Como ensinar da melhor maneira....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta nov 29, 2002 3:06 pm

No meu caso, usei um bocadinho de cada táctica... tentava a antecipação, principalmente levando-a para o sítio onde era suposto fazer (primeiro no jornal, depois na rua) depois de comer, dormir e brincar e tomando atenção ás tais voltinhas que antecedem o 'serviço'.
Quando a antecipação não vinha a tempo e se a apanhava no acto, dizia-lhe NÃO, dava-lhe uma sacudidela no cachaço e levava-a para o sítio onde ela devia fazer, apontando e dizendo AQUI.
Se já tinha feito, durante algum tempo tentei a táctica anterior... ao ver que não tinha muitos resultados, levava-a até lá, chegava-lhe o focinho ao xixi/cocó apenas o suficiente para ela cheirar, dizia-lhe FEIA e punha-a de castigo. Por muito que digam o contrário, no meu caso, foi esta táctica que deu resultados mais rápidos...
Quando fazia no sítio certo, fazia uma grande festa e dava-lhe uma recompensa.

Para 'marcar' o sítio onde eu queria que ela fizesse as necessidades, usava uma pingas que se vendem nas lojas de animais para esse fim. Primeiro colocava uma ou duas pingas no jornais, depois passei a pôr no quintal. Também deu muito bom resultado, ela mal cheirava aquilo fazia logo, na maior parte das vezes.
VeraLu
Membro
Registado: segunda out 07, 2002 11:48 am

terça dez 03, 2002 2:36 pm

Olá a todos!!!!!

;)
Obrigado a todos pelas dicas, embora eu não me possa adiantar muito ao que a Benny faz, pois trabalho durante o dia... o que é mais complicado..mas cheguei á conclusão depois dos vossos testemunhos, que não há nada melhor do que a paciência:) ...o que me falta por vezes:oops: , mas como já dizia o ditado "Quem corre por gosto...". :) :D
Um abraço a todos
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

terça dez 03, 2002 3:04 pm

Eu sou mais a favor de recompensar do que repreender. Muitas vezes os cães associam o castigo ao fazer as necessidades, e não ao sítio onde as fazem. Eu ia muitas vezes com a Niki á rua, e quando ela fazia as necessidades, fazia uma grande festa, e recompensava-a. Quando fazia necessidades em casa, bastava ralhar com ela, que ficava logo sentida. Eu também tive (e tenho) a sorte de poder ir muitas vezes com a Niki á rua, e compreendo que nem todas as pessoas tém muito tempo para treinar os meninos. Tinha uma tia que se gabava de o seu cachorro nunca fazer necessidades em casa. Quando ele veio passar férias comigo, reparei que o cão, quando defectava ficava cheinho de medo (na rua) e então em casa, fiquei a saber que comia o que fazia (embora alguns cachorros façam isso, ele fazia por medo). Depois, em conversa com a minha tia, vim a saber que o bichito levava bem e ficava de castigo sempre que fazia necessidades, o que, depois o levou a comê-las sempre que fazia. Claro que custa limpar a porcaria que eles fazem, e é muito importante educar, mas tem que ir calmamente...
Boa sorte para o seu cachorro!
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

terça dez 03, 2002 5:56 pm

Eu e a minha cara-metade, quando adquirimos o Gaspar, não tinhamos (e continuamos a não ter) experiência com cães. Foi o primeiro.

Claro que tivemos o cuidado de ler megas de info na net e em revistas, mas no momento da verdade, toda essa informação simplesmente não vinha à memória.

Então, foi sendo conforme as circuntâncias. Pela lógica e pelo bom sendo. Entre ralhar, dar com um jornal no lombo, leva-lo para cima dos jornais, dar biscoitos como premio etc... tudo tem sido usado.

Agora ao fim de 1 mes e 2 semanas, o Gaspar já faz 99% das necessidades no local habitual da varanda. Como começou há pouco a ir à rua, por vezes não faz nada, mas quando faz na rua tem logo um prémio. E ele já aprendeu que se fizer ganha um prémio, de tal forma que depois de "cumprir" a missão vem a correr todo contente a olhar para os nossos bolsos à procura do seu merecido prémio.

Não me posso queixar, porque o Gaspar tem se portado bem, embora embirre com os tapetes lá de casa e na nossa ausência mude todos de sitio, normalmente mete-os a todos na cama dele, embora ele acabe por ficar de fora por falta de espaço.

A nossa "guerra" agora prende-se com o NÃO saltar para as pessoas e com a obediência. Sentar no local pretendido, esperar (esta deve ser a mais difícil) e deitar. Mas o Gaspar sabe quando faz asneira, de tal forma que facilmente percebemos que fez algo que não devia.

O meu conselho, apesar de inexperiente com cães, é para ter muita paciência e ser muito preserverante.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça dez 03, 2002 6:19 pm

Eu por acaso não tive problemas de maior com o Nubi.

Ele nunca foi de fazer nos jornais, e até quando pode sair à rua infelizmente fazia onde calhava.

Por muito que tentasse não dava para evitar.

Assim que ele começou a sair, foi relativamente fácil.
Bastava estar com atenção.
Ver os sinais que ele dava e ir com ele a correr para a rua.

Resultou. Em cerca de duas semanas ele deixou de fazer completamente em casa.

Após isso acho que só se descuidou uma ou dias vezes, e foi só xixi.

Enquanto ele esteve retido em casa, por muito que ralhasse ou desse recompensas ele fazia como e quando queria. Mas assim que houve a hipótese de sair à rua, parece que mudou radicalmente.

Era preciso era ter uma boa dose de tempo para estar sempre de olho nele e ao mínimo sinal: rua!

Depois era só recompensa-lo.

Foi mais fácil do que eu pensava. Mas também reconheço que tive sorte (de principiante) e que nem todos os cães são assim.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça dez 03, 2002 6:26 pm

para a Bennur ola o meu namorado tem um labrador q até aqui se tem portadolindamente vai fazer 6 meses e agora resolveu começar a fazer diabruras,também acontece com o gaspar?eu digo q está na fase da adolescencia e da afirmação,desde os 4 meses q n faz nada em casa e ontem por exemplo fomos ver um espectáculo e tinhamos um "presente" de tamanho abismal no meio do hall e um rio na sala.serápqos meus minis vão á varanda e ele acha q tambem pode fazer em casa?mas sempre foi assim e ele nunca tinha feito.está a começar a ser complicado
bjs a todos
Responder

Voltar para “Cães”