Atacados por Potencialmente Perigosos ou Fofuxos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Eu já fui e/ou o meu cão, atacado por:

Um cão que consta na lista dos potencialmente perigosos
5
16%
Fofuxo
26
84%

Total de votos: 31
Landrum
Membro
Registado: quinta ago 18, 2005 7:24 am

sábado out 08, 2005 11:15 pm

Caros foristas

Muito se tem falado em ataques de cães, dos potencialmente perigosos, dos lulus e fofuxos, em que muitas vezes o que se diz é mal interpretado e cada um defende a sua posição. Então eu pergunto:

Voçê já foi, ou o seu cão atacado por outro cão?

Consta na lista dos potencialmente perigosos, ou é "fofuxo", e englobo nos fofuxos todos os outros cães que são tratados como tal pelos donos desde um srd mimado ao cão de raça...

Peço então que participem na sondagem e que pelo menos deixem o testemunho o mais resumido possivel, porque com testemunhos chegamos mais perto à realidade da situação do nosso dia-a-dia....

Abraços
arca_user
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 5:15 pm

sábado out 08, 2005 11:23 pm

eu fui atacada por um SRD de porte medio/pequeno quando tinha uns 4ou 5 anos!!!nao me lembro do cao, só que era preto,mas felizmente foi só o susto, pois o dono começou aos gritos, o meu pai pegou-me ao colo e o dono foi a correr prender o cao e a pedir desculpas!!!!e pensar que eu só ia a passar perto do cao,nem lhe mexi!!!!
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

domingo out 09, 2005 12:16 am

Olá,

Sinceramente... é que eu já li, re-li, tre-li e quase quadre-li e ainda não percebi onde quer chegar com esta sondagem...

...será que poderia me explicar melhor? :roll:

Obrigado

E já agora... se tiver tempo explique-me isto sff!
...englobo nos fofuxos todos os outros cães que são tratados como tal...
mais uma vez obrigado!
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

domingo out 09, 2005 12:40 am

:oops: :oops: :oops:

A todos as minhas desculpas porque enganei-me a votar!!

Que vergonha...:oops: :oops:

Percebi mal a primeira frase da votação e pareceu-me ler..."um cão que
não consta da lista..." :oops:

Estou disléxica...Deve ser por ser fim-de-semana :o :o :o

Mas depois votei bem :p
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo out 09, 2005 1:05 am

Landrum Escreveu: Consta na lista dos potencialmente perigosos, ou é "fofuxo", e englobo nos fofuxos todos os outros cães que são tratados como tal pelos donos desde um srd mimado ao cão de raça...
Acho este título de "fofuxo" extremamente depreciativo :roll: :roll:

Creio que se deve estar a referir aos cães de menor porte :? mas não entendo o porquê de os apelidar assim, acha que é desta forma que se consegue transformar a opinião sobre as raças de cães (tb apelidados) de potencialmente perigosos?!?!
Este não é de certo o caminho!!! É por estes "títulos" que se colocam aos animais que criam confusões!

De certeza que enquadraria os cães que tenho no momento de "fofuxos" mas asseguro-lhe que os trato com a responsabilidade que teria com outro cão qualquer :roll: Vão há rua sempre acompanhados e de trela ;)

Eu já tive um Pastor Alemão e um pincher (o 8 e o 80) e ambos íam tb à rua de trela! O problema não está nos cães mas sim nos donos! estes é que precisam de ser educados!

Observações como li noutro tópico tb não ajudam nada, comparar a mordida de um pincher com a de outros cães :roll: É claro que tb doí, é obvío que se tem dentes é normal que doi-a. Mas vendo bem os gatos tb têm dentes e os ratos tb. E que tal uma dentada de tartaruga ... não vamos cair no rídiculo por favor!

Os animais se têm dentes podem sempre morder e magoar!!! O dono é que deve ter a consciência para avaliar o que tem em mãos e saber lidar com isso. Infelizmente raramente acontece, daí que pague o justo pelo pecador.

Já tive várias "situações" com cães de todas as raças e feitios nem vale a pena referir.

Cada animal tem a sua personalidade e fora isso tb têm dias "Não" como nós, parece que tb acordam com os pés de fora :D por isso a trela sempre!

Mas posso adiantar tb que eu muitas vezes já fui criticada por trazer os meus à trela - "assim não dá liberdade aos bicho"- gritou-me alguém uma vez (e logo que gerou-se uma discusão ;) ). Há pessoas que não entendem MESMO!

Agora a única vez que fui pessoalmente ameaçada com um cão, foi um de uma raça considera perigosa, mas claro está apenas culpabilizo a estúpidez do "dono" não o animal.

É assim, há certa gente que devia ser proibido até de ter uma pulga, pois secalhar tb a treinavam a morder :lol: :lol:
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo out 09, 2005 11:29 am

Tenho andado a ver tópicos mas não participo muito. fogo!!!

