rações e veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

segunda set 26, 2005 10:45 pm

Caros Amigos do PA e Pa's

E que tal o tema RAÇÕES E VETERINÁRIOS...???

antonio pato do canil FONTEDASBICAS
mjanunes
Membro Júnior
Registado: segunda set 12, 2005 12:39 pm

terça set 27, 2005 8:16 am

Acho muito bem falarmos do tema , pois eu infelizmente tive pouca sorte com o meu 1º vet e com a minha 1ª ração (nunca foi falado o assunto do coração...só vacinas;e comeu ração cottecan que odiou ao ponto de rejeitar comê-la) .Graças a Deus não tive azar com o meu PA (espectacular!!!) , e que superou (espero...)todos esse problemas iniciais.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 27, 2005 9:33 am

Bom dia.

O tema é interessante, no entanto, como muitos outros, será dificil chegar a alguma conclusão...

Quanto às rações as respostas de cada cão variam substancialmente, uma ração de marca X pode resultar bem com um cão e mal com outro. Em minha opinião cada dono deve experimentar várias marcas até encontrar aquela que produza no seu cão melhores resultados, e então mantê-la.

Em relação aos vets, penso que, para além da competência, é importante encontrar alguém com quem se possa estabelecer uma relação de amizade e confiança. Alguem que mostre disponibilidade para nos atender a qualquer hora, em casos urgentes. Como em todos os sectores profissionais, há mais e menos competentes. Resta-nos procurar o que nos pareça melhor e, como nas rações, encontrado este, manter com ele uma relação em que a confiança seja um factor fundamental.

Cumprimentos

José Carlos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

terça set 27, 2005 10:11 am

jcsousa Escreveu: Bom dia.

O tema é interessante, no entanto, como muitos outros, será dificil chegar a alguma conclusão...

Quanto às rações as respostas de cada cão variam substancialmente, uma ração de marca X pode resultar bem com um cão e mal com outro. Em minha opinião cada dono deve experimentar várias marcas até encontrar aquela que produza no seu cão melhores resultados, e então mantê-la.
Como diz o Senhor JCSousa é sempre um tema com muito interesse, mas como muitas outras coisas existe sempre um senão.
Sempre tentei dar aos meus cães uma ração de qualidade aceitavel, comecei por dar Kilina, em cães adultos nunca tive problemas, quando tive a minha 1ª ninhada comecei por lhes dar a puppy desta marca, um verdadeiro desastre, os cachorros apanharam-me uma diarreia de todos os tamanhos estava a ver que não salva-va um unico cachorro, comecei a pensar que a culpa era minha, se calhar dei ração demais e eles tiveram esta reação, mas estava enganado o problema era mesmo da ração, e foi o meu veterinário que descobriu tal coisa, no saco da Puppy de cachorros vinha misturada ração para gatos, pedi explicações á marca e nada, mais ou menos dessa altura esta marca desapareceu do mercado voltando agora com uma nova imagem.
Depois fui para RC, tudo bem excelente ração, só as fezes é que não se podiam cheirar, e nos cachorros mal lhes começava a dar tinha que lhes fazer o desmame o mais rápido possivel senão era outra desgraça, mas considero uma excelente ração, ainda utilizo a RC German Sherped. Mas isto aconteceu nos meus cães, porque conheço algumas pessoas que utilizam a RC e não tem qualquer problema só no cheiro.
Agora utilizo Acana até ao momento estou satisfeito, em termos de pelagem está muito boa, fezes em nada se comparam ás da RC, estou contente com ela mas é como tudo se um dia começar a ter alguns problemas troco de imediato.
Enfim cada cão é um cão ;) isto é cada caso é um caso
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
fontedasbicas
Membro Veterano

terça set 27, 2005 9:57 pm

[quote=jcsousa]
Bom dia.

Em relação aos vets, penso que, para além da competência, é importante encontrar alguém com quem se possa estabelecer uma relação de amizade e confiança. Alguem que mostre disponibilidade para nos atender a qualquer hora, em casos urgentes. Como em todos os sectores profissionais, há mais e menos competentes. Resta-nos procurar o que nos pareça melhor e, como nas rações, encontrado este, manter com ele uma relação em que a confiança seja um factor fundamental.

Boa Noite a todos,

TUDO CERTO!!! Mas e o facto dos veterinários VENDEREM ração...(sabe Deus a que preço!!!)

