O que os TEUS vizinhos podem fazer com os TEUS animais.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eu acho que se estão a esquecer de uma coisa quando dizem que este comportamento não tem utilidade. É verdade que não traz o gato de volta, mas se calhar faz com que muita gente que o ler, pense 2 ou 3 ou 4 vezes antes de deixar um gato andar livremente na janela de um 4º Andar! Eu acredito que os donos do gato não lhe quizessem fazer mal...mas ninguém está propriamente a dizer que o gato foi empurrado da janela! Não foi intencional....mas que houve alguma irresponsabilidade, isso houve e é bom que outros pensem nisso antes de adoptarem comportamentos semelhantes.
Quanto aos vizinhos, como diz o Paulo Santos, não ouvimos a versaõ deles da história, e se acham injusto 'julgar' os donos do gato, não vejo como podem 'julgar' assim tão facilmente os vizinhos. Lembrem-se apenas que o mesmo pode acontecer convosco e estar em casa, ou entrar em casa e levar com um gato em pânico pela janela da cozinha dentro não deve ser propriamente uma situação agradável! Se calhar apanhá-lo com um cobertor foi a única hipotese de o apanhar até sem se magoarem e sem se o magoarem...já pensaram nisso! Ele não foi propriamente corrido a pontapés ou à paulada, foi embrulhado num cobertor e libertado na rua...à partida nem vejo mal!
Quanto aos vizinhos, como diz o Paulo Santos, não ouvimos a versaõ deles da história, e se acham injusto 'julgar' os donos do gato, não vejo como podem 'julgar' assim tão facilmente os vizinhos. Lembrem-se apenas que o mesmo pode acontecer convosco e estar em casa, ou entrar em casa e levar com um gato em pânico pela janela da cozinha dentro não deve ser propriamente uma situação agradável! Se calhar apanhá-lo com um cobertor foi a única hipotese de o apanhar até sem se magoarem e sem se o magoarem...já pensaram nisso! Ele não foi propriamente corrido a pontapés ou à paulada, foi embrulhado num cobertor e libertado na rua...à partida nem vejo mal!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
- Contacto:
Paulo Santos: é verdade, até poderei eventualmente conhecer os vizinhos, nunca se sabe...
Até ao momento só conheço a dona.
E quando atestei, até podem pôr a minha credibilidade em causa. Se disse o que disse, foi porque conheço a pessoa e sei que a situação é verídica. Pela Raquel, até ponho a mão no fogo e olhem que até foi a modos que minha "chefe"
(como vêem não é todos os dias que tal acontece).
De qualquer forma eu não neguei que eles também têm a sua quota parte de responsabilidade nesse aspecto. Realmente a altura do 4º andar para o chão poderia ter resultado em morte fatal ou num pânico tal do gato que nunca mais ele apareceria...
Mas não, ele foi parar ao 3º andar... e, infelizmente, devido à acção dos vizinhos (da qual existe pelo menos 1 testemunha) o Ziggy desapareceu à mesma, algo que poderia e deveria ter sido evitado caso esses vizinhos fossem bem-intencionados. Penso isso.
Para o PauloC (isto agora é só Paulos
):
Concordo que não é agradável um gato estranho entrar-nos pela cozinha a dentro.
Eu própria fico possessa quando gatos vadios me invadem o quintal...
Mas na casa do 3º andar não acredito que no mínimo nunca tivessem visto o gato da Raquel ou que pelo menos não pudessem suspeitar de que se trataria do gato da vizinha do 4º andar, 1 andar acima do dela...
Acho tudo muito suspeito e sinceramente continuo a ter a minha opinião. Claro que esta discussão pode servir de mais valia em futuras adopções/aquisições de gatos, mas há n pessoas que deixam os gatos até irem passear à rua dar o seu passeiozito habitual... fazer umas gatitas, namorar, papar noutras casas, etc...
E só por isso e devido a um drama (entenda-se desabafo) não há necessidade de empolarmos demasiado a coisa. Aliás, acho até que ela já está mais do que empolada.
Para terminar, os cobertores (depende como os usaram) podem abafar um gato... Lembre-se do efeito daqueles sacos de plástico nas crianças. Enfia-se um saco na cabeça de uma e ela fica literalmente sem respirar... ou seja... sufoca. Com 1 animal pequeno não será muito diferente.

