Gulodices

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta dez 06, 2002 10:27 am

Olá a todos

Este tópico não tem apenas a ver com guloseimas, aquelas coisas de que os cães gostam e se lhes dá por recompensa, por hábito, com ou sem critério.

Num tópico anterior sobre alimentos que se podem ou não devem dar aos cães, ficou-me uma dúvida sobre o queijo. Esta dúvida encaixa-se aqui perfeitamente porque o queijo funciona como guloseima de eleição para os meus cães.

Como aí referi, o meu veterinário sempre reprovou dar queijo aos cães. Queijo nunca!!! Mas a gente nunca cumpre, não é? E lá ia dando umas casquitas por baixo da mesa, umas lasquitas miseráveis, coitados, eles até deviam pensar “mas que sumítico”.

Mas com as intervenções feitas naquele tópico fiquei bastante baralhado. Em quem confiar? No veterinário ou em determinados elementos aqui do fórum que me merecem igualmente toda a confiança?

Entretanto dei uma vista de olhos a artigos que estão anunciados na primeira página da Arca, num deles referindo que o queijo é muito prejudicial aos cães, especialmente a casca... É aqui: http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=219
Este artigo é da autoria de uma veterinária. É de confiar nisto?
Em que ficamos?
É certo que a quantidade de queijo que lhes tenho dado é muito reduzida, mas se o queijo é posto em pé de igualdade com o chocolate, começo a ficar realmente preocupado.
O veterinário disse-me em tempos que dar requeijão já não é prejudicial (uma vez por semana). Ando há imenso tempo para lhe perguntar porquê, mas esqueço-me sempre.

Em relação às outras guloseimas também tenho as minhas dúvidas. Normalmente não dou, muito simplesmente porque desconfio da sua composição. Ora se em relação às guloseimas para os humanos nós sabemos o lixo que se produz e por princípio temos (alguma) capacidade de selecção, imagino o que será em relação aos animais. É que eles gostam muito e isso dá que pensar. Não deve ser difícil produzir “coisas” de que eles gostem muito. A dificuldade será a de fabricar guloseimas de que eles gostem muito mas que sinultâneamente não os prejudiquem.
É certo que a guloseima, seja ela qual for, deve ser dada com "peso, conta e medida", mas ...

São de confiar as das marcas mais conceituadas? As mais caras? As que se vendem exclusivamente nos consultórios ou clinicas veterinárias?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

sexta dez 06, 2002 10:39 am

Olá Nel,

Pois eu queijo não dou.
Por vezes ponho-lhe um bocadinho de requeijão na ração.
Em termos de guloseimas dou-lhe mais ou menos, uma vez por semana um osso prensado enooorme :o :o , que compro sempre no mesmo sítio e até à data ele tem-se dado bem, além de delirar.
De resto todos os dias de manhã e à noite ponho-lhe em cima da ração uma boas colheres de iogurte natural.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta dez 06, 2002 11:00 am

Olá Pakika

Ainda bem que falaste nos ossos prensados porque me esqueci de os mencionar na apresentação do tópico.
Não considero os ossos prensados propriamente uma guloseima. De tal modo assim é que o Guga e o Fozzy, que já têm três anos e meio, pura e simplesmente não lhes pegam. O Kiko, sim, porque ainda é novito.
É pena que assim seja, pois julgo que estes produtos são inofensivos à saúde e têm a grande vantagem de lhes limpar os dentes e de os entreter.
Noutro tópico, ainda hoje enviei uma mensagem sobre os ossos naturais, que dou com uma certa regularidade. Limpa-lhes os dentes e eles adoram-nos. Mas também não os considero como guloseima dentro daquele conceito que temos de guloseima.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta dez 06, 2002 11:01 am

Pois eu dou queijo ao meu. Não muito, apenas uma fatia por semana. Segundo a vet. não há problema, é uma maneira de lhe dar cálcio, já que o leite é desaconselhável. No que eu li do dito artigo, e em referência à casca do queijo, penso ser compreensível o facto de a mesma não ser recomendável, especialmente a do queijo flamengo que mais parece plasticina :?
Em relação às guloseimas faço minhas as palavras da Pakika, mas visto o Igor ser aí metade do Oscaar, leva 2 ossos por semana de tamanho médio. Também lhe dou um rolito (que é quase a mesma coisa mas vem nuns pacotes da pedigree pal uns de coelho, de frango e de vaca) todos os dias de manhã, pois como eu sou a primeira a sair de casa, assim ele fica entretido e sempre deixa o meu marido dormir mais um pouco.
Além de isto ainda tem direito a alguma fruta, legumes crus, lamber os pacotes de iogurte e de gelado (pois lá em casa há gelado todo o ano) ;)
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