Não deverão os veterinários aconselhar ou indicar, determinado tipo de ração(composição), ficando a cargo do dono do cão escolher a marca???

Cumprimentos
antónio apto do canil FONTEDASBICAS
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 28, 2005 11:25 am

Pessoalmente não vejo problema nisso.

Todos ou quase todos os vets q visitei (e foram bastantes) tinham rações à venda. Por coincidência nunca lhes comprei um grama que fosse... Acho que cada um deve saber que tipo de ração quer e procurá-la até encontrar a que ache mais adequada, seja no vet ou nas lojas.

Há no mercado uma série de boas rações que nos permitem ter muito por onde escolher.

Cumprimentos

José Carlos
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

quarta out 05, 2005 10:07 am

Boas,

No meu entender, os Veterinários deviam-se cingir a exercer a sua profissão e, quando muito, só deveriam comercializar produtos de uso veterinário a fim de evitar o conflito de interesses medicina veterinária/ comércio que, por vezes, provoca-lhes o desvio da sua principal função: tratar de animais.

Eu não estou a falar por falar. Eu levava os meus cães a uma vet que, sempre que eu lá ia, perguntáva-me que tipo de ração dava aos meus cães, muitas vezes dizia que os cães tinham o pelo seco (isto quando eles andavam a mudar de pêlo; não sei se é normal, mas sempre que os meus cães andam com muda de pelo ficam com o pêlo menos brinhante, ficando novamente brilhante e lustroso no final da muda). Trantando-me impingir a ração que comercializava (Kilina) que considero uma boa ração mas que os meus cães experimantaram uma vez e não comiam lá muito bem. Da ultima vez que lá fui (Agosto/2005), aumentou os preços e quando lhe perguntei acerca do aumento tão acentuado, se já não tinha estatuto de criador, ela respondeu-me: " Nem imagina a quantidade de coisas que aumentaram e também... vecê nem me compra ração nem nada...". Resultado, mudei de veterinário.

Eu vou eu Vet unica e simplesmente para ele fazer aquilo que lhe compete, vacinar e tratar dos meus cães. Tudo o resto eu compro onde bem entender e sempre com respeito pelas necessidades dos meus cães. Independentemente da marca ou da qualidade, nem todos os cães aceitam a mesma ração.

Eu actualmente estou a dar aos meus RC German Shepherd e eles estão-se a dar bem com ela, mesmo a nível de fezes.

Eu não tenho nada contra os Vet comercializarem rações. eles não devem é misturar a profissão deles com o resto, pois o comércio de rações é um negócio acessório e alguns querem fazer dele a actividade principal.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 05, 2005 11:56 am

Tudo o resto eu compro onde bem entender e sempre com respeito pelas necessidades dos meus cães.
Era a isso que me referia na ultima mensagem. A escolha acaba por ser sempre do cliente...

Cumprimentos

José Carlos
apmao
Membro
Contacto:

quarta out 05, 2005 12:27 pm

Em complemento da minha primeira intervenção neste tópico:

Os Vet deixam de aconselhar a ração mais indicada, como é obrigação decorrente da sua profissão, passando a aconselhar aquela que comercializam, mesmo que seja menos boa. Perdem a neutralidade que lhes é devida. Deixam de ser profissionais de medicina veterinária para serem comerciantes.

Ou seja, o exercício da profissão e o comércio de rações são imcompatíveis para os Vet. Por muito que tentem ser neutros, por motivos de interesse monetário, aconselham sempre a ração que comercializam, mesmo que não seja a mais aconselhada para a raça.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta out 05, 2005 7:39 pm

apmao Escreveu:

Ou seja, o exercício da profissão e o comércio de rações são imcompatíveis para os Vet. Por muito que tentem ser neutros, por motivos de interesse monetário, aconselham sempre a ração que comercializam, mesmo que não seja a mais aconselhada para a raça.
O mesmo se poderia dizer dos criadores e lojistas. Essa questão é uma pescadinha de rabo na boca. Tendo em vista que acto contínuo as rações aconselhadas e vendidas por veterinários são Bosch, Eukanuba, Royal, purina, royal Canin e Hlls seria curioso saber se estas são rações menos boas ;) .

