Peso do Cahorro e questões alimentares

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

wolfenstein
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2001 8:06 pm

quinta mai 05, 2005 10:52 am

Tenho um cachorro basset que está a fazer agora 4 meses.

Sempre tive raças maiores (pastores alemães e pastores belgas) pelo que não tenho muita noção das quantidades de comida que devo dar ao meu novo companheiro.

Li numa página sobre Bassets que esta é uma raça que tem uma propensão para engordar, pelo que devem existir cuidados na sua dieta (principalmente enquanto cachorro) por forma a não ter um cão obeso que futuramente possa ter problemas de ossos.

Por isso tenho as seguintes dúvidas

QUANTIDADES

Não faço ideia se a quantidade de comida que estou a dar ao meu cachorro é muita ou pouca. Actualmente, dou-lhe de comer 3 vezes ao dia (cerca de 2 e 1/2 mãos cheias de ração de cada vez): a meio da manhã, a seguir ao almoço e no fim da tarde.

Gostava de saber se existe em algum lado uma tabela que me possa dar indicação de quais as quantidades mais adequadas, principalmente que me ajude a ir regulando a quantidade á medida que ele for crescendo. Ainda melhor que a tabela seria ouvir a vossa experiência.

Tanto quanto a minha possa valer em relação às outras raças, o aspecto do Portus (é esse o nome do meu cachorro) parece-me bom. Vêm-se-lhe as costelas por debaixo do pelo, mas não está escanzelado. Claro que quando come fica com um estomâgo enorrrrrme, mas penso que isso é normal nos cachorros.

É um cão muito activo, até porque passa grande parte do dia com um colega podengo alentejano mais velho, mas que é um poço de energia.

MISTURA DE RAÇÕES

Estou a dar-lhe uma mistura de Royal Canine com Eukanuba, ambas para raças de peso médio, que no entanto vou passar a substituir por uma de raça grande, depois de ler lido uma resposta do Diamantino (Casa do Trevo).

A minha dúvida reside no facto de estar a misturar as rações e de isso poder estar a alterar o equilíbrio e valor alimentar das duas.

LEITE

Mal o Portus acorda bebe ainda cerca de 120 ml do leite que veio com ele (um leite em pó também da Royal Canine especial para cachorro).

No entanto, o pacote está agora a acabar e estou na dúvida se lhe continuarei a dar o leite de manhã, pois um amigo meu disse-te que os cachorros, por volta desta idade (4 meses) começam a fazer alergia ao leite e têm diarreias.

Será de continuar a dar-lhe leite ou estará na altura de acabar com esse "pequeno-almoço"?

COMIDA FORA DAS REFEIÇÔES

Já agora deixem-me contribuir com um pouco da minha (muito recente) experiência com BH. Pode ser que isto ajude algum de vocês.

Desde que veio cá para casa o Portus apenas come na sua gamela e há hora das refeições. Isto é uma regra militar. Comida à mesa ou "bocadilhos" de aperitivo entre refeições são proibidos.

Resultado: ele nunca pede comida, mesmo que esteja ao pé de nós e nós estejamos a comer. Mesmo quando estamos em casa de amigos, quando existem outros cães por perto a pedir comida, ele nunca pede (suponho que é pq simplesmente não está habituado a isso).

O maior problema são mesmo os amigos que têm tendência a ficar com pena daqueles "olhinho chorões de bambi".

Evitar que ele sinta uma terrível atracção para roer tudo o que não deve, claro que é outra coisa.

Agradecendo desde já a vossa atenção

Nuno[b][/b]
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta mai 06, 2005 9:42 am

Olá,
Dando uma boa ração, não deve misturar nem dar outro tipo de alimento por fora.
Passo a transcrever um papel que dou aos donos dos meus cachorros relativo a este assunto:
UM PROGRAMA ALIMENTAR PARA O SEU BASSET HOUND

