Sou FAT de uma gata com 5 bébés. Preciso de ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta set 29, 2005 10:07 pm

Olá,

Hoje fui buscar uma gatona tigrada, que baptizei de Tigra, ao Canil de Braga. Tinha lá sido entregue ontem e como está prenhe achei que era melhor ela vir para minha casa do que ficar lá sujeita a doenças e até abate, quem sabe.... :)

Amanhã vou com a Tigra ao vet, mas também gostaria de receber as vossas sugestões sobre como me comportar perante o nascimento dos gatinhos.

A barriga da Tigra está muito grande, pelo que pode parir a qualquer momento. Já lhe arranjei um cesto com uma manta quentinha e coloquei à disposição areia, água e ração kitten.
A Tigra está muito assustada, deixou eu fazer-lhe mimos, mas quando tentei pegar-lhe ao colo para colocá-la dentro do cestinho ela arranhou-me na cara. Mázinha! :evil:.

Quando ela parir o que devo fazer?

Obrigada pela vossa ajuda.
Última edição por Lucarina em segunda out 03, 2005 10:09 am, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 29, 2005 11:21 pm

As gatas quando no ambiente normal delas, elas próprias começam a planear o ninho... contudo, como está em território estranho, pode fazer-lhe um ninho.

Quando foi da minha Nina, eu fiz-lhe 3 ninhos para que ela pudesse escolher o que mais lhe agradasse...e para surpresa minha, nenhum foi escolhido, por ela. Preferiu parir os filhos em cima duma prateleira alta, em cima dumas mantas velhas (isto foi na minha garagem).

Penso que a escolha foi pelo facto delas se sentirem mais seguras em locais de acesso mais difícil a "mirones"... ;)

Quando o parto começar, normalmente, não se faz nada. Espera-se e vai-se espreitando sem invadir o espaço e dar nas vistas... a não ser que algo esteja a correr fora do normal. Mas, normalmente elas fazem tudo... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sexta set 30, 2005 12:32 am

Obrigada Leo,

A Tigra está numa casa de banho em L com um vestiário e não tem nenhum mobiliário. Num dos lados coloquei uma cesta com uma manta e no outro coloquei um cobertor no chão, dobrado para ficar mais fofo.

Se calhar era melhor colocar mais algumas coisas, tais como, caixas de papelão, ou mais mantas, para que a gata se sentisse mais protegida, não acha?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 30, 2005 9:52 am

Olá Lucarina, isso é sempre a aviar, mais uma...

Pois, as gatitas gostam do seu sossego nestas horas e de facto, raramente escolhem o local que achamos mais apropriado. Essa ideia do caixote de papelão é boa. Ela assim já fica com mais hipóteses de escolha. Na hora do parto, vá controlando, mas deixe-a sossegada. Tenha atenção que se ela é meio para o arisco, pode ficar brava depois de ter os gatinhos, convém ir com cuidado e calma. Boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 30, 2005 10:09 am

A caixa de cartão é boa, mas que seja uma grandota, para ela ter espaço de mobilidade... e se a colocar, a preferência delas é que a abertura da caixa fique virada para a parede. Claro que não encostada senão não poderia entrar, mas sim virada para a parede com espaço livre entre a parede e a abertura...para entrar e sair. ;) . Sentem-se mais protegidas e confiantes... ;)

Também a pode colocar com a abertura para a frente (costas da caixa encostadas à parede), só que se lhe colocar um trapinho na abertura, tipo cortina/porta, ela também se sentirá confiante pois estará num "esconderijo"... ;)
Pode prender o panito/cortina/porta, com fita adesiva no topo da caixa.

Qualquer matinha que coloque no piso, que seja absorvente e não tipo lã ou polyester, por causa dos líquidos do parto... ;)

Comece a dar-lhe leite de substituição que lhe beneficiará na produção do leite para os gatinhos... ;) . Também pode dar um suplemento vitamínico para a fortalecer e preparar para uma amamentação adequada... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta set 30, 2005 12:16 pm

Lucarina Escreveu:

Quando ela parir o que devo fazer?

Tomar um calmante :D do resto encarrega-se a natureza... de resto é só estar atenta a se algo correr mal... existem uns tópicos onde a uaimori deu umas dicas para partos ;)

E se nascer algum pretinho nem se atreva a vir aqui contar :evil: percebido :evil: ;)

Boa sorte
Lucarina
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 12:39 pm

leonildecarvalho Escreveu: A caixa de cartão é boa, mas que seja uma grandota, para ela ter espaço de mobilidade... e se a colocar, a preferência delas é que a abertura da caixa fique virada para a parede. Claro que não encostada senão não poderia entrar, mas sim virada para a parede com espaço livre entre a parede e a abertura...para entrar e sair. ;) . Sentem-se mais protegidas e confiantes... ;)

Também a pode colocar com a abertura para a frente (costas da caixa encostadas à parede), só que se lhe colocar um trapinho na abertura, tipo cortina/porta, ela também se sentirá confiante pois estará num "esconderijo"... ;)
Pode prender o panito/cortina/porta, com fita adesiva no topo da caixa.

