Será que somos donos responsáveis?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sábado set 24, 2005 2:48 pm

Olá,

Em outros fóruns, tenho estado a ouvir algumas (muitas até) queixas referentes a labs e principalmente, dos seus respectivos donos.

Antes de mais, estas queixas são feitas, principalmente por donos de cães que constam na famosa "lista negra", o que não quer dizer que não aconteça com outros donos. Queixam-se estes de andarem a passear os seus respectivos cães com "trela" como "manda a lei", e no meio desses passeios, serem incomodados por labs "soltos" pertencentes a "donos incoscientes".

Tenho que admitir que até lhes dou razão... afinal, se eu sou dono de um cão e ando a passea-lo, seja ele PP ou não, quero estar descansado e principalmete, não ser importunado por outro, como é obvio!

Gostaria de saber o que vocês tem a dizer acerca disto... será que somos donos responsáveis?
hope3
Membro Júnior
Registado: sexta ago 26, 2005 9:45 pm

sábado set 24, 2005 3:33 pm

Então, lá vamos nós... ;)

Ainda bem, Vitor que colocas esta questão. Isto porque realmente já cansa a "participação" de tantos supostos ataques feitos por Labradores a outros "caezinhos", sobretudo os ditos PP.

Donos responsáveis uns são, outros não... Tal como se é, ou não, responsável perante outras circunstâncias da vida... :roll:

Penso que é óbvio que [b]qualquer cão [/b]quando vai ao exterior em local frequentado por outros animais e pessoas deverá levar trela. Até para sua própria protecção.

Agora também quero dizer que tenho contactado com Labradores em variados locais e [b]sempre[/b] foram dóceis, inclusivé receberam os meus miminhos(não consigo resistir... ) de bom agrado e nunca tive qualquer tipo de problemas com eles. :D (inclusivé com alguns que estavam á solta... )

Se perguntarem se estes cães estão sempre com companhia no seu domícilio, respondo que não... Pelos vistos não será esse o factor de "irresponsabilidade".
Então porque será que cães com as características dos Labradores são acusados de atacarem outros?? :o
Problema dos donos? problema de criadores menos cuidadosos? problema do stress? ou problema dos outros que se cruzam com eles?

Como isto vai longo, agora não coloco mais hipóteses, mas que as há, há
;)

Que tal a pergunta assim colocada:
[size=18]QUE MOTIVOS PODEM LEVAR UM LABRADOR A ATACAR OUTROS CÃES???[/size]

Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado set 24, 2005 3:39 pm

O Vitor já sabe o que eu penso sobre este assunto.
E não penso nada de bom...

A minha cadela só anda sem trela de madrugada ou no campo/praia e desde já digo que não lhe vou pôr trela nesses locais.
Fico muito ressentida com estes ataques sistemáticos aos lab.

A minha cadela não têm nada de agressivo.
Ainda hoje esteve a brincar na praia com um rott (o dono disse-me que ele é agressivo para outros cães mas a Zorra, como é cadela, tudo bem).

A Zorra já foi mordida - uma vez à porta do vet (um cocker), outra no estádio nacional (um rafeiro que dava ares de lab) e há pouco tempo, uma rafeira alentejana (esta foi porque a Zorra foi à comida da outra...).

Em primeiro lugar chama labrador a cães que de labrador... só a ideia do dono.
Vê-se logo pelas caudas fininhas...

Depois estes ataques aos lab é por serem tão populares - se a raça da moda fosse cockers, os ataques eram para a raça cocker, se fossem caniches, eram os caniches e por aí fora.

Depois eu não tenho culpa (nem os lab têm) que as raças deles sejam membros da BSL.
Deviam lutar para revogar esta lei em vez de atacarem as outras raças e os donos das mesmas.

Por tudo isto eu não ligo à opinião deles - ié, vou deixar de ligar.
Já lhes dei atenção a mais.
hope3
Membro Júnior

sábado set 24, 2005 3:55 pm

[quote]Em primeiro lugar chama labrador a cães que de labrador... só a ideia do dono. ... Depois estes ataques aos lab é por serem tão populares - se a raça da moda fosse cockers, os ataques eram para a raça cocker, se ...l Depois eu não tenho culpa (nem os lab têm) que as raças deles sejam membros da BSL. ..

[quote]

Ora aqui estão mais umas razões... ;)

O Vitor tem algum cão que já tenha atacado outro, sem razão aparente???

Alguém aqui do fórum tem um Labrador que o tenha feito?? È porque até seria interessante e muito útil tentar perceber as eventuais causas desses ataques, no sentido de as tentar corrigir...

