Boas,
Fui descobrir um antigo livro que tenho ( O Boxer - Anni Mortensen ), onde na capa do mesmo figuram um macho e uma fêmea, olhando para a cabeça dos mesmos exemplares, podemos verificar algumas diferenças com os Boxer's de hoje, nomeadamente na distância nariz - stop.
A que se deve a evolução que a cabeça do Boxer teve nestes últimos 20 anos? Uma evolução meramente estética ou também funcional?
Estariam estes dois exemplares dentro do estalão de hoje ou este também sofreu alteração? Dou-lhes um exemplo: " a proporção entre o comprimento do nariz e a parte superior da cabeça é de 1 para 2" (citação do livro), o estalão hoje diz que a distância nariz-stop é de 1/3 da distância nariz-nuca (penso estar correcto), ora isto parece-me ser a mesma coisa embora dito de outra forma e se assim fôr, porquê diferenças algo significativas nos Boxer's de outrora com os de hoje?
Gostaria de "ouvir" as vossas opiniões...
"Evolução" da cabeça...
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Olá Rogério
Penso que a razão da tua questão se prende com o porquê da evolução das dimensões e formato das cabeças, aqui tão bem retratada nesta página, http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... _head.html , onde e para além de encontrares uma descrição bastante pormenorizada das proporções desejáveis e reconhecidas no estalão da raça, encontras ulgumas explicações que poderão ser bastante aceitáveis.
Nas raças “trabalhadas”, a funcionalidade nem sempre andou a par com a estética, tendo nas últimas dezenas de anos prevalecido esta última (embora a raça continue a desenvolver trabalho).
Na raça boxer, tais opções produziram em 100 anos cães estruturalmente muito diferentes e podemos hoje ainda encontrar muitos “boxers à antiga” na Rússia.
E se formos comparar os boxers americanos e mesmo algumas linhas de sangue inglesas, encontramos cães mais altos, com menos osso e com cabeças bastante diferentes dos europeus.
Um abraço
Penso que a razão da tua questão se prende com o porquê da evolução das dimensões e formato das cabeças, aqui tão bem retratada nesta página, http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... _head.html , onde e para além de encontrares uma descrição bastante pormenorizada das proporções desejáveis e reconhecidas no estalão da raça, encontras ulgumas explicações que poderão ser bastante aceitáveis.
Nas raças “trabalhadas”, a funcionalidade nem sempre andou a par com a estética, tendo nas últimas dezenas de anos prevalecido esta última (embora a raça continue a desenvolver trabalho).
Na raça boxer, tais opções produziram em 100 anos cães estruturalmente muito diferentes e podemos hoje ainda encontrar muitos “boxers à antiga” na Rússia.
E se formos comparar os boxers americanos e mesmo algumas linhas de sangue inglesas, encontramos cães mais altos, com menos osso e com cabeças bastante diferentes dos europeus.
Um abraço
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
Pois, eu percebo a evolução a que os Boxer's têm sido sujeitos com o passar dos tempos e mais concretamente em relação à cabeça, pois olhando algumas fotos e comparando com os Boxer's de hoje, notam-se diferenças estéticas significativas, no entanto a minha dúvida vai no sentido de tentar perceber se houve evolução do estalão quanto à definição que o mesmo apresenta em relação ás proporções da cabeça, não sei se me fiz entender...
Vejamos, se as proporções de hoje são bem diferentes das de por exemplo há 20 ou 30 anos atrás, então como é possivel eu ler o que definia o estalão na altura e verificar que o que é definido agora é básicamente o mesmo, ou será que mantendo o mesmo discurso, o que mudou foram os pontos de partida para a correcta medição...
Outra questão que me tem surgido prende-se com o facto de saber se a funcionalidade da raça se mantêm ou melhorou a par das evoluções estéticas, ou se pelo contrário piorou, pois quer me parecer (e posso estar errado) que existem poucos dados sobre isso.
Vejamos, se as proporções de hoje são bem diferentes das de por exemplo há 20 ou 30 anos atrás, então como é possivel eu ler o que definia o estalão na altura e verificar que o que é definido agora é básicamente o mesmo, ou será que mantendo o mesmo discurso, o que mudou foram os pontos de partida para a correcta medição...
Outra questão que me tem surgido prende-se com o facto de saber se a funcionalidade da raça se mantêm ou melhorou a par das evoluções estéticas, ou se pelo contrário piorou, pois quer me parecer (e posso estar errado) que existem poucos dados sobre isso.
[quote=LindAlba]
[/quote]
Mário
Concordo em tudo com o que disseste, excepto esta frase. "Boxers à antiga" haverá por todo o lado, resultado de um não acompanhamento de linhas mais evoluídas. Quanto à Rússia, posso garantir-te que estão ao mais elevado nível qualitativo, com grande influência de linhas italianas e alemãs, e ainda recentemente ganharam várias classes na Atibox e um título. Na Monográfica da Rússia na semana passada, o nível dos cães presentes era bastante elevado, e as suas falhas não eram na cabeça, mas nas pigmentações e construções.
[/quote]
Mário
Concordo em tudo com o que disseste, excepto esta frase. "Boxers à antiga" haverá por todo o lado, resultado de um não acompanhamento de linhas mais evoluídas. Quanto à Rússia, posso garantir-te que estão ao mais elevado nível qualitativo, com grande influência de linhas italianas e alemãs, e ainda recentemente ganharam várias classes na Atibox e um título. Na Monográfica da Rússia na semana passada, o nível dos cães presentes era bastante elevado, e as suas falhas não eram na cabeça, mas nas pigmentações e construções.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Certissimo Luis. Obrigado pela ressalva.yakov Escreveu: Concordo em tudo com o que disseste, excepto esta frase. "Boxers à antiga" haverá por todo o lado, resultado de um não acompanhamento de linhas mais evoluídas. Quanto à Rússia, posso garantir-te que estão ao mais elevado nível qualitativo, com grande influência de linhas italianas e alemãs, e ainda recentemente ganharam várias classes na Atibox e um título. Na Monográfica da Rússia na semana passada, o nível dos cães presentes era bastante elevado, e as suas falhas não eram na cabeça, mas nas pigmentações e construções.
Baseei a minha opinião em diversas publicações russas, onde estruturalmente a maioria dos cães que por lá são retratados são na estrutura do corpo muito semelhantes aos boxers dos anos 50-70.
Efectivamente, e voltando a olhar para algumas fotos, as cabeças são bastante aceitáveis, tendo em conta o estalão actual.
Agora alguns dos corpos fazem-me lembrar os boxers alemães da 2ª guerra mundial.
Em termos da pigmentação, as fotos não permitem essa análise mas tu tens a oportunidade de, presencialmente, verificar in loco estas questões.
Obrigadão e um abraço
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>