Generalizar é regra geral injusto e se teve um arrufo com um veterinário por causa de preços não me parece correcto generalizar à conta disto
apmao
Membro
Contacto:

quarta out 05, 2005 10:05 pm

Vasco,
Se calhar tem razão quando diz que estou a generalizar, mas por muito cuidado que um Vet tenha, vão existir sempre interferências que colocam em causa o seu profissionalismo em prol do dinheiro que podem ganhar em actividades acessórias como a venda da ração.

Não foi por causa do que chamou arrufo (não houve arrufo nenhum) que eu fiquei com esta ideia, eu já a tinha antes desta situação, eu só contei a minha história pessoal a título de exemplo para reforçar o que disse, pois isto prova a minha teoria.

Relativamente aos criadores e aos lojistas, por si só, apesar de haver os mais honestos e os menos honestos, de uma forma ou de outra são comerciantes, como tal, não são situações comparáveis com os Vet cuja actividade é medicina veterinária. Se eles querem ter uma actividade acessória é problema deles, só que, não devem colocar a actividade acessória à frente da actividade principal até porque, correm o risco de serem tendenciosos nos aconselhamentos que fazem.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 05, 2005 10:34 pm

A questão é de facto pertinente. No entanto temos de ver algumas comparações. Geralmente os veterinários têm rações, como complemento e geralmente estas são de qualidade ( haverá excepções mas são raras): Se existem veterinários para quem a venda de rações é muito importante isso configura uma clinica pouco saudável e que a médio prazo terá problemas para se manter. Eu pessoalmente sou contra a venda de medicamentos, mas não a de rações. A pessoa pode sempre escolher comprar uma ração no veterinário, no criador, ou na loja de animais. Mais preocupante para mim são os contratos que alguns criadores tentam fazer de dar uma "Garantia" a quem lhes compra cães somente se lhes comprarem a ração manhosa X, forem à loja Y ou ao veterinário Z, ou da loja de animais que comercializa animais sem condições para tal ou vende ração da treta. Esses são casos mais raros.
Veterina´rios que fazem convénios com lojas de animais são outra praga. Agora vender rações.so compra quem quer e com a oferta de veterinarios que há hoje...sinceramente pode-se mudar quando se quiser ou n~ºao se sentir satseito.
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 8:34 pm

[quote=VascoV]
A questão é de facto pertinente. No entanto temos de ver algumas comparações. Geralmente os veterinários têm rações, como complemento e geralmente estas são de qualidade ( haverá excepções mas são raras): Se existem veterinários para quem a venda de rações é muito importante isso configura uma clinica pouco saudável e que a médio prazo terá problemas para se manter. Eu pessoalmente sou contra a venda de medicamentos, mas não a de rações. A pessoa pode sempre escolher comprar uma ração no veterinário, no criador, ou na loja de animais. Mais preocupante para mim são os contratos que alguns criadores tentam fazer de dar uma "Garantia" a quem lhes compra cães somente se lhes comprarem a ração manhosa X, forem à loja Y ou ao veterinário Z, ou da loja de animais que comercializa animais sem condições para tal ou vende ração da treta. Esses são casos mais raros.
Veterina´rios que fazem convénios com lojas de animais são outra praga. Agora vender rações.so compra quem quer e com a oferta de veterinarios que há hoje...sinceramente pode-se mudar quando se quiser ou n~ºao se sentir satseito.
[/quote]

e ÉTICAMENTE FALANDO...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 06, 2005 8:45 pm

Éticamente falando, não há nada que impeça ou seja menos abonatório. A ética tem a ver com má conduta profissional, se existe um ou outro veterinário que se comporta de forma menos ética há organismos a quem recorrer.

Agora por essa ideia um médico não podia ter um laboratorio de análises, pois faria análises desnecessárias,um farmacêutico, não podia ter uma farmácia, pois impingiria medicamentos. Um merceeiro uma frutaria pois inpinia a bela da pera. E por ilacção um médico-veterinário não poderia ter uma clinica pois inpingiria tratamentos, cirurgias, etc...

Está a ver onde isto nos leva ? É a conduta e não o que tem ou deixa de ter que importa.
mjanunes
Membro Júnior
Registado: segunda set 12, 2005 12:39 pm

sexta out 07, 2005 8:40 am

Concordo plenamente com o Sr. Vasco...[img] :) [/img]
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”