E quando atestei, até podem pôr a minha credibilidade em causa. Se disse o que disse, foi porque conheço a pessoa e sei que a situação é verídica. Pela Raquel, até ponho a mão no fogo e olhem que até foi a modos que minha "chefe"

De qualquer forma eu não neguei que eles também têm a sua quota parte de responsabilidade nesse aspecto. Realmente a altura do 4º andar para o chão poderia ter resultado em morte fatal ou num pânico tal do gato que nunca mais ele apareceria...
Mas não, ele foi parar ao 3º andar... e, infelizmente, devido à acção dos vizinhos (da qual existe pelo menos 1 testemunha) o Ziggy desapareceu à mesma, algo que poderia e deveria ter sido evitado caso esses vizinhos fossem bem-intencionados. Penso isso.
Para o PauloC (isto agora é só Paulos

Concordo que não é agradável um gato estranho entrar-nos pela cozinha a dentro.

Acho tudo muito suspeito e sinceramente continuo a ter a minha opinião. Claro que esta discussão pode servir de mais valia em futuras adopções/aquisições de gatos, mas há n pessoas que deixam os gatos até irem passear à rua dar o seu passeiozito habitual... fazer umas gatitas, namorar, papar noutras casas, etc...

E só por isso e devido a um drama (entenda-se desabafo) não há necessidade de empolarmos demasiado a coisa. Aliás, acho até que ela já está mais do que empolada.

Para terminar, os cobertores (depende como os usaram) podem abafar um gato... Lembre-se do efeito daqueles sacos de plástico nas crianças. Enfia-se um saco na cabeça de uma e ela fica literalmente sem respirar... ou seja... sufoca. Com 1 animal pequeno não será muito diferente.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu só acho muito estranho é a facilidade com que classificam as atitudes dos vizinhos como más e os donos do gato parecem vitimas!!
Assume-se que os vizinhos conheciam o gato e sabiam de quem era, e assumem que o gato ia embrulhado de forma a abafar e mais nem sei o quê!! Daqui a bocado surge aqui uma 'testemunha' de que o gato foi cozinhado e comido e começa toda a gente a organizar-se para formar melicias populares e linchar os vizinhos do 3º andar!!
Aqui a única coisa certa e assumida é que o gato era deixado frequentemente a passear no parapeito de uma janela do 4º Andar! O resto é especulação, e comentar isso é especular também! A única coisa que é falar de FACTOS é que é condenável, e uma acção a não copiar, deixar um gato andar assim! Culpa, culpa é dos donos, o resto é consequência, ora bolas!!!! E não me interessa se é conhecida, "chefe" ou amiga pessoal de ninguém, porque estou certo que muita gente que faz coisas que não se devem fazer tem amigos pessoais ou conhecidos!!
Assume-se que os vizinhos conheciam o gato e sabiam de quem era, e assumem que o gato ia embrulhado de forma a abafar e mais nem sei o quê!! Daqui a bocado surge aqui uma 'testemunha' de que o gato foi cozinhado e comido e começa toda a gente a organizar-se para formar melicias populares e linchar os vizinhos do 3º andar!!
Aqui a única coisa certa e assumida é que o gato era deixado frequentemente a passear no parapeito de uma janela do 4º Andar! O resto é especulação, e comentar isso é especular também! A única coisa que é falar de FACTOS é que é condenável, e uma acção a não copiar, deixar um gato andar assim! Culpa, culpa é dos donos, o resto é consequência, ora bolas!!!! E não me interessa se é conhecida, "chefe" ou amiga pessoal de ninguém, porque estou certo que muita gente que faz coisas que não se devem fazer tem amigos pessoais ou conhecidos!!
..
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
- Contacto:
PauloC, com todo o respeito, pois isto nem é nada pessoal, é por tudo isto que quer a Raquel, quer o Ricardo, talvez já nem apareçam aqui e estão a arranjar ajuda onde ela existe mesmo... se é que ainda mantêm a esperança de encontrar o seu gato...PauloC Escreveu: Eu só acho muito estranho é a facilidade com que classificam as atitudes dos vizinhos como más e os donos do gato parecem vitimas!!
Além disso, disseste que
E se isto também fosse inventado, também seria 1 facto? Queres dizer que de tudo o que o Ricardo contou só vês um facto?Aqui a única coisa certa e assumida é que o gato era deixado frequentemente a passear no parapeito de uma janela do 4º Andar!