Cão é cão!! É um animal, morde e tal. Se os fofuxos são tipo caniches e cães desse género, eu tneho um fofuxo porque é fofinho, querido e tem uma paciência infinita e já é sénior. Sim, tem alguns problemas, como querer ser o chefe de outros cães, mas penso que isso seja com todos, sendo que os mais pequenos nota-se mais, porque são a "pilhas" :lol:
tudo depende dos donos.

Agora, vão fazer estas sondagens de m**** para outro sítio.:x Isto é um forum de animais, é para falarmos sobre eles e não para os julgarmos....
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

domingo out 09, 2005 11:37 am

Nyara tem toda a razão. O problema está no dono.

Eu vejo o problema da mesma maneira mas o facto é que já vi muitos donos de cães de raça pequena a não dizerem "não" ao canito porque é engraçado, porque não faz mal, etc....
Nem todos os donos são assim atenção! Mas lá que eles existem, existem!

Por exemplo, eu fui mordida por um caniche anão de uns amigos que ia sempre para o sofá e não deixava que ninguém o tirasse de lá. Quando eu o agarrava era logo a rosnar e a morder! :?

Por isso é que afirmei noutro tópico que um cão é um animal que pode morder porque é isso mesmo: um cão! Cabe ao dono, seja pequeno ou não, educá-lo mas há quem não pense assim...e eu acho que é a esse tipo que o landrum se refere...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 09, 2005 11:46 am

Eu não acho que esta sondagem tenha algum validade, pelo menos nos termos em que foi colocada. Desde logo porque a lista de 'potencialmente perigosos' tem 7 raças (algumas delas com poquissimos exemplares em Portugal) e o que designou por 'Kiduxos' pode englobar centenas de raças e, pior, todos os SRD. Isso não me parece correcto, se queremos realmente que este tipo de assunto seja levado a sério.
Em segundo lugar, porque não me parece correcto arranjarem-se outros 'culpados' entre os cães, mas sim, e SEMPRE, entre os donos.
Eu quando uso comparações estatísticas de ataques de outras raças que não os 'potencialmente perigosos', não quero dizer que esses é que deviam constar da lista e os que lá estão, não! Apenas uso essa argumentação para "derrubar" a justificação de quem concorda com a Lei e de quem a fez que as raças que lá estão só estão lá porque são as que mais mordem. Esbatidas todas as argumentações usadas, pode ser que as pessoas percebam que afinal não existe nem UM motivo para a lista existir!
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

domingo out 09, 2005 6:19 pm

PauloC Escreveu: Eu não acho que esta sondagem tenha algum validade, pelo menos nos termos em que foi colocada. Desde logo porque a lista de 'potencialmente perigosos' tem 7 raças (algumas delas com poquissimos exemplares em Portugal) e o que designou por 'Kiduxos' pode englobar centenas de raças e, pior, todos os SRD. Isso não me parece correcto, se queremos realmente que este tipo de assunto seja levado a sério.
Em segundo lugar, porque não me parece correcto arranjarem-se outros 'culpados' entre os cães, mas sim, e SEMPRE, entre os donos.
Eu quando uso comparações estatísticas de ataques de outras raças que não os 'potencialmente perigosos', não quero dizer que esses é que deviam constar da lista e os que lá estão, não! Apenas uso essa argumentação para "derrubar" a justificação de quem concorda com a Lei e de quem a fez que as raças que lá estão só estão lá porque são as que mais mordem. Esbatidas todas as argumentações usadas, pode ser que as pessoas percebam que afinal não existe nem UM motivo para a lista existir!
...ora, nem mais!
Landrum
Membro
Registado: quinta ago 18, 2005 7:24 am

domingo out 09, 2005 6:26 pm

Boas

Já sabia que esta sondagem iria causar estas criticas todas, mas o que é de louvar é que quase todos os foristas chegaram à mesma conclusão, e era isso que eu queria. A culpa é sempre dos donos e os cães deverão andar à trela.

Agora isso é o que as pessoas têm que compreeder, e não se pode especificar as raças nem arranjar bodes espiatórios como foi feito com a lista.

O dono é responsável pelo cão e por aquilo que ele faz, há alturas em que ele pode andar solto mas outras tem que estar preso com trela, e há que ter consciencia dessas situações, como o PauloC referiu noutro tópico...

O que o governo fez não foi mais que arranjar algo para ver se calava as pessoas que diziam que eles andavam a dormir em relação a este assunto, então assim pagam uns por causa dos outros...

Tudo se resume ás pessoas, aos donos, e por muito que se queira atirar a primeira pedra acho que se deve pensar..... o que realmente se passa na actualidade.

