Ainda agora me registei no fórum e já ouso colocar um tópico novo...

A questão que tenho para colocar tem a ver com a adopção de uma cadela adulta.
Não sei se alguém viu, mas há cerca de um mês saiu no Jornal Expresso uma reportagem sobre cães abandonados. Nunca tive animais, ou sequer (confesso) gostei muito de cães, mas aquele artigo tocou-me o coração... Descobri também, através dessa reportagem, o apadrinhamento, uma modalidade para ajudar os animais sem ter que os trazer para casa.

Entusiasmada em poder ajudar, eu e o meu namorado, no fim-de-semana seguinte, dirigimo-nos à União Zoófila para escolher um afilhado...
Que afinal acabou por ser uma afilhada!

Uma cadela linda arraçada de labrador de nome Irina.
Começámos, então, a visitá-la todas as semanas, levá-la a passear (Monsanto é, de facto, um sítio muito bom para passear os cães), e naturalmente, afeiçoámo-nos ao animal.
Quando um dia a vamos buscar e nos dizem que há quem esteja interessado em adoptá-la, fizemos logo uso do nosso direito de preferência e compromotemo-nos a adoptá-la nós, assim que tivessemos condições.. o que acontecerá até ao fim do ano!
A cadela é muito bem educada e obediente, quando vai passear, mesmo quando a soltamos nunca se afasta de nós e responde sempre quando a chamamos.
Porém, estou certa que apesar de todo o bom comportamento desmonstrado ela estranhará uma nova casa com novos hábitos... o meu problema é que eu não sei como é que se educa uma cadela adulta, sobretudo no que respeita à higiene. Como cadela abandonada ela tem, certamente, os seus traumas, no entanto precisa de disciplina para haver uma boa convivência entre todos.
Gostaria, por isso, que me ajudassem e me dessem alguns conselhos!
Obrigada!
Beijinhos
Carolina