Qualquer matinha que coloque no piso, que seja absorvente e não tipo lã ou polyester, por causa dos líquidos do parto... ;)

Comece a dar-lhe leite de substituição que lhe beneficiará na produção do leite para os gatinhos... ;) . Também pode dar um suplemento vitamínico para a fortalecer e preparar para uma amamentação adequada... ;)

Leo
Vou seguir as suas sugestões, Leo. Mais uma vez muito obrigada :)
amus Escreveu:
Tomar um calmante :D do resto encarrega-se a natureza... de resto é só estar atenta a se algo correr mal... existem uns tópicos onde a uaimori deu umas dicas para partos ;)

E se nascer algum pretinho nem se atreva a vir aqui contar :evil: percebido :evil: ;)
Boa sorte
Amus, claro que venho aqui contar tudo e mostrar fotos :) :) .

Já agora falando de gatos pretos, uma amiga minha contou-me hoje que um senhor lhe perguntou se ela não sabia onde se arranjava um gato preto porque precisava urgentemente de um para o filho levar para Espanha. Ela achou muito estranho a urgência, preto, espanha :o ..... e perguntou se tinha mesmo de ser preto. Ele disse que sim.
Ela respondeu que não fazia ideia onde arranjar um gato completamente preto. Claro que me disse que não lhe diria nada nem que tivesse uma dúzia de gatos pretos para adopção :x :x .

A minha questão é: Será que ele queria o gato preto para alguma macumba ou bruxaria???? Até pode ser que não, mas na dúvida eu também não lhe dava nem informava nada :roll: :roll: .

Mas a si, Amus, eu dou um gato preto (ou outra cor qualquer) e com entrega ao domicilio :D :D :D

Depois voltamos a falar sobre este assunto ;)
amus
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 2:20 pm

Lucarina Escreveu:

Mas a si, Amus, eu dou um gato preto (ou outra cor qualquer) e com entrega ao domicilio :D :D :D

Depois voltamos a falar sobre este assunto ;)
Não falamos não :| ... please :| ... é que já a cara-metade gostava de outro gato preto... alguém naquela casa tem de ter a cabeça em cima dos ombros :| ... então elegemos a Brida :D não entra mais gato nenhum que a fulaninha desfaz em pedaços :evil: :p ao gato, a mim, à mobília e a tudo o resto que lhe aparecer pela frente :lol: :lol:
amus
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 2:30 pm

Lucarina Escreveu:
Já agora falando de gatos pretos, uma amiga minha contou-me hoje que um senhor lhe perguntou se ela não sabia onde se arranjava um gato preto porque precisava urgentemente de um para o filho levar para Espanha. Ela achou muito estranho a urgência, preto, espanha :o ..... e perguntou se tinha mesmo de ser preto. Ele disse que sim.
Ela respondeu que não fazia ideia onde arranjar um gato completamente preto. Claro que me disse que não lhe diria nada nem que tivesse uma dúzia de gatos pretos para adopção :x :x .

A minha questão é: Será que ele queria o gato preto para alguma macumba ou bruxaria???? Até pode ser que não, mas na dúvida eu também não lhe dava nem informava nada :roll: :roll: .
Pode não ser... por exemplo a minha cara metade só gosta de gatos pretos ou brancos... se adoptasse outro seria dessa cor... e não é bruxaria, são gostos... eu também adoro gatos pretos e se tivésse em Espanha e o meu pai me levasse um gato pedia preto :lol: ... ou tigrado...

Mas nunca fiando :| ...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta set 30, 2005 4:17 pm

Deverá ter à mão comprimidos de cálcio, mais ou menos 3 dias antes do parto da á gatinha, depois, pelo menos mais um mês após o parto. Não se deve dar mais dias, para os bébés não virem muio grandes, que complicará o parto.
Se não der, a gata pode ter uma baixa de cálcio no sangue, na altura do parto, caracteriza-se por tremores,...uma situação dessas é de levar imediatamente para o vet, pois ela pode até morrer. Elas normalmente 3 a 5 dias antes do parto começam a ter leite nas maminhas.

Tem que ser bem alimentada,... eu face ás condições da gata escolheria Hiil´s kitten, se ela gostasse.
Teria também leite Mixol ou RCanin, no momento do parto. E daria a gata leite pelo menos no primeiro mês, até os bébés começarem a comer.

Deverá dar o cálcio os 3 dias antes todos os dias e continuar a dar após durante um mês a 3 semanas. Após o parto, em vez do cálcio poderá dar vitaminas que o tenham incluido como por exemplo VMP, pela minha experiência, faz com que as gatas tenham mais leite. Antes será para evitar que a gatinha venha a ter um choque por falta de cálcio, que se caracteriza por tremores,... atenção não confundir com o ronronar, que é frequente nestas situações. Está situação de falta de cálcio poderá levar á morte.

