gatos e novo cão bebé, ajuda por favor

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anacepeda
Registado: quarta mar 09, 2005 10:49 pm

domingo set 18, 2005 5:00 pm

Boas tardes, a uns tempos atras vim a este forum tristissima a lamentar-me que o meu gato nao aceitava a nova gatinha e todos me deram uma ajuda e sossegaram-me e passados uns 3 dias estavam amigos inseparaveis!

Porém, a minha paixao por animais foi mais longe e decidi ter um cão, escolhi uma golden retreiver por ser muito docil e lá a trouxe ontem para casa, com apenas um mês e meio. A bichinha anda para aqui de um lado para o outro a dar ao rabo, muito feliz e nem liga muito aos gatos mas eles estão possessos.

Estou muito preocupada pois não é como da outra vez, quando foi dos gatos estavam desconfiados, cheiravam-se, bufavam mas la se iam conhecendo. Neste caso não é assim; o gato macho, com 9 meses e castrado evita-a a todo custo mas se ela passa perto fica irado e bufa. A gata, com 8 meses está pior, sempre a seguir a cadela, a bufar, rosnar, fica eriçada etc. Isto está assim desde ontem e nao vejo melhorias. O meu maior receio é que a cadela, cada vez mais activa, vá cheirar os gatos ou algo do genero e eles a magoem... desde ontem que nao paro de um lado para o outro a evitar confrontos

O que acham ou que me aconselham? Pergunto isto pois tenho visto fotos aqui no forum de users que tem caes e gatos e parecem todos mesmo felizes. Eu so queria que se aceitassem

ah devo acrescentar, nao sei se ajuda, que os meus gatos estao completamente estragados, miam e tem que se ir a correr fazer festas, sou completamente escrava e receio que por serem tao mimados nunca se adaptem :(
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo set 18, 2005 6:50 pm

Ola Ana,
Antes demais perdoe-me este aparte, que não tem a ver com as questões que coloca.
Essa cadelinha aínda deveria estar com a ninhada, ela tem mes e meio e já esta consigo? A mim que pouco percebo de cães parece demasiado cedo.
Quanto ás outras perguntas, bem não sou de todo a pessoa indicada mas certamente que vem aqui os outros membros que tem caes e gatos para lhe dar uma ajudita.
Uma coisa não me parece muito "saudavél" na sua relação com os gatos, é quando diz que é "escrava" deles, bem sei que tentamos fazer o melhor por eles, mas estraga-los de mimo nem sempre é bom, eles são espertos e aprendem facilmemte as nossas fraquezas, descobrem rapidamente como nos dar a volta e por-nos a fazer o querem.
O melhor uma vez que a gataria aí de casa ainda é novinha e aínda vai bem a tempo para ser educada, aconselho a não dar demasiada atenção a todos os pedidos dos gatos, não corra a ter com eles mal eles comecem a miar, não lhes faça as vontadinhas todas mal eles pedem.
Se não os educar qualquer dia são eles que mandam em si e pode vir a não ter mao neles.
Boa sorte e cumprimentos
anacepeda

domingo set 18, 2005 7:32 pm

Obrigada pelas dicas, o veterinario também me disse que era um pouco cedo mas nao era exageradamente cedo ou seja, seria possivel e de facto ela nem chora nem parece sentir falta da mae. Está numa alegria que so visto e come como uma desalmada.

Em relacao a fazer as vontades eu ja tentei mas nao me consigo controlar, passo o dia inteiro sozinha com eles ate ao fim do dia chegar o meu namorado. Como fico só, eles sao a minha companhia e quase que sinto a necessidade de os sobremimar para em troca tambem ter muita atencao.
:)
mas aparte disso tudo o caso aqui esta muito pior, na ultima hora ela esta imparavel e corre loucamente atras dos gatos para ver o que sao e brincar e eles estao mesmo chateados. até a mim já me rosnam....

A casa está uma possilga, passo a vida a limpar, os gatos estao muito zangados e eu estou em panico total...
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

segunda set 19, 2005 12:12 am

Dê-lhes tempo, pois se acostumarão. Todos eles são novinhos, e logo estarão num bolo só, brincando feito loucos. Os Golden realmente são meigos e se acostumam facilmente aos gatos.
Pegue num dos gato por vez, meta-no na cozinha em cima do frigorífico ou outro local alto, onde ele se sinta seguro. Depois deixe a cadelinha entrar. Provavelmente o gato ficará lá em cima observando aquele bicho tão estranho. Quando perceber que o gato já está cansado de observar, tire a cadelinha, tire o gato e coloque o outro no lugar. Repita tudo. Faça isto umas três ou mais vezes por dia, talvez durante uma meia hora por gato e por vez (pelos visto você tem tempo).
Depois de alguns dias coloque o gato dentro duma caixa aberta no chão, e controle a cadelinha para que ela não vá com tudo para cima do gato.
Foi assim que acostumei os meus cães (já adultos) aos gatos.
Eles já mataram gatos antes. Posso confiar nas cadelas (Teckels), mas no Boxer não confio - mas isto já é outra história...
BOA SORTE
:lol: ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 19, 2005 9:12 am

Olá,

É isso, dê-lhes tempo e espaço. Não se intrometa nas relações deles desde que não extravasem. Se o cão der uma sapatada no gato terá as suas razões se o gato sapatear o cão, também as terá. Todos acabam por conviver em harmonia, dese que os donos não se intrometam demasiado. Boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anacepeda

segunda set 19, 2005 11:58 am

Obrigada pela ajuda, de facto quando os gatos estao no topo de algo nao ficam com receio nenhum, estao atentos a ver tudo.

