Hamster doente...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
johnniewalker
Registado: sexta jul 23, 2004 1:43 pm

sábado set 24, 2005 11:30 pm

Tenho um hamster siberiano muito lindo, branquinho, q se chama Tico. Está quase a fazer 3 anos mas agora, infelizmente encontra-se doente... Tem 1 inchaço entre a boca e o olho direito que se prolonga até ao nariz fazendo 3 montinhos(quase parecem 3 inchaços diferentes). Ele já não armazena a comida na boca e não a leva para a gaiola(come-a logo) porque se calhar lhe faz doer. Ah! E também chora... serão lágrimas ou pus? Tenho lhe estado dar antibiótico e ele parece estar a reagir bem dado que ao início, acho eu, deitava 1 bocadinho de pus pela boca. Aquilo parece quase 1 quisto, ou seja, superficial, só mesmo o inchaço. Será que ele espetou alguma casca dentro da boca? Será que foi picado por alguma abelha ou vespa(dado que a gaiola se encontra no meu quarto e eu deixo a janela aberta de manhã para arejá-lo)? Será algo mais grave? Dado que só tem ainda 12 horas de antibiótico e é domingo vou esperar mais 1 pouco para ver se melhora. Mas se não melhorar vou ter mm de o levar ao veterinário. O antibiótico que estou a utilizar foi o que foi receitado pelo veterinário, num pós-operatório, num coelhinho anão que tive. Alguém já teve alhuma experiência idêntica? Sabe, ou desconfia, do que se trata? Agradecia imenso que me dessem alguma resposta! Estou mesmo preocupado com o meu Tiquinho! De qualquer maneira se não houver melhoras significativas até 2ª feira vou ter de ir mesmo ao veterinário com ele(se é que já não o devia ter levado hoje...). Obrigado pela atenção. ass.: João Miguel
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado set 24, 2005 11:34 pm

eu sugiro que leve ou telefone a um vet para saber ao certo o que lhe dar, pois o antibiótico pode não ser o mais adequado. Não sei em que zona mora, mas procure os vets da zona e vá lá com o bichinho ou telefone ;) Fica mais descansado e o caso não se agrava ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo set 25, 2005 12:10 am

Se eu tivesse no seu lugar não esperava nem mais um minuto para ir a um veterináo :roll: !

Pelo que descreve, parece-me ser uma situação grave :( !

Auto-medicar o animal não me parece uma boa solução! Pode não ser indicado para ele :o ! Pode até "mascarar" outro problema que não se resolve apenas com antibiótico.

Não percebi é há quanto tempo ele está assim? :?

Procure um vet ou um Hospital veterinário (mais provável) que tenha urgências ou que pelo menos esteja aberto ao domingo! Pelo menos faça como o Sportinguista aconselhou, tente telefone!!!! O ideal seria falar com um vet de exôticos!

As melhoras para o seu o Tico!

Depois dê notícias! Cumprimentos.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo set 25, 2005 11:00 am

Será que o Tico não anda com algum obsesso? Também tem dentes pode-lhe acontecer.
E olha que se em nós já é horrivel, imagino nos pobres bichinhos.
Filipinha_Taipinhas
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 1:55 am

segunda set 26, 2005 12:53 am

Boa noite

Eu tenho neste momento 4 Hamsters também da Siberia, e à algs meses atrás tinha uma fémea castanhinha que por acaso já morreu :( e que teve o msm problema que o teu ( pelo que explicas no inicio parece ser identico) eu levei-o ao vet, eles disseram que possivelmente espetou alguma coisa na boca pela parte interna ou msm no exterior e que infectou. Então fizeram lhe uma "mini-cirurgia", fizeram um golpe e espremeram até siar o pus todo, deram-lhe uma pinguinha de antibiotico ( se não tou em erro) e puseram betadine, fui lá mais uns dias para observação e entretanto aquilo passou. Dizes que ele chora, isso deve ter rebentado e é o pus a sair.

Aconselho-te amanha levantares te bem cedo e ires urgentemente ao vet para salvares o teu bichinho.

A minha Fofinha, era o nome dela, acabou por morrer mas passado uns meses, penso que não tenha tido nada a ver com aquilo.

Boa Sorte para o Tiquinho e espero que tenha ajudado. ;)
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

segunda set 26, 2005 11:07 am

A maior parte da comida que se compra para hamster traz imensas semente bastante bicudas que podem furar as bolsas de armazenamento destes bichinhos e pelo que descreves eu acho que é o mais provável porque dizes que ele não leva comida para o ninho se for isso tens de o levar ao veterinario porque a maior parte dos animais a que acontece isso acaba por morrer porque a medida que a infecçãodesenvolve eles deixam de comer...não acho muito boa ideia auto-medicares o teu tico,eu não começo muito bem os coelhos mas os hamsters não podem tomar qualquer tipo de medicamentes e em termos de quantidades deve ser diferente...tens que ver também que ele já tem 3 anos e pode ter um tumor, eu tive uma que teve um na barriga, tinha um alto mas não tinha pus nenhum...
acho que o melhor é levar o tiquinho ao medico e logo vês o que ele te diz...
espero que fique tudo bem...
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça set 27, 2005 2:51 pm

Novidades do Tico??????

Tá melhor????? Faço votos que sim ;)
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

terça set 27, 2005 6:24 pm

Pois, pode ter sido isso, mas aos 3 anos de idade são frequentes os abcessos nos hamsters.
Responder

Voltar para “Exóticos”