Aquário exterior

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

YingYang
Membro Júnior
Registado: quarta set 28, 2005 10:59 pm
Localização: 4 Gatos, 2 Cães, 2 Coelhos, 8 Tugas, Peixes, Lagostins, Rãs

quinta set 29, 2005 11:09 am

Boas, sou nova aqui nesse forum
;)
Será que alguém me poderia dar umas dicas de como construir um aquaterrário exterior?

Eu neste momento tenho duas tartarugas grds com 20 cm de carapaça e 3 pequenas do misissipi. Gostaria de proporcionar às grds um habitat melhor do que estão agora.
Elas o ano passado de verão tiveram sempre no jardim numa piscina de criança, mas este verão morreram-me 2 grds também de 20 cm de carapaça, pois fiquei mto triste, por elas terem-me morrido já as tinha à anos e anos, mas infelizmente não fui a tempo de as tratar, pois apanharam as 2 pneumonias.As outras 2 q sobreviverama pus as noutro lado, com termoestado, mas claro mto mais pequeno do que a piscina onde estavam.
Mas por outro lado tenho medo de as por cá fora, porque uma das que me restaram teve uma pneumonia, mas felizmente consegui a tratar, levei-a ao Vet durante semanas, todos os dias a ir com ela lá, pra levar injeções de antibioticos, mas valeu apena, minha rica bicha :) Tenho medo que apanhem outra vez correntes de ar, mudanças de temperatura etc...
JedyKnight
Membro
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am

quinta set 29, 2005 11:42 am

Bem vamos la ver, profundidade mínima 60cm, para que no Inverno, em climas como em Portugal, a temperatura não desça abaixo dos 3-4ºC. Fundo com substrato (lodo e/ou areão).
Protecção à volta para evitar fugas ou entradas de predadores (gatos, cães, aves). Parte de fóra de água com substrato onde a tartaruga possa cavar e apanhar sol directo. Zonas de sombra. Filtragem eficaz. Existem actualmente lagos à venda já montados (ex: no AKI), assim como tela resistente, com que se forra uma cova previamente cavada, para posteriormente se encher com água, formando-se assim o laguinho. Elas supostamente devem poder passar la o inverno todo se:

- As tugas estao de boa saude e bem alimentadas.
- A tuga tiver mais que 6 meses. As pequenas se tiveram toda a sua vida la fora tambem podem estar mas a sua chance de morrer é mt maior.
- Se a tuga teve tempo de se habituar a mudança das estaçoes e se ja vive no lago desde o meio do verao PELO MENOS.
- Se a tuga é de uma especie que é nativa de uma area que faça tanto frio como em pt. Se for por exemplo uma tuga sorridente africana ou do amazonas ou assim de certeza que n vao aguentar como seria obvio.
- Se o lago é fundo o suficiente para que no inverno mais frio dos invernos o fundo do lago n congele e ainda fique com agua liquida. Quanto mais fria a regiao mais fundo devera ser o lago.
- O lago tem que ter alguma especie de movimento de agua ou oxigenaçao de agua porque as tugas ganham oxigenio no inverno atravez da pele, se o oxigenio da agua estiver mt baixo podem morrer sufocadas. E mais se o lago congelar deve haver sempre um buraco no gelo porque os animais, libertam dioxido de carbono no lago, e as plantas libertam hidroxido de sulfato (smthing like that) e metano, esses gases devem sair.
- Se o lago n tem mt detritos no inverno, senao mais gases, quando digo mts é tipo bem pesado o lago, porque deve haver assim folhas grandes e assim para que as tugas se possam esconder, nao em exagero a quantitade de materias que metes no lago no inverno.
- Se n alimentares as tugas decentemente antes do inverno, é que n as deves alimentar durante o inverno "frio", pode levar a semi hibernaçao e isso é ... mau diga-se de passagem.
- Se a tuga tiver algo para escavar para hibernar, tipo daquela areia para os gatos (atençao 100% pura e sem aditivos), ou uma mistura de areia com barro ou assim. E como ja disse antes algumas folhas grandes para elas se esconderem debaixo.

Alguns exemplos:
Imagem

Filtro:
Imagem

Algo brutal :D :
Imagem

Hope it helped :p
YingYang
Membro Júnior

quinta set 29, 2005 1:13 pm

Obrigada pela ajuda e pelas fotos :D Fiquei com uma ideia.