Não estou a defender nem a acusar ninguém, apenas a constatar o facto contado por pessoas que, pelo menos, uma delas, é da minha confiança e conheço-a o suficiente para dizer que ela não faria mal a nenhum gato.
Portanto eu vejo dois factos: 1º) o deslize cometido (por desvalorização ou relativização do que poderia acontecer a 1 gato que estava pelos vistos habituado a ir para a janela); 2º) o facto de o gato não ter morrido e ter sido aparentemente "salvo" dos vizinhos de baixo que o abafaram com 1 cobertor.
O facto de o gato andar a passear no parapeito de um 4º andar foi um descuido...
Não digo que não tenha havido negligência, nunca disse o contrário. Mas não foi intencional. Por isso, porquê a perseguição? Só por 1 desabafo e uma história que está mal contada? Para quê pegar 1 gato pelo cobertor?

Não haveria nunca necessidade disso. Uma coisa é um cão assustado, outra é um gato. Não há forma de assustar mais um gato e de o atormentar mais do que agarrá-lo numa manta em dias de sol. Não sei como o pegaram. Eles também podem não ter agido intencionalmente, mas como dizes será especular. E o que adianta isso?

Da minha parte, eu vejo a versão tal como a leio e o facto de conhecer pelo menos 1 dos donos do Ziggy não ponho em causa que os vizinhos têm parte da culpa, mesmo que o tenham salvo da morte. Se calhar os donos sofreriam menos se o gato aparecesse morto do que sem saber onde e como ele desapareceu... Ou não te parece?
Por norma, defendo que animais de estimação, quer sejam gatos ou cães, devem ter boas condições de segurança (vedações, etc.) e serem sempre passeados à trela.
Mas todos nós sabemos que por esse país a fora, desejar que isso seja feito dessa maneira é simplesmente utópico... Claro está que tentar não custa! Agora não é usando "tons" tendencialmente agressivos (e nota que provavelmente é este o maior mal da Internet) que se resolvem esses assuntos.