Actualmente, as melhores marcas de alimentos para cães, apresentam programas alimentares de acordo com o tamanho dos cães em adulto. Apesar de correcta, esta filosofia levanta a duvida no caso do Basset Hound – Será um cão “Médio” ou “Grande” ? De facto a sua tipica fisionomia, faz com que ele seja um cão de dimensões médias com peso de um cão grande (mais de 25 Kg.), e com uma estrutura óssea muito peculiar e com um comportamento próprio no crescimento. O que fazer então ?
Pela minha experiência, posso aconselhar como mais apropriado para o seu cão o seguinte programa:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Até aos 3/4 meses
 Deve alimentar o seu cão a com a ração que lhe envio ( e que vai contada até ao fim deste período), que é uma ração tipica para cachorros de raças médias, dê-lhe entre 300-400grs. por dia. Estas quantidades devem ser ajustadas conforme o cachorro esteja gordo ou magro e divididas em três refeições diárias.
 Se o seu cachorro não estiver a comer as doses recomendadas dê 1/2 comprimido de VMP da Pfizer por dia, por cada 10 kg de peso, até que o seu cachorro comece a comer normalmente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dos 3/4 meses até aos 15 meses
 Deve alimentar o seu cão com uma ração de qualidade Premium ou Super Premium, expecifica para Cachorros de Raças Grandes (+ de 25 Kgs. Em Adulto), nas quantidades diárias indicadas pela marca, de acordo com a idade e tamanho do cão. Estas quantidades devem ser ajustadas conforme o cão esteja gordo ou magro e deve manter as três refeições diárias até aos seis meses. A partir dos seis meses, divida a quantidade diária em duas refeições.
Algumas das rações apropriadas para esta fase são as seguintes:
- Biomill Maxi Junior
- Bento Kronnen Nutricional Balance - Maxi Growth
- Eukanuba - Puppy and Junior Large Breed
- Acana – Puppy Large Breed
- Nutram - Chicken & Rice Formula for Large Breed Puppies
- Hills Science Plan – Puppy Large Breed
- Royal Canin – Maxi Junior
 Dos 3 aos 6 meses o seu cão irá mudar a dentição, por vezes, neste período ocorre uma descalcificação, é muito importante que se mantenha atento, e caso detecte os pés da frente frouxos ou a ficarem “espalmados” contacte de imediato o seu veterinário, ou se possivel mostre o cão ao criador, pois o seu cão pode necessitar de um suplemento de cálcio.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir dos 15 meses
 Deve alimentar o seu cão com uma ração de qualidade Premium ou Super Premium, para cães adultos nas quantidades diárias indicadas pela marca de sua escolha, de acordo com o tamanho do cão. Estas quantidades devem ser ajustadas conforme o cão esteja gordo ou magro e devem ser divididas em duas refeições diárias.

RESPEITE ESTE PROGRAMA, PELO MENOS ATÉ AOS 15 MESES, LEMBRE-SE QUE TODOS OS ERROS COMETIDOS DURANTE O CRESCIMENTO DO SEU CÃO TERÃO REFLEXO PARA TODA A VIDA
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sexta mai 06, 2005 7:11 pm

Eu não digo que os meus cães é que são tontos.
O meu também não come nada de comida nossa. Ou melhor, eu não lhe dou; ele rouba, ataca tudo, abre o frigorífico, come todos os restos de comida na rua, etc.
E ontem ouvi um barulho e fui dar com ele dentro da máquina da loiça, mesmo, com as patas de trás em cima da porta, aberta. Foi uma sorte ela não ter empinado com o peso e matava-o.
Espero que o seu basset continue sem atacar comida. Boa sorte. Mas a tecnica é assim mesmo, nunca dar nada. Mas cá em casa só resulta com o boxer. Mas ainda tenho esperança.
Quanto à comida o Diamantina sabe tudo e já disse como é.
wolfenstein
Membro Júnior

quinta mai 19, 2005 12:58 pm

Casa do Trevo

Muito obrigado pelas suas informações. Elas são preciosas para qualquer dono!

Gostava ainda de lhe dar os parabéns pela disponibilidade (e paciência) que tem mostrado no esclarecimento das nossas dúvidas. A verdade é que os Bassets não são tão comuns como outras raças e tendo especificidades únicas, vêmo-nos muitas vezes com poucas fontes para aprendermos a lidar com os nossos canitos.

Gatujoba

Lol, o meu, por enquanto, ainda não faz raids à procura de comida.