Gostaria de saber também, de como montar e qual o mais adequado o sistema de filtragem de um possivel lago, para que a água se mantenha mais ou menos limpa, e que tipo de aquecimento será necessario no inverno, para que as tartarugas não hibernarem e sim manterem-se activas no inverno.

;) Cumprimentos
ruivasco
Registado: quinta set 29, 2005 1:00 pm

quinta set 29, 2005 1:25 pm

Boas

só hoje conheci este forum (costumo andar sempre no forum de aquariofilia) e achei fantástico pois tenho duas tartarugas de faces rosadas e como já têm 16 anos achei por bem arranjar-lhe um espaço agradável. Elas têm estado num aquário de 200 litros de água (junto à janela pois sol é que elas gostam). Agora estou a fazer um lago no exterior e gostava de tirar algumas duvidas.
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6157_15.jpg[/img]
Este lago tem capacidade de 900 litros de água mais um recipiente de 200 litros onde se encontra uma bomba de água, tem um filtro externo com lampada UV. A bomba e o filtro debitam cerca de 4000l/h de água para o topo das rochas para produzir uma cascata.
A minha duvida está nas pedras, eu queria forrar as paredes do lago com pedras que utilizei cá fora, ou seja pedras calcárias, vou colocar plantas dentro do lago mas tenho receio que não seja suficiente para baixar o ph da água pois com estas pedras ele vai subir bastante, tornando a água muito dura. [b]Já agora alguém sabe qual o ph ideal para as tartarugas??[/b]
Em relação ao frio, elas estam habituadas pois elas estam numa garagem onde a temperatura não tem grandes variações e no inverno chega a ser de 5 graus e a fundura do lago é de 60cm.

Cumprimentos

Rui Vasco
ruivasco

quinta set 29, 2005 1:34 pm

já agora porque é que a minha foto não aparece e o texto que coloquei a bold também não???
fiz tudo como faço nos outros foruns e só não resultou neste.......

Rui Vasco
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta set 29, 2005 3:46 pm

Olá :D :D

Antes de mais deixem-me dar as boas vindas a ambos ;)

Sejam mto bem-vindos à arca e aqui ao tópico dos repteís, YinYang e ruivasco :D :D

Quantos mais a trocar experiências e conhecimentos sobre tartarugas melhor ;) os animais só têm a ganhar com esta "troca" :D !

Eu tb tenho um lago com tartarugas no jardim, por isso posso partilhar convosco a minha experiência.

Uma das díficuldades principais e a ter em conta principalmente para quem vai fazer um lago é o facto das necessidades constantes de mudar a água, mesmo com filtros por vezes é necessário!!! É claro que pode utilizar-se uma bomba para o efeito, mas se se pensar logo nisso tornar-se-á mais fácil (eu que o diga!!!!)

Deve tb ter-se em atenção ao material com que é construído o lago ;)
Os de matéria plástica(como os das fotos) por exemplo, além de não terem escoamento para a água, a resistência para aquecer a água não deve encostar ao lago pois pode derreter e fazer um buraco ;)

Pelo que li e pela minha experiência seria aconselhável ter uma especie de "casa" ou cobertura envidraçada (total ou parcial) para elas se poderem proteger nos dias mto frios, no interior deste abrigo tb pode colocar-se uma lâmpada UVB.
A dificuldade está em manter um equilibrio entre a temperatura do ar e da água.

Há quem não aqueça a água, há quem não contrua uma protecção, mas tb há tartarugas mais resistente que outras :? Cada um é que escolhe.

Eu não sei se mais alguém tem a mesma opinião que eu, mas eu acredito que as tartarugas do Mississipi têm mais dificuldade em manter a sua temperatura do corpo constante. O testemunho de YingYang ainda me vem reforçar mais a ideia. As tartarugas de faces rosadas adptam-se melhor às adversidades :? :?

O JedyKnight deu tb dicas boas ;) quanto ao fundo do lago, necessidade de oxigenação etc.

Ruivasco o PH da água ideal para as tartarugas é o neutro (Ph =7) ;) e já agora parabéns por estar a construír essa "casa" nova!!!! Gostaria imenso de ver as fotos :D :roll:

Cumprimentos :D :D ;)
YingYang
Membro Júnior

quinta set 29, 2005 5:00 pm

Desculpe, Nyara se me fiz entender mal, mas a que me morreram eram duas tartarugas de faces rosadas, resistindo as outras duas que tinha, uma face rosada e outra tigre. Por isso comprei agora 3 do Mississipi para as criar e crescerem como as q perdi, pq onde vivo, dizem q foi proibido vender as de face rosada, e só vendem as do Mississipi e umas outras q não sei o nome, q têm uma rabo enorme.

