigas pequenas (1,5cm máximo).
Ainda não consegui falar com a veterinária, e gostava de saber entretanto - sou "mãe" de primeira viagem - três coisas:
- como a cadela está bem, não se trata de algo grave, pois não?
- o que é que provoca o aparecimento destes germes?
- posso utilizar algo caseiro entretanto (o meu marido disse que tinha ideia que o azeite ajudava, mas como não temos certeza...)?
Obrigada pela ajuda.
Bom dia, Witch.
-Em principio nao sera nada de grave, mas necessita de ir ao veterinario o mais rapido possivel, para que possa ser medicada, pois senão pode vir a ter problemas mais complicados. Embora as complicações não sejam frequentes podem surgir, particularmente nas grandes infestações (um cao pode ser infestada por centenas ou até milhares de lombrigas). A presença de muitas lombrigas pode provocar obstrução total ou parcial do intestino, etc
-Os ovos das lombrigas encontram-se na terra onde são depositados através das fezes contaminadas. A entrada dos ovos no aparelho digestivo faz-se através do cao entrar em contacto directo em terra contaminada, pela ingestão de ervas, verduras e outros alimentos contendo resíduos de terra ou ainda transportados pelas moscas para os alimentos.
-Sendo o veterinario a melhor escolha.. possui outras possibilidades.Os remédios preparados em farmácias são muito eficazes contra estes invasores tambem, mas repito que e melhor um veterinario. Quanto aos tratamentos caseiros, poderao de facto atenuar as lombrigas, embora nao as elimine, fazendo com que voltem a nascer mais tarde, e provavelmente em mais força.
Boa sorte e as melhoras para a sua cadelinha