No entanto, no que toca a máquina de lavar a loiça, isso deve ser uma atracção universal. Também o Portus se está na cozinha quando estamos a por a loiça na máquina, tenta "investigar" o que é que se passa lá dentro!
Gatujoba
Membro Veterano

sábado mai 21, 2005 1:46 am

Falando de particularidades (e ainda nunca falei isto com o Diamantino que é o expert) o meu basset adora dormir no sofá deles (no "escritório" tenho um sofá que eles nacionalizaram e que costumo cobrir com uma capa de tecido) mas debaixo da capa, escondido, enrolado e nem se vê a ponta do focinho. Parece que está a dormir numa toca; dá ideia de um comportamento de cão de campo. Se dormir no chão estica-se mas ali fica enroscadinho.
Às vezes não sei dele (o que é um perigo pois quando não está ao pé de mim e não o ouço é porque está a fazer asneiras) e depois é que me lembro que está na toca, como eu digo.
Aliás eu, às vezes, acho que ele tem comportamentos de cão de campo, não consigo agora especificar, embora eu tenha um apartamento que nem varandas tem.
No treino do boxer começámos a saltar obstáculos com os cães. E eu andei a saltar barras de meio metro com um boxer para ele não ter medo (tadinho), pois parava e não saltava. Ele e os outros. No fim tiramos uma barra e fui com o basset que saltou à 1ª sózinho, sem olhar para nada. Meteu os outros "num chinelo".
Eu começo a desenvolver a minha teoria de que o basset é teimoso porque é inteligente e tem uma grande auto confiança, e assim consegue, a maioria das vezes, obter aquilo que quer.
wolfenstein
Membro Júnior

segunda mai 23, 2005 6:45 pm

Realmente acho que tem razão.

O meu cachorro é o cachorro com menos medo que já vi em relação aos cães adultos. Quando foi mordido pela 2ª vez pelo companheiro dele podengo (puro ciúme, temos de ter mais cuidado), temi que o cão ficasse com medo de outros cães. Qual quê, neste momento que escrevo ele anda lá em baixo em correrias com o podengo, sem qualquer tipo de medo. E corre atrás do podengo de bocarra aberta a ver se lhe consegue apanhar qualquer parte.

Mesmo com cães estranhos no meio da rua, ele quer logo aproximar-se e começar a brincar com eles. Corre para eles e primeiro deixa cheirar-se, mas depois é logo tentar saltar-lhes para cima.

Com pessoas (e crianças em especial) é a mesma coisa. Ao contrário de outras raças que tive, ele não tem medo nenhum das pessoas e quer sempre ir brincar com elas. Eu até fomento isso pois penso que estou a contribuir para ter um cão bem socializado.

Por exemplo ainda ontem esteve com uma cachorra boxer que tem o triplo do tamanho dele e no entanto ela fugia dele e ele persegui-a e ladráva-lhe, enquando a boxer estava toda atrapalhada (coitadinha, até tive pena da bixa) a tentar perceber que fura(cão) era aquele que a tinha apanhado.
Gatujoba
Membro Veterano

segunda mai 23, 2005 10:47 pm

Na descrição da raça, algures, não sei onde, diz: não ataca nenhum cão nem ninguém mas não se nega a nada.
O meu tem sido assim. Há mesmo um caozito pequeno que lhe morde as beiças e ele não esboça nenhuma agressividade para com ele.
Mas se lhe puserem a pata em cima ele levanta a cabeça e o rabo, com um ar altivo, e rosna sem tom de ataque. Também tem aqui um dogue alemão com que brinca e a quem faz isto. E o outro baixa-se todo.

Como não tenho quintal eles correm em casa. Mas na rua, o boxer corre mais e aí ele ainda ladra mais pois não o consegue apanhar facilmente. Mas tem mais lógica na corrida e corta-lhe as voltas. Eu nunca lhes tiro a trela por isso eles aprenderam que têm de correr tipo treino de cavalo. à minha volta, e eu vou correndo para as trelas de 5 m darem. Mas o basset apanha muitas vezes o boxer e atira-se para cima dele, literalmente, e "morde-lhe" o pescoço, mas nem fecha a boca, é a brincar.. Às vezes tenho 3 ou 4 pessoas a vê-los brincar.

Quando vê outros cães até é demais pois gane taõ alto e puxa tanto que tenho de parar senão os dois levam-me.