Porquê estar a agravar mais essa culpa que carregam? Além de que como disse não traz o Ziggy de volta...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu não deixo de achar graça à santificação dos vizinhos...
Tem piada que se presuma que foram uns coitadinhos - atacados por uma besta violenta (um gato em pânico) que se viram sem outra solução senão abafar e largar o gato dentro de um saco de plástico a 300 m de casa.
Mas que confiança na espécie humana, Paulo.
Sabe que nos USA dizem que se fôr atacado para roubar ou violar não deve pedir socorro mas gritar fogo ?
Sabe porquê ?
Porque se gritar socorro ninguém liga.
É esta gente que você se preocupa em defender dos eventuais ofensores ?
Gabo-lhe o gosto.
Sobre as especulações, já dizia a Agatha Christie : "nos humanos o pior é normalmente a verdade".
E, para mim, a partir do momento em que vi uma carrinha desviar-se do seu caminho para atropelar um cão que ia à beira da estrada, está tudo dito.
Tem piada que se presuma que foram uns coitadinhos - atacados por uma besta violenta (um gato em pânico) que se viram sem outra solução senão abafar e largar o gato dentro de um saco de plástico a 300 m de casa.
Sabe que nos USA dizem que se fôr atacado para roubar ou violar não deve pedir socorro mas gritar fogo ?
Sabe porquê ?
Gabo-lhe o gosto.
Sobre as especulações, já dizia a Agatha Christie : "nos humanos o pior é normalmente a verdade".
E, para mim, a partir do momento em que vi uma carrinha desviar-se do seu caminho para atropelar um cão que ia à beira da estrada, está tudo dito.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu não deixo de achar graça à santificação dos vizinhos...
Sabe porquê ?
Gabo-lhe o gosto.
Sabe porquê ?
Gabo-lhe o gosto.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Também já presenciei e ia tendo um ataque de fúria, por tudo isto tenho muitas dúvidas em relação a este caso.aisd Escreveu:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
ara se ver o ridiculo da demonização dos vizinhos especulando sobe o comportamento deles vou fazer o memso em relação aos donos
Também as teorias que se criaram a partir de invenções deprezando os factos.
Absurdo não é ?Quem nos garante que os donos do gato não o atiraram do 4º andar para o terceiro, que os vizinhos não apanharam o gato para o entregar e os donos o abandonaram ?
Também as teorias que se criaram a partir de invenções deprezando os factos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
- Contacto:
Pois é... Eu ouvi isso à uns aninhos, e já tive de recorrer a esse metodo quando estava com uma amiga minha na rua á noite. Por sorte, ou não, resultou!aisd Escreveu:Sabe que nos USA dizem que se fôr atacado para roubar ou violar não deve pedir socorro mas gritar fogo ?
Sabe porquê ?
Sobre os animais andarem no parapeito das janelas. Eu morava num 5º andar, e a minha gata não passou para o vizinho do 4º andar, mas pró vizinho do lado, e do lado de fora do predio, teve de dar uns saltinhos, porque cada varanda tem uma especie de toldo que vai um pouco´para fora do predio, uns 7cm.. e foi por esse espaço que ela andou. Eu procurei a gata na casa toda e não a encontrei, o vizinho bateu à porta a dizer que a nossa gata tinha-lhe entrado pela sala. E já ocorreu a mesma coisa, mas foi pelo lado dos quartos. O parapeito é comum aos dois lados do predio e ela foi por fora e entrou no quarto. Mais uma vez lá foi o vizinho dizer que a nossa gata estava lá dentro debaixo da cama dele. Mas nunca ficou chateado por isso acontecer. Até porque já lhe entrou pela porta da entrada e ficar lá um bom tempo, e a gata começar a miar, e o senhor não tar em casa. Mas nós telefonamos e ele veio de proprosito de sacavém para abrir a porta. Sorte ou não.Tinha um bom vizinho!
Agora..independetemente do que aconteceu, janelas abertas e bla bla bla...Eu não concordo com a atitude dos vizinhos. Se o gato era mau, fechavam a porta da zona onde ele estava e iam perguntar de quem era o gato, um gato quando nos entra pela janela, se vier de andares de cima e for impossivel vir de baixo, há-de ser de alguém do predio.
Não sei, digo eu!!

