identificação animal
Moderador: mcerqueira
SIRA pode-se dizer que é a base de dados que contém os dados do animal e dono. Não tem nada a ver com CPC ou outra coisa que o valha. 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Mas ainda ninguem respondeu a minha duvida... Entao o que se fez foi apenas pedir o registo definitivo do cao... Ou seja se eu ainda nao mandei nada para a SIRA o cao ta com um microchip so pa "apitar" quando se passa la maquina...
?? É isto? Tou correcto? E para onde é que tenho de mandar o numero?? Alguem me da a morada? Ou o veterinario trata disso?? Que ganda confusao que tou a fazer

El, o veterinário dá-lhe a morada. De cor não sei. Se não der os dados do seu animal ao SIRA, estes não o podem incluir na base de dados. Ou seja, a única informação que se obtém do chip é o nº, como aconteceu com a Xuga. Portanto, trate de enviar os dados. 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
É assim:
O CPC não é a mesma coisa que o SIRA. O SIRA (Sistema de Identificação e Registo Animal / SNMV - Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários) é onde ficam registados os dados do microchip, ou seja, os dados do cão e do proprietário. Para inscrever um cão no CPC, uma das coisas obrigatórias é o chip, mas são coisas diferentes.
Quando eu encontrei o Braco que vos falei, verifiquei que ele tinha chip e fiquei incrédula como é que era possível não haver registo no SIRA deste cão. O que me responderam foi que, antigamente, antes de Julho/04, o vet aplicava o chip, preenchia os papéis todos, dava o original ao proprietário, mandava uma cópia ao SIRA e ficava com a outra. Até aqui tudo bem. De Julho/04 para cá, o vet não tem de fazer nada disso, ou seja, coloca o chip, preenche os papéis com os dados do cão, do dono e dele, e a responsabilidade de enviar esse papel para o SIRA é do dono. O vet apenas tem a obrigação de enviar uma cópia à Junta de Freguesia Local, ou da área de residência do dono, e pronto. Eles alegaram que isto era para obrigar as Juntas a fazerem pressão sobre o dono do cão caso o dono não o tenha ainda registado para o fazer. O que se passa é que os vets não fazem nada disso, e por vezes os donos não estão informados, não sabem e acabam por não enviar os papéis do registo para lado nenhum... Quando vão à Junta (os donos) registar os seus cães, a junta recolhe os dados do chip e ela mesma envia ao SIRA, é aí que no caso de o dono não ter enviado nada, o SIRA toma conhecimento do cão e o regista na base de dados.
Isto tudo é muito lindo quando as coisas correm desta maneira, o que nem sempre acontece..
O que eu quero alertar é para o facto de, no caso do meu cão, o dono chipou o cão mas os papéis nunca chegaram ao SIRA, logo não foi possível encontrar o dono.
Agora perguntam: Foi propositado? ... Pode ter sido, do SIRA falaram-me de casos em que os caçadores que são obrigados a chipar os cães, chipam-nos, vão à caça, e se eles não prestam abandonam-nos e rasgam os papéis, ou seja, como é da responsabilidade de cada um enviar os papéis do seu cão à entidade competente, se não forem enviados, nunca há registo do dono e assim não podem ser chamados à razão. Passa a existir um cão com chip e mais nada, porque digo-vos mesmo, descobrir o vet que colocou o chip na tentativa de saber quem é o dono, é uma missão impossível, falo por experiência própria que até ao laboratório que importou o chip eu cheguei e não consegui nada...
Portanto muito cuidado com estas coisas dos chips e dos papéis.
Quanto ao CPC, não sei bem como funciona, foi o criador da minha cadela que tratou de tudo. Mas podem consultar o www.CPC.pt que está lá tudo explicado.
Espero ter ajudado... a confundir :p
Xuga
O CPC não é a mesma coisa que o SIRA. O SIRA (Sistema de Identificação e Registo Animal / SNMV - Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários) é onde ficam registados os dados do microchip, ou seja, os dados do cão e do proprietário. Para inscrever um cão no CPC, uma das coisas obrigatórias é o chip, mas são coisas diferentes.