Eu já tenho uma lago desses no jardim, pus lá rãs. O problema é mesmo a adaptação pra por lá as tartarugas.:?

Gostaria de ver fotos do seu lago com as tartarugas.;)

Se por acaso souberem onde posso encontrar tartarugas pekenas de face rosadas ;) Agradecia

Fiquem bem
JedyKnight
Membro

quinta set 29, 2005 5:11 pm

ruivasco Escreveu: Agora estou a fazer um lago no exterior e gostava de tirar algumas duvidas.
Imagem
Este lago tem capacidade de 900 litros de água mais um recipiente de 200 litros onde se encontra uma bomba de água, tem um filtro externo com lampada UV. A bomba e o filtro debitam cerca de 4000l/h de água para o topo das rochas para produzir uma cascata.
A minha duvida está nas pedras, eu queria forrar as paredes do lago com pedras que utilizei cá fora, ou seja pedras calcárias, vou colocar plantas dentro do lago mas tenho receio que não seja suficiente para baixar o ph da água pois com estas pedras ele vai subir bastante, tornando a água muito dura.
Tipo eu nunca fiz um mas pelo que li, forrar o aquario com pedras calcarias talvez n seja mt boa ideia, porque supostamente elas podem roçar as carapaças nas pedras e apanhar infecçoes.
Outro ponto que n mencionei, elas deviam ter uma parte seca onde tenham terra ou areia ou mistura dos dois, ate porque as femeas precisam disso pa meter os ovos tambem e se a dia parede for so de calcario a tuga vai acabar por magoar-se a tentar escavar.
Tanto pode ser na parte de fora paralela ao lago, ou entao uma espeçie de centro de lago ca fora, como se ve na ultima pic que postei.
Exemplos:

Imagem

Isto é uma foto geral caso n entendam a primeira como é bastante chegada:
Imagem

Quando ao filtro supostamente para a quantidade de litros (900 neste caso) a capacidade do filtro teria que ser aproximadamente o dobro (1800), e com capacidade para filtraçao biologica e mecanica pelo menos.
Quanto ao ph, n te sei responder muito bem mas li algures que devera ser 6.0-6.5 (ligeiramente acido), mas eu se fosse a ti confirmava com alguem que entenda mais do assunto :)
ruivasco

sexta set 30, 2005 11:29 am

boas

vou tentar por de novo a imagem do lago
[url]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6157_15.jpg[/url]

se não a conseguirem ver podem copiar o endereço e colocar na barra de endereços do internet explorer que ele mostra a imagem.

A base do meu lago é uma manilha (utilizada para canalizar as águas fluviais ou de esgoto) em betão armado com 1mt de altura. Construí-lhe uma saída de água no fundo (como podem ver no meio do muro junto ao chão está húmido - é a saída). Entre a manilha e o muro de pedra está cheio de terra, as zonas de descanso são feitas na lateral que apanha sol e com saída para a terra. Toda esta zona está protegida com uma rede por causa dos predadores e das maozinhas do alheio.

Em relação ao ph acredito que seja dos 7 para baixo (mas não tenho a certeza daí a minha dúvida) pois pela experiência que tenho de aquáriofilia e pelas zonas em que estas tartarugas vivem, que devem de ser do tipo pantano logo a quantidade de madeiras e plantas com substratos arenosos fazem com que o ph seja na ordem dos 6,5 ou mesmo 6, com estas pedras o ph iria subir para perto de 8. Mas como são animais muito resistentes até devem conseguir aguentar tudo.

Cumprimentos

Rui Vasco
ruivasco

sexta set 30, 2005 11:30 am

boas

vou tentar por de novo a imagem do lago
[url]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6157_15.jpg[/url]

se não a conseguirem ver podem copiar o endereço e colocar na barra de endereços do internet explorer que ele mostra a imagem.

A base do meu lago é uma manilha (utilizada para canalizar as águas fluviais ou de esgoto) em betão armado com 1mt de altura. Construí-lhe uma saída de água no fundo (como podem ver no meio do muro junto ao chão está húmido - é a saída). Entre a manilha e o muro de pedra está cheio de terra, as zonas de descanso são feitas na lateral que apanha sol e com saída para a terra. Toda esta zona está protegida com uma rede por causa dos predadores e das maozinhas do alheio.

