olá!
Pois é, a minha Xica tem quse 2 anos e também está a começar a ficar com os calos, para já o que se nota é mesmo a falta de pêlo nessas zonas. Ela dorme em apartamento, mas durante o dia está em casa da minha avó onde tem terra e relvado, mas ela passa grande parte do tempo na zona acimentada... enfim...
quanto à Mara, que adoptei já com 4 anos e está muito gorda: essa sim, tem calos como eu nunca antes tinha visto!!! E ela é branquinha!!! A Mara tem dois grandes calos nessa zona, sem pêlo e com crosta escurecida que se diferencia bem da ^côr do pêlo dela...
Quanto ao tratamento: tenho um creme q é Protecta pads, ou coisa parecida, mesmo de uso veterinário. este creme contém Ureia que ajuda a suavizar a pele. mas acontece que a Xica lambe o creme todo e ficou com os lábios a descamar.....
De maneira que tenho aplicado às duas Vaselina purificada que hidrata e suaviza a pele. Também me disseram que se pode aplicar creme tipo "nívea"... mas a minha Xica adora todos os cremes, uma vez eu estava a colocar-lhe creme nas almofadinhas e quando olhei para o lado ela já estava a lamber o boião do creme..
Mas, como já aqui foi dito, concordo q a única maneira de evitar os calos é não ter os cães em zonas acimentadas, o q no meu caso é impossível, por isso terei de continuar a fazer-lhes os tratamentos de "manicure" que elas tanto adoram....