Adoptar Cadela Adulta...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Shakti
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 8:32 am

segunda out 03, 2005 8:56 am

Bom Dia!

Ainda agora me registei no fórum e já ouso colocar um tópico novo... :oops:

A questão que tenho para colocar tem a ver com a adopção de uma cadela adulta.

Não sei se alguém viu, mas há cerca de um mês saiu no Jornal Expresso uma reportagem sobre cães abandonados. Nunca tive animais, ou sequer (confesso) gostei muito de cães, mas aquele artigo tocou-me o coração... Descobri também, através dessa reportagem, o apadrinhamento, uma modalidade para ajudar os animais sem ter que os trazer para casa.
:D

Entusiasmada em poder ajudar, eu e o meu namorado, no fim-de-semana seguinte, dirigimo-nos à União Zoófila para escolher um afilhado...
Que afinal acabou por ser uma afilhada! ;)

Uma cadela linda arraçada de labrador de nome Irina.

Começámos, então, a visitá-la todas as semanas, levá-la a passear (Monsanto é, de facto, um sítio muito bom para passear os cães), e naturalmente, afeiçoámo-nos ao animal.

Quando um dia a vamos buscar e nos dizem que há quem esteja interessado em adoptá-la, fizemos logo uso do nosso direito de preferência e compromotemo-nos a adoptá-la nós, assim que tivessemos condições.. o que acontecerá até ao fim do ano!

A cadela é muito bem educada e obediente, quando vai passear, mesmo quando a soltamos nunca se afasta de nós e responde sempre quando a chamamos.

Porém, estou certa que apesar de todo o bom comportamento desmonstrado ela estranhará uma nova casa com novos hábitos... o meu problema é que eu não sei como é que se educa uma cadela adulta, sobretudo no que respeita à higiene. Como cadela abandonada ela tem, certamente, os seus traumas, no entanto precisa de disciplina para haver uma boa convivência entre todos.

Gostaria, por isso, que me ajudassem e me dessem alguns conselhos!

Obrigada!

Beijinhos

Carolina
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 03, 2005 9:06 am

Olá bom dia,

Ainda tou meio cega com o eclipse mas lá vai...

Não há nada mais gratificante do que adoptar um cão adulto. São animais muito agradecidos que fazem geralmente, de tudo para agradar o dono. São animais que mais do que repreensão precisam de muito carinho e de muitos elogios para lhes levantar a auto-estima. Precisam por norma de ambientes estáveis, calmos e com hábitos regulares. Género, hora de ir à rua, hora de alimentação, dias da escovadela e por aí fora.

Aprendem como qualquer outro animal e mesmo que leve mais tempo, aprendem na mesma. A melhor altura de os começar a ensinar será quando estiverem mais confiantes à nova rotina, ao novo ambiente e aos novos donos. Não tenha pressas, não seja rispida. Vai ver que a solução está na doçura, na compreensão e na paciência.

Parabéns pela aquisição, faça-o com consciência de que é isso mesmo que quer. E muito bem vinda ao fórum ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda out 03, 2005 9:27 am

Estou de acordo com a LUMaria.

Vai ser precisa muita paciência ao princípio pois não será fácil, mas aquilo que vai receber dela, será a recompensa por tudo o que tiver que passar.

E merece bem a pena, o que eles nos dão, é imenso....

:)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda out 03, 2005 10:35 am

Olá bom dia

Muitos parabéns pela atitude porque infelizmente não vê todos os dias.
Agora claro que não vai ser fácil, mas tem que ter paciência e dar-lhe muitos miminhos que é isso que ela precisa.
Têm que ter consciência que meter um cão em casa, implica alguns sacrificios da vossa parte, mas se tiverem condições, se souberem onde metê-la quando forem de férias e terem consciência que quer faça sol ou chuva a menina tem que vir à rua para fazer as suas necessidades, então pode ser que não seja mto dificil.
Normamente já adulta e se não tiver muitos traumas, às vezes são mais fáceis de educar do que os cachorrinhos, é só levar à rua sempre à mesma hora que ela vai-se habituando.
No incio se quiser pôr jornais para ela fazer nos jornais, ponha, depois assim que a vir fazer nos jornais e quando tiver habituada, vai dizendo que é na rua e leva-a logo à rua.
Depois basta tirar os jornais e vai ver que ela não vai fazer nada em casa.
Quanto ao resto da educação, pois uma palmada nunca fez mal a ninguém, não preciso desancar o bicho, eu preferia os castigos e um NÃO bem alto tb faz milagres.
Muito boa sorte
Beijocas
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

segunda out 03, 2005 11:40 am

Eu tenho três cadelas adoptadas, todas adultas.
São muito meigas, muito carentes de mimos e afectos e extremamente asseadas.
Nunca roeram nem destruiram nada e surpreendentemente nunca tiveram ciumes uma das outras.