Em relação ao ph acredito que seja dos 7 para baixo (mas não tenho a certeza daí a minha dúvida) pois pela experiência que tenho de aquáriofilia e pelas zonas em que estas tartarugas vivem, que devem de ser do tipo pantano logo a quantidade de madeiras e plantas com substratos arenosos fazem com que o ph seja na ordem dos 6,5 ou mesmo 6, com estas pedras o ph iria subir para perto de 8. Mas como são animais muito resistentes até devem conseguir aguentar tudo.

Cumprimentos

Rui Vasco
ruivasco

sexta set 30, 2005 11:44 am

já decobri, tinha a opção "desactivar BBCode nesta mensagem" ligada.

vou mandar finalmente a imagem

Imagem

cumps

Rui Vasco
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 30, 2005 1:03 pm

Olá a todos :D :D

YinYang desculpa a confusão! A proposito da tua questão, espreita o tópico http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=28006 para ficares esclarecida ;)

Eu tenho fotos não estão é digitalizadas, tenho mesmo que tratar disso ;) mas olha é mais ou menos parecido com as fotos que o JedyKnight colocou, não tem é plantas dentro de água - destroiem tudo - têm fora no espaço que lhes é reservado, têm tb uma zona de descanço e tá tudo vedado(um pequeno muro, depois rede e no frio tem uma cobertura em acrílico) mas mesmo assim às vezes escapam-se pelo jardim fora, vão é sempre parar ao lago dos peixes ;)

Ruivasco permite umas observações ;)

Tal como o JedyKnight eu tb não acho boa ideia forar o interior com pedras, pelas mesmissíma razão. Lesões na carapaça ;)
A forma do lago tb não é a melhor, perdoa-me dizer-te, mas devia ser mais longo na horizontal e perto do nível do chão (as fotos novamente são um bom exemplo!!!). Aquele mito de que as tartarugs são lentas é mesmo uma lenda, elas mexem-se bem e são mto curiosas principalmente quando estão no exterior. Elas não se vão ficar por ali, pelo menos sem antes terem explorado tudo o resto, depois lá acalmam na "casa" delas ;)
A minha sugestão, se for possível, seria colocares a restantes pedras de modo a fazer uma rampa (não mto íngreme) para elas puderem sair e reservares uma zona (com terra, relva) para elas puderem descançar e passear. É que mesmo com a altura de um metro elas podem atirar-se para baixo, o que é mto perigoso :roll:

De resto só te tenho a dar os parabéns pela iniciativa e desejar boa sorte para as tuas "tatinhas" :D
ruivasco

sexta set 30, 2005 1:26 pm

A foto não é a melhor para perceber como se faz a transição da água para a terra pois o nível desta encontra-se mais a baixo do muro de pedras. e está a faltar colocar uma rede por cima para elas não saírem.

Vou abrir um rasgo na manilha nos 60cm de altura, com uma transição suave entre a água e a terra, pois existe terra em volta da manilha. Elas nunca vão conseguir saltar de 1mt para a água por causa da rede, só conseguiram passar pela abertura que eu vou fazer.

Mas desde já agradeço imenso todos os conselhos, para ver se consigo melhorar a obra.

Também dou o braço a torcer se eu tivesse conhecido este forum primeiro teria feito a obra de maneira diferente mas como já está feito só me resta melhorar o que pode estar mal.

cumps
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 30, 2005 1:35 pm

Assim parece-me estar tudo coberto ;) :D :D

Tb concordo contigo, já que está feito (e com mto gosto devo acrescentar) deves melhorá-lo dentro do possível ;) para o bem das tartarugas!!!

Eu tb já refis várias vezes o espaço do meu lago e nunca está perfeito, se tivesse que fazer de novo era bem diferente. Posso dizer que da primeira nem tinha escoamento para o esgoto que era uma trabalheira :roll: !!!

Depois mostra o resultado final ;)

Cumprimentos
JedyKnight
Membro

sexta set 30, 2005 11:03 pm

Bem duvidas fora so resta desejar boa sorte :)

Depois posta aqui o resultado .. o ppl gosta de ver para o que contribuiu as suas dicas hehe :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”