Sensibilização nas escolas: Precisa-se de novas ideias! Temos a mente aberta!

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

segunda out 03, 2005 11:09 am

Boa tarde a todos os foruenses deste magnifico site!
Venho por este meio, informar-vos que alguns voluntários da UZ pretendem este ano lectivo, passar por escolas (desde creches a faculdades), com o intuito de sensibilizar as pessoas para o caso dos animais abandonados. Conforme o grau de escolaridade, teremos diferentes actividades previstas.
Nas escolas secundárias por exemplo debateremos diferentes temas:
-Esterilização (duvidas, mitos, importancia);
-O que fazer quando queremos ajudar um animal abandonado;
-Limpeza dos cocos nas ruas (importancia);
-Dificuldades de um animal abandonado na rua;
-Comprar Vs Adoptar;
-Cuidados a ter na compra de um animal;
-Cuidados básicos;
-Cães perigosos ou será donos perigosos?;
-Sensibilização com fotos e videos que mostram a realidade;
-Formas de ajudar o canil

As coisas ainda estão a ser esboçadas, por isso não se perde nada em vir pedir-vos que dêm uma ajuda e enviem comentários e conselhos do que possamos informar e sensibilizar.

Agradecia que mandassem fotos e videos (pode ser da net) de animais maltratados e abandonados nas ruas, porque são estas provas com que queremos que eles se deparem e se apercebam que ter pena não muda nada, mas ter atitude sim.

Obrigada e espero que ajudem-nos a ajudar!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda out 03, 2005 11:29 am

Estou perfeitamente a favor de todas as campanhas feitas no sentido de alertar consciências e não só, mudar mentalidades, no que toca à relação do homem com o animal.

Como é de pequenino que se torce o pepino, começar com os pequenitos é optimo.

Quanto às imagens, temos algumas no forum das adopções, e milhares por esse mundo fora.... infelizmente!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 03, 2005 11:30 am

Devería ser feita uma campanha anual ou mesmo duas em todos os niveis de ensino. Na minha opinião, para funcionar e estar adequada deverá ser trabalhada em conjunto com os professores e associações de apoio aos animais. Penso que para este tipo de iniciativas precisem de autorização do ministério da educação, mas não estou dentro deste tipo de assuntos. As pessoas a apresentar a campanha deverão ser bastante informadas, ter capacidade de comunicação e acima de tudo ser razoáveis, não se pode fazer uma campanha de sensibilização com utopias, mas sim realidades. Digo isto, porque já assisti a uma campanha que era tudo, menos viável e saí com a sensação que os animais estão perdidos à pala de quem quer criar o paraíso na terra.
Penso que têm muito trabalho pela frente. Se precisarem de ajuda para alguma coisa, podem dispor ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

segunda out 03, 2005 12:16 pm

Olá,

Todas as campanhas são de louvar.Se precisarem de ajuda podem contar comigo.

Eu a partir de Janeiro, vou fazer outra coisa, que estou a tratar,porque é necessário muitos papeis e dar muitas voltas, mas é trazer crianças ao meu canil, fazer visitas de estudo ao canil, mas vou dar prioridade a crianças com deficiências, para estarem em contacto com os cães. Não é fácil, mas já tenho muitos contactos efectuados, e as coisas estão no bom caminho.

Muitos parabéns e muitos beijinhos para todos voçês que tiveram a feliz ideia.

Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda out 03, 2005 12:30 pm

Olá boa tarde

Os meus parabéns pela atitude e pode ser que a mentalidade em relãção aos animais mude e que as próximas gerações já vejam os animais como um membro da familia capaz de sentir como um ser vivo humano.
Espero mesmo que com esta e outras campanhas que possam vir a aparecer que as pessoas se sensibilizem e que adoptem um animal, afinal existem tantos prontos para receber uma família e amor e carinho que que bem precisam.
Beijocas
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda out 03, 2005 1:00 pm

ludovina Escreveu: Eu a partir de Janeiro, vou fazer outra coisa, que estou a tratar,porque é necessário muitos papeis e dar muitas voltas, mas é trazer crianças ao meu canil, fazer visitas de estudo ao canil, mas vou dar prioridade a crianças com deficiências, para estarem em contacto com os cães.
Quanto a esta situação apresentada pela Ludovina, concordo plenamente.