Parabens pela sua escolha. Em pouco tempo saberá o que é um amor incondicional.
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

segunda out 03, 2005 12:21 pm

Olá, boa tarde,

Ao amar um cão abandonado, vai ser muito amada, e tudo que lhe fôr ensinando com paciência, vai aprender ... ficamos a aguardar fotos com a sua nova amiga.

Muitos beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Shakti
Membro

segunda out 03, 2005 1:09 pm

Aqui vão algumas fotos da minha fofa!
(não são grande coisa porque foram tiradas com o telemóvel...)

Hum... espero que as consigam visualizar...

[img]http://img261.imageshack.us/img261/7757/irina33ge.jpg[/img]

[img]http://img261.imageshack.us/img261/6530/irina48mq.jpg[/img]

[img]http://img261.imageshack.us/img261/3601/irina52iv.jpg[/img]

[img]http://img261.imageshack.us/img261/6923/irina2cb.jpg[/img]

Beijinhos

Carolina
Última edição por Shakti em segunda out 03, 2005 1:14 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 03, 2005 1:11 pm

Shakti Escreveu: Aqui vão algumas fotos da minha fofa!
(não são grande coisa porque foram tiradas com o telemóvel...)

Hum... espero que as consigam visualizar...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Beijinhos

Carolina
Muito linda ;)

Faltavam só os dois pontinhos a seguir ao http
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Shakti
Membro

segunda out 03, 2005 1:15 pm

AH!!!!
Obrigada! :D

Beijinhos

Carolina
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 03, 2005 1:23 pm

Céus ! Que fôfa !

O meu primeiro cão - o Calvin - também foi adoptado já com 6 anos.
Foi o melhor cão do mundo.

Vai ver.
"Eles" - os adultos abandonados - são 5 estrelas.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda out 03, 2005 2:26 pm

Olá boa tarde

Sim senhora que menina mais bonita :D :D :D :D , vai ver que vai ter mta sorte com ela, eles às vezes surpreendem-nos e para melhor ;)
Boa sorte
Beijocas
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

segunda out 03, 2005 2:55 pm

Olá,

È muito linda sim, desejo-lhe as maiores felicidades com a sua nova amiga. Eu também tenho uma Iryna, até o nome é bonito. Muitos parabéns.

Beijinhos para si e muitas, muitas lambidelas para a Irina.

Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Shakti
Membro

segunda out 03, 2005 3:00 pm

Muito obrigada pelo encorajamento!

Estou certa que tudo vai correr lindamente! :D
E vamos lá ver se ela aprende rápido a viver num apartamento...
Se bem que, tanto eu como o meu namorado, apreciamos actividades ao ar livre onde ela estará obviamente incluída!
8)

Beijinhos

Carolina
Witch
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 8:52 am

segunda out 03, 2005 3:36 pm

Olá Shakti.
Eu adoptei uma cadela adulta. Segunda a veterinária terá três anos no máximo. E até agora... foi só coisas boas, muito boas.
Ela aprende tudo muito facilmente (na altura que ma trouxeram explicaram que, para agradar aos donos e para evitarem serem abandonados novamente, os cães abandonados fazer de tudo para lhes agradar, e por isso aprendem rápido!), adaptou-se lindamente a toda a casa e a nós.
É um pouco desconfiada com pessoas estranhas e outros cães (talvez por ter estado num local com cerca de 100 cães), mas já reconhece familiares e amigos.
Já conhece os nossos horários, hábitos, já sabe como nos chamar a atenção seja para o que for... enfim, está fantástica.
E está connosco há cerca de dois meses.
Em quatro dias aprendeu a fazer tudo na rua (também temos um apartamento).
É extremamente apegada a nós e muito carente - o que é perfeitamente normal...
No fundo ela também nos adoptou.
Desejo-lhe muitas felicidades!
Witch
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 8:52 am

segunda out 03, 2005 3:36 pm

Olá Shakti.
Eu adoptei uma cadela adulta. Segunda a veterinária terá três anos no máximo. E até agora... foi só coisas boas, muito boas.
Ela aprende tudo muito facilmente (na altura que ma trouxeram explicaram que, para agradar aos donos e para evitarem serem abandonados novamente, os cães abandonados fazer de tudo para lhes agradar, e por isso aprendem rápido!), adaptou-se lindamente a toda a casa e a nós.
É um pouco desconfiada com pessoas estranhas e outros cães (talvez por ter estado num local com cerca de 100 cães), mas já reconhece familiares e amigos.
Já conhece os nossos horários, hábitos, já sabe como nos chamar a atenção seja para o que for... enfim, está fantástica.
E está connosco há cerca de dois meses.
Em quatro dias aprendeu a fazer tudo na rua (também temos um apartamento).
É extremamente apegada a nós e muito carente - o que é perfeitamente normal...
No fundo ela também nos adoptou.
Desejo-lhe muitas felicidades!
Responder

Voltar para “Cães”