sexta dez 06, 2002 11:27 am

Ah,
Já me esquecia dos biscoitos Maxi da Eukanuba, que todos os dias tem direito a dois :) :)
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

sexta dez 06, 2002 11:28 am

ola a todos aguloseima q os meus mais gostam é dos shmakos,são uma tiras tipo não sei o quê,conhecem?qd dou ossos verdadeiros as fezes parece q se desfazem, parece pó prensado e são muito claras.tb vos acontece?
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sexta dez 06, 2002 11:33 am

Sim Tiabela parece que as fezes morreram de desidratação... :o

Em termos de goluseimas a Margot não esta assim muito mal habituada, muito embora a goluseima preferida dela seja mesmo correr com os gatos e comer a comida deles... :roll:

geralmente 1 vez por semana dou-lhe iogurte natural
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

sexta dez 06, 2002 11:54 am

Olá a todos!

Pois a única maneira de dar os cumprimidos ao meu Gustavo era "Embrulhados" num pedacinho de queijo flamengo. Era uma maravilha! Curiosamente, ele não era muito dado a guloseimas "humanas" que fossem doces. Ossos prensados, nem vê-los, mas adorava aqueles pauzinhos verdes com cálcio.

;)

Bjkas
Rute
Zita
Membro Veterano
Mensagens: 304
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Chihuahuas

sexta dez 06, 2002 1:32 pm

eu costumo é usar ossinhos, pauzinhos sintéticos com fluor, mais para os entretar do que para alimentar...
não sei se faço bem ou não, pois não sei se poderão ingerir algo menos saudável. Mas com vista ao entretenimento funciona bastante bem.
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

sexta dez 06, 2002 1:45 pm

Por acaso, também nunca dei queijo de espécie nenhuma ao Bono.
As únicas "gulodices" ( se é que se podem considerar como tal), que eu lhe dou são uns DentaRask de vez em quando, uns palitos prensados verdes ( quase 1 por dia) e também um ossinho daqueles novos da Friskies que cheiram a menta.
Também lhe dou de vez em quando a embalagem do iogurte para ele se entreter um bocadinho. :lol: :lol:
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta dez 06, 2002 1:58 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 8:17 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta dez 06, 2002 5:13 pm

Olá SeaLords

Bom, em face do "autoritarismo" e segurança que lhe é habitual, vou deixar de ter problemas de consciência e dar-lhes (moderadamente, claro) uma das coisas de que eles gostam mais: queijo.
Mais uma vez obrigado
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bennur
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm
Localização: Gaspar (Golden Retriever), 2 Piriquitos (s/nome)

sexta dez 06, 2002 10:16 pm

Desde o início que tanto o criador como o Vet, me aconselharam a usar apenas uma boa racção e sem mais qualquer aditivo nem complemento.

É isso que faço, racção apenas com uma enorme taça de água ao lado para ele ir bebendo.

Juntei ainda uns biscoitos para premiar ou simplesmente vê-lo feliz e ficar eu também feliz de vê-lo feliz... :roll:
Perceberam!?

De resto não dou mais nada ao Gaspar.
Um amigo meu deu-lhe um pacote de uns biscoitos peganhentos a imitar fatias de presunto. Aquilo cheira que tresanda a presunto e o Gaspar adorou. Mas notei logo uma pequena alteração na consistência das fezes, o que embora não pareça muito preocupante não passou despercebido.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta dez 06, 2002 10:39 pm

Olá

Nalgumas mensagens creio que existe alguma confusão entre alimentação do cão e a guloseima propriamente dita. Embora ambas as coisas sejam para comer, não as vamos meter no mesmo saco.
Uma guloseima também não é um aditivo alimentar.

Nos casos em que se mistura um qualquer produto (queijo ou mesmo carne) na ração para tornar a refeição mais apetecível, também aqui esses produtos não são aditivos alimentares nem guloseimas.

A guloseima (engendrando aqui uma definição à pressa) é um produto alimentar do agrado do cão que lhe é dado esporadicamente como recompensa ou por mera gentileza do dono.
Mas não tem nada a ver com a sua alimentação.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado dez 07, 2002 10:23 am

Tive um dálmata que adorava notas de 500 paus. Também serve ?
Responder

Voltar para “Cães”