Quanto à sensibilização nas Escolas, embora compreenda a boa vontade e boas intenções, não concordo.

No dia em que as Escolas abrirem as portas para receber intituições que pretendam de alguma forma transmitir ás crianças questões relacionadas com o bem estar animal, aumenta o risco instituições como a ANIMAL e outras, que quanto a mim têm ideias radicais, ideiais utópicos e uma filosofia completamente distorciada da realidade, entrarem dentro das Escolas e tentarem de algum modo, transmitir esses mesmos ideiais ás crianças.

Não quero sinceramente que o meu filho chegue a casa pensando que, se se despir frente ao El Corte Inglês, irá de algum modo contribuir para o bem estar dos animais.

A sensibilização, quanto a mim, deve ser feita em casa, desenvolvendo o respeito pelos animais, convivendo de perto com eles, criando laços de "amizade" e de respeito para com os animais.

A sensibilização escolar, deve sim passar pela actual disciplina de Formação Cívica, na qual devem ser incutidos valores, formas de estar e viver em sociedade.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda out 03, 2005 1:19 pm

PauloSantos Escreveu:
ludovina Escreveu: Eu a partir de Janeiro, vou fazer outra coisa, que estou a tratar,porque é necessário muitos papeis e dar muitas voltas, mas é trazer crianças ao meu canil, fazer visitas de estudo ao canil, mas vou dar prioridade a crianças com deficiências, para estarem em contacto com os cães.
Quanto a esta situação apresentada pela Ludovina, concordo plenamente.

Quanto à sensibilização nas Escolas, embora compreenda a boa vontade e boas intenções, não concordo.

No dia em que as Escolas abrirem as portas para receber intituições que pretendam de alguma forma transmitir ás crianças questões relacionadas com o bem estar animal, aumenta o risco instituições como a ANIMAL e outras, que quanto a mim têm ideias radicais, ideiais utópicos e uma filosofia completamente distorciada da realidade, entrarem dentro das Escolas e tentarem de algum modo, transmitir esses mesmos ideiais ás crianças.

Não quero sinceramente que o meu filho chegue a casa pensando que, se se despir frente ao El Corte Inglês, irá de algum modo contribuir para o bem estar dos animais.

A sensibilização, quanto a mim, deve ser feita em casa, desenvolvendo o respeito pelos animais, convivendo de perto com eles, criando laços de "amizade" e de respeito para com os animais.

A sensibilização escolar, deve sim passar pela actual disciplina de Formação Cívica, na qual devem ser incutidos valores, formas de estar e viver em sociedade.
Compreendo o que quer dizer Paulo, contudo não me parece que a ANIMAL, deve ser motivo de não se fazerem estas campanhas.
A ANIMAL, não pode nem deve servir de entrave, isso era dar-lhes importancia a mais.
Compete á direcção das escolas fazer a triagem de quem la vai fazer as campanhas de sensibilização, compete ás escolas escolher aquelas associações que de facto tem cartas dadas na prevenção e tem trabalho feito, bom trabalho feito.
E sinceramente acredita que a ANIMAL se daria ao trabalho de fazer alguma coisa parecida como esta proposta apresentada? Não me parece, isso exige trabalho e dedicação e geralmente quem trabalha e se dedica não tem os focos na comunicação social em cima, logo a ANIMAL não se proporia a fazer nada parecido.
Era o que faltava que por causa de receios de procura de protagonismo da ANIMAL se deixe de fazer campanhas que me parecem importantes, por instituições crediveis.
Mas é so a minha opinião, compreendendo perfeitamente os seus receios.
Cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano

segunda out 03, 2005 1:26 pm

PauloSantos Escreveu: Quanto a esta situação apresentada pela Ludovina, concordo plenamente.

