Sou FAT de uma gata com 5 bébés. Preciso de ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 30, 2005 9:59 pm

Isso de recolher gatas vadias em gestação... é uma chatice e não foi uma boa ideia.
Vá vigiando bem, não vá ela retrair o parto... :( :roll:

Uma gata em avançado estado de gestação não deve andar a mudar de locais, de um lado para o outro, especialmente gatas de rua. Podem retrair-se... e os gatitos não nascerem... :(

Mais valia terem esperado que ela tivesse os gatitos no gatil... e então após o nascimento acolherem-na com os filhotes :roll:

Oxalá que tudo corra bem ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

sexta set 30, 2005 9:59 pm

Lucarina, espero que corra tudo bem com o parto da gata, já que ela está assustada penso que a caixa de papelão com a cortina é o ideal para que ela se sinta segura.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sexta set 30, 2005 10:49 pm

leonildecarvalho Escreveu: Isso de recolher gatas vadias em gestação... é uma chatice e não foi uma boa ideia.

Uma gata em avançado estado de gestação não deve andar a mudar de locais, de um lado para o outro, especialmente gatas de rua. Podem retrair-se... e os gatitos não nascerem... :(

Mais valia terem esperado que ela tivesse os gatitos no gatil... e então após o nascimento acolherem-na com os filhotes :roll:

Boa sorte,

Leo
Será que fiz mal em ir buscá-la? :( A gata não chegou a estar 24 horas no gatil e além disso eu não sei se é uma gata vadia :?

Vou rezar para que tudo corra bem Imagem
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta set 30, 2005 11:11 pm

Lucarina Escreveu: Uaimori, obrigada pelo conselhos.
Eu espero que não seja preciso nada desse material que indica, porque até já estou a ficar nervosa :roll:
Como a gata é, acho eu, uma gata vadia, tenho esperanças que tudo corra bem e que ela não precise da minha ajuda :oops: :oops: .
De qualquer das maneiras vou ficar atenta.

Hoje estive a falar com a vet sobre esta gata. Não a levei lá porque ela está muito assustada, sempre metida num canto, ainda não utilizou a areia (durante a noite fez um cocozito no chão) e, então, achei que ia stressa-la ainda mais ao voltar a colocá-la na transportadora e fazer outra viagem.... :(

A vet aconselhou-me a aguardar mais dois ou três dias para que ela ganhe mais confiança em mim e, depois, caso não tenha os gatinhos, então ir lá para ser examinada.

Perguntou-me se ela já tinha leite nas maminhas! Como é que eu sei se a gata não deixa que eu lhe toque?! :( Eu só posso fazer mimos na cabeça, nem pensar em mexer-lhe na barriga...... levo logo uma bufadela e um arranhão :evil:

Também me disse para eu lhe dar cálcio, mas é em pó, que adiciono a um bocadinho de ração húmida.

A ração que eu lhe estou a dar é Proplan Kitten mas parece que ela não está a gostar muito. Se calhar não estava habituada ou então o medo é tanto que nem se mexe para comer :( :( :(

De vez em quando vou ao pé dela, falo-lhe baixinho, faço-lhe um miminho e fico a olhar para ela para que se habitue um pouco à minha presença.

Gostaria que me enviasse o seu contacto por pm, porque, embora o vet seja meu familiar e esteja disponível para me ajudar, caso necessite, sinto-me mais confiante se tiver o seu apoio.

Muito obrigada :)
Não se aflija Lucarina, porque uma europeia, normalmente tem os bébés sem problemas.É muito importante fazer já a caixinha para ela,... para ela a doptar como ninho o mais rápido possível e se sentir protegida.

Atenção, não dê já o cálcio, só 3 dias antes,para evitar o choque de cálcio.Se der antes os bébés vão ficar maiores e dificultará o parto.

As coisas que eu lhe disse Lucarina é só para ter á mão se fôr necessário não quer dizer que seja. Mas o papel provavelmente vai fazer-lhe falta, assim como a betadine e a tesoura.

Coloque mais qualidades de comida kitten e perto do ninho,...