Quando eu encontrei o Braco que vos falei, verifiquei que ele tinha chip e fiquei incrédula como é que era possível não haver registo no SIRA deste cão. O que me responderam foi que, antigamente, antes de Julho/04, o vet aplicava o chip, preenchia os papéis todos, dava o original ao proprietário, mandava uma cópia ao SIRA e ficava com a outra. Até aqui tudo bem. De Julho/04 para cá, o vet não tem de fazer nada disso, ou seja, coloca o chip, preenche os papéis com os dados do cão, do dono e dele, e a responsabilidade de enviar esse papel para o SIRA é do dono. O vet apenas tem a obrigação de enviar uma cópia à Junta de Freguesia Local, ou da área de residência do dono, e pronto. Eles alegaram que isto era para obrigar as Juntas a fazerem pressão sobre o dono do cão caso o dono não o tenha ainda registado para o fazer. O que se passa é que os vets não fazem nada disso, e por vezes os donos não estão informados, não sabem e acabam por não enviar os papéis do registo para lado nenhum... Quando vão à Junta (os donos) registar os seus cães, a junta recolhe os dados do chip e ela mesma envia ao SIRA, é aí que no caso de o dono não ter enviado nada, o SIRA toma conhecimento do cão e o regista na base de dados.
Isto tudo é muito lindo quando as coisas correm desta maneira, o que nem sempre acontece..
O que eu quero alertar é para o facto de, no caso do meu cão, o dono chipou o cão mas os papéis nunca chegaram ao SIRA, logo não foi possível encontrar o dono.
Agora perguntam: Foi propositado? ... Pode ter sido, do SIRA falaram-me de casos em que os caçadores que são obrigados a chipar os cães, chipam-nos, vão à caça, e se eles não prestam abandonam-nos e rasgam os papéis, ou seja, como é da responsabilidade de cada um enviar os papéis do seu cão à entidade competente, se não forem enviados, nunca há registo do dono e assim não podem ser chamados à razão. Passa a existir um cão com chip e mais nada, porque digo-vos mesmo, descobrir o vet que colocou o chip na tentativa de saber quem é o dono, é uma missão impossível, falo por experiência própria que até ao laboratório que importou o chip eu cheguei e não consegui nada...
Portanto muito cuidado com estas coisas dos chips e dos papéis.
Quanto ao CPC, não sei bem como funciona, foi o criador da minha cadela que tratou de tudo. Mas podem consultar o www.CPC.pt que está lá tudo explicado.
Espero ter ajudado... a confundir :p
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
No meio disto tudo, não entendo a parte dos veterinários não enviarem essa informação para o SIRA. O último Chip que pús foi à 4 meses e foi a veterinária que tratou de tudo. Aliás o único contacto que ao longo destes anos tive com o SIRA foi para alterar dados existentes.
-
- Membro Veterano
Lu, mas supostamente o veterinario, visto que nao me disse nada sobre a SIRA, nao tinha a obrigação de mandar ele?? Ou nao?
Mas eu vou passar por la e ja pergunto se mandou ele ou se tenho de mandar eu...

Se não fosse apressado, percebia que essa dúvida também eu a tenho... :pElMariachi Escreveu: Lu, mas supostamente o veterinario, visto que nao me disse nada sobre a SIRA, nao tinha a obrigação de mandar ele?? Ou nao?Mas eu vou passar por la e ja pergunto se mandou ele ou se tenho de mandar eu...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Lu, isso é opção do vet, na FMV disseram-me que continuam a ser eles a enviar, mas não é obrigatório. Claro que os mais responsáveis continuam a fazê-lo à moda antiga, mas há muitos que já não fazem, acredito que por vezes a pedido do próprio dono/caçadorLuMaria Escreveu: No meio disto tudo, não entendo a parte dos veterinários não enviarem essa informação para o SIRA. O último Chip que pús foi à 4 meses e foi a veterinária que tratou de tudo. Aliás o único contacto que ao longo destes anos tive com o SIRA foi para alterar dados existentes.