Catarina Duarte
Bianca - 23/01/1993 ~ 05/10/2009
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Você tem realmente vizinhos muito bons, e um gato muito amável. Mas nem toda a gente tem essa sorte. A primeira "novidade" que tenho para si é que nem toda a gente gosta, ou tem de gostar de animais em geral e de gatos em particular, para ter a paciência ou a obrigação de fazer o que quer que seja por eles. A segunda é que dentro da casa de cada um mandam os seus prorietários, e ninguém é obrigado a aceitar de bom grado e com boa disposição a 'invasão' do seu espaço pelos animais de outrém! A terceira novidade é que um gato assustado e assanhado pode tornar-se destruidor, sobretudo se ainda por cima se vir fechado num espaço sem conseguir fugir........"fechar a porta da zona onde ele estava' podia não deixar de muito boa 'saúde' os objectos de propriedade dos donos da casa!!Agora..independetemente do que aconteceu, janelas abertas e bla bla bla...Eu não concordo com a atitude dos vizinhos. Se o gato era mau, fechavam a porta da zona onde ele estava e iam perguntar de quem era o gato, um gato quando nos entra pela janela, se vier de andares de cima e for impossivel vir de baixo, há-de ser de alguém do predio.
As pessoas pensam muito em direitos e esquecem-se que normalmente associados aos direitos vêm deveres!! Eu tenho direito a ter um gato, mas tenho o dever de me responsabilizar por ele em todas as circunstâncias. Além do mais, os outros também têm direitos e concerteza que o seu direito à privacidade e segurança do seu espaço se sobrepõe ao meu direito de ter gatos.
Andava afastado deste forum e só agora vi algumas respostas que merecem o meu comentário!
Aisd, ao que eu percebi, o gato supostamente foi embrulhado num cobertor...provavelmente o que usaram para o apanhar. Sim...porque um gato assustado não é fácil de apanhar com 'festinhas'!! Quanto à 'fé na especie humana', pelo que li tanto pertencem a esssa especie os donos do gato, como os vizinhos do andar de baixo. Os primeiros foram eles mesmos a admitirem que se "descuidaram", os segundos para mim são inocentes até prova em contrário.
Ana, Ninguém aqui quer emitir uma "ordem de prisão" para os donos do gato. É precisamente de um 'descuido' que se está a falar, descuido esse que deve e pode ser evitado por ele e por outros!
Se os donos do gato encontraram o "apoio" noutro forum, melhor para eles. Mas ainda me há-de dizer é que tipo de apoio foi esse!! É dizendo, "Sim Senhor, coitadinhos de vocês, os vizinhos são uns mauzões" que se ajuda? Ou será que se ajuda mais dizendo "Vocês agiram mal deixando o gato andar no parapeito" por forma a que eles não repitam, nem outros que leiam este texto! O que se aprende dando 'palmadinhas nas costas' a quem agiu de forma errada?Não será melhor apontar o que está errado?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
- Contacto:
Quem me dera a mim que a minha gata vosse amável. Ela só ficou mais calma, desde que a minha cadela veio cá para casa. Antes disso, atirava-se a toda a gente... E quando foi para casa do meu vizinho essas vezes todas a cadela ainda não estava cá. Não sei se ela derrubou alguma coisa, pelo menos o vizinho não disse nada. E uma das vezes que esteve lá, andou pela casa toda... Até que foi para a porta miar.PauloC Escreveu: Você tem realmente vizinhos muito bons, e um gato muito amável.
Mesmo não gostando de gatos, eu acho que não custava nada tentar saber de onde ele vinha... Mas isto já é a minha opinião e caso me acontecesse era isso que eu faria. Se houvesse estragos, aí depois os vizinhos falavam entre si, para o dono do bicho pagar os prejuizos, aí acho correcto.PauloC Escreveu:Mas nem toda a gente tem essa sorte. A primeira "novidade" que tenho para si é que nem toda a gente gosta, ou tem de gostar de animais em geral e de gatos em particular, para ter a paciência ou a obrigação de fazer o que quer que seja por eles. A segunda é que dentro da casa de cada um mandam os seus prorietários, e ninguém é obrigado a aceitar de bom grado e com boa disposição a 'invasão' do seu espaço pelos animais de outrém! A terceira novidade é que um gato assustado e assanhado pode tornar-se destruidor, sobretudo se ainda por cima se vir fechado num espaço sem conseguir fugir........"fechar a porta da zona onde ele estava' podia não deixar de muito boa 'saúde' os objectos de propriedade dos donos da casa!!