Deixe-a sossegada, não entre lá várias vezes, para fazer as pazes e amizade com ela, deixe-a sózinha para ela reconhecer o território e ganhar confiança no espaço e perceber que ninguém lhe fará mal. Resumindo,... deixe-a em paz,...;)

Vai correr tudo bem. Vou-lhe enviar o meu telemóvel e não tenha problema de me telefonar a qualquer hora, mesmo durante a noite. Descanse,... que eu tenho o orgulho dizer que nunca deixei morrer nenhum bébé, desde que nasça com vida e, ás vezes tem nascido bem mal, tendo que os puxar para os conseguir salvar. ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta set 30, 2005 11:46 pm

Lucarina Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Isso de recolher gatas vadias em gestação... é uma chatice e não foi uma boa ideia.

Boa sorte,

Leo
Será que fiz mal em ir buscá-la? :( A gata não chegou a estar 24 horas no gatil e além disso eu não sei se é uma gata vadia :?

Vou rezar para que tudo corra bem Imagem
Não fez mal e claro que a sua intenção foi a melhor!..não queria que ela pudesse contrair doenças, etc...
Além do mais a Lucarina não é experiente nestas situações...portanto não sabia os riscos...né? ;) .
Agora a pessoa (vet?) que lha entregou neste estado avançado de gestação, é que não tinha de colocar a gata e filhotes em risco, só pela diferença de uns dias...!!! :roll:
Vamos, agora, é fazer figas e esperar que tudo corra pelo melhor... ;) .
Tal como lhe expliquei na PM, poucas visitas... ;) . Deixe-a ganhar confiança no que a rodeia... ;)

Uaimori,

Então a tesoura, para quê? :p . A Lucarina já nem vai dormir :lol: :lol: :lol: :lol:

As gatas srd, ou têm ou não têm... ;) . Ajudas no parto, só quando se conhece muito bem a gata (que é o caso da Uaimori porque conhece as gatas dela e vice versa) e nem sempre ;) :lol: :lol: .

Fora isso, é deixá-la fazer o parto sózinha ;) e depois nada de andar a espreitar os filhotes que ela pode rejeitá-los.

Ao fim das 24 horas de ter parido, então pode dar uma espreitadinha nos bebés, mas só mesmo isso. Nada de lhes pegar... a menos que ela fosse ou seja uma gata confiante na tratadora ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sábado out 01, 2005 3:57 pm

Leo, só agora vi o seu post e entretanto a Tigra já pariu!!!! :) :) :) :) 5 bébés..... . 2 cinzas tipo azul, 2 cinzas tigrados e um branquinho :D :D :D

Foi uma emoção quando hoje à 8 horas manhã cheguei junto dela e comecei a ouvir uns miados e vi três gatinhos agarrados à Tigra :D :D .

Deixei-a ficar, reforcei a ração e fui à minha vida. Ás 11 horas fui lá novamente e vi 5 gatinhos sózinhos em cima da manta e a Tigra encolhida num canto :( .
Peguei na manta com os gatinhos e coloquei-os juntos à mãe.
Mas fiquei muito preocupada, até liguei à Uaimori que me explicou o que devia fazer em caso de necessidade e fui ao vet buscar leite de substituição e pedir mais alguns conselhos :o :o .
Cheguei a casa e a Tigra tinha saído mais uma vez de junto dos filhos e estava completamente assustada atrás de uma porta. Tentei pegar-lhe ao colo e ainda fui arranhada :evil: :evil:
Já em completo desespero fui buscar um saco de água quente para aquecer os bébés, arranjei seringas para lhes dar leite e já tinha tudo preparado para começar a alimentar o pequerruchos :( .

Entretanto a Tigra aninhou-se em cima de uma manta e eu aproveitei e coloquei os gatinhos, um a um, juntos à barriguinha dela..... ela nem se mexeu e eles começaram a mamar...... foi uma alegria :D :D :D

Agora penso que está tudo controlado, estão todos aninhadinhos junto à mamã :) .