Quanto à morada, com o chip vem um envelope RSF

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Ok texuga agora começo a entender....
Entao vou ter mesmo de enviar para a SIRA a papelada.. Ok obrigada pelo esclarecimento, e é muito importante pois como eu deve haver muita gente com estas duvidas...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm
Muito obrigada, do fundo o meu coração, por todas as vossas informações. Estava eu aqui preocupada com a colocação do chip, mal eu sabia que havia tanto que fazer à posteriori!
Agradeço-vos imenso, ainda bem que existe pessoas que gostam de partilhar com os outros aquilo que sabem!
Bem-hajam!
Agradeço-vos imenso, ainda bem que existe pessoas que gostam de partilhar com os outros aquilo que sabem!
Bem-hajam!
-
- Membro Veterano
De facto tenho o envelope comigo..duh! E eu a pensar como ia saber a morada... 
So uma ultima pergunta...
É so preciso enviar o duplicado para a SIRA?? Ou e preciso mandar mais documentos.. como o registo do cao ou o noss b.i.??....

So uma ultima pergunta...

En nunca apresentei o BI à veterinária. Só me pediu que confirmasse morada e telefone e assinasse o papel.ElMariachi Escreveu: So uma ultima pergunta...É so preciso enviar o duplicado para a SIRA?? Ou e preciso mandar mais documentos.. como o registo do cao ou o noss b.i.??....
-
- Membro Veterano
Hum.. ok Lu.. Vou ver se mando a carta com o duplicado o mais rapido possivel, pois la diz para mandar o duplicado com urgencia.. e ja se passou um mes pelo menos...LuMaria Escreveu:En nunca apresentei o BI à veterinária. Só me pediu que confirmasse morada e telefone e assinasse o papel.ElMariachi Escreveu: So uma ultima pergunta...É so preciso enviar o duplicado para a SIRA?? Ou e preciso mandar mais documentos.. como o registo do cao ou o noss b.i.??....

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
- Contacto:
Quando chipei a minha cadela fui eu que tratei dos papeis.ElMariachi Escreveu: De facto tenho o envelope comigo..duh! E eu a pensar como ia saber a morada...
So uma ultima pergunta...É so preciso enviar o duplicado para a SIRA?? Ou e preciso mandar mais documentos.. como o registo do cao ou o noss b.i.??....
O documento vem em triplicado, um para o vet, outro para o dono (muito importante não perder) e outro para pôr no envelope e enviar para o SIRA.
Não tem nada que saber.
Quanto ao carimbo e codigo de barras do chip nos papeis para a inscrição do CPC (papel de mudança de dono), isso é uma coisa a tratar com o vet.
Após ter os papeis assinados é enviar para o CPC com o cheque e cópia dos BI's, antigo dono e novo dono e se pagar o selo de volta eles mandam os papeis definitivos para casa. Mas aconselho a telefonar para lá, contactos em www.CPC.pt.
ola boa tarde...
El... ainda nao passou um mes desde que o ice colocou o chip ... mas sim cerca de 15 dias mas nao te preocupes que eu vou tratar de enviar os papeis o mais rapido possivel... mas sempre pensei que ao mandar os documentos pro CPC ficaria tudo resolvido...
El... ainda nao passou um mes desde que o ice colocou o chip ... mas sim cerca de 15 dias mas nao te preocupes que eu vou tratar de enviar os papeis o mais rapido possivel... mas sempre pensei que ao mandar os documentos pro CPC ficaria tudo resolvido...
Última edição por wazupgirl em sexta set 16, 2005 5:28 pm, editado 1 vez no total.