Catarina Duarte
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Bem, isso é o que você acha...mas não é necessáriamente o que os outros acham. O que você acha correcto ou incorrecto, e com legitimidade, é uma questão subjectiva. Pessoalmente se estivesse descansado em casa com a minha filha bébé e me entrásse um gato assanhado pela porta dentro em direcção à zona onde estivesse a criança, pode ter a certeza que eu não fechava a porta para ele não sair e não procurava os donos! Se tivesse um cobertor à mão para o agarrar era o que faria, mas se este não tivesse à mão, se calhar a minha primeira preocupação era proteger a criança por todos os meios ao meu alcance (com tudo o que isso implicásse no 'bem-estar' do gato). Agora....este é um "valor maior" (a minha filha), mas muita gente tem outros valores e as estimas mais diversas, quer sendo bens materiais, quer sendo a sua própria integridade fisica ou dos seus animais. Em suma, para muita gente há muitas coisas que se sobrepõem ao bem-estar de um gato desconhecido, se é que me entende.Mesmo não gostando de gatos, eu acho que não custava nada tentar saber de onde ele vinha... Mas isto já é a minha opinião e caso me acontecesse era isso que eu faria. Se houvesse estragos, aí depois os vizinhos falavam entre si, para o dono do bicho pagar os prejuizos, aí acho correcto.
Só ouvimos 'um lado' da história, e especulação por especulção, consigo imaginar uma montanha de razões, válidas para mim, para que se embrulhe um gato num cobertor quando nos entra pela casa dentro. Não sei se os vizinhos o fizeram por uma dessas razões ou se realmente o fizeram por mal, mas é exactamente isso....NÃO SEI! Daí que "acusações" à conduta dessas pessoas, cujas razõe desconheço, me pareçam abusivas e injustas. Volto a dizer que desta situação só há UMA coisa a reter, e que é que NUNCA se devem deixar os gatos andarem em parapeitos de janelas quando se moram em prédios altos.
Já agora, 'off topic', também seria boa ideia não se deixar os gatos andarem soltos na rua. Isso para precaver acidentes com os próprios gatos, bem como que estes 'invadam' a propriedade de outras pessoas e ataquem e matem os animais de estimação dos outros (passaros, ratos, esquilos, lagartos, etc.). Digo isto porque no inicio da semana mataram-me uma canária, muito estimada pela minha mulher, e eu tenho praticamente a certeza que foram uns gatos COM DONO (não sei de quem são, mas têm todos coleira) que costumam 'divagar' pela zona.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 07, 2005 9:21 pm
desde pequena que lido com gatos, e quem tem e gosta sabe perfeitamente que os gatos sáo uns perfeitos equilibristas. O que aconteceu não foi descuido da dona mas apenas um acidente casual. Já não poderei dizer o mesmo do que aconteceu a seguir, pois quem o embrulhou e abandonou deve ter pensa do que o gato veio do céu? Era de ver que o animal pertencia a alguem do predio!
tenho 4 gatas numa varanda aberta, onde elas se passeiam no patim da varanda. por precaução forrei o patim com uma passadeira para o caso de escorregarem terem onde se agarrar e já as tenho ha 8 anos.
masnão desista e insista na procura dele, ele deve estar escondido, assustado mas há-de responder ao seu chamamento.
tenho 4 gatas numa varanda aberta, onde elas se passeiam no patim da varanda. por precaução forrei o patim com uma passadeira para o caso de escorregarem terem onde se agarrar e já as tenho ha 8 anos.
masnão desista e insista na procura dele, ele deve estar escondido, assustado mas há-de responder ao seu chamamento.
:roll:Se cairem a responsabilidade é sua, não acha? Também tenho gatos e no dia em que um se desiquilibrou e despencou dali abaixo, nunca mais acreditei que gatos não caiem. Caiem e caiem muito. Cabe-nos a nós como donos responsáveis e que gostamos deles evitar dentro do possivel que esses acidentes aconteçam. Se pretende deixar os seus gatos passearem-se na varanda deverá estar preparada para assumir a responsabilidade quando um deles cair.pikokas Escreveu: tenho 4 gatas numa varanda aberta, onde elas se passeiam no patim da varanda. por precaução forrei o patim com uma passadeira para o caso de escorregarem terem onde se agarrar e já as tenho ha 8 anos.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>