Começo a ficar com a sensação que quando se pretende fazer algo como sensibilizar, educar fica-se logo com o carimbo PETA e afins. Coisa maluca, drástica e excessiva. Desde que a campanha seja elaborada correctamente com apoio de pais, professores e entidades competentes, qual o mal? Fiz a escola primária num colégio Inglês e desde cedo que a sensibilização de como cuidar/tratar/respeitar um animal fez parte da minha educação e por incrivel que pareça ainda não me despi no El Corte Inglês, excepto claro, nos gabinetes apropriados.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda out 03, 2005 1:44 pm

LuMaria Escreveu:Começo a ficar com a sensação que quando se pretende fazer algo como sensibilizar, educar fica-se logo com o carimbo PETA e afins. Coisa maluca, drástica e excessiva. Desde que a campanha seja elaborada correctamente com apoio de pais, professores e entidades competentes, qual o mal? Fiz a escola primária num colégio Inglês e desde cedo que a sensibilização de como cuidar/tratar/respeitar um animal fez parte da minha educação e por incrivel que pareça ainda não me despi no El Corte Inglês, excepto claro, nos gabinetes apropriados.
Infelizmente, LuMaria, é assim mesmo, a PeTA e clones garantiram que nenhum pai consciente tolere esse tipo de actividades nas escolas vindo de onde venha... se tem que haver campanhas, então que sejam pelas entidades oficiais ou com o apoio destas e acompanhadas por pedagogos e psicólogos... se for apenas a UZ... dificilmente terá sucesso... imagine que era a LPDA e que aproveitava para passar a sua (e da PeTA) a associar canibalismo a comer carne... a crianças do pré-escolar ou da primária... achava bem? ou promover vegetarianismos radicais a crianças em fase de crescimento? ou uma campanha tipo "your mummy kills animals" da PeTA... ou uma campanha anti-leite... infelizmente os disparates feitos neste campo são mais que muitos e desde logo os receios de uma re-edição dos mesmos...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloSantos
Membro Veterano

segunda out 03, 2005 1:50 pm

LuMaria Escreveu:
PauloSantos Escreveu: Quanto a esta situação apresentada pela Ludovina, concordo plenamente.

Começo a ficar com a sensação que quando se pretende fazer algo como sensibilizar, educar fica-se logo com o carimbo PETA e afins. Coisa maluca, drástica e excessiva. Desde que a campanha seja elaborada correctamente com apoio de pais, professores e entidades competentes, qual o mal? Fiz a escola primária num colégio Inglês e desde cedo que a sensibilização de como cuidar/tratar/respeitar um animal fez parte da minha educação e por incrivel que pareça ainda não me despi no El Corte Inglês, excepto claro, nos gabinetes apropriados.
LuMaria

Desculpe que lhe diga mas, vai ter que começar a ler com mais cuidado para não fazer confusões com aquilo que eu escrevo.

LuMaria Escreveu: Começo a ficar com a sensação que quando se pretende fazer algo como sensibilizar, educar fica-se logo com o carimbo PETA e afins. Coisa maluca, drástica e excessiva.

Veja lá bem que eu não carimbei ninguém de nada. Aliás, a UZ actual, não é de todo a UZ de há 10 anos atrás, actualmente esta instituição e a sua direcção, merecem-me todo o respeito e admiração.

Portanto, não há aqui nenhum tipo de carimbadela ;)

Aquilo que disse foi que, ao acontecer esta situação, abre-se um precedente que pode no futuro ser a "brecha" que outras instituições pretendem para incutir os seus ideais distorcidos.

Da educação do meu filho, sei eu, e sei perfeitamente bem aquilo que quero para ele enquanto cidadão.

A presente proposta de campanha de sensibilização, parece-me séria e merecedora da atenção das Escolas e Encarregados de Educação, independentemente disso, eu não estou de acordo com ela pelas razões que já apresentei.