Acho que o preconceito em relação a raças não deve existir, constem elas na lista ou sejam fofuxos.

Ninguém quer incluir na lista labradores, goldens, caniches, nem outros fofuxos, mas os donos destas raças têm que compreender que para algumas pessoas que têm raças designadas "potencialmente perigosas", é muito cruel ouvir dizer tanta coisa sobre elas e tantas noticias, que causa alguma revolta, porque sabem aquilo que têm em casa e que o seu cão, não é nada do que se diz...

Um dono de um "potencialmente perigoso" não quer outras raças na lista, mas sim que todas sejam vistas como iguais, perante a autoridade, e que seja responsabilizado tanto o dono de um pit com o dono de um labrador,em relação a qualquer eventualidade, o que por vezes não acontece... Não é?

Acho que a melhor maneira de resolver esta situação era:

1º- Alterar a lei dos "potencialmente perigosos"

2º- fazer cumprir a que já existe à muito tempo. Para qualquer cão, qualquer raça e qualquer tamanho sem dualidade de critérios, todos com trela...

Quando eu critico os fofuxos não é directamente os cães, mas ALGUNS donos, que teimam em andar QUASE SEMPRE com os seus cães soltos porque como são fofuxos não fazem mal... Acho que deve ser algum sindroma que alguns donos sofrem...

Espero que tenham compreendido o meu ponto de vista

Abraços
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quinta out 13, 2005 2:41 am

Quando eu critico os fofuxos não é directamente os cães, mas ALGUNS donos, que teimam em andar QUASE SEMPRE com os seus cães soltos porque como são fofuxos não fazem mal... Acho que deve ser algum sindroma que alguns donos sofrem...
Pois.. Concordo com isto...
Desculpem puxar o topico para cima.
Mas a minha cadela estava comigo, sentada no meio das minhas pernas e estava presa pela trela (a minha cadela é Rottweiler). E estavam 2 Labs,1 Golden e uma cadela bue pequena que a minha costuma brincar, todos soltos porque os donos pensam que os caes não fazem mal nenhum, e derepente um dos Labs atirou-se ao fucinho da minha cadela, e os outros vão todos atrás.... A minha começou a ganir, porque ficou um pouco assustada por 4 cães terem-lhe santado para cima assim sem mais nem menos. Os donos pediram desculpas,mas a dona da Lab que se atirou 1º disse que ela só refila e que nunca se atiroua nenhum cão... Pah.. se não conheçe a propria cadela só tem é de andar com ela presa...com isto tudo a minha cadela saiu com um furo no fucinho. Agora tá a cicatriz.
Eu não ando com a minha solta,mas tenho confiança nela e já a conheço, sei que não vai fazer mal... Mas mesmo assim não a solto muito também porque ela não pode correr nem saltar, devido a uma operação que fez, e outra que deverá fazer no futuro à rotula.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sexta out 14, 2005 2:44 pm

[quote=PauloC]
Eu não acho que esta sondagem tenha algum validade, pelo menos nos termos em que foi colocada. Desde logo porque a lista de 'potencialmente perigosos' tem 7 raças (algumas delas com poquissimos exemplares em Portugal) e o que designou por 'Kiduxos' pode englobar centenas de raças e, pior, todos os SRD. Isso não me parece correcto, se queremos realmente que este tipo de assunto seja levado a sério.
[/quote]

;) nada a acrescentar, concordo 100%!
333
Registado: terça out 11, 2005 10:06 pm

sábado out 15, 2005 12:13 am

A conversa continua, continua a dividir as pessoas que deviam estar unidas no mesmo propósito que será, penso eu, a defesa dos animais e seu bem estar.
Como disse um forista, tanto soa a depreciativo os fofuxos como os potencialmente perigosos, vamos a ver se isto acaba, porque senão juntam-se os donos dos fofuxos contra os donos dos potencialmente perigosos e ...Querem fazer algo de positivo então força, mas deixem de contar estas histórias ridiculas do, eu estava com o meu cão e...porque essas histórias acontecem nos dois lados.Acho que todos nós algum dia passámos por uma situação dessas, de um lado ou outro da trincheira, pois que isto começa a parecer uma guerra.
Desculpem qualquer coisita mas acho que isto de pensarmos que andamos ou somos perseguidos já farta.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado out 15, 2005 8:41 pm

Eu concordo com o termo "fofuxos" pois existem muitos donos que têm a mania de tratar os cães como pessoas, e até de deixarem os cães soltos na rua com a frase "eles não fazem mal a ninguém", mas nessa lista de ninguéns não constam outros cães, que andam à trela e são atacados por esses cães, inclusivé a minha cadela, e eu por vezes sinto-me inútil porque a atacam por detrás e eu intervenho tarde demais e eu só tenho a polícia em vista, já que os avisos não servem...
Responder

Voltar para “Cães”