domingo out 09, 2005 10:23 pm
Com alguma paciência e dedicação ao novo animal, conseguirá que um cão adulto se adapte à sua nova casa.
Quando se depara com um ambiente novo o cão reage naturalmente com algum nervosismo. Se ele teve um dono antes (animal abandonado por ex.) pode ser que tente fugir. A sua lealdade, mesmo perante maus tratos, é admirável. É importante que nas primeiras semanas lhe proporcione um ambiente calmo e seguro. Estruture os seus dias de forma regrada, mantendo com exactidão as horas de refeição e de passeio.
Evite situações que lhe possam provocar stress, como longas viagens de carro e contacto com estranhos. Depois de ele se sentir integrado na sua nova família, poderá começar a exigir mais dele. Se passear o seu cão leve-o sempre pela trela, e só o solte para ele correr livremente num local seguro e quando tiver a certeza que ele não vai fugir.
Se decidir dar um novo lar a um animal abandonado este não o deixará ficar mal. Um cão que nunca tenha conhecido o amor e dedicação de uma pessoa é geralmente uma criatura grata e fiel. Observe-o atentamente para perceber melhor o seu carácter e reacções e perceber quais os comportamentos que têm de ser corrigidos.
A ida ao veterinário é extremamente importante para verificar o estado geral de saúde do animal: - Vacina contra a raiva: deve ser dada após 3 meses de idade - Desparasitação: feita ao mesmo tempo que a vacina - Parasitas: Quase todos os cães sem dono têm pulgas, carraças ou outros parasitas. É importante que se livre destas utilizando um produto adequado para o efeito. Alguns destes parasitas podem passar para o homem por isso resolva esta questão logo que possível.