Boa sorte com o seu. Se tem quintal é menos cansativo. Mas vale a pena.
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

domingo set 18, 2005 3:55 pm

Eu sei que vai parecer uma pergunta estupida mas como não disponho de balança em casa 300 gramas é mais ou menos o que? Uma chavena de leite?! Uma mao? Duas?! mais ou menos.....!? :oops:
Já agora esse valor que diz casadotrevo e por dia ou por cada refeição!? Obrigado desde já! Em relacao a Zuca ela tem comido duaz vezes por dia mais ou menos 3 mãos de ração por dia superpremium
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 19, 2005 9:40 am

Rafeirosimpatico Escreveu: Eu sei que vai parecer uma pergunta estupida mas como não disponho de balança em casa 300 gramas é mais ou menos o que? Uma chavena de leite?! Uma mao? Duas?! mais ou menos.....!? oops
Já agora esse valor que diz casadotrevo e por dia ou por cada refeição!? Obrigado desde já! Em relacao a Zuca ela tem comido duaz vezes por dia mais ou menos 3 mãos de ração por dia superpremium
Bom dia,

As quantidades são para a ração que eu envio, que pode não ser o mesmo que a sua. Cada ração tem um valor de energia metabolizável diferente, pelo que o melhor é seguir as indicações da marca.

Quanto ao volume que ocupam 300grs., também varia de ração para ração, pelo que a solução é pesar ou arranjar um copo de medida da marca que usa.

E no post refiro-me a quantidades diárias.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

segunda set 19, 2005 10:48 pm

Obrigado na mesma casadotrevo! Era so para ter uma ideia! No saco da ração que ela está a comer diz 100 gramas mas axo poukinho! Mas de qualquer maneira ela está a comer bem!
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça set 20, 2005 10:01 am

Rafeirosimpatico Escreveu: Obrigado na mesma casadotrevo! Era so para ter uma ideia! No saco da ração que ela está a comer diz 100 gramas mas axo poukinho! Mas de qualquer maneira ela está a comer bem!
100 gramas dia ? :o
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

terça set 20, 2005 11:20 pm

Pois realmente tb fiquei assim :o mas no saco realmente diz 100 gramas dia!! É a ração que veio do criador! Diz lá cachorros até 5 kilos é a quantidade diária de 100 gr! O criador falou-me para lhe dar mais ou menos dua maos por dia.... mas eu axo poukinho ela tem comido bem mais do que isso! É uma ração super premium e ela parece gostar e come que nem uma danada! A quantidade certa que lhe estou a dar nao sei bem pois como lhe disse nao disponho de como pesar mas axo que deve andar por volta das 300-400 gr! Tenho feito da seguinte forma: Deito o comer na tigela ela come kando se farta e nao quer mais retiro o prato e volto a po-lo kando ela "pede" normlamente come 3 vezes ao dia! Nao sei se faco mal ou bem mas o que e certo é que ela parece estar-se a habituar a situacao! Que axa ou que conselho me da!?
fiiona
Membro
Registado: quinta jun 09, 2005 9:42 am

quarta set 21, 2005 9:53 am

Eu não sou uma expert na matéria... mas vou dar a minha opinião!!!

A sua cadela tem cerca de dois meses não é verdade?
Eu pergunto isto pq a minha tem 5 meses e meio e na embalagem recomendam cerca de 350 gr de ração diários, e embora na maioria dos dias ela não coma isso ela encontra-se em boa forma. Não está magra, até tem uma pancinha bem proeminente!

Com isto quero eu dizer q, se a minha cadela com 5 meses come +/- 300gr e está em boa forma, parece-me q estar a dar entre 300 e 400gr a uma cadela de 2 meses é um pouco exagerado. E nós temos q ter cuidado para elas não engordarem demasiado, portanto...

De qqer forma não nos podemos esquecer q cada cão é um cão e as rações são diferentes umas das outras!

Já agora para nos podermos esclarecer melhor... qual é a ração q está a dar?

Mas de qqer forma é melhor esperar pela opinião do Diamantino q ele é q é o expert!

Cumpts

Carla Luisa
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 21, 2005 11:54 am

Sim, o melhor era dizer-nos qual a marca, que eu vou dar uma vista de olhos na tabela.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano

quarta set 21, 2005 12:28 pm

Pois fiiona realmente comparando com a sua parece-me que a Zuca está comendo demais tendo em conta a diferença de idade embora ela aparente boa forma física e não me parece que esteja gordinha! A marca da ração é Willowy gold super premium! Foi a que o criador me enviou junto com a menina!
Responder

Voltar para “Basset Hound”