Esta foi a minha primeira experiência com recem nascidos e sinceramente senti-me um bocado às aranhas e pouco faltou para entrar em pânico. Até chamei a vet a minha casa, que veio e disse para eu não me preocupar. :) :)

Obrigada pelo apoio que me têm dado :)
Vou dando noticias :)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado out 01, 2005 4:08 pm

Parabéns :D

Quanto a ter visto os bebés afastados dela quando lá entrou, é provável que ela não os tenha rejeitado como pensou, mas sim como a pressentiu a ir ao local, deve ter-se afastado e daí a Lucarina a ter visto aninhadita ;) .
Digo isto pois quando uma gata, Europeia, rejeita os filhos, normalmente não há raios que a demovam... Ora se ela depois os aceitou, penso que nunca os tinha rejeitado. Estava só assustada e refugiou-se... ;) . Até porque se eles estivesem estado mais que 1 hora sem o calor dela, teriam morrido ;) . Lembre-se que eram acabadinhos de nascer... ;)

Ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor... ;)

Eu não disse que ela faria o parto sózinha? ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado out 01, 2005 8:34 pm

A questão também é que ela não os queria onde pariu. Se ela, os quer na manta, não há nada a fazer.

Uma gata minha só quer os bébés atrás de um toucador antigo que tenho , se não os deixo lá ela recusa-se a amamentá-los,... são muito teimosas,...

Lucarina, quando me telefonou só tinham nascido 3, então havia lá mais dois,... por isso é que ela também ainda não estava a ligar muito aos bébés.
Os bébés durante a noite precisam de estar quentinhos, vá mudando o saco de água quente. Evite a todo o custo mexer neles,... pois essa gata irá mudá-los se isso acontecer.

Não se esqueça das vitaminas VMP. se fôr preciso esmague-lha numa latinha gourmet de peixe branco,... elas adoram. E faça-lhe leite RCanin, faz-lhe muito bem neste momento.

Felizmente que tudo se resolveu, ainda bem. :D
Última edição por uaimori em sábado out 01, 2005 9:00 pm, editado 1 vez no total.
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

sábado out 01, 2005 8:53 pm

Ainda bem que tudo correu pelo melhor ;)
Lucarina
Membro Veterano

domingo out 02, 2005 9:46 pm

Está tudo a correr bem com a mamã e os bébés :D :D

A Tigra nunca mais deixou os filhotes :) . Já come a ração e bebe leitinho. Também já usou o areão....... e de que maneira :p .

Tento incomodá-la o menos possível, só lá vou 3 vezes por dia, para repor a ração e a água e substituir o leite :lol: .

Agora sim, já estou a ficar tranquila com a "minha" ninhada ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 03, 2005 9:59 am

Lucarina Escreveu: Está tudo a correr bem com a mamã e os bébés :D :D

A Tigra nunca mais deixou os filhotes :) . Já come a ração e bebe leitinho. Também já usou o areão....... e de que maneira :p .

Tento incomodá-la o menos possível, só lá vou 3 vezes por dia, para repor a ração e a água e substituir o leite :lol: .

Agora sim, já estou a ficar tranquila com a "minha" ninhada ;)
Muito bem... ;)

Que tudo continue a correr pelo melhor ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

segunda out 03, 2005 10:57 am

Keremos fotos...

Fotos, fotos, fotos.

Ai meu Deus, voçe disse que tinha 2 cinzentinhos tipo azul, ou li mal. Tenho paixão por gatinhos cinzentos...

Fotos fotos fotos..... ;) :lol:
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

segunda out 03, 2005 10:58 am

e para quando umas fotos? :D desde q n incomode a mamã e o seus filhotes! ;)
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda out 03, 2005 11:16 am

Olá bom dia

Primeiro quero dar-lhe os parabéns por ter ido buscar uma menina nesse estado ainda sem ter passado por isso.
Depois queria dar-lhe os parabéns pelo nascimento dos 5 malandros, e se a mamã está a amamentá-los só tem que se preocupar em pôr comidinha, água e tirar os cocos e xixis da areia.
Depois e quando puder tire fotos para a gente ver as coisinhas fofas.
Beijocas e boa sorte com os pequenotes. ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda out 03, 2005 3:50 pm

Parabens Tigra, Parabens bebes e Parabens á mae adoptiva babada Lucarina.
Agora venham la essas fotos que o dificil vai ser resistir-lhes...
Deixe de ser "invejosa" e venha mostrar essa criançada ca á gente ;)
Responder

Voltar para “Gatos”