Neste momento é dificil eu conseguir fazer algo pois os gatos estao cada vez mais curiosos e já nao se limitam a ficar a ver o cao de cima. aproximam-se dele e quando estao muito perto ganham medo e bufa, rosnam e atacam
Esta curiosidade é bom sinal?

Outra questao que gostaria de colocar aos membros que têm esta combinacao em casa é se os animais chegam a brincar juntos e serem muito amigos ou se o que posso esperar é apenas um fim de lutas e uma tolerancia mas sempre cada um no seu espaço

Obrigada a todos :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 19, 2005 12:02 pm

Isso aí já é com eles. Em minha casa os gatos toleram a cadela mais velha e adoram a mais nova. A mais nova adora os gatos e a mais velha tolera-os. No entanto, quando é para dormir é tudo ao molho e não se sabe quem é quem. Eles definirão espaços e amizades. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Prodanov
Membro
Registado: quinta ago 04, 2005 10:47 pm
Localização: Pink, Neni, Pituca (cadelas) . Tatau e Miu ( gatas)

segunda set 19, 2005 6:31 pm

Aqui em casa é mais ou menos assim: as duas gatas toleram as tres cadelas e vice e versa, porem entre uma das cadelas, a Neni, e uma das gatas, a Miu, há uma amizade especial porque qdo a Neni estava com dois meses e meio a Miu nasceu e não pode ser criada pela mãe, então a Neni me ajudou a cria-la. Quem estimulava o xixi e o cocô era a Neni e eu tratava do resto ;)

PS- Vou tentar mandar uma foto das duas pequenas p/ o meu album.
Só que deve demorar um tempão p/ aparecer pq só agora é que apareceu umas que mandei há 1 mes atrás. :roll:
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda set 19, 2005 7:33 pm

Olá.
Eu tenho duas cadelas, uma canixe e uma de caça que apanhei na estrada antes que fosse atropelada visto ser de noite e tenho uma gatinha linda que eu adoro. A canixe é ciumenta daí se ter demorado mais a aceitar a gata mas a outra que supostamente daria cabo dela, depressa se habituou e adora brincar com ela. Ao inicio cheirava-a muito e desconfiada ladrava mas começámos a ralhar com ela e a dizer que não se fazia mal que ela era amiga e juntavamos as duas para brincar e foi remédio santo. Adora brincar com a gata, támbém já se habituou ao coelho tudo porque ralhávamos com ela quando se portava mal.
Tenta fazer isso com os teus gatos, também podes experimentar com pequenos objectos que eles gostem de brincar e quando vais a ver estão os três na brincadeira.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 19, 2005 11:08 pm

Boa noite anacepeda.

Aqui lhe deixo um pequeno artigo em que dá umas dicas sobre o que pretende saber :arrow: http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=27

Não esquecer a parte das unhas... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anacepeda

terça set 20, 2005 12:05 pm

Obrigada pela vossa ajuda, depois de ler as vossas opinioes e tambem visitar este link (que está muito bom) começei a agir com mais calma e nao interferir tanto. Estava cheia de medo que magoassem a cadela mas percebi que as patadas dos gatos nao foram assim tao brutas e afinal de contas estao a servir para a cadela perceber que nao pode abusar.

Entretanto o macho espantou-me muito pois é brutissimo e dono da casa e ja se deixa cheirar e nem se importa, so depois da cadela se por em cima dele e ferrar o rabo é que deu uma bufadela simbolica e deslocou-se um metro :)

Acho que vou ter aqui um caso como a maioria das pessoas aqui, o meu gatito parece que irá ficar amgo e a gata no maximo, tolerará a cadela pois ela cada vez parece odia-la mais!

Já cortei as unhas como aqui disseram mas so a pontinha, ficaram como as raparigas, unhas grandes mas quadradas :D e isto demorou horas pois corto uma unha por hora, quando estao muito distraidos, chego lá e click. ai de mim se lhes cortasse as unhas no meu colo uma a uma, rosnavam por todo o lado. nao sao agrassivos mas nao os posso contrariar... :(
Prodanov
Membro

terça set 20, 2005 8:06 pm

Esses dois meninos são uns grandes mimados :lol: :lol: :lol: ;)
Prodanov
Membro

quinta out 20, 2005 9:58 pm

Prodanov Escreveu: Aqui em casa é mais ou menos assim as duas gatas toleram as tres cadelas e vice e versa, porem entre uma das cadelas, a Neni, e uma das gatas, a Miu, há uma amizade especial porque qdo a Neni estava com dois meses e meio a Miu nasceu e não pode ser criada pela mãe, então a Neni me ajudou a cria-la. Quem estimulava o xixi e o cocô era a Neni e eu tratava do resto ;)

PS- Vou tentar mandar uma foto das duas pequenas p/ o meu album.
Só que deve demorar um tempão p/ aparecer pq só agora é que apareceu umas que mandei há 1 mes atrás. roll
Finalmente, as fotos...Um mes depois :roll: :roll: :roll: :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”