Tenho em viveiro um casal de Mandarins, sete Bengalins, dois Javas, um casal de Viúvas de Combassou, Canários de Moçambique e Tecelões. Amigos meus e outros criadores experimentados desanconselharam vivamente esta mistura, devido à agressividade dos Javas e ao habitual monopólio de ninhos por parte dos Bengalins.
Apesar do cepticismo, os Mandarins criaram com a facilidade do costume (já separei as crias) e os Bengalins já têm crias grandinhas.
Quanto aos Javas, têm neste momento uma postura de dez (!!!) ovos (junto foto).
Notei alguma agressividade dos Javas, mas nada de preocupante; talvez com o nascimento das crias ou a saída destas do ninho (caso os ovos estejam fertilizados) se tornem mais violentos, caso isso se confirme, retirarei as outras aves.
Serve isto apenas para mostrar que cada caso é um caso e tudo passa pela adaptação das aves ao habitat que lhes criamos, eu tenho tido sorte quer em gaiolas de criação, quer agora em viveiro.
No próximo ano, espero trabalhar com as Viúvas (tenho que comprar Amarantes) e com os Canários de Moçambique.
Numa próxima oportunidade, colocarei foto dos ninhos construídos pelos Tecelões (extraordinários) - Obrigado Mozungo pela ajuda neste campo.
Um abraço e obrigado.