Após ela ter os bébés, dê à gata uma gema de ovo batida com leite mixol, açucar ou mel.
Evite especialmente nos primeiros 10 dias dar leite aos bébés,e mesmo depois evite, se ela tiver leite que chegue, é uma tentação mas não o faça. Tem é que fazer com que ela tenha leite. Em vez do cálcio poderá dar umas vitaminas que o tenham incluído. Há umas vitaminas que eu lhe dou que noto que fazem com que elas tenham mais leit, é o VMP.

Deve ter uma caixa de cartão grande com um cobertor preparada, para se habituar e para ver se ela tem lá os bébés. Eu faço as minhas com uma tampa que abre e fecha por cima colo uma banda de cartão a todo o comprimento da caixa para a tampa pousar, para elas estarem mais sossegadas com os bébés. A abertura da caixa é pela parte da frente em cima e a todo o comprimento da caixa, para ela entrar e sair à vontade.

Se verificar que ela tem leite, não toquem nos bébés e evite algazarra à volta dela, senão ela vai andar com os bébés de um lado para o outro.

Lucarina, deverá ter na altura do parto:

- Um rolo de papel de cozinha todo dividido em duas tiras

- Betadine

- Bomba Narinel (farmácia), eu não utilizo a bomba toda só o tubo. Serve para aspirar algum bébé em caso de necessidade.

-Tesoura

- Um saco de água quente

- Uma caixa para colocar os bébés com mantinhas à mão

- Um estetoscópio, no caso de ter, nas fármácias são relativamente baratos. Serve para verificar se há algum bébé com líquido amniótico nos pulmões. Caso exista tem que se sacudir e aspirar com a bomba.

De qualquer forma, não se preocupe, se quiser eu envio-lhe o meu numero de telemóvel por pm, e se tiver algum problema durante o parto da gatinha eu tentarei ajudá-la,... já não é a primeira vez que sou parteira por telefone,... ;)
Última edição por uaimori em sexta set 30, 2005 4:33 pm, editado 1 vez no total.
Lucarina
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 4:22 pm

amus Escreveu:
... eu também adoro gatos pretos e se tivésse em Espanha e o meu pai me levasse um gato pedia preto :lol: ... ou tigrado...
Acho que vai ter sorte :D :D :p . A gata que está prenhe e completamente tigradinha...... já estou a ver filhotes pretos e tigrados ;)

Ehehehehehehe!!!..........
amus
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 4:49 pm

Lucarina Escreveu:
amus Escreveu:
... eu também adoro gatos pretos e se tivésse em Espanha e o meu pai me levasse um gato pedia preto :lol: ... ou tigrado...
Acho que vai ter sorte :D :D :p . A gata que está prenhe e completamente tigradinha...... já estou a ver filhotes pretos e tigrados ;)

Ehehehehehehe!!!..........
NÃOOOOO

Ps. Agradecia que alguém colocasse um bonequinho a fugir :?
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

sexta set 30, 2005 9:21 pm

amus Escreveu:
Imagem
Lucarina
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 9:46 pm

Uaimori, obrigada pelo conselhos.
Eu espero que não seja preciso nada desse material que indica, porque até já estou a ficar nervosa :roll:
Como a gata é, acho eu, uma gata vadia, tenho esperanças que tudo corra bem e que ela não precise da minha ajuda :oops: :oops: .
De qualquer das maneiras vou ficar atenta.

Hoje estive a falar com a vet sobre esta gata. Não a levei lá porque ela está muito assustada, sempre metida num canto, ainda não utilizou a areia (durante a noite fez um cocozito no chão) e, então, achei que ia stressa-la ainda mais ao voltar a colocá-la na transportadora e fazer outra viagem.... :(

A vet aconselhou-me a aguardar mais dois ou três dias para que ela ganhe mais confiança em mim e, depois, caso não tenha os gatinhos, então ir lá para ser examinada.

Perguntou-me se ela já tinha leite nas maminhas! Como é que eu sei se a gata não deixa que eu lhe toque?! :( Eu só posso fazer mimos na cabeça, nem pensar em mexer-lhe na barriga...... levo logo uma bufadela e um arranhão :evil:

Também me disse para eu lhe dar cálcio, mas é em pó, que adiciono a um bocadinho de ração húmida.

A ração que eu lhe estou a dar é Proplan Kitten mas parece que ela não está a gostar muito. Se calhar não estava habituada ou então o medo é tanto que nem se mexe para comer :( :( :(

De vez em quando vou ao pé dela, falo-lhe baixinho, faço-lhe um miminho e fico a olhar para ela para que se habitue um pouco à minha presença.

Gostaria que me enviasse o seu contacto por pm, porque, embora o vet seja meu familiar e esteja disponível para me ajudar, caso necessite, sinto-me mais confiante se tiver o seu apoio.

Muito obrigada :)
Lucarina
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 9:49 pm

Bianah Escreveu:
amus Escreveu:
Imagem
Fuja, fuja, que eu apanho-o...........Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”