Agradeço antecipadamente qualquer esclarecimento. CC
Pastor belga come gato
Moderador: mcerqueira
Bom dia a todos. Tenho um pastor belga com 1 ano e meio e um montanha de berna com 2 anos. Moro numa pequena quinta e eles andam sempre soltos a zelar pelo "território". A semana passada descobri que o pastor belga matou um gato vadio. Até aqui compreende-se, mas o que me deixou preocupada foi ele ter esventrado (literalmente) o pobre animal e ter comido as suas entranhas. Enterrei o q restava sem ele ver e sem deixar rasto. No entanto, 3 dias depois descobriu o local, desenterrou-o e comeu os restos não deixando quase nada. No dia seguinte descobri um coelho bravo meio comido por ele. Este cão é um animal pouco sociável com estranhos mas muito dedicado à família e como podem compreender estou muito preocupada com este comportamento (que ele nunca tinha adoptado). Alguém me consegue esclarecer? Come 2 vezes por dia ração Nutragold desde que veio para nós aos 3 meses.
-
luna_drotus
- Membro
- Registado: segunda ago 22, 2005 7:24 pm
- Localização: luna maria; lemmy baptista; jorge renato; pimpolha, manchinha, rufina
Bom dia!
em primeiro lugar, presto-lha aqui todo o meu apoio, pois imagino q uma situação dessas seja sempre dificil
não sou especializada em cães, mas daquilo q ouvi e tb um pouco de senso comum, tendo em conta q os cães têm muito na sua personalidade de lobos, parece q essa atitude do seu amigo é 'normal': caçar a presa, esvrentá-la e come-la.
ja conheci uma dobermann (e esta era mm dobermann, um aparte para alguns foristas q aí andam
), que matava os gatos e tb os esventrava, n os chegava era a comer.
de qq forma, o melhor será mm falar com o veterinário e eventualmt com o tratador (se ele andar nalguma escola de cães).
bem sei q a minha ajuda n foi gnd coisa, de qq forma, espere uns dias pois existem utilizadores deste site bem mais experientes e com conhecimts q de certeza o vão ajudar.
desejos de muitas felicidades para si e para os seus amigos
em primeiro lugar, presto-lha aqui todo o meu apoio, pois imagino q uma situação dessas seja sempre dificil
não sou especializada em cães, mas daquilo q ouvi e tb um pouco de senso comum, tendo em conta q os cães têm muito na sua personalidade de lobos, parece q essa atitude do seu amigo é 'normal': caçar a presa, esvrentá-la e come-la.
ja conheci uma dobermann (e esta era mm dobermann, um aparte para alguns foristas q aí andam
de qq forma, o melhor será mm falar com o veterinário e eventualmt com o tratador (se ele andar nalguma escola de cães).
bem sei q a minha ajuda n foi gnd coisa, de qq forma, espere uns dias pois existem utilizadores deste site bem mais experientes e com conhecimts q de certeza o vão ajudar.
desejos de muitas felicidades para si e para os seus amigos
<p class="MsoNormal">"O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos.</p>
<p class="MsoNormal">Eles sabem o que precisam de saber. Nós não." <strong style="">Fernando Pessoa </strong></p>
<p class="MsoNormal">Eles sabem o que precisam de saber. Nós não." <strong style="">Fernando Pessoa </strong></p>
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Realmente também não sei bem o que lhe dizer, mas acho que temos aí um caso de um cão com o seu instinto primitivo MUITO apurado e desenvolvido...
Como disse que ele come a ração e as vezes que come, não acredito que o faça por motivos de fome, mas tb não lhe sei dizer se uma escola vai resultar
Aguarde mais comentários...
Xuga
Como disse que ele come a ração e as vezes que come, não acredito que o faça por motivos de fome, mas tb não lhe sei dizer se uma escola vai resultar
Aguarde mais comentários...
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Eu não sei onde é que está a admiração, um cão não passa de um lobo domesticado. Se um cão não tem instinto de caça é que é de estranhar, cabe ao dono orientar e canalizar esse instinto de caça de forma a não acontecerem coisas indesejaveis!
-
texuga
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
A admiração, se assim quer chamar, é que o cão foi domesticado pelo homem há mihões de anos atrás, o que não quer dizer que tenha perdido os instintos claro, mas na natureza, um lobo alimentado não mata por matar, e este parece que sim... Tem a barriga cheia e mata para comer na mesma...FBC Escreveu: Eu não sei onde é que está a admiração, um cão não passa de um lobo domesticado. Se um cão não tem instinto de caça é que é de estranhar, cabe ao dono orientar e canalizar esse instinto de caça de forma a não acontecerem coisas indesejaveis!
Mas é como lhe digo, o termo admiração não é o mais indicado para a minha indignação
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Se calhar, falar com um veterinário especializado em Comportamento Animal ("psicólogo de animais" como eu digo) talvez ajude
?!?! se quiser o contacto de um mande-me uma PM. Não sei mais que dizer...lamento a situação
.
texuga Escreveu:A admiração, se assim quer chamar, é que o cão foi domesticado pelo homem há mihões de anos atrás, o que não quer dizer que tenha perdido os instintos claro, mas na natureza, um lobo alimentado não mata por matar, e este parece que sim... Tem a barriga cheia e mata para comer na mesma...FBC Escreveu: Eu não sei onde é que está a admiração, um cão não passa de um lobo domesticado. Se um cão não tem instinto de caça é que é de estranhar, cabe ao dono orientar e canalizar esse instinto de caça de forma a não acontecerem coisas indesejaveis!Será um problema de gula? :p
Mas é como lhe digo, o termo admiração não é o mais indicado para a minha indignaçãoTalvez curiosa com o facto de um cão caçar para comer quando tem comida em casa...
Xuga
As coisas não são assim tão simples: a natureza dotou os predadores de instinto de caça, o que faz com que eles tenham prazer em caçar (perseguir, capturar e matar), é por essa razão que os cães perseguem as pessoas que correm ou os ciclistas, porque a fuga desperta o seu instinto de caça; tambem é poresta razão que os gatos perseguem as bolas. Os animais selvagens, em particular os lobos, também matam sem ser para comer: os lobos matam todos os predadores que conseguem caçar, raposas, coiotes, linces, etc e raramente os comem. Uma raposa quando entra no galinheiro mata todas as galinhas que pode, o mesmo faz um lobo quando entra num rebanho, como as presas são muito fáceis eles matam.
Quanto aos cães e gatos, todos sabemos que os cães perseguem os gatos pelo instinto de caça e por vezes matam-nos mas raramente os comem.
-
texuga
- Membro Veterano
Pois, é capaz de ter razãoFBC Escreveu:
As coisas não são assim tão simples: a natureza dotou os predadores de instinto de caça, o que faz com que eles tenham prazer em caçar (perseguir, capturar e matar), é por essa razão que os cães perseguem as pessoas que correm ou os ciclistas, porque a fuga desperta o seu instinto de caça; tambem é poresta razão que os gatos perseguem as bolas. Os animais selvagens, em particular os lobos, também matam sem ser para comer: os lobos matam todos os predadores que conseguem caçar, raposas, coiotes, linces, etc e raramente os comem. Uma raposa quando entra no galinheiro mata todas as galinhas que pode, o mesmo faz um lobo quando entra num rebanho, como as presas são muito fáceis eles matam.
Quanto aos cães e gatos, todos sabemos que os cães perseguem os gatos pelo instinto de caça e por vezes matam-nos mas raramente os comem.
Como ele anda numa quinta à solta e a fazer o que quer, isto pode ser só um passatempo como outro qualquer
Xuga