Infelizmente, actualmente não tenho cão (aguardo que a minha saúde me permita). Mas de certeza que a primeira coisa que vou fazer quando puder é ter o meu Labrador!
E isso precisamente pelo seu carácter, pela amizade que todos cá em casa queremos ser capazes de lhe retribuir e com toda a responsabilidade e carinho que este, ou qualquer outro cão, merecem!!!

Isabel
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

sábado set 24, 2005 3:59 pm

Eu nunca levo as minhas cadelas a passear sem trela... não só por respeito a quem se sente incomodado (ainda há muita gente), como também pela segurança das minhas "meninas". Como adoram brincar, tenho medo que se afastem, etc....

Em relação ao facto das minhas cadelas atacarem outros cães, dá pra rir... quem as viu no Encãotro em Labruge sabe bem que a amarela é uma medricas e a preta não liga a nada (tanto faz ser cão, como gato, como pessoas estranhas).

Lá em casa quem mantem o devido respeito é a Fiona, a minha gata que tem 2 palmos :lol:

São muito pacatas... é o tipo de cão que faz festas e lambe o ladrão!! :roll:
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sábado set 24, 2005 4:04 pm

Boa tarde,

Os Labradores são muitas vezes utilizados como "exemplo" devido à sua presente popularidade enquanto animal de estimação em Portugal. Há uns anos foi o Boxer, o Dobermann, antes o Pastor Alemão, etc. Hoje é o Labrador. Amanhã pode ser o Wisla Húngaro, quem sabe?!

A lei é igual e já bastante antiga para todos os cães; qualquer cão para andar na via pública tem forçosamente que andar de trela. Para quem vive numa cidade, como me parece ser a maioria dos casos dos presentes, e com o crescente número de cães que se vê, o cuidado a ter-se no convívio destes na rua exige cada vez maiores cuidados.

Os donos dos Labradores não são melhores nem piores que os donos de um Rottweiler. Em qualquer raça existem donos conscientes e donos irresponsáveis. O que se assiste é que face ao número muito superior de exemplares da raça Labrador, e subsequentemente, ao maior número de donos de Labradores, face a outras raças no momento, é óbvio que o número de donos de Labradores irresponsáveis é também maior do que de donos de Cane Corso's, p.e. É uma questão de estatística e proporcionalidade. Nada mais.

É um facto que muitos Labradores, na posse de donos responsáveis, passeiam-nos soltos. As pessoas esquecem-se que um Labrador é um cão. Um cão de porte grande e, como tal, tem os mesmos riscos que qualquer cão de porte grande tem.

Um exemplo, eu sou como sabem, proprietários de Bull Terriers. Só passeio os meus preso por trela em todas as circunstâncias. Tenho um macho adulto, extremamente dominante que não admite a presença de outros machos que sejam mais altos do que ele. Passeio-o na rua com peitoral e uma trela de 60 cms, de modo a tê-lo sempre perto de mim e sob controlo. Saio à rua e o meu cão é atacado por um macho solto que se passeia com o dono. O que devo fazer?

A situação acima descrita ocorreu já por 4 vezes (2 Labradores, 1 Boxer e um Akita Inu).
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 24, 2005 7:09 pm

Ora bem,

Ao contrário do que dizem aqui, ninguém anda a atacar os labradores.

Foram dados como um exemplo de como a moda pode dar cabo das raças. O dobermann, o Rottweiler foram cães de moda. O pastor alemão ainda é. Resultado, cães cada vez mais agressivos ou fora do estalão.

Os labradores e goldens foram dados como exemplos actuais de cães de moda em que a dita moda estraga progressivamente as suas qualidades. As caracteristicas dos verdadeiros goldens e labradores davam-nos como ideais para familia. No entanto, passaram a ser vistos como cães à prova de falhas.Nenhum animal o é, nenhum cão deve estar com pessoas que não percebam nem queiram perceber nada de educação de animais ou das regras minimas do civismo.

A maior parte dos labradores e goldens que conheço ( se formos a contabilizar uns 150 a 200 e tal) têm vindo a tornar-se mais instáveis em comportamento, e isto é para nem falar na fuga ao estalão de labradeiros e Golendeiros ( essas coisas que da raça só têm o nome). Atacam os outros cães e pessoas por dominância ou medo, feitio inconstante, falta total de educação inclusivé à trela e fugas absurdas dos estalão.