Isto não se trata de carimbar ninguém, nem tão pouco de colocar em causa a credibilidade ou seriedade das Instituições, neste caso da UZ.

No entanto, esta campanha a ter os efeitos pretendidos, seria certamente para repetir no futuro, e no futuro, ninguém me pode garantir como será a UZ, e por aquilo que vou lendo, seja neste ou em outros fóruns, muito boa gente gostava que a UZ voltasse a ser aquilo que foi há uns anos atrás, pelo menos "comiam todos"...... todos menos os animais.
LuMaria
Membro Veterano

segunda out 03, 2005 1:52 pm

Nunca na escola me foi incutida a ideia de vegetarianismo ou veganismo. Disse e torno a dizer, a ideia desde que bem encaminhada e orientada de acordo com todos os responsáveis e intervenientes pode ser uma mais valia. Lógico, que não são meia dúzia de voluntários a chegar às escolas e a debitar as suas ideias e opiniões, deve ser sim, um projecto muitissimo bem elaborado e depois disso não vejo qual o mal de o começar a aplicar, só vejo bem.
LuMaria
Membro Veterano

segunda out 03, 2005 1:56 pm

PauloSantos Escreveu: Aquilo que disse foi que, ao acontecer esta situação, abre-se um precedente que pode no futuro ser a "brecha" que outras instituições pretendem para incutir os seus ideais distorcidos.
Que só serão ministrados nas escolas se assim o deixarem.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda out 03, 2005 2:01 pm

É claro que é necessário saber que tipo de informação é passada a crianças, que apreendem tudo e á letra.

O que me parece é que quem vai fazer essa sensibilização serão os voluntários da UZ, o que em princípio será bom, já que possuem uma experiência bastante grande e em nada me parece utópico, já que a realidade vivida dia a dia nos canis será por demais enriquecedora.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda out 03, 2005 2:30 pm

imarcelo Escreveu: O que me parece é que quem vai fazer essa sensibilização serão os voluntários da UZ, o que em princípio será bom, já que possuem uma experiência bastante grande e em nada me parece utópico, já que a realidade vivida dia a dia nos canis será por demais enriquecedora.
Pois... desde que tenham formação pedagógica... como diz o PauloSantos da educação da minha filha, sei eu, e sei perfeitamente bem aquilo que quero para ela enquanto cidadã... e não quero pessoas sem a formação adequada a interferir... por muito bem intencionadas que sejam ou por muita experiência que tenham...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloSantos
Membro Veterano

segunda out 03, 2005 2:31 pm

LuMaria Escreveu:
PauloSantos Escreveu: Aquilo que disse foi que, ao acontecer esta situação, abre-se um precedente que pode no futuro ser a "brecha" que outras instituições pretendem para incutir os seus ideais distorcidos.
Que só serão ministrados nas escolas se assim o deixarem.

bita322 Escreveu: Compete á direcção das escolas fazer a triagem de quem la vai fazer as campanhas de sensibilização, compete ás escolas escolher aquelas associações que de facto tem cartas dadas na prevenção e tem trabalho feito, bom trabalho feito.

Para vos ser sincero, não acredito na triagem que as Escolas possam ou não fazer.... porquê ?

Simples:

Para quem frequenta este e outros fóruns é fácil perceber o "paleio" de Associações como a ANIMAL, conseguem trazer até si os louros de acções levadas a cabo por outros.
Portanto, é fácil convencer a Direcção de uma Escola, que são uma Instituição credível, com conhecimentos sólidos da área e com muito trabalho realizado.

Face a isto, é daqui que advêem os meus receios.

Voltando à proposta da Ludovina, aí sim, penso que seria uma boa opção.

As Instituições convidarem as Escolas a visitarem as suas instalações, aproveitando para isso, a disciplina de Formação Cívica, sendo que nestes casos, os encarregados de educação, teriam sempre a possibilidade de autorizar ou não a visita a determinada Instituição ou Particular.
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”