Deverá ter à mão comprimidos de cálcio, mais ou menos 3 dias antes do parto da á gatinha, depois, pelo menos mais um mês após o parto. Não se deve dar mais dias, para os bébés não virem muio grandes, que complicará o parto.
Se não der, a gata pode ter uma baixa de cálcio no sangue, na altura do parto, caracteriza-se por tremores,...uma situação dessas é de levar imediatamente para o vet, pois ela pode até morrer. Elas normalmente 3 a 5 dias antes do parto começam a ter leite nas maminhas.
Tem que ser bem alimentada,... eu face ás condições da gata escolheria Hiil´s kitten, se ela gostasse.
Teria também leite Mixol ou RCanin, no momento do parto. E daria a gata leite pelo menos no primeiro mês, até os bébés começarem a comer.
Deverá dar o cálcio os 3 dias antes todos os dias e continuar a dar após durante um mês a 3 semanas. Após o parto, em vez do cálcio poderá dar vitaminas que o tenham incluido como por exemplo VMP, pela minha experiência, faz com que as gatas tenham mais leite. Antes será para evitar que a gatinha venha a ter um choque por falta de cálcio, que se caracteriza por tremores,... atenção não confundir com o ronronar, que é frequente nestas situações. Está situação de falta de cálcio poderá levar á morte.
Após ela ter os bébés, dê à gata uma gema de ovo batida com leite mixol, açucar ou mel.
Evite especialmente nos primeiros 10 dias dar leite aos bébés,e mesmo depois evite, se ela tiver leite que chegue, é uma tentação mas não o faça. Tem é que fazer com que ela tenha leite. Em vez do cálcio poderá dar umas vitaminas que o tenham incluído. Há umas vitaminas que eu lhe dou que noto que fazem com que elas tenham mais leit, é o VMP.
Deve ter uma caixa de cartão grande com um cobertor preparada, para se habituar e para ver se ela tem lá os bébés. Eu faço as minhas com uma tampa que abre e fecha por cima colo uma banda de cartão a todo o comprimento da caixa para a tampa pousar, para elas estarem mais sossegadas com os bébés. A abertura da caixa é pela parte da frente em cima e a todo o comprimento da caixa, para ela entrar e sair à vontade.
Se verificar que ela tem leite, não toquem nos bébés e evite algazarra à volta dela, senão ela vai andar com os bébés de um lado para o outro.
Lucarina, deverá ter na altura do parto:
- Um rolo de papel de cozinha todo dividido em duas tiras
- Betadine
- Bomba Narinel (farmácia), eu não utilizo a bomba toda só o tubo. Serve para aspirar algum bébé em caso de necessidade.
-Tesoura
- Um saco de água quente
- Uma caixa para colocar os bébés com mantinhas à mão
- Um estetoscópio, no caso de ter, nas fármácias são relativamente baratos. Serve para verificar se há algum bébé com líquido amniótico nos pulmões. Caso exista tem que se sacudir e aspirar com a bomba.
De qualquer forma, não se preocupe, se quiser eu envio-lhe o meu numero de telemóvel por pm, e se tiver algum problema durante o parto da gatinha eu tentarei ajudá-la,... já não é a primeira vez que sou parteira por telefone,...