São estes os resultados a todas as raças que entram infelizmente na moda. Agora se os donos de cães que estiveram em moda alertam os donos de uma raça que está na moda para os riscos e forma de prevenir o que não se fez na altura, de forma a que não aconteça aos lab e Goldens o que aconteceu a outras raças... e os donos dos labs reagem com insultos ou com mania de perseguição...talvez isso explique porque os cães estão como estão. È que meter a cabeça na areia ou atacar quem quer ajudar vai levar a que comecemos a ouvir falar de ataques de labs e goldens na comunicação social ( que os há e até são bem mais que os documentados a outras raças)....
hope3
Membro Júnior

sábado set 24, 2005 9:44 pm

[quote]para os riscos e forma de prevenir o que não se fez na altura, de forma a que não aconteça aos lab e Goldens o que aconteceu a outras raças...[/quote]

Assim sendo, vamos analisar esses ataques, tentar perceber as suas causas e quais as possíveis formas de prevenção dos mesmos, tal como sugere muito bem, VascoV.

O que realmente é de utilidade, após a documentação desses ataques, é que pensemos nas formas de os prevenir... :roll: E parece-me que ainda não se passaram das críticas, ou não será? ;)

Mas penso que essa prevenção será idêntica para quase todas as raças, ou não? :roll:

Desculpem as perguntas, mas é uma forma genuína de tentar aprender com quem sabe muito mais do que eu destes temas. :oops:

Isabel
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado set 24, 2005 9:55 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 12:59 pm, editado 1 vez no total.
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 25, 2005 12:30 am

VascoV Escreveu: ...Ao contrário do que dizem aqui, ninguém anda a atacar os labradores....

...e os donos dos labs reagem com insultos ou com mania de perseguição...
VitorN Escreveu: Tenho que admitir que até lhes dou razão... afinal, se eu sou dono de um cão e ando a passea-lo, seja ele PP ou não, quero estar descansado e principalmete, não ser importunado por outro, como é obvio!
Boa noite Vasco,

Penso que aqui ninguém está com a mania de perseguição (pelo menos eu não), aliás, se reparar, eu até estou a dar razão a quem se sente incomodado.

O ser incomodado, para mim são situações que podem acontecer com qualquer raça. O Bullie, por exemplo, não teve problemas com labs.

A idéia deste tópico não é de fazermo-nos de vítimas nem tão pouco fazer queixinhas, mas sim ter uma idéia do "comportamento" dos donos de labs, nada mais.

Abraço ;)
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

domingo set 25, 2005 1:01 am

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 1:01 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 25, 2005 2:15 am

hope3 Escreveu:
Assim sendo, vamos analisar esses ataques, tentar perceber as suas causas e quais as possíveis formas de prevenção dos mesmos, tal como sugere muito bem, VascoV.

O que realmente é de utilidade, após a documentação desses ataques, é que pensemos nas formas de os prevenir... roll E parece-me que ainda não se passaram das críticas, ou não será? ;)
Má selecção da raça e mau apuramento da mesma, má sociabilização, incapacidade dos donos em educar os animais, desprezo pelas normas básicas de contenção, como o suo da trela, são razões para isto acontecer.

Quanto a se passar das criticas, cabe aos criadores fazer por tyer animais melhores e aos futuros donos por terem um minimo de tino em sabser se realmente podem ter um cão ou não...
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

domingo set 25, 2005 11:34 am

Olá bom dia,

Só queria acrescentar uma coisa, quando o Vasco, fala em criadores não pode esquecer que muitas ninhadas, é de donos, duma femêa que é cruzada com o macho do vizinho, essas pessoas não são "criadores", são pessoas inresponsáveis, que na maioria dos casos nem sabe o que está a fazer, e depois nascem cães vendidos a 50,00 € , sem garantias, e como é que essas pessoas podem dar conselhos ou ensinamentos aos futuros donos, se nem eles próprios os têm?
Ser criadora, é fazer um trabalho responsável, honesto mas sobretudo consciente das cruzas e da forma que são feitas, não é cruzar cadelas nos cios todos, é ver a linha do macho... implica muita coisa... que daria um testamento. Infelizmente, no caso dos labradores, são vendidos muitos coelhos como lebres, é a raça que eu tenho conhecimento.
Quanto aos labradores atacarem outros, é verdade que pode acontecer... como noutra raça qualquer.

Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 25, 2005 11:48 am

Infelizmente criador é quem cria, as pessoas não diferenciam se é bom ou mão se o faz com objectivo ou deixa os cães dar umas voltas.
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 25, 2005 12:17 pm

Olá,

Não está aqui em causa se o labrador está dentro ou fora do estalão, se há criadores ou criadeiros, e sim se os donos tem civismo, quanto a mim, ai é que está o problema.

Indo por este caminho, quer dizer que se o labrador estiver dentro do estalão poderá andar a solta? claro que não!
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”