Apesar de não ter nem nunca ter tido um, devo dizer que os rotts, dobers, pits e afins são cães que admiro imenso pela sua figura possante, pela sua beleza.
Não concordo com nada daquilo que se diz sobre eles

... Apesar das diferentes caracteristicas das raças, os cães são aquilo que os donos fazem deles.
Já tive contacto com alguns pitts e nunca tive qualquer problema, inclusivé com uma cadela que tinha sido resgatada de um circuito de lutas num bairro social aqui de Lx... estava extremamente magoada, cheia de feridas abertas e com os cortes das orelhas muito mal feitos... era uma desgraça completa. Avisaram-me para ter cuidado, que a menina podia ser agressiva. Aproximei-me dela mas como estava numa garagem e a luz era pouca, não reparei que estava a comer

...mas a reacção dela foi espantosa...primeiro ficou a olhar para mim de forma submissa e depois começou a aproximar-se a abanar-se toda, a pedir festas...
claro que é uma raça que impõe respeito, pelo facto de, em caso de mordida, os "estragos" são muito superiores, mas não é caso para algumas pessoas, como eu conheço uma, de ver um pit e atravessar a rua para não passar perto...
já com os rots a minha experiência é diferente. São cães lindos e que eu já há algum tempo que tenho pensado adquirir um, mas acho que não será boa ideia porque acho que não vou ser capaz de impor respeito.
Isto, porque devo ter infelizmente, algum trauma desconhecido.... de todas as vezes que me tento aproximar de um rot, a experiência não é agradável, talvez porque eles pressentem que tenho medo e como devo demonstrar desconfiança, também eles ficam desconfiados e as reacções não têm sido as melhores... Nunca me morderam, atenção!!
Para os donos dos rots, talvez eu esteja a dizer uma barbaridade, mas acreditem que é uma situação que eu adorava ultrapassar, porque não acho que sejam os "assassinos de serviço", acho que só são agressivos se tiverem motivos, mas o meu medo ultrapassa-me....
Eu consigo distinguir as coisas, mas há muita gente que não e reportagens como a acima apresentada só vêm piorar a situação e estigmatizar ainda mais as raças!